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quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Alfabetização


Julho 2011  
Cientistas põem na berlinda práticas de alfabetização do Brasil
A teoria construtivista, que predomina na educação brasileira, não é comprovada pelos estudos científicos feitos em diversos países ao longo dos últimos vinte anos. As pesquisas, ao contrário, mostram que para uma alfabetização rápida e eficaz é essencial o desenvolvimento da capacidade de relacionar as letras aos sons correspondentes, o que ocorre muito mais facilmente com orientações explícitas.

Estas foram algumas das conclusões de três seminários internacionais realizados no Brasil em maio. Dois deles tiveram como palestrantes quase 50 cientistas de seis países e um público de mais de 800 pessoas. Foram eles o Seminário Internacional de Alfabetização na Perspectiva da Psicologia Cognitiva da Leitura, organizado por Maria Regina Maluf, e o IV Congresso Multidisciplinar de Transtornos da Aprendizagem e Reabilitação, organizado por Fernando Capovilla.                                        LEIA MAIS 


Ler e escrever ativa novas áreas do cérebro

Cientistas constatam que exercícios fonêmicos e de decodificação são essenciais para a alfabetização, que esta acelera a aquisição de vocabulário e que o contato constante com textos escritos contribui para ambos os processos. Por isso recomendam: fazer a criança ler e decodificar textos simples, mas também ler para ela em voz alta textos mais complexos.                                                                                    LEIA MAIS 

Práticas nacionais estão na contramão do mundo


Nos últimos 15 anos, os governos da França, Inglaterra, EUA e Brasil estabeleceram grupos de especialistas para fazer o levantamento do conhecimento científico disponível sobre a eficácia das diferentes práticas de alfabetização. Só o Brasil não mudou suas políticas públicas a partir das conclusões desses estudos. Conheça aqui o histórico recente dessa evolução da ciência e das políticas públicas internacionais na área.                                              LEIA MAIS  


Tratar surdos como ouvintes é "inclusão" que exclui

O fechamento das escolas especiais para surdos e a dispersão destes na rede pública convencional dificulta enormemente sua aprendizagem do português e, portanto, sua integração social. É o que diz o maior estudo científico já feito a respeito.    LEIA MAIS 

Seminário Internacional reúne 1.400 professores em Teresina

Especialista norte-americana e pesquisadora da Universidade Federal do Piauí mostraram como métodos fônicos são mais eficientes para alfabetizar e secretário estadual de educação do Piauí anunciou que, em função dos bons resultados alcançados, triplicará o apoio à adoção de programas do IAB pela rede pública em 2012. Além do Programa de Aceleração do Crescimento, estado implantará Alfa e Beto nas turmas regulares.   LEIA MAIS 




Razões para alfabetizar aos 6 anos                       LEIA MAIS

A Palavra do Presidente
Eventos foram marco para a alfabetização no País

Os três encontros científicos sobre Psicologia Cognitiva da Leitura realizados no mês de maio inauguram uma nova etapa e constituem um marco importante para o futuro da alfabetização no Brasil. Finalmente a comunidade acadêmica brasileira se encontra com a ciência internacional e começa a debater a alfabetização com base em evidências científicas e não mais se limita a repetir palavras de ordem de um construtivismo que vem sendo requentado há mais de 30 anos.                                                               LEIA MAIS