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terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Historia O caso do bolinho

PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Livro: O caso do bolinho


Antes da leitura:
1. A história que vão ler lembra alguns contos tradicionais,
especialmente O corvo e a raposa, de Esopo (sobretudo pelo final, em
que o corvo também é enganado por uma raposa aduladora), e Palha,
carvão e fava, registrada pelos irmãos Grimm (principalmente porque os
protagonistas desse conto também fogem da cozinha, saem pelo mundo e
se dão mal). Verifique com os alunos se conhecem um desses contos. Se
não, deixe para compará-los depois.

2. A esperteza da raposa é fato indiscutível no reino dos contos
tradicionais. Pergunte se algum aluno conhece uma história de raposa,
caso contrário, traga uma para lhes contar antes da leitura.


Durante a leitura:
1. Durante a narrativa, a canção cantada pelo bolinho vai se
alterando, conforme os fatos. Peça que observem o que muda na canção a
cada vez que é entoada.
2. Ao encontrar o bolinho, a lebre e o lobo dizem logo que querem
comê-lo, mas a raposa não. Nos dois primeiros encontros é o bolinho
que se propõe a cantar; mas com a raposa, é ela quem faz a proposta.
Para que percebam essas diferenças, peça que leiam prestando atenção
ao que acontece em cada encontro antes da canção.


Depois da leitura:
1. Certifique-se de que todos entenderam a história, pedindo aos
alunos que a recontem coletivamente.
2. Retome o que foi pedido durante a leitura, e solicite que expliquem
as diferenças de comportamento entre a lebre e o lobo e a esperta
raposa.
3. Peça que leiam, em voz alta, coletivamente, as três canções, uma
após a outra.
4. As crianças leram a canção, mas ninguém sabe como o bolinho a
cantou. Que tal criar uma melodia para ela?
5. Para os que têm mais dificuldade com a leitura, escreva as três
canções separadamente, embaralhe-as e peça que as ordenem segundo a
seqüência dos acontecimentos.
6. Proponha que imaginem que o bolinho não foi comido pela raposa, mas
continuou seu caminho, encontrando outro personagem. Peça que escrevam
a canção que o bolinho cantaria para ele.
7. O movimento do bolinho que, ágil, rola de um lado para o outro é
sinalizado graficamente por Avelino Guedes. Observando as ilustrações,
recupere o percurso feito pelo bolinho.
8. Se não o fez antes, conte ou leia para eles os dois contos
tradicionais que essa história faz lembrar. Comparem-nos, apontando
semelhanças e diferenças.
9. Promova um “chá com bolinhos” para a classe. Pode ser suco,
em vez de chá, e os bolinhos –– redondinhos, é claro –– podem ser
aqueles bolinhos de chuva, preparados por você ou pelas mães que
queiram colaborar.
10. Passe para eles a receita do bolinho de chuva e peça que tragam
outras receitas de bolinhos.
11. Se for possível, façam bolinhos na cozinha da escola. Nesse caso,
os bolinhos de chuva não são recomendados, pois fazer frituras é
perigoso. Mas deixar que cada criança faça um bolinho para assar pode
ser bem interessante. Deixe que cada um decida a forma do seu bolinho:
redondinho, compridinho, em forma de coração, etc.

ficha do livro:

Livro: O caso do bolinho
Autor: Tatiana BELINKY
Editora: Moderna
Faixa Etária:

Faixa etária: 06 anos em diante
Um conto tradicional reescrito com a experiência de quem entende de
criança. Baseando-se na repetição das ações, o enredo tem um humor
natural, perfeitamente adequado às crianças pequenas.