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segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Adaptação

Adaptação



A Adaptação de crianças 0 A 3


A adaptação de uma criança de 0 a 3 anos em uma escola, dependerá das atitudes dos docentes e dos cuidadores da criança. Uma criança vai para a escola, esperando que o pessoal da escola deve estar preparado para receber a criança. O trabalho de preparação deverá ser compatilhado com os pais.



1. Atitudes da educadora:


- Ao encontrar com a criança: aproximação, respeito, afeto.
- Conhecer o nome da criança anterior a sua chegada.
- Criar um clima de segurança afetiva individual e coletiva;
- Deve manter a tranquilidade frente as manifestações de inadaptações das crianças (birras, choro);
- Atenção individualizada, não exclusiva – sobre todos os momentos do dia: chegada, despedida, horas da alimentação, entendendo-os como momentos de grande importância para a relação individual e afetiva das crianças.
- Conhecimento da criança atráves de entrevistas com os pais, observando a criança e suas reações ante as situações do cotidiano da escola.



2. Adaptação do grupo.


- A medida em que vão se adaptando, organizar atividades para as crianças entrarem em contato com o resto do grupo: conhecimento de todos os membros do grupo..- Conhecimento da etapa evolutiva sendo vivenciada pela criança, entendendo o egocentrismo característico da etapa, ajudando a superá-lo por meio de atividades em grupo – que aprendam a compartilhar materiais, que aprendam a cuidar e a guardá-los.
- Favorecer que a criança canalize a agressividade surgida em situações que tenha que compartilhar objetos, atenção das professoras, buscando fórmulas alternativas ( não retire este brinquedo do seu amigo, pegue outro na estante...) - Entenda a conduta agressiva da criança como forma de relacionamento normal, pois está em período de adaptação.Cabe ao educador colocar limites;.


3. Adaptação ao novo espaço.


-Conhecimento do espaço-classe: objetos, móveis.


-Conhecimento do material.


-Conhecimento do parque.


-Conhecimento do banheiro.


- Conhecimento do refeitório.



4. Relacionamento com os pais.


- Dar confiança e segurança aos pais.


- Procura que entradas e saídas sejam menos conflitivas: paciência com os pais;
- Ponha limites claros aos pais desde o príncipio (pontualidade, limites claros, etc) evitando os enfrentamentos.



Nota: Explicar sempre as crianças todas as situações novas que possam viver: situações cotidianas, atividades, entrada, saída, comida, etc.)