'SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO. '
(PAULO FREIRE)
Páginas
▼
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
A musicalização e o desenvolvimento da criança
A música propicia que a criança se torne mais sensível e receptiva aos sons desenvolvendo o ritmo, a melodia, a harmonia e o movimento. Ter ritmo é fundamental para o exercício das diferentes funções do nosso corpo. Temos que ter ritmo para piscar os olhos, engolir a saliva, falar, andar, respirar, mastigar, beber água e tantas outras funções inclusive o escrever e o ler.
A melodia favorece a rapidez do raciocínio e o poder de concentração. Quando a melodia é agradável e bem aceita a criança se apropria com tamanha facilidade que é capaz de reproduzi-la quase que de imediato.
A harmonia propicia que a criança cante e gesticule, ou acompanhe com palmas, ou toque algum instrumento. A própria criança sente necessidade de buscar a harmonização sonora.
A musicalização promove também o interesse em produzir sons a partir do corpo de cada um. É por esta razão que a criança adora “batucar” na mesa com os talheres na hora da refeição, ou tamborilar o lápis enquanto faz a lição de casa, ou mesmo ficar assobiando. Produzir sons através do corpo é uma experiência que promove imensa satisfação ativando a criatividade.
A socialização também é incentivada pela musicalização que ao executar a música em grupo estimula a criança a ser mais comunicativa, criativa além de passar a respeitar o tempo e a vontade do outro.
Integrar a música com a expressão corporal é um exercício que desenvolve inúmeras habilidades, estimula a concentração, o compasso além de propiciar o contato com o mundo musical já existente dentro dela.
Quer fazer um exercício musical com seus filhos ou seus alunos?
Então aqui vai uma sugestão:
Sentem em círculo no chão ou ao redor da mesa.
Distribua uma caixa de fósforos cheia para cada criança. É importante o adulto brincar também.
Escolha primeiramente uma canção conhecida da criança como, por exemplo, a da “Barata na careca do vovô”.
Vou colocar a letra abaixo e onde estiver em negrito será a parte da música em que todos deverão bater a caixa de fósforos, primeiro na palma da mão e em seguida, no próximo negrito, na mesa.
Eu vi uma barata na careca do vovô;
assim que ela me viu
bateu asas e voou;
do-ré-mi-fa fa-fa;
do-ré-do-ré ré-ré;
do-sol-fa-mi mi-mi;
do-ré-mi-fa fa-fa
No começo pode parecer difícil, mas tente e assim que estiverem “afiados” podem incrementar incluindo variantes como:
· Aumentar a voz nas sílabas em negrito.
· Cantar mais acelerado e aumentar a voz nas sílabas em negrito
· Mais lento e abaixar a voz nas sílabas em negrito
· Substituir a caixa de fósforos por palmas
· Substituir por batidas de pé.
· Conciliar palmas e batidas de pé e assim por diante usando de muita criatividade.
Nunca se deve esquecer que a música é uma linguagem que se comunica com a massa. Dependendo do tipo de música e da sensibilidade do ouvinte naquele momento, a mensagem pode ser interpretada das mais diferentes formas.
A música tem o dom de transportar as pessoas a momentos importantes vividos. É por esta razão que praticamente todas as pessoas têm uma música como referência na sua vida representando um momento importante.