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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PLANO ANUAL MINI E MATERNAL

PLANO ANUAL   mini MATERNAL 


ÁREA: LINGUAGEM

Objetivos:
- Ampliação do vocabulário
- Identificação e descrição de figuras
- “Leitura incidental” de figuras e rótulos
- Estímulo à comunicação entre os colegas
*Atenção;
Interesse;*
Conversar, brincar, comunicar e expressar vontades e necessidades;
Esperar a sua vez para falar;
Utilizar formas de intercâmbio social convencionais: saudações, despedidas, pedidos, agradecimentos entre outros;
Respeito pela produção própria e alheia;
Ouvir o outro
O
uvir histórias;
Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
Cuidado no uso de livros e demais materiais escritos.
 Descrever lugares, objetos com ou sem ajuda;
Utilizar a linguagem como instrumento para obter informações necessárias ao seu cotidiano;
Reproduzir oralmente contos, histórias ou até mesmo levar informações a outras pessoas.
Reproduzir oralmente brincadeiras, jogos verbais, canções entre outras.
Comunicar situações relativas às suas vivências, experiências e identidade pessoal
Expor sentimentos, desejos e necessidades, utilizando-se da linguagem oral para melhorar a qualidade de suas relações pessoais



ÁREA - MATEMÁTICA

Objetivos:
- Jogos de pareamento
- Correspondências entre elementos
- Classificação (agrupamento)
- Vivências concretas para notar e verbalizar diferenças entre:
Pesado/leve Dentro/fora
Cheio/vazio Maior/menor
Igual/diferente Grande/pequeno
Macio/áspero
- Jogos e experiências concretas, nomeando e questionando.
- Observação e vivência com diferentes medidas (culinária)
- contagem oral;
- quantificação;
  • identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço;
    Forma
    - esquema corporal (partes do corpo);
    - figuras geométricas e diferentes formatos dos objetos
    - descrever a posição de pessoas e objetos,
    - reconhecer as formar geométricas e suas características
  • ÁREA - NATUREZA E SOCIEDADE
    Objetivos:

    - Identificar o corpo humano, diferenciando do animal,
    - Aprender a conviver
    - Brincar em grupo, mesmo que com ações individuais
    - Sensibilidade corporal. Alguns materiais em contato com o corpo da criança podem proporcionar experiências de conhecimento.
    - Identificação da sua família (pai, mãe e irmãos), e da família ampla (tios, avôs etc);
    - Contato com a natureza através de cuidado com as plantas e animais;
    - Identificação de diferentes animais, suas características como locomoção, voz, habitat, tamanho, cor, suas necessidades, como é o seu corpo;
    - Noção temporal. “Agora vamos brincar depois lanchar”
    - Independência para: comunicar-se com o outro, se proteger, deslocar portando objetos, organizar os brinquedos;
    - Conhecimento das instalações e pessoas da escola; 
    - Contato com fenômenos climáticos:
    Dia/ noite Dia nublado/ ensolarado, chuvoso
    Calor/ frio Sol/ lua/ estrela/ nuvem
    Identificando os tipos de vestimentas para as ocasiões.
    - Vivência das diferenças de:
    Doce/ azedo/ salgado - Líquido/ sólido
    Frutas/ legumes
    - Perceber a importância da alimentação saudável, da mastigação e da higienização dos alimentos.
    - Contato e vivência com pequenos animais, insetos percebendo suas necessidades (sobrevivência / alimentação), diferenças e características (voz, habitat, tamanho, cor, pelagem etc. )

    Fenômenos da natureza
    Seres Vivos

    ÁREA : MOVIMENTO



    Objetivos:
    O falar da professora influenciará na maneira de exploração e nas possibilidades que a criança terá, ele (o professor) poderá incentivar as novas descobertas ou “podar” as buscas. Esta faixa etária é a faixa das BUSCAS e DESCOBERTAS, portanto a motivação, permissão e incentivo às tentativas motoras são de extrema importância. O esbarrar, cair, bater nas paredes; tudo pode acontecer, pois é característico da idade, porém será reduzido quando o domínio corporal aumentar.
    - Dramatizações e imitações
    - Brincadeiras que envolvam músicas e movimento, simultaneamente
    - Brincadeiras que envolvam movimentos de toque corporal
    - Encaixar potes, tampar mamadeira, enfiar objetos no local específico
    - Jogos que propiciem o domínio espacial do corpo
    - Exercícios propícios para ampliação da motricidade de:
    - Correr, trepar, pular, saltar, escorregar, dançar, engatinhar, arrastar-se, balançar-se, equilibrar-se
    - Acompanhar objetos sem mover a cabeça
    - Modelagem e dobradura

    Expressividade
Brincadeiras de Roda -
Manifestações culturais-
Ritmo -


Utilizar movimentos nas brincadeiras de roda, nas danças;
Desenvolver recursos expressivos; -


-Confiança em seus movimentos
Valorização das diferentes -
Respeito e colaboração -
Utilizar os gestos, posturas e ritmos para expressar e comunicar sensações, sentimentos pessoais, idéias. -


Equilíbrio e
coordenação

- Coordenar habilidades motoras ao engatinhar, pular, correr e saltar entre outros;
Utilizar habilidades manuais em diversas situações; -
Equilíbrio corporal, -
Lateralidade (explorar diferentes posições com o corpo e objetos)



ÁREA: MÚSICA
Objetivos:
- Desenvolver a linguagem oral e gestual
- Trabalhar a sensibilidade pela música
- Conhecimento de diversas formas de expressão musical e diversos estilos (explorando mais especificamente as músicas clássicas, nacionais e folclóricas)
- Desenvolver o conhecimento corporal
- Brincadeiras onde se criam novas músicas e sons
- Trabalho com ritmos variados
- Repetição de canções utilizando-se de diferentes tons de voz
- Atividades que envolvam canções e movimentos ao mesmo tempo
- Brincadeiras de roda
- Oficina de instrumentos musicais
- Jogos e discriminação auditiva
- Batuque
Observação e descoberta dos sons
Cantar



ÁREA: ARTES

Objetivos:
O desenho, a pintura, a criação, são formas iguais de interação social; comunicam sentimentos. A proposta de trabalhar com artes visuais é permitir à criança pequena o contato com diversos materiais que podem ser explorados e usados como expressão livre do pensamento.
Melecas, experiências com cores, toques em materiais não conhecidos, deve ser explorado manualmente.
Experiências sensório-motoras, como:
- Massinhas de farinha, massinhas coloridas com crepom, experiências com areia (ou barro) e água
Exploração:
- Sobre diversos tipos de papel (inclusive celofane)
- Sobre fundo áspero ou liso
- Com giz branco com anilina cobrindo
- Com pó, grãos ou farinha colorida
- Desenho soprado
- Desenho com massinha “dura”
- Pintura (de dedos e com pincel) 
- Colagem (papel, tecido, sucata, folhas, lã e etc)
- Moldagem (massinha pronta ou de farinha e argila)
- Confecção de sucatas
- Confecção de máscaras e fantasias
Importante: caderno de registro agora com anotações semanais das descobertas do aluno e não mais com colagens.
Maternal I
OBJETIVO
  1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
  2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
  3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
  4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
  5. Identificação do nome próprio.
  6. Identificação das letras do nome próprio.
  7. Identificação das vogais.
CONTEÚDO
  1. Coordenação Motora Ampla.
  2. Coordenação Motora Fina.
  3. Discriminação Auditiva e Visual.
  4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
  5. Estudo do nome próprio.
  6. Estudo das letras do nome próprio.
  7. Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
  1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
  2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
  3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
  4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
  5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
  6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
  7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões;

MATEMÁTICA
OBJETIVO
  1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
  2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
  3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
  4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
  5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
  6. Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
  7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
CONTEÚDO
  1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
  2. Conceito de lateralidade.
  3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
  4. Coordenação Motora.
  5. discriminação audiovisual.
  6. Seqüência e seriação.
  7. Numeração:
    Números de 1 à 5
    Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
  1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
  2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
  3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
  4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
  5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
  6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
  7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.

  SOCIEDADE
OBJETIVO
  1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
  2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
  4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
  1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
  2. Calendário (relação espaço tempo).
  3. Família.
  4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
  1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
  2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
  3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
  4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
NATUREZA
OBJETIVO
  1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
  3. Estimulação dos 5 sentidos.
  4. Estimular o cuidado com a natureza.
  5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
  6. Discriminação entre liso e áspero.
  7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
  1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  2. Esquema corporal.
  3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
  4. Horticultura e jardinagem.
  5. Animais.
  6. Texturas (liso e áspero).
  7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
  1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
  2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
  3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  4. Plantação de mudas e flores.
  5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
  6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
  7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
    
ARTES
OBJETIVO
  1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
  1. Artes: desenho livre e pintura.
  2. Sucata.
  3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
  1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  2. Material de sucata e criatividade do professor.
  3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. Habituá-lo a usar AS PALAVRAS MÁGICAS. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  3. Permitir que a criança seja independente.
  4. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  7. Mantê-la ocupada.
  8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.
  Dividir o conteúdo do livro didático bimestralmente
  • Preparar 20 folhas de atividades por mês (com entrega antecipada)
  • Sucata mensal
  • Culinária mensal
  • Lembrancinha para as datas comemorativas principais;
  •  
  •  
    MATERNAL 2
    LINGUAGEM ORAL
    OBJETIVO
    1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
    2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
    3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
    4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
    5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
    6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
    7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
    8. Identificar e reconhecer as vogais.
    9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.
    CONTEÚDO
    1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
    2. Coordenação motora.
    3. Discriminação auditiva.
    4. Discriminação visual.
    5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
    6. Histórias e contos.
    7. Memorização.
    8. Vogais.
    9. Nome próprio e letras do nome próprio.
    ESTRATÉGIA
    1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
    2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
    3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
    4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
    5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
    6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
    7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
    8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
    9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.





    MATEMÁTICA
    OBJETIVO
    1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
    2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
    3. Estimular o uso do raciocínio da criança.
    4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
    5. Nomear e identificar iguais e diferentes.
    CONTEÚDO
    1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
    2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
    3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
    4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
    5. Nomear iguais e diferentes.
    ESTRATÉGIA
    1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
    2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
    3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
    4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
    5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.





    SOCIEDADE
    OBJETIVO
    1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
    2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
    3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
    4. Estimulação do meio ambiente físico.
    CONTEÚDO
    1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
    2. Calendário (relação espaço tempo).
    3. Família.
    4. Escola (ambiente/colegas).
    ESTRATÉGIA
    1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
    2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
    3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
    4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.



    NATUREZA
    OBJETIVO
    1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
    2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
    3. Estimulação dos 5 sentidos.
    4. Estimular o cuidado com a natureza.
    5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
    6. Discriminação entre liso e áspero.
    7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
    CONTEÚDO
    1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
    2. Esquema corporal.
    3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
    4. Horticultura e jardinagem.
    5. Animais.
    6. Texturas (liso e áspero).
    7. Alimentos.
    ESTRATÉGIA
    1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
    2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
    3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
    4. Plantação de mudas e flores.
    5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
    6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
    7. Apresentação de alimentos.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.







    ARTES
    OBJETIVO
    1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
    2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
    3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
    CONTEÚDO
    1. Artes: desenho livre e pintura.
    2. Sucata.
    3. Argila e massinha.
    ESTRATÉGIA
    1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
    2. Material de sucata e criatividade do professor.
    3. Apresentação de argila e massinha.
    AVALIAÇÃO
    Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
    O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

    OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
    1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
    2. Habituá-lo a usar AS PALAVRAS MÁGICAS. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
    3. Permitir que a criança seja independente.
    4. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
    5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
    6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
    7. Mantê-la ocupada.
    8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.






    Importante:
    • Dividir o conteúdo do livro didático bimestralmente
    • Preparar 20 folhas de atividades por mês (com entrega antecipada)
    • Sucata mensal
    • Culinária mensal
    • Lembrancinha para as datas comemorativas principais