Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Projeto Brincando com as Cores

Projeto Brincando com as Cores

Berçário: Projeto Brincando com as Cores


As salinhas de berçário devem proporcionar o estimulo visual, pois apresentar o mundo as crianças, é fator primordial nesta fase.

PROJETO: BRINCANDO COM AS CORES

Objetivos Gerais:


*Ampliar o conhecimento de mundo.


*Explorar os diferentes objetos e materiais gráficos, plásticos, etc, descobrindo novas formas de manuseio, percebendo características, efeitos e propriedades diversas.


*Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais nacionais ou internacionais, com as quais entrem em contato).


*Contato e Produção de trabalhos de arte que privilegiam diferentes linguagens expressivas como as do desenho, na modelagem, da pintura e da construção.


*Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de reprodução e criação.


Objetivos especifico


Propiciar a criança à visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo e às cores, possibilitando a criança identificá-las.


Conteúdos


-Exploração da expressão e da comunicação por meio de práticas artísticas, propiciando o desenvolvimento e a criação pessoal.


-Percepções visuais dos objetos, cor, forma, material, visando desenvolver a capacidade interpretação desse objeto (obra de arte) e identificação, de seus produtores através, de características comuns.


Procedimentos Metodologicos


1ª Parte:


- Observar em todo a escola, interno e externo, a diversidade de cores e qual a que se destaca mais, e as crianças mais gostam; (as roupas das caças, etc.);


-Ouvir a música Arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;


-Registrar por meio de desenho, o que mais chamou a atenção da criança na música;


-Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;


-Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;


-Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa, para fazer uma salada de frutas. (explicar aos pais o objetivo da solicitação);


-Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas;


-Levar, as crianças a observar as cores de tinta que temos e perguntar como fazer para ter mais cores, usando apenas as que temos;


-Deixar a criança misturar as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
-Falar as crianças, sobre o arco-íres se sabem o que é quem já viu;
-Fazer massa de modelar nas cores do arco-íres;


-Confeccionar um arco-íres com as crianças e pedir ou convidar os pais para ajudar.


2ª Parte:


-Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas).


-Organizar um aquário na sala com um peixinho;


-Escolher um nome para o peixinho;


-Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com peixinho e como proceder;


-Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;


-Criar dia da visita do peixinho;


-Explicar aos pais, o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa ou um fim de semana;


-Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho, para que as crianças possam saber quando será sua vez de levá-lo para casa.


3ª Parte:


-Ouvir a música "Aquarela".


-Reproduzi-la, e organizar painel em seqüência.


-Organizar turmas para:
-Uma para dramatizar á música.
-Outra para confecção do material a ser utilizado.
-Outra para acompanhar a dramatização com a bandinha.


4ª Parte:


-Escolher com as crianças uma obra de um pintor famoso e observá-la.


-Criar com a ajuda dos pais um ambiente apropriado para pintura com cavaletes e avental, tintas, pinceis, etc.


-Incentivar a criança a reproduzir parcial ou total a obra;
-Realizar exposição das obras produzidas.


Avaliação:


Observar a participação e interesse da criança nas atividades propostas, bem como sua iniciativa e criatividade. 
 
fonte: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2011/09/bercario-projeto-brincando-com-as-cores.html