Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Projeto Leitura

Projeto Leitura
 
Justificativa:
     A escolha das poesias e fábulas se deu pela importância que estes dois tipos de textos têm com o universo infantil. Podendo assim incentivar a leitura e a reescrita de histórias mesmo que ainda os alunos não saibam ler e escrever convencionalmente.
     As poesias possibilitam às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, com ritmo e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas.
 
Objetivo geral:
      Estimular o gosto pela leitura e escrita, atendendo a necessidade de aprendizagem dos alunos.
 
Objetivos específicos:
    • Resgatar a literatura infantil, valorizando estes gêneros textuais e reconhecendo suas características específicas.
    • Oferecer um repertório variado de poemas às crianças.
    • Desenvolver a escrita dentro de um contexto coerente.
    • Planejar e executar tarefas em grupos, valorizando o trabalho em equipe.
    • Estimular o aluno a argumentar e escrever, utilizando recursos de revisão de texto, com ajuda do professor.
    • Desenvolver postura de leitor, ouvinte e apreciados de histórias.
    • Conhecer a estrutura do corpo do livro.
    • Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor.


Etapas:
    • Seleção de diversos tipos de poesias e fábulas.
    • Garantir o trabalho coletivo colocando em jogo os saberes individuais.
    • Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto, e também colocando-os em situações de leitores, ainda que não leiam convencionalmente.
    • As poesias serão trabalhadas durante o 1º semestre e as fábulas, durante o 2º semestre.


Envolvidos:
      Professores, alunos e pais.
 
Duração:
      Ano letivo de 2008.

 
Conteúdos:
    • Reescrita;
    • Revisão de texto;
    • Estrutura do livro e textos;
    • Valorização da leitura como fonte de prazer (individual e coletiva);
    • Características e recursos dos livros e dos gêneros textuais escolhidos (poesias e fábulas);
    • Ilustração;
    • Apresentação.


Avaliação:
      Deverá  ser contínua, individual e coletiva. Levando em conta o interesse pela leitura e escrita.
 
Produto final:
      1º  semestre: Tarde de poesias
      2º  semestre: Livro de  fábulas