Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A Casinha da Vovó -



    Atividade 1


    "A Casinha da Vovó". Cada grupo de atividades aborda uma capacidade diferente. Acompanhe a sequência e mãos a obra.

    Professor,

    Para iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir alguns passos importantes:
    - Confecção de Cartazes:
    •    Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
    •    Cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa minúscula;
    •    Cartazes com a parlenda escrita em letra cursiva;
    •    Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por desenhos.

    - Criação de Fichas:
    •    Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa maiúscula, minúscula e letra cursiva);
    •    Fichas com as frases da parlenda escritas sem espaçamento, ou seja, emendadas;
    •    Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda ;
    •    Fichas com palavras divididas em sílabas.


    PARLENDA

    A CASINHA DA VOVÓ
    CERCADINHA DE CIPÓ.
    O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
    COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.


    ATIVIDADE 1:

    Capacidades: Localizar informações explícitas no texto; Identificação do gênero e do suporte na compreensão de textos.

    •    Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
    •    Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
    •    Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
    •    Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
    •    Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
    •    Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
    •    Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
    •    Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
    A)    De quem é a casinha?
    B)    Como é a casinha?
    C)    Por que o café está demorando?

    Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja matida a proposta da capacidade sugerida.

    fonte: http://www.aprendeminas.com/2010/03/orientacoes-para-o-trabalho-em-sala-de.html