Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

CAPACIDADES LINGUÍSTICAS


CAPACIDADES LINGUÍSTICA DA ALAFBETIZAÇÃO E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.
“PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE”
Planejamento -2012
1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
CONHECIMENTO E CAPACIDADES
ATIVIDADES
10
*Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
Atividades que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;)
3
*Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar;
saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos.
Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vai escrever para ser lido.
*atividades de exploração , observação e controle do uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didático e do caderno.
Escrever-se na margem;
De cima para baixo;
Da esquerda para a direita;
Ao final da linha voltar para o inicio ;
Ensinar a fazer a divisão silábica em final da linha-quando a estiver adquirida a escrita alfabética;
2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA
CAPACIDADES
ATIVIDADES
1
*Compreender as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas;
Atividades que proporciona compreender a diferença entre letras, números, sinais de pontuação/ acentuação,símbolos, rabiscos etc...
3
*Dominar as convenções gráficas
Compreender a orientação e o alinhamento da escrita ;
compreender a função de segmentação dos espaços em brancos e da pontuação de final de frase.
*Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda.
Atividades que exploram a orientação e o alinhamento da escrita.ex: escrita de textos
Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação .
Ex: escrita de textos, frases etc.
2
*Conhecer o alfabeto.
Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som .
Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização.
*Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letras e conhecimento da ordem alfabética .
Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra.
Apresentar ao aluno diferentes tipos de letra .
4
*Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas, terminações de palavras, etc.
Identificar sons no inicio, meio e final de palavras
*Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc.
Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”.... ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadas ou iniciadas com uma determinada silaba;
Ler para os alunos par de palavras e pedir que digam quais pares combinam.
Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine;
5
*compreender a natureza alfabética do sistema da escrita.
*Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letras nas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM
6
14
*Dominar relações entre fonemas e grafemas.
Dominar irregularidades e regularidades ortográficas.
*Exercícios de apreensão das relações entre grafemas e fonemas.
Escrita espontânea ou ditado de palavras.
3º EIXO-LEITURA
ATITUDES E CAPACIDADES
ATIVIDADES
10
*Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura.
*Atividades como a escolha ,manuseio e leitura de livros ,jornais e revistas, na biblioteca da escola, orientados pelo professor ou bibliotecário.
9
15
13
*Desenvolver capacidades relativas ao código escrito necessárias a leitura.
Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito).
Saber ler e reconhecer globalmente as palavras.
*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita.
Exercício com palavras embaralhadas .
Exercicio com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz de produzir outras palavras . Apresentar um texto onde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas.
11
12
12
12
11
13
*Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão.
Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia.
Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido.
Buscar pistas textuais ,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferência)ampliando a compreensão.
Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido.
Ler oralmente com fluência e expressividade.
*Atividades que propõem que o aluno lê em entrelinhas como pedir para contar o que vai acontecer em uma novela.
Atividades de antecipação de conteúdos de textos a serem lidos .
Atividades de levantamento e confirmação de hipótese relativas ao conteúdo lido.
Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão .
Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo.
Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno.
4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA
CAPACIDADES
ATIVIDADES
16
*Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever.
*Atividades voltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
18
18
*produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação.
Ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas.
Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas.
Planejar e escrita do texto considerando o tema central .
Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade.
Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e a gramática.
Usar recursos expressivos adequados ao
gênero e aos objetivos do texto.
Revisar e reelaborar a própria escrita
*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer.
Exercício de escrita focalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.)
Exercício de escrita voltados para o domínio do principio alfabético.
Exercícios voltados para o domínio das regras ortográficas.
Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto)
Atividades que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática)
Atividades voltadas para o uso expressivo de recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto.
Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito.
5º EIXO-DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
ATITUDES E CAPACIDADES
ATIVIDADES
*Participar das interações cotidianas em sala de aula
* Atividades voltadas para o desenvolvimento de atitude de respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral .
*Escutando com compreensão e atenção.
*Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a dar respostas, opiniões e sugestões pertinentes nas discussões em sala de aula.
*Expondo opiniões nos debates com colegas e o professor.
Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro.
.
*Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.
*Atividades de uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões.
*Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão
*Atividades elaboras com planejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam.