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terça-feira, 16 de julho de 2013

Gêneros textuais



JORNAL



 

 

 

 

 
Você sabe ler um jornal?
    Às vezes usamos um jornal para fazer pesquisas e trabalhos e nem sabemos como manuseá-lo, como encontrar notícias.
    Existem jornais de diversos tipos, mas todos eles têm formas parecidas: páginas soltas, encaixadas umas às outras. É preciso manuseá-los com cuidado para não desmonta-los.

 
  • Escolha um jornal publicado na cidade onde você mora e aprenda a conhecê-lo melhor:

 
ANÚNCIO

 
  • Recorte e cole aqui um anúncio:

 

  • Agora, avalie e dê sua opinião sobre o anúncio que você escolheu.

 
  • Que produto está sendo anunciado? ____________________________
_______________________________________________________________
  • Que palavras são importantes para chamar a atenção sobre o produto?___________________________________________________
_______________________________________________________________
  • Você compraria esse produto? Por quê? _________________________
_______________________________________________________________
  • O anúncio é confiável? Por quê? _______________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 
  • Imagine que você precisa fazer o anúncio de um produto.

 









CD


 

 

 

 

 
COMPUTADOR

 
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CHARGE

 
  • Recorte, de revistas e/ou jornais, uma charge e cole-a no espaço abaixo.
  • Agora, observe a charge e interprete o que ela quer dizer.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
PROPAGANDA

  • Observe a propaganda abaixo e responda ao que se pede.

  • Qual é o produto anunciado? __________________________________
  • Qual é o nome do produto? ___________________________________
  • Qual é o público-alvo do anúncio? ______________________________
  • Qual é o slogan da propaganda? _______________________________
  • Qual veículo de comunicação está sendo usado para a divulgação desse produto? __________________________________________________
OUTDOOR

  • Observe o modelo abaixo e, depois, crie um produto para anunciar no seu outdoor.

 
  • Meu outdoor. 


 
NARRAÇÃO: INTERPRETAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

 


 
  • Vamos entender a história em quadrinhos.

 
Ozzi passava todo o dia ___________________________________________ .
Seu horário em frente à televisão era _________________________________
______________________________________________________________ .
De tanto ver televisão, Ozzi _________________________________________
______________________________________________________________ .

 
  • Como é o seu dia?
Organize e escreva a sua história.

  • O que você e Ozzi fazem de comum?

 
______________________________________________________________ .
______________________________________________________________ .
______________________________________________________________ .
______________________________________________________________ .
NARRAÇÃO: SELEÇÃO DE ARGUMENTO

  • Invente uma história usando algumas das expressões abaixo. Não se esqueça de dar um título para ela.

 

 
NARRAÇÃO: INTERPRETAÇÃO DE FOTO

 
  • Observe a foto. Imagine e escreva o que você faria se tivesse uma moto. Dê um título para sua narrativa.


 

 

 

 

 

 

CARTA: CRIAÇÃO A PARTIR DE UM TEXTO

 
  • Leia com atenção.

 

A curiosidade premiada


  • Vamos escrever uma carta para Glorinha?

 

Escolha uma das perguntas que ela fez e escreva uma carta respondendo.

  

 
  • Preencha o envelope.
BILHETE

 


As partes que aparecem em um bilhete são:


 
  • Por que será que o menino não foi à aula? Crie o bilhete que o menino está entregando à professora..

______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________

 
  • Edu recebeu o seguinte bilhete:

 
  • Se você fosse o Edu, o que você escreveria para responder o bilhete de Marcelo?

 

CARTÃO

 

 

  • Leia o cartão.

 


 

 


 


 


 


 


 

Ter o hábito de enviar cartões às pessoas amigas ou parentes, em ocasiões especiais ou festas comemorativas é um gesto delicado, apreciado por todos.

 


 

Um cartão deve conter:
  • o nome da pessoa para quem será enviado(a);
  • uma mensagem;
  • o nome de quem envia;
  • data.

 

 
ANTENADO NO CARTÃO

 
  • O cartão está sendo enviado para comemorar qual data?

 

( ) Ano Novo            ( ) Aniversário            ( ) Natal

 

  • Retire do cartão a informação que justifica sua resposta acima.
_______________________________________________________________

 

  • Quem está enviando o cartão?
_______________________________________________________________

 

  • Para quem ela está escrevendo o cartão?
_______________________________________________________________

 

  • Quando o cartão foi escrito?
_______________________________________________________________

 
  • Todas as palavras são sinônimas de reinar, exceto:

( ) vigorar            ( ) Influenciar

( ) ganhar            ( ) governar


 

 
ANALISANDO UMA CONTA DE ÁGUA

 
  • Observe a conta de água e responda às perguntas da página seguinte.

 

 
  1. Essa é uma conta recente?
_____________________________________________________________

 

  1. Em que parte dela você tem essa informação?
_____________________________________________________________

 

  1. Pela lista de consumo de água dessa casa nos últimos meses, o consumo é regular ou não?
_____________________________________________________________

 

  1. Qual foi o mês em que se gastou mais água (média diária - m3)?
_____________________________________________________________

 
  1. Se essa conta de água for paga no dia 30/01/2008, de quanto será a multa? Onde você obtém a informação para fazer esse cálculo?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

 



 
CONHECENDO UMA RECEITA

  • Escolha uma receita de sua preferência e relacione abaixo os ingredientes necessários e o modo de fazê-la. Não se esqueça de ilustrá-la.

 

 

 

 

 
Modo de fazer
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______________________________
______________________________
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Receita de _____________________
______________________________
Ingredientes ___________________
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BULA DE REMÉDIO

 
  • Você já leu a bula de um remédio?

 





SENSIL Laboratório Superfarma
Indústria Brasileira  


Gotas pediátricas: frasco com 10ml.


Composição: cada 20 gotas contém 5 mg cloridrato de metroclopronudo.


Informações ao paciente:
  • Prazo de validade – vide embalagem
  • Conserve o medicamento em local fresco.
  • Comunique ao médico qualquer reação desagradável.
  • Mantenha o produto fora do alcance das crianças.


Indicações:
  • Náuseas e vômitos.


Contra-indicações:
  • Não deve ser ingerido durante a gravidez.


Efeitos colaterais:
  • Mais freqüentes: insônia e dor de cabeça.


Posologia:
  • 10 a 14 anos: 20 gotas, três vezes ao dia.
  • 5 a 10 anos: 10 gotas, três vezes ao dia.


Farmacêutico responsável: Arnaldo S. da Mata
ANTENADO NO TEXTO

 
  1. Por que os remédios têm bula?
__________________________________________________________________________________________________________________________

 
  1. O que está sentindo o paciente que toma o remédio descrito no texto da bula? _____________________________________________________

 

  1. Quais são os efeitos colaterais que podem surgir para quem ingere esse remédio? __________________________________________________

 

  1. Por que a recomendação "Mantenha o produto fora do alcance das crianças", se o remédio é para crianças?
__________________________________________________________________________________________________________________________

 
  1. Se você tomar o remédio SENSIL, qual seria a dose?
_____________________________________________________________

 
  1. Procure, no dicionário, o significado das palavras de acordo com o sentido do texto:

 
  1. Pediátrico: _________________________________________________
  2. Frasco: ___________________________________________________
  3. Composição: _______________________________________________
  4. Colateral: __________________________________________________
  5. Posologia: _________________________________________________
  6. Paciente: __________________________________________________

 
  1. Por que é importante conhecer o nome do farmacêutico responsável?
__________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________
CONVITE

 

 



 


 


 


 


 




 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Num convite não pode faltar:
  • o nome do destinatário (pessoa para quem será enviado);
  • a mensagem;
  • o remetente (o nome de quem envia);
  • o local, a data e a hora da festa.
  • Leia a seguir o convite de uma aluna do 2º ano.

 
  • Agora é sua vez. Faça de conta que você e seus colegas resolveram apresentar uma peça de teatro para familiares ou responsáveis.

 
Faça um convite comunicando-lhes o evento. Para fazer o convite pese:
- Quem está sendo convidado?
- Qual é o motivo do convite?
- Quem está sendo convidado?
- Qual o local da apresentação?
- Qual é a data? E o horário?

 
  • Agora, retire o que se pede do convite:

 

  • Que está sendo convidado? ___________________________________

 

  • Quando será realizada a festa? ________________________________

 

  • Onde será realizada a festa? __________________________________

 

  • Quem enviou o convite que você leu? ___________________________

 

  • Qual o horário da festa? ______________________________________


 
RECEITA MÉDICA

 
  • Juliano esteve adoentado e teve que ir ao médico.


  • Responda:

 
  • Qual é o nome do paciente? _____________________________
  • Qual é o nome do médico? ______________________________
  • Você já tomou algum desses medicamentos? ________________
  • Você já teve febre? ____________________________________
  • Que medicamento usou para combatê-la? ____________________________________________________
  • Quando fica doente, você faz repouso? _____________________
  • Escreva o nome do xarope receitado pelo médico. ____________________________________________________

 
VISITA AO MÉDICO

 
  • Cole abaixo uma receita médica, sua de qualquer época.

  • Escreva experiências que possa ter tido sobre quando você ficou doente (sintomas, dores, repouso, dieta, internação, etc).