Páginas

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Projeto copa do mundo 2014
























Justificativa: a Copa do Mundo é um evento de caráter internacional, que costuma atingir diretamente o público dos países participantes de uma forma como nenhum outro evento faz. Este ano, teremos a Copa em nosso país e nada melhor que um evento dessa magnitude para explorar curiosidades e ensinar conceitos e valores, já que os alunos estarão atentos à tudo o que se refere a este evento. Além disso, o tema dá a oportunidade da realização de um trabalho bem completo, que pode ser realizado por todas as turmas da escola.

Objetivos:
  • Desenvolver estratégias de leitura;
  • Refletir sobre a escrita;
  • Perceber a necessidade das regras em convívio social;
  • Reconhecer a importância do gênero notícia, notando seu caráter informativo;
  • Ampliar conhecimentos culturais;
  • Compreender melhor as regras do futebol;
  • Notar valores humanos referentes ao evento, de modo a compreender que é preciso respeitar os demais, manter a união e ter atitudes bem intencionadas durante os jogos;
  • Desenvolver habilidades e competências ligadas à pesquisa;
  • Aprimorar o raciocínio lógico matemático por meio de situações propostas pelo professor, que englobem números ligados ao tema.

Duração do projeto:  QUATRO MESES.

Desenvolvimento:

       O projeto terá início com uma conversa informal, na qual cada professor explorará os conhecimentos prévios dos alunos no que se refere à Copa do Mundo. Será explicado à classe que nos próximos meses os alunos serão responsáveis por investigar aspectos da Copa do Mundo, de acordo com temas pré-estabelecidos pelo professor, para melhor compreender fatos e conceitos ligados ao evento.
       Como é um projeto longo, poderá haver algumas alterações durante os meses em que será trabalhado, mas os temas escolhidos para cada mês serão fixos:
Mês
Tema
Junho
Túnel do tempo
Agosto
Especialista em futebol
Setembro
Galeria da fama
Outubro
Aquecendo...

     Os alunos receberão os temas previamente, porém eles serão explorados conforme tabela de meses acima apresentada.
      Serão separadas caixas/ pastas em cada  classe, destinadas a notícias sobre a Copa. Durante todo o projeto os alunos poderão trazer notícias, que serão classificadas pela turma dentro dos temas oferecidos e enriquecerão as investigações.
      Na escola, haverá um espaço destinado a um mural da Copa. Esse espaço conterá informações de acordo com os temas de cada mês e os responsáveis por preencher o mural com descobertas serão as turmas, pré-determinadas em reuniões. Até o final do projeto, todas as turmas já terão participado.
      Caberá às professoras das séries fazerem a opção dos temas. A série responsável montará, até o final do mês de vigência do tema, o seu painel informativo e ficará também responsável por prováveis cartazes ou informativos referentes ao seu tema, embora todas as turmas estudem o mesmo tema no mesmo mês, respeitando ainda os conteúdos a serem trabalhados em cada série.
      Além  das atividades que englobam as disciplinas escolares, ainda serão trabalhados valores como a união, o respeito, a solidariedade e outros valores que podem ser salientados num evento como a Copa do Mundo.




Estratégias:

1 – Introdução do tema por meio de conversa com a classe.
2 – Montagem de caixas/ pastas com os temas a serem trabalhados em todos os meses do projeto, com o intuito de perceber a importância da coleta de informações na aprendizagem.
3 – Trabalho com atividades diversificadas, trazendo ao aluno maior repertório dentro do tema estudado.
4. – Intervenções durante as atividades, individuais e coletivas, auxiliando o aluno a compreender conteúdo almejado.
5 – Uso do tema “Copa do Mundo” durante atividades propostas em aula.
6 – Discussões em classe sobre a importância do “fair play” e de atitudes saudáveis por parte dos torcedores.
7 – Uso de álbum pedagógico de figurinhas, como recurso de organização e coleta de dados, montado durante os meses do projeto, de acordo com os temas.
7 – Elaboração e montagem coletiva de painel na escola, com tema específico, destinado à classe, a ser atribuído em reunião de professores.

Avaliação:

       A avaliação será constante e contínua durante as atividades propostas, com base em registros e observação do professor. O projeto será documentado em forma de portfólio, mostrando os conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizagem.

Produto Final:

       Cada classe terá, ao final do projeto, um álbum de figurinhas pedagógico, trazendo informações de todos os meses trabalhados.







DOCUMENTOS 
REFERENTES AO 
PROJETO COPA
 














Segue, na ordem:
1 – Capa a ser usada no portfólio do aluno ou em pasta de atividades referentes ao projeto.
2 – Capa de álbum pedagógico e primeiras páginas do álbum, com o tema “Túnel do Tempo” ( observação: as figurinhas serão disponibilizadas na edição de fevereiro da Revista Digital )


















Copa do Mundo
2014


 










































Álbum de Figurinhas
Copa do Mundo
2014






Túnel do Tempo
 































































A Evolução da Bola







A primeira bola
 

A bola de capotão
 

A bola marrom
 







A bola preta e branca
 

A bola colorida
 

A bola de 2014
 



Túnel do Tempo



Todas as Copas