Páginas

sexta-feira, 11 de abril de 2014

PROJETO MEIO AMBIENTE: “ LIXO RECICLADO”.




DADOS PESSOAIS:
TURMA:
PROFESSORAS:
ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E ARTE.
DURAÇÃO: 3 MESES

INTRODUÇÃO
A palavra do lixo derivada ao termo latim Lix significa “cinza”. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundície, coisa ou coisa inútil, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos, sendo representado por materiais descartados pelas atividades humanas. Desde os tempos mais remotos até em meados do século XVIII, quando surgiu a primeira indústria na Europa, o lixo era produzido em pequenas quantidades, e constituído, essencialmente de sobra de alimentos.
a escolha desse tema emerge da necessidade de promover a limpeza na escola, juntamente com uma oportunidade de estudo e interação com o meio ambiente, de forma que ocorra a participação efetivas dos alunos, favorecimento de noções de higiene e melhora da qualidade de vida.

JUSTIFICATIVA
Partindo da necessidade de uma conscientização plena, devido à sujeira que acumula no chão da escola durante as aulas e principalmente após os recreios, bem como devido aos aspectos de desleixo e poluição visual desagradável. Percebemos que falta conscientização dos alunos sobre a forma correta de lidar, com lixo, o que pode causar danos á saúde, ao bem estar da comunidade e agredir ao meio ambiente como um todo.
Através desse projeto queremos proporcionar aos alunos, um ambiente escolar limpo, agradável e prazeroso onde os mesmos se sintam bem e tenham consciência que para ter êxito, precisamos da colaboração de todos, pois a escola também é uma comunidade e é nela que nos preparamos para a vida.

OBJETIVOS
Geral
·         Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos, proporcionando a reflexão à responsabilidade de manter a escola limpa.
·         Reconhecer a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.
Específicos
·         Reconhecer a importância da higiene na nossa vida;
·         Respeitar o ambiente escolar;
·         Ter em mente o quanto cada indivíduo pode contribuir na conservação da limpeza no meio escolar.
·         Aprender a preservar os ambientes que convivemos.
·         Compreender os inúmeros benefícios trazidos pela reciclagem para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.

METODOLOGIA
Partir da introdução do projeto utilizando as fotografias do pátio antes e depois dos recreios, Organizando  vídeo pedagógico, filmado nas dependências da escola, produzido por alunos, antes e depois do início do projeto;
Apresentação de filmes que retratam o problema do lixo e a necessidade da reciclagem como o documentário: Os caminhos do lixo;
Análise da realidade ambiental da escola por meio de pesquisa diagnóstica, por todas as disciplinas;
Trabalho de pesquisa: visita ao laboratório de informática da escola para a pesquisa sobre a coleta seletiva.
Apresentação em grupos, sendo que cada grupo expôs sobre uma determinada seleção de coleta.
Produção de caixas de coletas seletivas para a conscientização à preservação do meio ambiente e porta trecos com material reciclável (garrafa PET)
Observação do tempo de decomposição do lixo na natureza.
Organização de discussões com os participantes da comunidade escolar: equipe de limpeza, professores, direção, alunos e pais;
Promoção de palestras envolvendo especialistas de outras secretarias. Os alunos participarão, não só como ouvintes, mas também envolvendo-se em dinâmicas que possibilitarão uma interação entre palestrante e alunos, bem como uma reflexão sobre o assunto discutido.

AVALIAÇÃO
Considerar-se-ão  atingidos os objetivos se os alunos demonstrarem interesse pelas atividades, mudando sua postura frente às questões do meio ambiente, bem como demonstrarem conhecimento dos temas abordados no projeto através de auto avaliação e o registro do acompanhamento das demais atividades desenvolvidas no projeto.

Referências bibliográficas

atividades