Páginas

domingo, 17 de agosto de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: LIVRO: SÓ UM MINUTINHO




SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA HISTÓRIA:
 Só um Minutinho


Tema: Só um Minutinho – Ana Maria Machado

Tempo: 6 dias

Objetivos:
-        Despertar e estimular o gosto em ouvir histórias.
-        Compreender o gênero textual a que o  livro se refere: Conto;
-        Vivenciar estratégias de leitura que ajudem o aluno a avaliar o texto lido, defendendo oralmente suas opiniões;
-        Entender a moral de cada história;
-        Ilustrar as histórias contadas:
-        Escrever bilhetes para os personagens das histórias;
-        Recortar,colar e montar o esqueleto;
-        Realizar cálculosatividades matemáticas envolvendo o sistema de numeração;
-        Contar, compor, decompor numerais;
-        Organizar as ideias de um bilhete;
-        Identificar informações explicitas da história;
-        Identificar diferentes gêneros textuais e sua finalidade;
-        Perceber que o nosso corpo é sustentado por ossos.


Conteúdos:
-        Literatura Infantil: Conto
-        Produção de texto
-        Ilustração, recorte, pintura e colagem.
-        Interpretação oral e escrita
-        Numerais
-        Corpo Humano;
-        Morte



Avaliação:
 A avaliação será de acordo com o interesse, a participação e o desempenho do aluno nas atividades propostas.








1º dia:

Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização.

- Fazer a exploração oral da capa do livro;
- Falar da ilustração, do suporte (livro), do gênero (história), do autor etc.
De que vocês acham que esta história vai tratar? Quem serão os personagens? É uma história infantil, por quê?

- Em seguida, dizer aos alunos que devem prestar muita atenção na história que será contada, porque depois serão realizadas atividades práticas;

-Contar a história: "Só um minutinho";

-Os alunos deverão recontar a história; oralmente e depois reeescrevê-la no caderno de textos;


2º dia:

-Os alunos farão a ilustração de cada minutinho da história.

-Participar da atividade grupal, jogo dos dados;com a  finalidade de construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências;

JOGO DO DADO

Objetivo: possibilitar aos alunos identificar informações explícitas de uma história por meio de um jogo de dados.


Desenvolvimento:
-   Dividir a turma em cinco grupos;
- Cada grupo deverá jogar o dado e localizar entre as fichas a resposta correspondente ao número sorteado. A equipe que conseguir acertar, ganha o ponto (dados  numerados de 1 a 10 – o aluno joga o dado até sair um número novo, pois não vale número repetido). Ex.: se aluno tirar o número 1, terá que localizar a ficha correspondente à tarefa realizada pela Vovó no primeiro minutinho solicitado ao Sr. Esqueleto: casa varrida.

Material necessário:
Fichas grandes:
casa varrida,
bules de chá,
pilhas de tortilhas,
frutas para uma salada,
queijos derretidos,
panelas de comida,
pinhatas cheias de balas,
pratos de comida,
netos lindos,
Senhor Esqueleto.

-        Realizar as atividades que serão escritas no quadro.

1) No bolo de Vovó Carocha havia muitas velas não é mesmo? Precisou até de um sopro que nem furacão para apagar tantas velas.
Desenhe o bolo do aniversário da Vovó Carocha.
           
2) A festa de aniversário da Vovó Carocha ficou uma beleza, principalmente com as pinhatas decorando o ambiente. Seus netinhos não viam a hora de quebrá-las e a chuva de balas colorir e adoçar ainda mais a festa. Conte as balas de 2 em 2 de 40 até 100.          

3)  As quatro frutas que a Vovó picou de tão grandes deram muitos pedaços para a salada de frutas. Desenhe as frutas.

3º dia:

- Agrupar os alunos conforme o dia anterior.
- Montar o esqueleto.





Realizar atividade com a finalidade de trabalhar a produção de inferência de forma lúdica.

Desenvolvimento:
-        Manter a organização da turma em cinco grupos
-        Cada grupo deverá jogar o dado e responder à pergunta correspondente ao número sorteado (perguntas numeradas de 1 a 6). Se a resposta estiver correta, a equipe recebe um ponto. As equipes adversárias, juntamente com a professora, deverão avaliar a resposta e decidir se a equipe jogadora ganha o ponto.

Material necessário:
Fichas numeradas de 1 a 6 contendo as perguntas a serem respondidas.

1)    Por que o Sr. Esqueleto queria que a Vovó Carocha fosse embora com ele?

2)    Por que Vovó Carocha pedia sempre mais um minutinho para o Sr. Esqueleto?

3)   Para qual lugar o Sr. Esqueleto queria levar a Vovó?

4)   Por que o Sr. Esqueleto estava perdendo a paciência com a Vovó Carocha?

5)     Quem era o Sr. Esqueleto?


6) Por que o Sr. Esqueleto decidiu não levar a Vovó Carocha embora?


- Os alunos deverão através de atividade lúdica,identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.

Objetivo: possibilitar aos alunos a identificação de alguns gêneros textuais (bilhete, receita e convite), associando-os as suas respectivas finalidades e funções.

Desenvolvimento:
- Manter a organização da turma em cinco grupos;
- Cada grupo deverá jogar o dado numerado de 1 a 6. Em seguida, deverá localizar o gênero sorteado numa caixa, de acordo com o número correspondente à lista. Em seguida, deverá dizer qual a finalidade e função dele.
- Essa atividade vale dois pontos: um para a localização do gênero e outro para a resposta correta da função e finalidade.

Material necessário:
- Cartaz contendo a lista dos gêneros textuais numerados de 1 a 6:
1) bilhete,
2) convite,
3) receita,
4) bilhete,
5) convite
6) receita.

- Caixa ou baú contendo diferentes gêneros textuais incluindo os listados acima.

Esta atividade vale dois pontos: 1 para localização do gênero e 1 para a reposta correta em relação à função e finalidade.


4º dia: Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.

Objetivo: Propiciar a escrita de palavras de padrões silábicos variados

Desenvolvimento:
- Manter a organização da turma em cinco grupos;
- Cada equipe deverá jogar o dado numerado de 1 a 6. Em seguida, deverá escrever a palavra que completa a frase sorteada correspondente ao número sorteado.

Material necessário:
Fichas grandes contendo as frases a seguir, numeradas de 1 a 6:
1) Vovó fez 2 bules de chá de...
2) Para varrer a casa vovó usou...
3) Para fazer as tortilhas vovó gastou 3 quilos de...
4) As frutas que vovó fatiou eram...
5) O esqueleto queria que a vovó...
6) O esqueleto chegou à casa da vovó pela... (parte do dia)

 - Ganha o ponto a equipe que conseguir escrever corretamente a palavra.

Realizar as atividades baixo que serão escritas no quadro.

1)Vamos ajudar o Senhor Esqueleto contando quantas tarefas a Vovó Carocha terá que fazer antes de ir embora com ele? Escreva em forma de lista no caderno.










2)O Senhor Esqueleto está ficando nervoso!
Ajude ele a escrever os numerais de 200 até 300.



 










3)Essa Vovó Carocha é mesmo uma espertalhona, não é mesmo?  Só inventa o que fazer para retardar sua ida com o esqueleto. Conte os números de 5 em 5 de 100 até 300.

5º dia:
-        Retomar a história oralmente;
-        Pedir que cada criança desenhe a parte que mais gostou;
-        Realizar atividade grupal;com o objetivo de propiciar a escrita de palavras de padrões silábicos variados

Desenvolvimento:
- Manter a organização da turma em cinco grupos;

- Cada grupo deverá jogar o dado. Em seguida, deverá escrever a palavra que responde o que foi solicitado nas fichas numeradas de 1 a 6, de acordo com o número sorteado. Ex.: número sorteado 2, ficha – nome do animal que um dos netinhos carrega. R= Gato ou gatinho

- Ganha o ponto o grupo que conseguir escrever corretamente.
- Os grupos poderão consultar a ilustração da p. 22.

Material necessário:
Fichas grandes numeradas:
 1) cor do cabelo do neto que carrega o bebê
 2) nome do animal que um dos netinhos carrega
 3) cor do vestido daquela que está de mãos dadas com a menina de blusa amarela e calça marrom
 4) cor da blusa da menina que está conversando com a vovó
 5) nome do objeto que o Sr. Esqueleto usa na cabeça
 6) Nome do objeto que o Sr. Esqueleto usa no braço esquerdo.

Realizar atividades com a finalidade de:
-        Compreender a categorização gráfica e funcional das letras
-        Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra
-        Dispor, ordenar e organizar um texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.

Objetivo:
- Trabalhar a ordem alfabética utilizando o gênero textual lista
- Propiciar a organização textual do gênero bilhete
-  Identificar letras do alfabeto


Desenvolvimento:
      Manter a organização da turma em cinco grupos. Joga-se o dado e o grupo terá que realizar a tarefa sorteada de acordo com o número do dado.

Material necessário:
- Cartaz contendo as tarefas a serem realizadas:

 1) Solicitar que produzam uma lista em ordem alfabética das tarefas realizadas pela Vovó Carocha (utilizar as fichas da atividade 2 de 1 a 7)

2) Remontar o bilhete escrito pelo Sr. Esqueleto;

3) Passar uma frase do texto da história para letra cursiva;

4) Achar uma palavra com a letra “Q”;

5) Achar no texto 3 palavras que tenham “Ç ;

6) Achar no texto 3 palavras que tenham “C”;


- Bilhete fatiado em frases (usar letras grandes)

OBS:As atividades propostas para o trabalho com regularidades e irregularidades ortográficas devem ser planejadas de acordo com a necessidade da turma.







6º dia:
-Trabalhar a reescrita do bilhete e ou da história, solicitando que os alunos criem um final diferente. Com isso a professora estará estimulando os alunos a escreverem os seus próprios bilhetes.

1)  O Senhor Esqueleto não esperava participar da festa de aniversário da Vovó, se assustou com o convite que ficou confuso.  Escreva um novo bilhete para vovó dizendo-lhe que no próximo ano, trará outros amigos para festa que estava uma belezura.



-        Visitar o Laboratório de Ciências para observar o esqueleto, perceber que o nosso corpo é sustentado por ossos e então iniciar o trabalho sobre o corpo humano.

OBS:Se a professora ainda não trabalhou estes gêneros com a turma, deverá iniciar este trabalho com atividades de introdução, a fim de familiarizá-los com os mesmos. Em seguida, deverá trabalhar atividades de ensino sistemático e consolidação.





















SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
LIVRO: SÓ UM MINUTINHO