A raposa e a cegonha
A raposa
e a cegonha mantinham boas relações e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia,
a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa
apenas um prato raso contendo um pouco de sopa.
Para ela, foi tudo muito fácil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta
do bico e saiu dali com muita fome.
_ Sinto muito, disse a raposa,
parece que você não gostou da sopa.
_Não pense nisso, respondeu a
cegonha. Espero que, em retribuição a esta visita, você venha em breve jantar.
No dia seguinte, a raposa foi
pagar a visita. Quando sentaram à mesa, o que havia para o jantar estava
contido num jarro alto, de pescoço comprido e boca estreita, no qual a raposa
não podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte
externa do jarro.
_Não pedirei desculpas pelo
jantar, disse a cegonha, assim você sente no próprio estômago o que senti
ontem.
Moral da
história: Quem com ferro fere, com
ferro será ferido.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM
O TEXTO.
TÓPICOS
|
CAPACIDADE
|
DESCRITOR
|
QUESTÕES PROPOSTAS
|
Leitura: compreensão
análise
e avaliação
|
Construir compreensão global do texto
lido, unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas,
produzindo inferências.
|
Identificar assunto de texto
|
Do que o texto fala?
Ou qual
o assunto do texto?
(da falsa amizade entre a Raposa e a Cegonha )
|
Localizar informações explicitas
|
- Para que a raposa convidou a cegonha?
- Como era o prato em que a raposa ofereceu
para a Cegonha?
_ Como era o
jarro em que a Cegonha ofereceu o jantar?
|
||
Coerência
e coesão no
processamento de
textos
|
identificar
marcas linguísticas que expressam relações de tempo.
|
Na segunda frase do texto qual é a expressão relativa à ocasião em
que a Raposa convidou a Cegonha para jantar?
(Certo dia)
No início do 4º
parágrafo Qual é a expressão que também indica tempo?(No dia seguinte)
|
|
Identificar marcas linguísticas que expressam
relações de lugar.
|
Onde a Raposa foi pagar a visita ?
(na casa da Cegonha)
|
||
Identificar marcas linguísticas que expressam
relações de causa e consequência
|
Por que a Cegonha não pediu desculpas para a Raposa?
|
||
Inferir o sentido de uma expressão
|
Qual o significado da Moral da história:
“Quem com ferro fere, com ferro será
ferido”.
|
||
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o
enunciador no discurso direto ou indireto
|
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Raposa?
- Qual é o trecho que apresenta a fala da Cegonha?
|
||
Estabelecer relações de continuidade temática a
partir da recuperação de elementos da cadeia referencial do texto
|
Nas frases “Para ela, foi tudo
muito fácil...”.
“Tudo o que ela conseguiu foi lamber...”
A quem se
refere a palavra ela ?
|
||
Implicações
do Gênero e do suporte na compreensão de textos
|
Distinguir fato de opinião sobre o fato
|
Qual a
opinião do narrador sobre a amizade da Cegonha e da Raposa (pareciam ser amigas sinceras)
|
|
Identificar
gênero textual a partir de seu conteúdo
|
Qual é o nome deste gênero textual?
(Fábula)
|
||
Reconhecer finalidade do gênero
|
Para que serve uma Fábula?
(Ensinamento)
|
Interpretação
do texto:
1.0 - Porque a raposa não quis convidar o leão, o gato, o cachorro para jantar em sua casa?
2.0 - Porque a raposa serviu o jantar para a cegonha
num prato raso?
3.0 - Porque a cegonha saiu com vergonha e muito
brava da casa da raposa?
4.0 - Porque a cegonha serviu o jantar para a
raposa num jarro comprido e fino?
5.0 - Você concorda com o moral da História?
Por quê?
6.0 - A cegonha “disse que fazia questão de
retribuir o jantar no dia seguinte”.
Qual o sentido da palavra retribuir nesse contexto?
( A )Demonstrar gentileza.
( B )Fazer algo em agradecimento.
( C )Realizar uma homenagem.
( D
)Vingar-se da mesma forma.
Atividades complementares:
1) Responda de acordo com o texto.
a) Qual é o titulo do texto?
b) Quem é o autor?
c) Quantos parágrafos possuem o texto?
d) Qual é a moral da história?
e) Quantos travessões apresentam no texto?
f) Quem a raposa convidou?
g) O que a raposa perguntou a raposa?
h) O que a raposa respondeu?
i) Em que recipiente a raposa serviu a cegonha?
j) Quem convidou dias depois para comer uma sopa em
jarro?
k) Por que a raposa não podia comer no jarro?
3) Marque X no quadradinho correto.
a) Este texto é:
( ) um conto
de fadas ( )
uma fábula ( ) texto poético
b) A Raposa convidou a Cegonha
para:
( ) almoçar
( ) jantar
( ) tomar café
c) A raposa ...
( ) lambia a
sopa
( ) bicava a sopa
d)Às vezes recebemos na
mesma moeda por tudo...
( ) por tudo
aquilo que não fazemos
( ) por tudo
aquilo que fazemos.
( ) pelos
outros que fazemos
e) A história trata especialmente da:
( )
esperteza. ( )
maldade ( )
gula. (
) ignorância
4) Invente dois nomes próprios, um para a raposa
e outro para a cegonha.Use letra maiúscula, não esqueça.
5)Dê o plural das palavras
Raposa
cegonha
jantar
Sopa
prato
líquido
Deliciosa
bico
comprido
Jarro
focinho
gargalo
Engraçado
moeda
convite
6) Dê o diminutivo das palavras.
Raposa
cegonha
amiga
Prato
sopa
jarro
Moeda
calça
sapato
Porta
blusa
folha
Referências:
http://profprocop.blogspot.com.br