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domingo, 31 de maio de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - LEITURA E ESCRITA 3º ano



SEQUÊNCIA DIDÁTICA

A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão.




TEMA: LEITURA E ESCRITA




OBJETIVO GERAL:

 Ampliar a competência comunicativa dos estudantes.
 Utilizar diferentes linguagens e diferentes tipologias textuais.
  Inter atuar com dados, argumentos, fatos e informações contidos em diferentes   textos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas e gravuras.
 Expressar-se oralmente com clareza e objetividade.
 Identificar aspectos sonoros da língua.
 Ler, e reconhecer, textos variados e diferentes gêneros.
 Produzir textos de vários gêneros, obedecendo às estruturas e os mecanismos de articulação da língua.
 Reescrever textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letra.

CONTEÚDO

 Atividades reflexivas de produção textual .
 Reescrita e autocorreção de texto.
 Estrutura e articulação do texto – segmentação das palavras no texto, letra maiúscula e  minúscula, pontuação, paragrafação, margem e separação de palavras.
Produção de diversos gêneros textuais.

Pontos de contato: Ciências, Geografia, Matemática e Arte.


Tempo de duração: 10 aulas


Conversando sobre...

A escolha de bons textos é uma prática que deve estar presente no planejamento, pois facilitará o ensino da leitura e a exploração de conteúdos. Cada texto deve contemplar características básicas, como intencionalidade (estar carregado de significação) e interlocução (possuir linguagem adequada ao leitor interlocutor, ou seja, propiciar entendimento).


Momentos de leitura devem ser contemplados diariamente.


1ª ,  2ª AULA

Leitura da poesia Confusão no Jardim, realizada pela professora, com a visualização do texto escrito em um cartaz.

Confusão no Jardim
Uma estrelinha
Caiu no meu jardim,
Lá no meio do capim
Se caiu do céu agora,
Terá sido pouca cola?
Quem será que mora
Neste pedacinho de aurora?
O sapo gordo
Parou o seu coaxado
E foi pulando
Para ver o seu achado.
O gato preto
De susto ficou duro,
Saiu correndo,
Saltando pelo muro.
Dona Barata
Aprontou um sururu,
Saiu gritando:
- É fogo, é fogo no bambu!
O grilo manco
Calou o seu trilado,
E foi saltando,
Assim meio de lado.
Uma estrelinha
Caiu lá no canteiro,
Piscando o tempo inteiro.
Vejam como é brilhante
Este corpo celeste!
Se caiu do manto da noite,
Despregou-se da sua veste?
O caramujo
Do sono despertou,
Pensando alegre:
- O dia já raiou!
O vaga-lume
Acendendo a lanterna:
- Meu Deus do céu,
Que será essa baderna?
A mariposa
Achou muita graça:
- Ó minha gente,
Estrela com fumaça?
Mas a formiga
Desfez a confusão:
- É só a brasa
Do charuto do João!

Vamos conhecer um pouco sobre o autor da poesia?


Ferruccio Verdolin Filho nasceu em Barão de Cocais, MG, em 1960. Reside em Belo Horizonte desde 1974. Desenvolve atividades como artista plástico, escritor e ator. Formado pela Escola de Belas Artes da UFMG, tem passagem por alguns dos salões de arte mais importantes do país. Estreou em literatura publicando poemas no Suplemento Literário do Estado de Minas, onde colaborou durante anos. Tem livros infantis e infanto-juvenis publicados por várias editoras. Como ator, trabalhou ao lado dos mais expressivos nomes das artes cênicas em Minas, realizando, ainda, trabalhos para vídeo para cinema.


Aproveite a apresentação do texto escrito para visualizar várias situações de leitura com a turma.

 
A leitura visa à busca de informações e à necessidade da leitura fluente para a compreensão do que foi lido, assim como ao ritmo e entonação adequadas ao gênero.

Conversando sobre a poesia

Distribua uma cópia do texto para cada estudante.

Leia o texto com ritmo, fluência e entonação e solicite que os estudantes o leiam juntos em voz alta.

Leia, apontando palavra por palavra, chamando a atenção da turma para: título, direção da escrita, espaçamento entre as palavras e a organização das ideias.

Leia novamente, questionando:
  • quais palavras não são conhecidas no texto? (usar dicionário)
  • Neste texto, há perguntas ou só há afirmações?
  • O texto informa alguma coisa?
  • Qual é a intenção deste texto? É divertido? É rimado?
  • Vocês já leram algum texto como este anteriormente? (do mesmo gênero)
Organize com a turma um caderno para registro coletivo de palavras novas e seus significados à medida que forem contextualizados.

Pergunte aos estudantes sobre o assunto tratado.

Proponha a representação individual por meio de desenhos e exponha-os devidamente identificados.


Atividade em grupo

Organize a turma em grupos.
  • peça para os alunos localizarem no texto “Confusão no Jardim” as palavras que apresentam finais semelhantes (rimas).
  • circular no texto o nome dos animais.
  • fazer reescrita do texto.
Atividade integrada à disciplina de Arte

Organize com os alunos um jogral utilizando a poesia “Confusão no Jardim” e proponha uma dramatização com a imitação dos animais que aparecem no texto.

3ª,4º AULA

Ler para as crianças uma reportagem sobre animais retirada do site www.educacional.com.br -Notícias Comentadas.


Cientistas calculam que existam entre 10 e 100 milhões de espécies de seres vivos no planeta. Muitas espécies estão ameaçadas de extinção. A divulgação da nova lista de animais ameaçados de extinção, que cresceu de 219 espécies para 395, provocou vários questionamentos, como: quais são as causas do aumento do número de espécies ameaçadas? Por que algumas espécies desapareceram e, hoje, podem ser encontradas apenas em cativeiro?

Inúmeras são as causas do aumento do número de espécies animais ameaçadas de extinção. A redução dos habitats é uma das principais. Outros fatores que comprometem a sobrevivência de espécies são o tráfico de animais silvestres e a caça e a pesca predatórias.


O tráfico internacional de animais é planejado e mantido por milionários, que pagam altas quantias como suborno para conseguirem espécies raras. Quanto mais rara é a espécie, maior é o valor dela.

Já o tráfico interno é desenvolvido por pessoas que capturam animais silvestres e os vendem para caminhoneiros e motoristas de ônibus, que os levam até possíveis compradores. Quando a fiscalização encontra esses animais, muitos já estão mortos, dopados, maltratados e com fome, sede e frio. De dez animais capturados, somente um sobrevive aos maus-tratos.

Quando uma espécie é extinta, um sistema inteiro fica comprometido, porque há um ciclo de vida de que muitas espécies se beneficiam. Se, por exemplo, um pássaro é extinto, podem desaparecer espécies de plantas que necessitavam dele para o transporte de pólen ou de sementes. A ararinha-azul não pode mais ser vista livre, somente em cativeiro. Até quando veremos esse desrespeito com as espécies silvestres? Até quando a lista de animais ameaçados de extinção vai crescer?


Entre os 395 animais ameaçados de extinção, estão o pato-mergulhão, a jacutinga, o sabiá castanho, o cervo-do-pantanal, o lobo-guará, a jaguatirica e a ariranha. Felizmente, já saíram da lista espécies como o jacaré-de-papo-amarelo e o gavião-real. Isso pode ser um sinal de que podemos salvar muitas espécies da extinção. A prevenção e o controle de queimadas — e uma intensa fiscalização para evitar o contrabando de animais, aliados à educação ambiental, podem ser o primeiro passo para a recuperação da espécie.
Cervo do pantanal, ararinha azul e jacaré do papo amarelo.


Conversando sobre o texto

Explique questões como:
  • Extinção
  • Habitat
  • Cativeiro
Discuta as principais causas apontadas pela reportagem para o aumento no número de espécies ameaçadas de extinção. O debate pode também contemplar:
  • a ação de caçadores;
  • as consequências do desaparecimento de espécies.
Elaborar uma lista com os estudantes, a partir do texto, relacionando:
  • Animais em extinção;
  • Animais que só podem ser vistos em cativeiro;
  • Animais que já não correm risco de extinção.
Pedir que os estudantes escrevam a lista elaborada conjuntamente.

Reler a poesia Confusão no Jardim e listar os animais que aparecem nesse texto.

Estabelecer uma comparação entre os animais da poesia e os animais relacionados na reportagem:
Os animais que aparecem na poesia foram citados na reportagem? Será que esses animais correm risco de extinção?

Atividade  para casa
Dividir a turma em duplas. Cada dupla deverá escolher um animal citado no texto “Notícias Comentadas” e realizar uma pesquisa sobre o animal escolhido.

Roda de conversa
Apresentar para a turma o resultado da pesquisa feita em casa.

Atividade de casa

Solicitar que os estudantes realizem uma pesquisa sobre os animais em extinção no Brasil.

Exemplos abaixo:

Onça pintada, cervo do Pantanal, arara azul, ariranha, barbado-guariba e onça parda.

5ª ,6ª AULA
Roda de conversa
Coloque os estudantes em círculo e socialize a pesquisa sobre animais em extinção feita em casa.

Peça para mostrarem o material pesquisado.

Faça colagem em um painel das pesquisas e das fotos que trouxeram dos animais e afixe na parede da sala.

Com o cartaz do texto “Confusão no Jardim”, faça uma leitura em voz alta com os alunos.

Questione:
  • Dos animais que foram pesquisados tem algum no texto?
  • Quais animais aparecem no texto?
  • Por que estes animais não estão em extinção?
Organize a turma em duplas e peça para que escrevam uma história sobre os animais do texto e sobre os animais em extinção.

Atividade individual
Leitura dos textos produzidos pelos alunos.

Professor:
  • Neste momento faça as interferências que forem necessárias sobre as sequências lógicas, paragrafação e a unidade estrutural.
Reescrita dos textos realizada pela dupla.

Ilustração do texto feita pela dupla.

Afixe em um painel os textos produzidos pelos alunos com os desenhos.


7ª ,8ª AULA

Retome as pesquisas realizadas no laboratório de informática e as pesquisas realizadas em casa:
  • Apresente um mapa do Brasil e peça aos alunos que mostrem os locais pesquisados e o que encontraram sobre os bichos deste habitat.
  • Ajude-os recortando cartolinas coloridas em pequenos quadradinhos para que afixem no mapa os nomes dos bichos e o local.
  • Após o trabalho, afixe este mapa no corredor da escola para que todos visualizem o trabalho sobre ”Os animais em extinção no Brasil”, e quais são os motivos da extinção e o que podemos fazer para salvá-los.
Roda de conversa

Organize os alunos em círculo e peça para que contem o que aprenderam com a pesquisa.

Registre todo o trabalho.

Trabalhando com música

Escreva em um painel as musica e cante com os estudantes:



ANIMAIS DE EXTIMAÇÃO
            ( Patati e Patata)

Animais, animais
De estimação..
São demais, são demais

Querem proteção..
Se você quer ter um trate com carinho..
E você nunca mais vai ficar sozinho(2x)

Pode ser
Cachorrinho
Gato ou
Passarinho
Papagaio ou
Tartaruga
São todos mansinhos
São pequenos
São grandões
Isso não importa
Eles dão muito amor
Abra a sua porta.



AS BALEIAS
Não é possível que você suporte a barra
De olhar nos olhos do que morre em suas mãos
E ver no mar se debater o sofrimento
E até sentir-se um vencedor neste momento
Não é possível que no fundo do seu peito
Seu coração não tenha lágrimas guardadas
Pra derramar sobre o vermelho derramado
No azul das águas que você deixou manchadas
Seus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão
O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à fúria louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão
Como é possível que você tenha coragem
De não deixar nascer a vida que se faz
Em outra vida que sem ter lugar seguro
Te pede a chance de existência no futuro
Mudar seu rumo e procurar seus sentimentos
Vai te fazer um verdadeiro vencedor
Ainda é tempo de ouvir a voz dos ventos
Numa canção que fala muito mais de amor
Seus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão
O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à fúria louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão.
Composição: Erasmo Carlos / Roberto Carlos ·



Dentro Da Arca De Noé (Aline Barros)
Vejam só o que aconteceu dentro da arca de Noé
Logo que o dia clareou, um tal chamado galo, então cantou
A bicharada toda acordou. era uma cana engraçada
O nosso tio Noé, sem, cão e jafé, ficaram sem saber o que fazer
O canguru pulava, o sapo sumia
A hiena se acabava em gargalhada
O porco roncava, a zebra corria
E o chipanzé pedia bis
E o elefante grandalhão, parecia não se incomodar
A girafa nem estava ali, ficava olhando do terceiro andar
Mas o papagaio falador, ficava imitando todo mundo
E o nosso tio Noé, sem, cão e jafé, corriam de um lado para o outro
E a vaquinha mugia, o ganso voava
A foca com o patinho no nariz
O gato miava, o cachorro latia
O urubu com pinta de feliz
O leão, rei dos animais, e seu amigo, tigre de bengala
Ficavam observando o beija-flor, ouvindo a gritaria das araras
A tartaruga junto com o tatu e o avestruz se ocultavam
E o nosso tio Noé, sem, cão e jafé, tentavam acalmar a bicharada
E a coruja piava, o urso dormia
O jacaré ficava a sorrir
A lontra saltava, o 1lobo comia
E a macacada só curtia.
 

Atividade em grupo
Divida os estudantes em grupos e peça que cada grupo escolha uma das musicas:
  • Pedir que o grupo escreva as palavras da musica  escolhida que rimam e a partir delas forme outras palavras , frases e parágrafos.
Atividade integrada à disciplina de Arte

Cada grupo irá montar dobradura do animal citado na musica escolhida.

9ª,10ª AULA

Leitura do livro A Borboleta e o Grilo.

Produção escrita
  • Organizar os estudantes em dupla e solicitar que façam o reconto da história “borboleta e o grilo”;
  • Selecionar dois textos de alunos, escrevê-los no quadro, e proceder a revisão coletiva;
  • Após a revisão do texto, entregar cópias para que os estudantes façam a ilustração.
  • Expor no mural os textos revisados e ilustrados, com os nomes dos autores.
Hora da brincadeira

Divida os alunos em grupos para dramatização. Cada grupo deverá escolher uma das propostas para apresentação:
  • História: A borboleta e o grilo
  • Poesia: Confusão no jardim
  • Musicas: Animais de estimação, As Baleias, Dentro da Arco de Noé.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação dos alunos nas atividades propostas.

RECURSOS
Cola
tesoura
lápis de cor
cartolina
Recursos Multimídia
pinceis
cardenos
dicionários
jornais
Atividades xerocadas



















ANEXOS

Borboleta E O Grilo
E quando nada mais te custe,
Volta à redoma de vidro.
Pequena borboleta, ou segue voando.

Teus olhos em tuas asas,
Antenas desarrumadas
Não vou mais, te prender.

Lentamente brisas e ventanias
Carregam a pequena
Mas a pobre já foi lagarta
E isso não mais importa.
Importa pra mim.

Fui tolo ao te olhar,
Olhos nas asas
Antenas desarrumadas.
Não vou mais, te prender.

Vai garota que o céu é de marfim
Vai cantando e não espera por mim

Agora sou pobre grilo,
Vivo, cego, que ama
A pequena borboleta
De antenas desarrumadas.

Vai garota qe o céu é de marfim
Vai cantando e não espera por mim, vai.


 


MACACO ZOMBADOR
Havia um macaco que adorava pregar peças nos outros bichos.
Se via um coelho, puxava-lhe as orelhas e, fugindo, gritava:
– Ó, orelhudo!
Se se encontrava com a girafa, mangava dela, chamando-a de “pescoçuda”. Gozava do jacaré que, para ele, era “bocudo”; da coruja, que era “zoiúda”; da raposa, que era “peluda”; do papagaio, que era “linguarudo”. Desrespeitava até o rei da floresta, o leão, chamando-o de “cabeludo”.
Os animais resolveram, um dia, dar-lhe uma lição. Convidaram o macaco para participar de uma reunião e o leão explicou:
Na floresta, somos todos diferentes e cada um é um. Esta é a nossa riqueza. Aqui ninguém é mais, ninguém é menos. Somos como Deus nos criou. Se não nos respeitamos, só resta a guerra e não haverá mais paz.
“Sabedoria da vida – histórias que ensinam”
Itamar Vian, Ed. Santuário, pág. 17.
INTERPRTETAÇÃO DO TEXTO
1) Leitura compartilhada do texto;
2) Conversa coletiva sobre o assunto da leitura;
3) Comparação do assunto da leitura com o bullying (essa floresta poderia ser nossa escola: como você sentiria provocando ou sendo provocado?);
4) Quadro de personagens do texto e como foram provocados:
Coelho = orelhudo
Girafa = pescoçuda
Jacaré = bocudo
Coruja = “zoiúda”
Raposa = peluda
Papagaio = linguarudo
Leão = cabeludo

Você gostaria de ser tratado como esses animais? Por que? Gostaria de ser o macaco? Por que?
5) Fala do leão: respeito como condição para a paz.
6) Em grupos (opcional) escrever sobre alguma violência (provocação, agressão ou ameaça) vista ou vivenciada – sem citar nomes, apenas situações.

O QUINTAL
(Paulo Roberto / Eduardo França / Carlinhos)

A palavra é uma arma
Quem comanda é o pensamento
Antes de dizer as coisas
Pense ao menos um momento
A agressão está com nada
Abaixo a insolência
Cultive a amizade
O amor é o mandamento

Quem quiser viver em paz
Veja o mundo como amigo
Quem planta o bem em sua estrada
Em seu quintal não falta o trigo

A palavra é uma arma
Quem comanda é o pensamento
Quando é mal empregada
Causa dor e sofrimento
A mentira está com nada
Abaixo aquele que mente
Ninguém nasceu perfeito
O importante é ser decente

CD “Canções para Orar 2”, Paulinas COMEP, 1996, faixa 11 (62332082)

 1) Leitura compartilhada;
2) Canto;
3) Conversa sobre a música;
4) Você sabe usar a palavra? Como você se sente quando alguém te ofende? E quando você ofende os outros?
5) Qual trecho da música chamou sua atenção? Por que?
6) Comente este trecho: “Ninguém nasceu perfeito
O importante é ser decente”

7) Você sabe viver em paz e ver o mundo como amigo? Explique.
8 – Conte uma situação vista ou vivenciada sobre um uso positivo da palavra.
9) Conte uma situação vista ou vivenciada sobre um uso negativo da palavra.
10)Pesquise no dicionário o significado da palavra BULLYING.