Páginas

domingo, 31 de maio de 2015

TIPOS DE TEXTO





1-      Textos enumerativos: servem para manipular dados. Ex. rotulação, menus, catálogos, listas, agenda, quadros e tabelas, dicionários, textos comerciais.
2-      Textos informativos: servem para informar. Ex. diários de aula, jornais, revistas, murais, notícias, críticas, convites, bilhetes.
3-      Textos literários: servem para proporcionar prazer. Ex. contos, narrações, história em quadrinhos, trava-línguas, adivinhações, poemas, canções, parlendas, fábulas, lendas.
4-      Textos expositivos: servem para estudar registro, folhas de controle,definições, relatórios e resenhas, itinerários, biografias, esquemas.
5-      Textos prescritivos: servem para fazer regulamentos, instruções, receitas, normas de convivência, atas de reunião.

GÊNEROS DE TEXTOS

   CONTOS DE FADA
   CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO
   CONTOS DE AVENTURA
   FÁBULA
   PROVÉRBIO
   LENDA
   MITO
   HISTÓRIA EM QUADRINHOS
   CRÔNICA
   PARLENDA
   ADIVINHA
   PIADA
   RECEITA
   LISTAS
   NOTÍCIA
   BILHETE
   CARTA
   ANÚNCIO
   PROPAGANDA
   QUADRINHAS
   BULA
   RESENHA
   POESIA
   BIOGRAFIA
   REGRAS DE INSTRUÇÃO
   TRAVA-LÍNGUA
   LITERATURA DE CORDEL
   LETRA DE MÚSICA

  GÊNERO TEXTUAL: AGENDA DE ENDEREÇO
      
ATIVIDADES DE ENSINO:                                                                                                                                                     

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE

- Reconhecer o gênero Agenda;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos Lingüísticos;
- Entender a importância da Agenda no dia a dia;
- pedir aos alunos que levem Agendas de casa (quem puder), para manuseio da turma.
 
- Explorar as diferenças entre ordem alfabética e outras formas gráficas (desenhos, números, símbolos, etc.)
- Escrever nomes de alunos que começam com a letra A - C -G, - Etc.


- Você seria capaz de diferenciar Agenda que você preencheu com as outras que você conheceu?
- Leitura do professor;
- Identificar nomes que começam com a mesma letra;
- Identificar os alunos que moram na mesma rua;
- Alunos que fazem aniversário num determinado mês;
- Ou procurar número de telefone e endereço de determinado aluno;
- Etc.
- Entregar um modelo em branco da folha acima para os alunos; cada aluno vai preencher seus dados e passar para os colegas completarem com os seus;
- Ou cada aluno dita seus dados para o professor que vai escrever no quadro e os alunos copiam na sua folha.
Escolher 3 nomes da Agenda e fazer frases destacando as características dos alunos;
- Fazer uma lista dos aniversariantes organizadas por mês.
- Etc.
Introduzir com uma pequena exposição de modelos de Agendas convidando os alunos
Para conhecê-las.
- Você sabe que material é esse?
- Quem sabe o que é uma Agenda?
- Para que ela serve?
- Quem já utilizou e por quê?
- Tem formatos diferentes? Quais?

- Etc.
ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
O nome do Paulo está entre as letras:
                   
                A e D

                  G e O

               M e R
                     
               R e S
                         
Qual é a ordem alfabética correta:
(utilize os nomes da turma)             
                     
             Lucia - Telma - Marcos - André

              Marcos - André - Lucia - Telma

             André - Lucia - Marcos - Telma

              André - Lucia - Telma - Marcos
Que tipo de texto é esse?
                   
                   
              Uma propaganda                                         

  Um catálogo                                                 
                    
                   Uma receita                                                
                     
                  Uma agenda                                              




GÊNERO TEXTUAL: BILHETE
1                                                                       2





 


 

 












    

ATIVIDADES DE ENSINO:                                                                                                     

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
TRABALHAR
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
             TRABALHAR
LEITURA

TRABALHAR
PRODUÇÃO ESCRITA

TRABALHAR / CONSOLIDAR
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
INTRODUZIR
- Reconhecer o gênero Bilhete;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos Lingüísticos;
- Perceber em quais ocasiões e por que utilizamos o bilhete.
 - Trabalhar dificuldades ortográficas;
- Discutir a escrita das palavras do 2º bilhete (“tô”, “num ta”)
- Catalogar todos os erros encontrados nos bilhetes pelos alunos e organizar um jogo de Bingo;
- Uso do dicionário;

- Leitura feita pelo professor;
- Distribuir cópia dos bilhetes para a turma;
- Leitura individual e coletiva;
-Chamar a atenção para as características do bilhete como: Destinatário, emissor, assunto, assinatura, data, despedida, etc.
- Comparar os recursos Lingüísticos utilizados nos dois bilhetes;
- Determinar um assunto e construir bilhetes com a turma, inicialmente coletivo ditado pelos alunos para a professora escrever no quadro e posterior cópia pelos alunos mantendo a formatação;
- Em outro momento pedir aos alunos para responder um dos bilhetes usando não só o conteúdo, mas a forma especifica do bilhete.

- Você conhece um bilhete?
- Para que serve?
- Quais as situações que podemos usar escrever bilhete;
- Para quem escrevemos;
- Qual a intenção da pessoa que escreve um bilhete?
- No caso do 2º bilhete, você concorda com a atitude da Ana?
- Etc.


ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
Leia os textos:
Que tipo de textos são:
              
               Convite

               Parlenda

              Bilhete
                
               Anuncio
                  
Leia o bilhete 2
O texto foi escrito para:
              
             Avisar que está com saudades 

              Fazer um agradecimento

            Contar uma piada
                
             Apresentar uma notícia

Leia o bilhete 1
Qual a finalidade do bilhete
              
               Dar os parabéns 

               Dar um recado

            Convidar para uma festa
                
             Contar uma piada



GÊNERO TEXTUAL: CALENDÁRIO


ATIVIDADES DE ENSINO:                                                                                                         

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
- Reconhecer o gênero Calendário;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura, características gráficas e aspectos Lingüísticos;
 - Levar para sala vários tipos de calendários (parede, mesa, cartão, etc.) para manuseio dos alunos.
- Explorar as diferenças entre ordem alfabética, numérica e outras formas gráficas (desenhos, números, símbolos etc.)
- Abreviaturas;
- Etc.
- Distribuir cópia do calendário para a turma;
- Leitura feita pelo Professor;
- Leitura individual e coletiva;
- Identificar dias da semana;
- Identificar sábados, domingos, feriados e dias letivos;
- Aniversariantes do mês;
- Observar os números e qual a função deles no calendário;
-Identificar letras e números;
- Listar quais os dias que caem na segunda, terça, quarta, etc.
- Montar um calendário personalizado com a turma, destacando datas de aniversários e outras comemorações importantes do mês.



Introduzir com uma pequena exposição de modelos de calendários convidando os alunos
Para conhecê-las.
- O que é um calendário?
- Para que serve?
- Onde podemos encontrá-lo?
-Quais as formas mais comuns de calendário?
-Quem tem hábito de consultá-lo? Por quê?

ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
Que tipo de texto é esse?
           
              Notícia

              Receita  

              Jogos
                
              Calendário

Qual o objetivo do Calendário?         
                
             Marcar horário

             Marcar dia, mês e ano

             Informações sobre o tempo

             Informações sobre aniversário
Observe o calendário. Marque o primeiro dia da 3ª semana?
              
               16

                15

                 8


 
                22


 

GÊNERO TEXTUAL :   TIRINHAS



 
 
   








 
 










ATIVIDADES DE ENSINO:                                                                                                                                       

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
- Reconhecer o gênero Tirinha;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos Lingüísticos;
 - Levar revistinhas em quadrinhos para manuseio dos alunos.
- Explorar as diferenças entre a escrita e outras formas gráficas (desenhos, números, símbolos, etc.)


- Distribuição da cópia da tirinha para a turma;
- Leitura feita pelo Professor;
- Leitura individual e coletiva;
- Identificar efeitos de humor/ironia/inferência
Observar a escrita que segue uma carga narrativa com ordem cronológica das ações, falas e diálogos;
- Chamar a atenção para o tamanho e o formato da letra que neste caso tem relação direta com as falas dos personagens. - Observar as ilustrações e dizeres dos balões para perceber em elas auxilia a compreensão global do texto;

- Reestruturar as falas dos personagens levando em conta suas expressões faciais.
- Escrever um texto relatando a mentira contada pelo cascão;
- Determinar um assunto e construir uma tirinha com aos personagens preferidos pela turma.
- Listar e caracterizar os personagens;

- Você conhece os personagens que aparecem na tirinha? - O que você
sabe sobre eles?
- Quais são os personagens da tirinha?
- Quais as características de cada um;
- Qual a intenção do autor ao usar expressões variadas nos personagens.
- Você achou a tirinha engraçada? Por quê?
ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
Leia os textos:
Que tipo de textos são estes:
              
             Tirinhas

             Contos
           
             Receita


 
Propaganda
Leia a tirinha 1
A que o Pai do Cebolinha se referia ao dizer “isto aqui não é um Boeing”:         
             Ao Chico Bento
            
             A carroça

             A um avião
            
 A placa
Leia a tirinha 2
O que indica a expressão no rosto do Cascão:          

             Está sonhando

              Está contando um caso

              Está cantando
            
             Está pensando
            


GÊNERO TEXTUAL: POEMA\POESIA
1                                                                       2







BOLHAS

OLHA A BOLHA D’ÁGUA
NO GALHO!
OLHA O ORVALHO!
OLHA A BOLHA DE VINHO
NA ROLHA!
OLHA A BOLHA!
OLHA A BOLHA NA MÃO
QUE TRABALHA!
OLHA A BOLHA DE SABÃO
NA PONTA DA PALHA:
BRILHA, ESPELHA
E SE ESPALHA.
OLHA A BOLHA!
OLHA A BOLHA
QUE MOLHA
A MÃO DO MENINO:
A BOLHA DA CHUVA DA CALHA!


                                            MEIRELES, CECÍLIA. OU ISTO OU AQUILO. RIO DE JANEIRO:
                                            NOVA FRONTEIRA, 1991.
 

CAIXINHA DE MÚSICA


PIPA PINGA
PINTO PIA.
CHUVA CLARA
COMO O DIA
— DE CRISTAL.
PASSARINHOS
CAMPAINHAS
COLHERINHAS
DE METAL.
TAMBORILA
TAMBORILA
UMA GOTEIRA
NA LATA.
ESTÁ VISTO QUE É SÓ ISTO,
NÃO PRECISO DE MAIS NADA.



                       LISBOA, HENRIQUETA. O MENINO POETA. PORTO ALEGRE:
                       MERCADO ABERTO, 1984. P.6.
 




 
















ATIVIDADES DE ENSINO:                                                                                                     

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃOE VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
- Reconhecer o gênero poesia;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos Lingüísticos;

- Trabalhar dificuldades ortográficas como palavras com LH, NH, CH, etc.
- Jogos com palavras cruzadas;
- Memória auditiva (Ex:
- Ditado interativo (fazendo pausas diversas, nas quais convidamos os alunos a focalizar e discutir certas questões ortográficas previamente selecionadas ou levantadas durante a atividade).
- Identificar rimas e outras unidades fonológicas
- Leitura feita pelo professor;
- Distribuir cópia da poesia para a turma;
- Leitura individual e coletiva;
-Chamar a atenção para as características do poema/ poesia como: rimas, ilustrações, linguagem, etc.
- Identificar as várias formas da  poeta tratar a palavra bolhas;
- Chamar a atenção para a importância da sonoridade dos elementos – sonoros, sintáticos - semânticos e visuais que são fundamentais para a atribuição de sentido

- Ilustrar as poesias;
- Escolher um tema e construir um poema com a turma, inicialmente coletivo para a professora escrever no quadro e posterior cópia pelos alunos mantendo a formatação;
- Em outro momento pedir aos alunos para construir um poema com tema livre e posterior distribuição da cópia para os outros alunos.
- O que é um poema?
- Onde encontramos poemas?
- Como nos sentimos quando lemos ou escrevemos poemas;
-O que você acha que o poeta quis dizer?
- O que será o que ele estava pensando quando escreveu?

ATIVDADES DE AVALIAÇÃO:
Leia os poema 1  .
‘”A bolha na mão que trabalha” se refere a:
                   
              As marcas da mão do trabalhador
 

              A mão molhada do trabalhador
 

             A uma bolha de água
                     
             A bolha na calha

Leia o poema 2.
Porque o poema tem nome “Caixinha de música”
                   
                Pela sonoridade das palavras
 

                 Pelo barulho da goteira
 

               Pelo assovio do passarinho
                     
                Pelo barulho da campainha
                   
Qual a finalidade dos poemas;

                   
                 Dar uma informação
 

                  Dar um recado
 

                 Despertar sentimentos e emoções
                     
                 Vender um produto



OBS: É bom ressaltar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos apresenta diferença:
         Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugere emoções por meio de uma linguagem.   Poema: obra em verso em que há
O TEXTUAL: CARTAZ
1                                                                       2





 

 

 



















ATIVIDADES DE ENSINO:

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
- Reconhecer o Gênero cartaz;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos Lingüísticos;
- Perceber a importância desse Gênero e quais as estratégias ele oferece em diversas situações.
- Levar vários tipos de cartazes abordando diferentes temas para manuseio e discussão da turma.
 - Dominar as relações entre grafema e fonema como:
Palavras com SS-
 - Identificar tipos de letras, etc;
- Chamar a atenção para das diferentes formas gráficas de expressão como Números, desenho, diferentes tipos e tamanhos de letras , símbolos, etc.

- Leitura feita pelo professor;
- Distribuir cópia dos Cartazes para a turma;
- Leitura individual e coletiva;
-Chamar a atenção para as características do Cartaz como: imagens, linguagem verbal e não verbal antecipar o conteúdo do texto.

- Determinar um assunto e construir cartazes coletivos com a turma;
- Divulgação desses cartazes pela escola;

- Você conhece um Cartaz?
- Para que serve este tipo de texto?
- Quais as suas características?
- Onde podemos encontrar Cartazes?
- Etc.


ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
              
               Informar


 
                Divertir

                Conscientizar        

                Ilustrar       
O assunto do Cartaz 1 é:
              
               Dengue

                Febre Amarela

                 Mosquito   

                  Água  

Qual o tema do Cartaz 2 é:
              
               Futebol


 
                Vacinação

                 Recreação 

                  Passeata

 


 

GÊNERO TEXTUAL: PARLENDA



                                      1                                                                   2






_ALÔ, TATU TÁ AÍ?
_NÃO, TATU NÃO TÁ,
MAS A MULHER DO TATU TANDO
É A MESMA COISA DO TATU TÁ.
      


 


UM, DOIS,
FEIJÃO COM ARRO Z;
TRÊS, QUATRO ,
MACARRÃONO PRATO;
CINCO, SEIS,
BOLO INGLÊS;
SETE, OITO,
CAFÉ COM BISCOITO;
NOVE , DEZ,
COMER PASTÉIS.

 

 













ATIVIDADES DE ENSINO:

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE






ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
              
               Informar

                Divertir

                Conscientizar        

                Ilustrar       


O assunto do Cartaz 1 é:
              
               Dengue

                Febre Amarela

                 Mosquito   

                  Água  

Qual o tema do Cartaz 2 é:
              
               Futebol

                Vacinação

                 Recreação 

                  Passeata






GÊNERO TEXTUAL: TRAVA-LÍNGUA

                                       1                                                                  2






 

 

 















ATIVIDADES DE ENSINO:

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
Compreensão e valorização da cultura escrita
Apropriação do sistema de escrita
Leitura
Produção escrita
Desenvolvimento da oralidade





















ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
              
               Informar

                Divertir

                Conscientizar        

                Ilustrar       


O assunto do Cartaz 1 é:
              
               Dengue

                Febre Amarela

                 Mosquito   

                  Água  

Qual o tema do Cartaz 2 é:
              
               Futebol

                Vacinação

                 Recreação 

                  Passeata















GÊNERO TEXTUAL: CANTIGAS DE RODA








 



















ATIVIDADES DE ENSINO:

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE















ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
              
               Informar

                Divertir

                Conscientizar        

                Ilustrar       


O assunto do Cartaz 1 é:
              
               Dengue

                Febre Amarela

                 Mosquito   

                  Água  

Qual o tema do Cartaz 2 é:
              
               Futebol

                Vacinação

                 Recreação 

                  Passeata














                                                         O GALO QUE LOGROU A RAPOSA
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada,
murmurou consigo: “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!...e
em voz alta:
— Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto,
onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
— Muito bem! — exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldade e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vêm vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização.
Ao ouvir falar em cachorro, Dona Raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
— Infelizmente, amigo có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa,
sim? Até logo.
E raspou-se.
                                                                                                                 Autor: Monteiro Lobato.
Moral da História: “Contra esperteza, esperteza e meia”.

 
GÊNERO TEXTUAL: FÁBULA














ATIVIDADES DE ENSINO:

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
- Reconhecer o gênero Fábula;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos Lingüísticos;
-

- Escrever palavras;
- cruzadinhas com nomes de animais
- Escrever os sons de cada animal ex: a raposa, o galo,
- Auto ditado;
- escrita espontânea;


- Leitura feita pelo professor;
- Distribuir cópia da Fábula para a turma;
- Depois, solicite que leiam o texto, individual
e silenciosamente.
- Chamar a atenção dos alunos para as características dos personagens, o título, a forma como o texto está escrito, a frase que aparece no final do texto,a organização do texto em frases,em parágrafos, nome do autor;
- Fazer inferências, localizar informações implícitas e explicitas no texto;
.  Identificar as características
de uma fábula: animais personificados; base num fato exemplar; presença de
uma “moral” da história etc.
- Etc.
- fazer ilustração do texto
- Em dupla e com a ajuda do professor os alunos vão criar uma fábula que tenha a seguinte moral: “Quem ri por último, ri melhor”.
Antes de começar a escrever, devem decidir:
- Que animais serão personagens;
- Quais são as características desses animais;
- Onde se passará a história;
-Quando se passará a história;
- Qual será o enredo da história;
- Elaborar frases sobre os animais.

- Vocês conhecem uma fábula
- Quem é o autor dessa fábula? Você já leu dele? Qual?
Que animais aparecem na ilustração?
- Sabem o que significa matreiro. ?  -Por que o galo é matreiro? O que é
Confraternização?
 - Quem ia fazer parte
dela?
- Por que a
raposa quis pôr-se a fresco, raspou-se. Por quê?
- Etc.
ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
A quem se refere a moral da história: “Contra esperteza, esperteza e meia”.
           
               Ao Galo

                A Raposa

                Ao Lobo     

                Aos Cães    

O galo logrou a Raposa por que:
              
 
              Tinha respeito por ela

                Tinha medo dela


 
                 Tinha estima por ela                

                 Tinha despeito dela                 

  A Raposa queria que o Galo descesse da arvore para:
              
               Cumprimentá-lo

                Abraçá-lo

                 Comê-lo

                Convidá-lo para uma festa













                                  GÊNERO TEXTUAL: RECEITA
                                         1                                                                  2
Caixa de texto: RECEITA DE BOMBOM

     LEITE EM PÓ
    
.  CHOCOLATE EM PÓ

   LEITE CONDENSADO
MODO DE FAZER
FAÇA  UMA MASSA  COM OS INGREDIENTES, MISTURANDO COM AS MÃOS.
FAÇA BOLINHAS E PASSE-AS NO CHOCOLATE EM PÓ. 
LEVE À GELADEIRA PARA ENDURECER.


BRIGADEIRO
INGREDIENTES:

·         1 lata de leite condensado
·         1 colher de sopa de margarina sem sal
·         7 colheres de sopa de Nescau ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó
·         chocolate granulado para passar nas bolinhas

MODO DE PREPARO:

1-       Coloque em uma panela funda o leite condensado,
a margarina e o chocolate em pó
2-       Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com
 uma colher de pau
3 -Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela
4 -Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça bolinhas e envolva-as em chocolate granulado.
 
                                                                                        













ATIVIDADES DE ENSINO:

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
- Identificar o gênero receita, para serve, onde e por quem é utilizado;
 - Distinguir de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos Lingüísticos;












-leitura do professor, Individual e coletiva;
- Distribua cópia do texto para os alunos;
- Explorar as ilustrações do texto para ajudar na compreensão;
- Utilizar dados disponíveis no texto características específicas como sua diagramação, presença de quantidades, palavras conhecidas, imagens, para fazer antecipações e verificá-las.

- Reescreva a receita trocando as palavras: lata, colher, panela, fogo por desenho;
- Circule no texto os números.
- Pinte os espaços entre as palavras.
- Crie uma nova receita  seguindo os passos: titulo, ingredientes ,modo de preparar, rendimento.
- Fazer um cartaz com a reescrita da receita mudando algumas marcas de ingredientes.

-Questionar antes da leitura qual o portador do texto (jornal, revista, livro) para que serve.
Onde posso encontrar este tipo de texto.
Criar situações em que os alunos possam antecipar o seu conteúdo;
-Quais os ingredientes são necessários para se fazer esta receita;
ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
Qual a finalidade desse tipo de texto:
              
            Controlar o peso


 
            Preparar um alimento

            Comer um brigadeiro

             Contar um caso  

O texto foi dividido em partes:

              
             Titulo ingredientes, modo de preparo

            Modo de preparo, ingrediente, titulo

           Ingredientes, título, modo de preparo


 
            Titulo modo de preparo, ingrediente
“Ingredientes” se referem a:


 
               Como fazer a receita


 
      Tipos de alimentos


 
              Quantidades de alimentos

             Rendimento da receita                 
   











GÊNERO TEXTUAL: HISTORIAS EM QUADRINHO


 
 




















ATIVIDADES DE ENSINO:

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
- Reconhecer o gênero História em quadrinhos;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos Lingüísticos;
- Levar revistinhas para a sala para manuseio da turma.
 - trabalhar dificuldades ortográficas;
- Catalogar todos os erros encontrados nas histórias escritas pelos alunos agrupar por categorias e a partir disso preparar atividades especificas a cada categoria;


- Leitura feita pelo professor;
- Chamar a atenção dos alunos para a leitura das imagens e do texto verbal, quadro a quadro. É importante que eles percebam a correspondência entre imagem, seqüência de imagens e texto escrito.
- Chamar a atenção para o tamanho e o formato da letra que neste caso tem relação direta com as falas dos personagens. - Observar as ilustrações e dizeres dos balões para perceber em elas auxilia a compreensão global do texto;

- Levar uma história com os balõezinhos em branco para os alunos visualizarem as cenas e escrever as falas de acordo com as expressões e ilustrações dos personagens,
- Em outro momento pedir aos alunos para construírem historinhas livremente criando personagens e falas de acordo com um tema escolhido.
- Fazer listas de nomes dos personagens da história atribuindo características a eles.
- Por que a Magali não se virou quando
a Mônica disse: “Vou dar um susto na Magali!”?
- De que forma a Mônica pretendia assustar a amiga? Ela conseguiu?
- Qual foi a reação da Mônica ao perceber que conseguira o que pretendia:
assustar a Magali?
- No primeiro momento, qual foi a reação da Magali diante da brincadeira da Mônica?
- Por que a Magali muda de idéia e acaba agradecendo à amiga?
- Observe o desenho dos balões dos quadrinhos 1º, 3º e 5º. Há alguma
diferença entre eles?
- Etc.

ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
Porque a palavra “POU está em letra maiúscula”          
                     
                 Porque fez um barulhão


 
                 Porque fez um barulhinho


 
                Porque o nome de alguém


 
                Porque a Magali levou um susto
Qual a intenção da Monica em relação a Magali?            
                     
                 Dar um presente


 
                 Dar um susto


 
                 Cumprimentá-la


 
                 Abraçá-la
Porque a Monica não conseguiu assustar a Magali?            
                     
                 Porque ela gostou do susto


 
                 Porque ela gostou das frutas


 
                 Porque ela não gosta da Monica


 
                  Porque a Monica é divertida                      














GÊNERO TEXTUAL: CONVITE
 














ATIVIDADES DE ENSINO:

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE


















ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:

Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
              
               Informar

                Divertir

                Conscientizar        

                Ilustrar       


O assunto do Cartaz  é:
              
               Dengue

                Febre Amarela

                 Mosquito   

                  Água  

Qual o tema do Cartaz 2 é:
              
               Futebol

                Vacinação

                 Recreação 

                  Passeata
















1
 
2
 
GÊNERO TEXTUAL:

O ELEFANTE
O elefante é o maior mamífero terrestre do mundo. É também um dos que vivem mais tempo: de cem a cento e vinte anos.
Além do seu tamanho, outra característica que chama a atenção no elefante é a sua tromba. As pessoas costumam pensar que o elefante bebe água pela tromba, mas, isso não é verdade. Ela é o nariz do elefante e funciona como uma espécie de canudo. Ele puxa a água e esguincha-a dentro da boca para beber ou nas costas para se refrescar.
                                          Adaptado livro de Ciências 4º Ano
                                                    Marcos - Belo Horizonte Março/ 2007

 
                                                                         
A onça pintada
Também conhecida como jaguar ou jaguaretê, vive mais de 20 anos. Atinge
1,2 metros de comprimento e pesa até 200 quilos, sendo o maior carnívoro
das Américas. É um animal noturno, solitário e caçador de extrema agilidade.
Sua caça favorita são os veados, as capivaras e as antas. Existem muitas lendas
sobre a onça-pintada, contadas pelos índios e pantaneiros. Apesar de
feroz, a onça só mata para defender ou saciar a fome. Devido a sua pele, é
alvo dos caçadores profissionais. Isso e a deterioração das florestas estão
ameaçando a onça de extinção no Brasil.

      Selvagem e preservação. São Paulo:
                                              Abril Cultural, 2.000)
 
                                 ATIVIDADES DE ENSINO:

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE





ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO:
Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
              
               Informar

                Divertir

                Conscientizar        

                Ilustrar       


O assunto do Cartaz  é:
              
               Dengue

                Febre Amarela

                 Mosquito   

                  Água  

Qual o tema do Cartaz 2 é:
              
               Futebol

                Vacinação

                 Recreação 

                  Passeata













                                                  
GÊNERO TEXTUAL: PROPAGANDA
 
 
                                               1                                                             2


















ATIVIDADES DE ENSINO:                                                                                                         

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
- Reconhecer o gênero Propaganda;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos Lingüísticos;
- Entender porque as Empresas utilizam o recurso da Propaganda;
- Escolher palavras do texto;
- Trabalhar dificuldades ortográficas;
- Jogos de bingo
- Palavras cruzadas
- Distribuição cópia da propaganda para a turma;
- Leitura feita pelo Professor;
- Leitura individual e coletiva;
- Identificar todos os recursos utilizados pelo autor;
- Quais os objetivos e tipo de Público que se destina cada Propaganda,
Qual delas tem objetivo financeiro e qual tem objetivo social.
- Com a ajuda do professor construir duas propagandas,
- Criar um slogan, uma frase curta, que chame a atenção de quem  irá ler a propaganda. Use letras diferentes, coloridas, para chamar a
atenção do consumidor;
- Crie um logotipo, um símbolo, uma letra ou grupo de letras que
representam a empresa ;
- Escreva um pequeno texto, descrevendo o produto, usando palavras que dêem qualidade a ele, tentando convencer que ele é muito
bom.  
- Qual é o produto?
- Para que serve?
- Onde podemos encontrá-lo?
- Quem produz o produto? Qual é o nome da empresa?
- Qual o recurso que o autor utilizou e se está coerente com o produto que ele quer vender;
- Qual a intenção do autor ao relacionar a pele do bebê a um Pele Vermelha?
- Quem são os Peles vermelhas? Etc.
ATIVDADES DE AVALIAÇÃO:
Leia as Propagandas.
Qual é o tipo de público se destinam:
                   
               Aos consumidores


 
                  Aos patrocinadores

                Aos fabricantes
                     
                Aos concorrentes
                         
Qual o argumento mais forte usado no texto 1 para o fabricante vender o produto?                             
              O nome da pomada

               O preço da pomada

               A qualidade da pomada

                A foto do bebê
Qual é o objetivo da propaganda 2?
                   
                     Alertar e Informar

                     Divertir o público

                   Contar um fato              




                   Vender um produto




GÊNERO TEXTUAL: FICCIONAL


O Mistério do casarão

A rua estava deserta. Na noite fria e encoberta pela névoa, Tomás e seus irmãos caminhavam a passos largos. Apertavam  o passo sempre que se aproximavam do velho casarão.
Nesse momento, um grito cortou o silêncio da noite. Bia estancou... paralisada de medo. Curiosos, Tomás e Davi puxaram a irmã e se aproximaram do portão.
— Esse casarão é mal assombrado! — sussurrou Davi, tentando esconder ...
— Eu não acredito em assombração! — falou Tomás, o mais velho dos três.
Outro grito. A voz lamuriosa vinha, provavelmente, do porão.
— Quem será? Por que está gritando? O que vamos fazer? — disparou
Davi, bombardeando os irmãos com perguntas e mais perguntas, como se eles soubessem mais do que ele.
Ainda assustada e sem prestar atenção às perguntas do irmão, Bia disse:
— Acho melhor irmos pra casa. Mamãe deve estar preocupada com a nossa...
A menina não pôde completar, pois uma mão grande e peluda calou a e sorrateiramente levou-a para os fundos do casarão.
Tomás e o irmão estavam tão distraídos com os gritos, que não perceberam nada. (...)
 
 
















ATIVIDADES DE ENSINO:                                                                                                     

EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
- Reconhecer o gênero Propaganda;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos Lingüísticos;
;

- Leitura feita pelo Professor;
- Leitura individual e coletiva;
- Distribuição cópia do texto para a turma;

-  discutir com o aluno todas as
possibilidades de escrita, de organização e
encaminhamento do texto, que a organização,
a forma de apresentar os personagens,
o lugar etc. dependem muito da intenção do
autor do texto.
- Faça primeiro um rascunho, deixe as idéias fluírem naturalmente.
 Depois de pronto, leia o texto observando se as frases que você escreveu
estão claras, se apresentam uma seqüência, se não deixou de dar
nenhuma informação que seja importante para a compreensão da história.
- Quem são os personagens dessa história?
Como eles são?
Onde os personagens estão? Como é
esse lugar? Qual deles conhece bem o lugar?
Como você descobriu isso?
O que os três estão fazendo nesse lugar?
Por que eles pararam em frente ao casarão?
Para você, de quem é a voz que vem do
casarão? Por que Tomás e Davi se assustaram,
quando ouviram o terceiro grito?







ATIVDADES DE AVALIAÇÃO:
Leia as Propagandas.
Qual é o tipo de público se destinam:
                   
               Aos


 
                  Aos

                Aos fabricantes
                     
                Aos concorrentes
                         
Qual o argumento mais forte usado no texto 1 para o fabricante vender o produto?         
                     
             

              O preço da pomada

              A qualidade da pomada

                A foto do bebê
Qual é o objetivo da propaganda 2?
                   
                     Alertar e Informar

                     Divertir o público

                   Contar um fato              




                   Vender um produto



GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA
1                                                                          2






Macaco de espécie rara nasce no Rio
Fernanda Pontes
Especial para o Estado

RIO – O Zoológico do Rio apresentou ontem um filhote de macaco caiarara branco (Cebus albifrons), animal em extinção que havia quinze anos não era reproduzido em cativeiro. O macaquinho, que nasceu no dia 28, foi batizado de Severino. Ele pesa 170 gramas e foi levado para a creche do zôo, já que sua mãe, Xuxa, teve um parto difícil, ficou estressada e abandonou o filhote. Severino está sendo alimentado com mamadeiras de leite, vitaminas e sais minerais. Segundo avaliação dos veterinários, em 60 dias Severino deve voltar a conviver com a família. De acordo com os biólogos, a reprodução do caiarara branco em cativeiro é difícil porque
não se conhece bem essa espécie rara. O caiarara branco é natural dasflorestas tropicais da Colômbia, Bolívia, Peru e região amazônica do Brasil.

A12 — GERAL QUINTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 1998
                                                                                                                                                        O ESTADO DE S. PAULO
 


 

 














EIXO 1
EIXO 2
EIXO 3
EIXO 4
EIXO 5
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
LEITURA
PRODUÇÃO ESCRITA
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE





ATIVDADES DE AVALIAÇÃO:
Leia as Propagandas.
Qual é o tipo de público se destinam:
                   
               Aos


 
                  Aos

                Aos fabricantes
                     
                Aos concorrentes
                         
Qual o argumento mais forte usado no texto 1 para o fabricante vender o produto?         
                     
             

              O preço da pomada

              A qualidade da pomada

                A foto do bebê
Qual é o objetivo da propaganda 2?
                   
                     Alertar e Informar

                     Divertir o público

                   Contar um fato              




                   Vender um produto