Páginas

sábado, 1 de agosto de 2015

Trabalho com descritores - D1 – Localizar informações explicitas em um texto.



(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.

MAVIAEL MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993.
O bicho-pau se parece com:
(A) florzinha seca.
(B) folhinha verde.
(C) galinho seco.
(D) raminho de planta.
-----------------------------------------------------------------

(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
Bula de remédio
VITAMINA
COMPRIMIDOS
embalagens com 50 comprimidos
             

INFORMAÇÕES AO PACIENTE
O Produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses.
É conveniente que o médico seja avisado de qualquer efeito colateral.

INDICAÇÕES
No tratamento das anemias.

CONTRA-INDICAÇÕES
Não deve ser tomado durante a gravidez.
EFEITOS COLATERAIS
Pode causar vômito e tontura em pacientes sensíveis ao ácido fólico da fórmula.

POSOLOGIA
Adultos: um comprimido duas vezes ao dia. Crianças: um comprimido uma vez ao dia.

LABORATÓRIO INFARMA S.A.
Responsável - Dr. R. Dias Fonseca

CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Novo: análise, linguagem e pensamento. São Paulo:FTD, 1999.v.2.p.184.

No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:
(A) as situações contra-indicadas do remédio.
(B) as vitaminas que fazem falta ao homem.
(C) os elementos que formam o remédio.
(D) os produtos que causam anemias.

-----------------------------------------------------------------
Leia o texto abaixo.
Pipoca

• 2 xícaras de milho de pipoca
• 1 colher de manteiga ou óleo
• Sal a gosto
Coloque a manteiga ou óleo numa panela grande e leve ao fogo forte. Junte o milho e mexa sem parar.
Quando o milho começar a estourar tampe a panela e abaixe o fogo para não queimar.

OBS.: Se gostar de pipoca doce faça uma calda de açúcar em ponto de fio e jogue as pipocas que já devem estar prontas. Misture bem, esfrie e sirva.
REIS, Emanoel de Carvalho. Mesa do Pimpolho. Paraná: Pimpolho, s/d.(Coleção A Turminha do Pimpolho).

Esse texto é:

Leia o texto abaixo e responda à questão.

Caipora

É um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
Seus pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de pai ou Mãe-do-mato, Curupira e Caapora. Para os índios Guaranis, ele é o Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um porco do mato.
http://www.arteducação.pro.br

De acordo com esse texto, os pés voltados para trás da Caipora sevem para
A) atrair suas vítimas
B) despistar caçadores
C) montar um porco do mato
D) proteger as matas

-----------------------------------------------------------------
Leia o texto abaixo.
Matam ou engordam?

Tem uma coisa que os adultos dizem que eu tenho certeza de que aborrece as crianças: “Vá lavar as mãos antes de comer! Ela está cheia de micróbios. Não coma esse troço que caiu no chão! Lave logo o machucado, senão os micróbios tomam conta!” Daí a criança vai logo pensando: “Coisa chata essa de micróbio!” E eles
(A) um classificado
(B) uma receita
(C) um bilhete
(D) uma notícia.

-----------------------------------------------------------------
Leia o texto abaixo.
O URSO E AS ABELHAS

Um urso topou com uma árvore caída que servia de depósito de mel para um enxame de abelhas.
Começou a farejar o tronco quando uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos. Adivinhando o que ele queria, deu uma picada daquelas no urso e depois desapareceu no buraco do tronco.
O urso ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na esperança de destruir a colméia. A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás dele.
O urso fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num lago.

Fábulas de Esopo. Compilação de Russel Ash e Bernard Higton; tradução de Heloisa Jahn, São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1994. p. 24. * Adaptado: Reforma Ortográfica.

Como o urso conseguiu se salvar do enxame de abelhas?
A) Mergulhou de cabeça num lago.
B) Fugiu do enxame a toda velocidade.
C) Arranhou o tronco da árvore.
D) Topou com um tronco no caminho.

-----------------------------------------------------------------
Leia o texto abaixo.
SONHO REAL

— Mãe, eu quero ser rei, amado por todo mundo.
Com muita fama e muito dinheiro.
Quando não estiver reinando, apareço na tevê, nos jornais e nas revistas, dou entrevista, faço comercial, gravo disco e jogo na Seleção.
— Rei administra o seu povo e não fica só no oba-oba, meu filho.
E, depois, nem tem rei mais, quase dó presidentes ...
— Xi! Já vi que você ta boiando! ...
Não quero ser rei da pátria, não quero nada disso.
Quero ser um rei mais importante quero ser rei do futebol!!.
JOSÉ, Elias. Segredinhos de amor. São Paulo: Moderna, 1991, p. 18

Que tipo de rei quer ser o personagem do texto?
(A) O rei do disco.
(B) O rei da pátria.
(C) O rei do mundo.
(D) O rei do futebol.







Leia o texto abaixo.
Água: uma questão de sobrevivência

Ao mesmo tempo que precisamos evitar a poluição dos mananciais, devemos também economizar a água tratada. Deixar a torneira aberta, enquanto escovamos os dentes, nos coloca no rol dos responsáveis.
Atitudes de respeito e preservação do meio ambiente, em particular o uso racional da água, podem ser desenvolvidas a partir de atitudes em sala de aula. Monitorar o hidrômetro (medidor do consumo de água), calcular o consumo de água por pessoa e promover campanhas de redução de gasto são caminhos interessantes para atingirmos tais objetivos.
Revista Nova Escola – março/2007, pág. 17

Qual é o principal assunto desse texto?
A) A importância de atitudes em sala de aula.
B) A poluição do planeta Terra.
C) O monitoramento do hidrômetro.
D) O consumo racional da água.

-----------------------------------------------------------------
(SIMAVE). Leia o texto abaixo.
BARQUINHA CARREGADINHA
O alfabeto é o principal elemento dessa brincadeira, difundida em todo o país. Era muito popular e de uso generalizado tanto entre crianças como entre rapazes e moças.
Os participantes dispõem-se à vontade e um deles inicia a brincadeira citando uma palavra que comece pela letra A, que constitui o primeiro arremesso.
– Lá vai a barquinha carregadinha de... aneis! Assim dizendo, joga para outro a barquinha, que pode ser qualquer objeto: uma almofada, um papel  amassado, uma bola etc. Quem a recebe responde imediatamente, atirando-a na direção de outra pessoa, citando agora uma palavra que comece por B:
– Lá vai a barquinha carregadinha de... batatas!
Assim, sucessivamente, a barquinha vai sendo arremessada, sempre “carregadinha” de uma palavra que comece pela letra imediata, na ordem alfabética.
Quem erra paga prenda, e a cada erro o brinquedo recomeça.
Fonte: RODRIGUES, Ana Augusta. Barquinha Carregadinha. In: ______. Rodas, brincadeiras e costumes. Brasília, DF: Plurarte, 1984.

Para se brincar de “Barquinha carregadinha” é necessário
(A) uma batata para ser escondida.
(B) um anel para passar de mão em mão.
(C) um barco de papel para carregar os objetos.
(D) um objeto qualquer para ser arremessado pelos jogadores.

-----------------------------------------------------------------
(SAERO). Leia o texto abaixo.
Caros amigos da Vila Esperança,
Dou um prêmio para quem adivinhar onde estou! Não vale olhar o endereço do remetente! Acreditem ou não, estou em Coari, no Amazonas, terra do meu amigo Marcílio, o quitandeiro. [...]
O irmão do Marcílio quase caiu para trás quando me viu. Ele nunca poderia imaginar que eu era o carteiro que entregava todas as suas cartas ao irmão.
Depois de Coari, vou para Souza, na Paraíba, conhecer o tio do Zuca e as pegadas dos dinossauros; de lá, vou pra Blumenau, terra do Hanz... [...]
Um grande abraço do viajante de sempre, Pedro.
MOREIRA, J. R.; RODRI GUES, J. Brasília. O carregador de notícias. Ministério das Cidades, Denatran, 2008.

Em que lugar o autor estava, quando escreveu a carta?
A) No Amazonas.
B) Na Paraíba.
C) Em Blumenau.
D) Em Souza.

-----------------------------------------------------------------
(SAERO). Leia o texto abaixo.
Balões e dirigíveis
Em 1670, o padre italiano Francisco Lana idealizou o projeto de um “veleiro aéreo”, que não chegou a ser construído. Mas, em 5 de agosto de 1709, em Lisboa, o padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão realizava sua primeira tentativa de fazer voar um balão.
Após algumas experiências malogradas, ele conseguiu fazer seu aeróstato elevar-se no ar. (A palavra aeróstato vem do grego era = ar e statós = parado, suspenso: ou seja, “suspenso no ar”.)
Já em 1782, Joseph Montgolfier, um francês fabricante de papel, descansava diante da lareira de sua casa, vendo como subiam a fumaça e o ar quente. Ele teve um estalo na cabeça e fez um balão de papel de seda, levando sua abertura pouco acima das chamas.
Logo o balão se inflou de ar quente e... subiu até o teto.
Biblioteca do escoteiro-mirim, São Paulo: Nova Cultural, 1985, p. 40.

Segundo esse texto, Joseph Montgolfier fez um
A) aeróstato.
B) balão.
C) dirigível.
D) veleiro.

-----------------------------------------------------------------
(SADEAM). Leia o texto abaixo:

QUEM INVENTOU A BÚSSOLA?
Foram os chineses, há mais de mil anos. No começo, ela tinha o formato de uma colher e apontava sempre para o sul, por isso era chamada de a colher-que-aponta-o-sul. Hoje, esse instrumento possui uma agulha que aponta sempre para o norte.
Revista Recreio, Ed. Abril, ano 2. 7 jun. 2001.

De acordo com o texto, as primeiras bússolas apontavam sempre para o
A) sul.
B) leste.
C) norte.
D) oeste.

-----------------------------------------------------------------
(SEPR). Leia o texto abaixo:
Um cardápio variado
Os besouros estão em toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte inesgotável de alimentos. Veja só: O serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores.
O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura do algodão; o bicudo come a flor antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.
A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações.
Ela chega a comer cerca de 20 pulgões por dia.
Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as capas dos livros, causando o maior estrago.
Fonte: Adaptado de Globo Ciência: Ano 2, nº. 20.

O besouro que prejudica a agricultura é o:
A) Serra pau.
B) Bicudo.
C) Joaninha.
D) Rola-bosta.

(AvaliaBH). Leia o texto abaixo e responda.
Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para crianças e, em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos.
Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu!
Disponível em:

Ziraldo começou a ficar famoso, quando
 

A) começou a escrever para jornais e revistas.
B) lançou a revista da Turma do Pererê.
C) lançou o seu livro O Menino Maluquinho.
D) publicou o seu livro infantil FLICTS.

-----------------------------------------------------------------
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
Cateretê ou Catira
O Cateretê é uma dança conhecida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
A dança rural Cateretê é de origem indígena, com algumas características africanas. Em geral, é dançada apenas por homens organizados em duas fileiras, uma de frente para a outra. Atualmente, há grupos exclusivos de mulheres que dançam o Cateretê ou Catira. Seguindo as melodias cantadas pelos violeiros, os dançarinos dançam batendo palmas e sapateando.
Oficina do folclore. Rideel. Vol.5, p. 93.

O Cateretê é o nome de uma
A) dança de origem indígena.
B) melodia africana.
C) região brasileira.
D) reunião de homens.

-----------------------------------------------------------------
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
Sinopse do filme Xuxa e o Mistério de Feiurinha
O que acontece depois do “felizes para sempre”? Este outro lado dos contos de fadas virá ao mundo real quando uma princesa encantada desaparece misteriosamente.
Ao perceberem que Feiurinha sumiu, todas as princesas encantadas, como Rapunzel, Bela-Fera, Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela ficam preocupadas e com medo de que isso também possa acontecer com elas, especialmente porque nenhuma se lembra da história de Feiurinha!
Disposta a descobrir o paradeiro da princesinha, Cindy (como Cinderela é carinhosamente chamada) coloca todos para trabalhar, em busca de uma pista qualquer. Assim, ela acaba indo procurar ajuda nas mentes inventivas do mundo real onde encontra Pedro, um escritor com bloqueio criativo, e seus sobrinhos João e Maria.
Mas, apesar dos esforços deles, que criam uma rede na internet com crianças do mundo todo, ninguém sabe do paradeiro de Feiurinha. E agora, como eles farão para resgatar a princesa desaparecida se ninguém a conhece?
Disponível em:

Nesse texto, a princesa encantada que coloca todos para trabalhar é
A) Bela Adormecida.
B) Cinderela.
C) Feiurinha.
D) Rapunzel.

-----------------------------------------------------------------
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
Paixão Nacional
O futebol é sem dúvida alguma o esporte mais popular do planeta. Não há nenhum outro esporte que esteja tão divulgado e que seja praticado da mesma maneira ao redor do mundo. O futebol é praticado em todos os países, nos cinco continentes do globo.
No Brasil, os registros oficiais mostram que o futebol começou a ser praticado em 1894, no estado de São Paulo, trazido por Charles Miller, que, ao retornar da Inglaterra, onde fora estudar, trouxe as primeiras bolas, uniformes e chuteiras. Em poucos anos, nasceu entre o povo brasileiro a paixão pela bola e a difusão do futebol ocorreu de forma ampla.
Inicialmente, esse esporte só era praticado por pessoas de classes mais abastadas, mas a popularização rápida do futebol em várias regiões do país fez com que esse esporte começasse a ser praticado pelas camadas mais pobres da população. Assim, o futebol começou a ser jogado de forma aberta e espontânea em todas as localidades do Brasil.
Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2010.

O título desse texto “Paixão Nacional” está relacionado com
A) esportes.
B) futebol.
C) estudo.
D) viagens.

-----------------------------------------------------------------
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
O galo cantor
Era uma vez, um galo conhecido por sua arrogância. Costumava demonstrar força ao raiar do sol, quando cantava bem alto, de modo a superar, no timbre e no tempo, o canto dos companheiros. Erguia a crista, estufava o peito e permanecia assim por horas. As galinhas olhavam compreensivas, apesar de um tanto entediadas com a repetição diária do presunçoso rito.
Certo dia, chovia muito. O galo estufou o peito, ergueu a crista e cantou como sempre. Os outros galos se calaram.
Não demorou, e a garganta do arrogante cantor se inflamou gravemente. Ele encolheu, ficou muito gripado e, afinal, teve uma forte pneumonia que emudeceu suas cordas vocais. Não pôde mais cantar.
Um gambá, que sempre passava por ali, comentou:
— Era só voz o grande galo? Nada aprendeu nesse tempo de domínio?
As galinhas se calaram.
Moral da História: A arrogância é amiga da estupidez.
ANDRADE, Rachel Gazolla de. Fábulas nuas e cruas. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 11.

De acordo com esse texto, o galo ficou conhecido por sua
A) arrogância.
B) compreensão.
C) crista.
D) força.

-----------------------------------------------------------------
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
O Papagaio Especial
O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
– Queria um papagaio que fosse especial.
– Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele fala Inglês.
Se levantar a patinha esquerda, ele fala Francês.
– E se eu levantar as duas patinhas?
O papagaio respondeu:
– Aí eu caio!
Disponível em: . *Adaptado: Reforma Ortográfica.

O título dessa história é O Papagaio Especial, porque o papagaio
A) caía ao falar.
B) era bilíngue.
C) era engraçado.
D) levantava as patinhas.

-----------------------------------------------------------------
(SAERS). Leia o texto abaixo.
AMARELINHA
SALTITANDO
DE UM JEITINHO DELICADO
BALANÇANDO
A TRANCINHA
DE CABELO COR DE TRIGO
E SORRISO
ILUMINADO,
A MENINA COM CUIDADO
VAI PULANDO
AMARELINHA
OLHANDO O CHÃO
RABISCADO
PARA NÃO PISAR
NA LINHA
Hardy Guedes Alcoforado Filho. Linhas e Entrelinhas.Ed.Positivo.

De acordo com o texto, a menina está
A) colhendo trigo.
B) fazendo trancinha.
C) pulando amarelinha.
D) rabiscando o chão.

-----------------------------------------------------------------
(PROMOVER). Leia o texto abaixo.
Turma do bem
Tem gente que trabalha para preservar a natureza, os bichos e as plantas.
Nos zoológicos, pesquisadores estudam o comportamento dos animais e procuram criar condições para ajudá-los. Há cientistas que acompanham bichos viajantes, outros que protegem aves e ninhos e há também os que incentivam a criação de ambientes naturais protegidos para garantir a vida de espécies ameaçadas de extinção.
Existem ainda grupos de pessoas que fazem parte de organizações não-governamentais (ONGs), que não estão ligadas ao governo e não recebem dinheiro público, nem são empresas, pois não têm objetivo de conseguir lucro. Esses grupos agem em várias áreas, como a educação de crianças, o auxílio a pessoas doentes e a defesa da natureza.
Disponível em:
/natureza/conteudo_144607.shtml>.
De acordo com esse texto, as ONGs são
A) escolas.
B) grupos de cientistas do governo.
C) organizações não-governamentais.
D) zoológicos.

-----------------------------------------------------------------