Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

O Patinho feio - atividades



O PATINHO FEIO


            Era verão quando nasceu o Patinho Feio. Surgiu de dentro de um ovo tão grande que todos pensaram tratar-se de um ovo de peru que por acaso caíra num ninho de pata.
            _ Que pato mais feio! - ouvia ele quando sua mãe o levava pelo quintal. [...].
O Patinho Feio sentia-se tão infeliz e malquisto que resolveu fugir. Atravessou os campos e encontrou alguns patos selvagens. 
            _ Como você é feio! - disseram-lhe também.
            Mas aceitaram sua companhia, contanto que jamais se casasse com uma pata selvagem. [...] Decidiu partir novamente, aceitando um convite dos gansos que o chamavam para voar.
            _ Você é feio demais! - comentaram os gansos. - Você é tão feio que acabamos gostando do seu jeito.
Mas, antes que o Patinho Feio alçasse vôo, seus novos amigos foram mortos por caçadores e ele se viu só mais uma vez. [...]
Quando chegou a primavera, cansado e triste, o Patinho Feio avistou as aves mais lindas que já encontrara na vida. Eram cisnes que nadavam num rio. Aproximou-se e, pela primeira vez, olhou para as águas e viu seu reflexo. Descobriu que era um cisne como eles. Por um instante lembrou-se do tempo em que era maltratado e perseguido.  Depois, moveu as asas que brilhavam sob o sol e, também  pela primeira vez, sentiu-se feliz.

(Recontada por Marcelo Coelho. Vice-versa ao contrário. Companhia das Letrinhas, 1993.).

ATIVIDADES

1 – Qual é o título da história?___________________________________________________
2 – De que o texto fala?________________________________________________________
3 – Quando começa a história?__________________________________________________
___________________________________________________________________________
4 – Por que o patinho resolveu fugir?______________________________________________
5 – Quem ele encontrou primeiro?________________________________________________
6 – Quem o chamou para voar?__________________________________________________
7 – Quem eram as aves lindas que nadavam num rio?________________________________
8 – O que o patinho descobriu?__________________________________________________
9 – Como termina a história?____________________________________________________
10 – Quem recontou essa história?_______________________________________________

11–  Qual é o principal personagem da história?____________________________________
11 – Leia a primeira frase do texto.
12 – Leia a última frase do texto.

2 – Completar:

a) Essa história começa no __________________e termina na ________________________ .

b) Quando o patinho fugiu, primeiro ele encontrou os ________________________, depois os _______________________ e, por fim, os _________________________________________.

3 -  A quem se refere a palavra ele, na 3ª linha?_____________________________________

4 -  A - Se ao invés de infeliz e malquisto (4ª linha) o autor tivesse escrito triste e rejeitado o sentido da frase teria mudado?  Por quê?__________________________________________.

B – E se ao invés de maltratado e perseguido (penúltima linha) o autor tivesse escrito bem tratado e acolhido o sentido da frase teria mudado? Por quê? ___________________________________________________________________________.

C – Na 7ª linha o autor escreveu: “Mas aceitaram sua companhia, contanto que jamais se casasse com uma pata selvagem”. Se ele tivesse escrito: “Mas aceitaram sua companhia, desde que se casasse com uma pata selvagem”, o sentido da frase teria mudado? Por quê?
___________________________________________________________________________.


5) Qual a causa de o patinho feio sentir, pela primeira vez, que era feliz?

___________________________________________________________________________________.


II – Atividades para a construção do sistema alfabético

1 – a) Destacar algumas palavras do texto, colocando-as em fichas:

Pato
 
Convite
 
Primavera
 
Cisne
 
 
                             
                                                                                                                   

b) Fazer a leitura dessas palavras: pedir aos alunos que colem as fichas no cartaz, em cima das palavras escritas. Pedir, também, que circulem em seus textos, as palavras destacadas.

c) Discutir o significado de cada palavra destacada.

2 – Atividades para que os alunos consigam estabelecer a relação letra/som.

Trabalhar com as quatro palavras destacadas (tais palavras são formadas por três tipos de estrutura silábica – CV (consoante/vogal) como pa e CCV (consoante/ consoante /vogal) como pri e CVC (consoante/vogal/ consoante) como cis e com).

- Ler as palavras várias vezes.
cis
 
con
 
- Partir as palavras em sílabas.
- Formar novas palavras começadas com                       e     





ra
 

te
 

 
- Formar novas palavras terminadas por                       e     

Pa
 
- Ler as novas palavras formadas:
                                          No =  ____________________________
                                               ca = ____________________________
                                               trão = ___________________________
                                               monha = _________________________
- Propor atividades para que os alunos percebam outras palavras que rimam com as palavras destacadas: Ex: pato/gato; convite/bilhete; primavera/pantera; cisne/Line.
3 – Outras atividades que poderão ser realizadas:
r   m  e
i   v   a
a   r   p
 
o         v
n       e
I    c     t
 
o
             P
a         t
 
s         n
I            c
        e
 
a) Organize as letras e forme palavras que estejam no texto:





 

 
pato
 
b) Separa em sílabas e depois em letras.





























co
 
 










can
 
c) Copie do texto uma palavra que comece com a sílaba              _______________________ e
outra que comece com a sílaba                    ________________________________________.
feio
 
d) Quantas vezes a palavra                               está escrita no texto? ____________________.

e) Ordene as sílabas e descubra as palavras. Escolha palavras que rimam com elas.
TE
 
CON
 
MA
 
RA
 
PRI
 
VE
 
VI
 

                                                   _________________________   _____________________________
TO
 
PA
 

                                                            _________________________   _________________________

                                                   ______________________________   _________________________

f) Escolha a sílaba e complete a palavra:
LIZ
 
CIS
 
VE
 
NHO
 
MEI
 
TAL
 

           

            PATI ______                                               QUIN______
                                                          
            PRIMA ______RA                                      PRI______RA
                                                          
            ______NE                                                    FE______

g) Complete as palavras com a letra que está faltando:
NA___CEU                                                             PATIN___O
SU___GIU                                                               GA___SOS
FUGI___                                                                  SE___VAGENS .


 

 

 

 
h) Copie do texto palavras com:

 

 

 

 

 

 
2 Letras

 

 

 

 

 

 

 

 
3 Letras
4 Letras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
5 Letras                                                                                                                

 

 

 

 

 

 

 

 

 
8 Letras
9 Letras

4) Formação de novas palavras:
a)   
PA
 
Forme novas palavras com as sílabas destacadas:
CA
 
                    TO                     ________________________e  ________________________
NA
 
                    ÇADORES        ________________________e _________________________         
                    DAVAM            _________________________e _________________________

E
 
L
 
A
 
V
 
b) Junte as letras destacadas e forme novas palavras:
C
 
A
 
Ç
 
A
 
                V  A                  =   _____________________________
A
 
A
 
T
 
R
 
U
 
S
 
O
 
                               D   O   R   E   S    = ______________________________
                               V   E   S                            =  ________________________

c) Aproveite as sílabas da palavra PRIMAVERA e forme 3 palavras diferentes:
_______________________  ____________________________   ________________________