Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Sequência Didática: PATINHO FEIO



Sequência Didática: PATINHO FEIO  -  2° Ano do Ciclo da Alfabetização

I – Atividades de compreensão e valorização da cultura escrita, de desenvolvimento da fluência em língua oral e leitura e interpretação de textos.

Material:        Cartaz com o texto para ser colocado no quadro;
                        Textos xerocados para cada aluno;
                        Fichas com palavras retiradas do cartaz;
                        Fichas das silabas das palavras destacadas.

1º Passo: ativação dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do gênero textual que será trabalhado: conto de fadas.

2º Passo: atividades de língua oral. Perguntar aos alunos sobre o gênero conto de fadas: quem conhece algum, de quais contos eles se lembram, quem conta essas histórias para eles, se as histórias aconteceram de verdade, ou não. Durante o trabalho com o desenvolvimento da fluência em língua oral, cuidar para que os alunos falem um de cada vez, que aguardem sua vez de falar, que respeitem a opinião do colega.

3º Passo: Leitura em voz alta e exploração do texto.

A -  Apresentar o texto, deixando que os alunos o explorem, verificando a ilustração, o titulo, na tentativa de descobrir de que o texto falará (qual será o seu tema). Incentivar os alunos a lerem algumas partes do texto, ou mesmo palavras isoladas nele contidas. Verificar quem recontou essa história, de qual livro foi retirada, em que ano o livro foi escrito.

B -  O alfabetizador deverá ler o texto em voz alta (apontar as palavras com a régua) e pedir aos alfabetizandos que acompanhem a leitura individual e coletiva, mesmo que levem algum tempo para decifrar o código escrito, centrando sua preocupação na busca do significado.
C -  Propor várias perguntas orais, relativas ao texto, para que os alunos identifiquem parte do mesmo:

4º Passo: atividades escritas de leitura, para os alunos que já lêem textos.

III – Atividades de produção de texto
Após a leitura do texto “O patinho feio” e sua exploração, tanto oral, quanto escrita, pode-se sugerir que os alunos recontem outras histórias de fadas. A proposta será a montagem de uma coletânea, ou portfólio, onde os textos serão colecionados e lidos pelos outros alunos da escola.
O reconto poderá ser feito de três maneiras:  
1º ) Caso as crianças ainda não estejam escrevendo com desenvoltura, a professora lerá o conto de fadas para elas e será sua escriba; posteriormente, os alunos copiarão o reconto ditado por eles e escrito pela professora no quadro.
2º) A alfabetizadora lerá a mesma história para a classe e cada aluno fará o seu reconto.
3ª) Cada aluno lerá um conto de fadas diferente e, em seguida, fará o seu reconto.
Para a produção do texto, os alunos deverão saber:
- O que escrever? Um reconto. (gênero textual)
- Para quem? Para os colegas lerem. (interlocutores)
- Para quê? Para montarem uma coletânea de recontos para serem lidos pelos colegas. (propósitos/objetivos)