I - Formas de escolha
dos integrantes dos grupos:
A escolha dos integrantes dos grupos deve ser negociada com a classe. Para
fazê-la existem muitas formas, que vão desde o tradicional sorteio até formas
mais elaboradas, como os exemplos a seguir.
a)
Escolha por meio de versinhos:
Os alunos sentam-se em círculo e um “escolhedor” vai
dizendo o versinho indicando um a um. O escolhido é aquele que está sendo
indicado ao dizer a última sílaba do verso:
“Uma pulga na balança
deu um pulo e foi à França.
Os cavalos a correr.
As crianças a brincar.
Vamos ver que vai
pe... gar!”
“Panelinha de iô-iô
foi no mato e se afundou.
Testo, panela,
Bolou, fe...dou!”
"Fui
andando no caminho
encontrei uma coruja.
Eu pisei no rabo dela
me chamou de cara su...ja!”
“Lá em cima do piano
tem um copo de veneno.
Quem bebeu morreu!
O azar foi seu!”
b)
Escolha por jogos corporais:
Os alunos sentam-se em círculo. Um aluno
senta-se no meio e fica de olhos fechados. Alguém do círculo vai ao meio e põe
a mão na sua mão. O aluno que está de olhos fechados diz “sim” ou “não”,
escolhendo o parceiro.
Os dois saem do círculo e outros dois tomam o
seu lugar.
Confecção de materiais que serão
utilizados nos jogos e brincadeiras:
Os materiais para os jogos são feitos
coletivamente, envolvendo a classe com tarefas muito gostosas.
1–
Cartelas com letras e palavras
Material:
cartolina, tesoura e caneta hidrográfica.
Modo
de fazer: Recorte as cartelas na cartolina. Com a caneta, os alunos escrevem
uma vogal ou consoante (cartela de letras), uma sílaba (cartela de sílaba) ou
uma palavra (cartelas de palavras).
2–
Cubos de cartolina com letras e sílabas
Material: cartolina, tesoura, cola e caneta.
Modo
de fazer: Desenhe o cubo na cartolina. Os alunos escrevem as letras ou sílabas
em todas as faces do cubo. Recorte e monte o cubo colando as abas.
3
– Baú de guardados
Material:
um caixote de papelão resistente, papel colorido (crepom ou outro), tesoura e
cola.
Modo
de fazer: Enfeite o caixote de papelão com papel, para transformá-lo no “baú”.
Dentro dele serão guardados jornais, revistas, livros, etc.
4
– Varal
Material:
Cordão (barbante grosso, fio de náilon, corda de varal, etc) e prendedores.
Modo
de fazer: Arme o varal em um espaço da sala de aula, de preferência em um local
que não prejudique a circulação dos alunos.
5
– Dado e tabuleiro
Material:
Cartolina, tesoura, cola, canetas coloridas e revistas para recorte.
Modo de fazer: Desenhe o dado na cartolina.
Recorte nas linhas pontilhadas e monte o dado colando as abas. Desenhe o
tabuleiro em cartolina.
6
– Aquário e peixinhos
Material:
caixote de papelão, cartolina, papel crepom, tesoura, cola e canetas coloridas.
Modo
de fazer: Enfeite o caixote com papel crepom. Desenhe peixinhos na cartolina e
recorte-os. Com a caneta colorida, escreva em cada peixinho letras (vogais e
consoantes), palavras ou os nomes dos alunos.
7
– Mural para exposição de trabalhos
Os trabalhos produzidos pelos alunos merecem ser socializados. Além de
propiciar a troca de experiências, o mural mostra a valorização do trabalho e
incentiva o gosto pela produção.
8
– Explorando as regras da escrita
9
– Stop
Divida a classe em dois grupos. A partir de
um sinal (apito, música, palmas), um dos grupos forma palavras com as cartelas
de letras, enquanto o outro grupo observa e escreve as palavras formadas.
10
– Monte e desmonte
Divida a classe em grupos e distribua cartelas de sílabas. Cada grupo deve
montar palavras com as sílabas , depois, desmontá-las formando palavras.
11
– Troca-troca de letras e sílabas
Divida a classe em pequenos grupos e distribua os cubos de
letras.
Escreva um conjunto de sílabas na lousa.
Os grupos devem formar palavras organizando as sílabas da lousa com sílabas
formadas a partir dos cubos de letras. Sempre que necessário, os grupos podem
trocar os cubos entre si para formar novas palavras.
12
– Troca-letra
Divida os alunos em pequenos grupos. Escreva uma palavra na lousa. Numa folha
de papel, cada criança do grupo escreve a próxima palavra, mudando apenas uma
letra de cada vez. Por exemplo: são escritas na lousa as palavras CASO, GOTA,
MATO e, a partir delas, os grupos podem formar CASA/BOTA/GATO; CARA/BOLA/PATO/;
VARA/MOLA/PANO, etc.
13
– Forca
Divida a classe em pequenos grupos e desenhe a forca e o pontilhado da palavra
na lousa.
Peça para um grupo dizer uma letra. Caso a palavra não possua a letra
escolhida, passe a vez para o outro grupo. Quando um grupo acerta a letra, tem
o direito de fazer mais uma escolha (essa escolha deve se limitar a duas vezes,
para dar chance aos outros grupos).
A cada erro, uma parte do boneco é desenhada. Caso um grupo já suponha qual é a
palavra, antes de completá-la, poderá arriscar. Se errar a palavra, será
“enforcado” e sairá do jogo.
14–
Adivinhação de nomes
Este jogo é bastante importante para os primeiros agrupamentos, pois propicia o
contato entre os alunos que não se conhecem ou se conhecem pouco.
Providencie uma fita crepe e um lápis. Cada participante escreve seu nome em um
pedaço da fita e a esconde debaixo do tampo de sua carteira. Todos os alunos se
levantam e sentam em círculo no meio da sala. O professor diz um dos nomes dos
alunos e escolhe quem vai procurar. A cada nome correto encontrado, ele é
escrito na lousa, com participação da classe toda.
Assim, todos os alunos podem fixar os nomes dos colegas da classe.
Este jogo pode ser variado, mudando-se a natureza da palavra escrita na fita.
Pode-se por exemplo, escrever nomes de animais, de flores, de comidas, etc.
15
– Brincadeira do senta e levanta
Ao reconhecerem as letras do seu nome, os alunos devem sentar e levantar. Por
exemplo: “Levantem-se todos os alunos que tenham o nome começado com a letra
M... que tenham a letra R no final do nome... que tenham A no nome...”,etc.
16
– Jogo das carteiras
Ao sinal de uma música ou apito, cada criança procura sentar-se na carteira
onde o professor colocou seu nome.
17–
Pescaria
Coloque dento do aquário os peixinhos com o nome dos alunos. Cada criança deve
pescar um peixinho e, depois de identificá-lo entregá-lo ao dono do nome. Num
segundo momento, esta atividade poderá ser aproveitada com palavras mais
complexas e até mesmo com frases e períodos.
18
– Decifre o enigma
Divida a classe em dois grupos. Cada grupo deve confeccionar um “cartaz
enigmático” para o outro grupo decifrar. Por exemplo, no cartaz podem vir
desenhos e frases sobre um animal enigmático, que o outro grupo deve decifrar.
Quando o nome estiver decifrado, incentive os grupos a criarem histórias sobre
o enigma descoberto.
19
– Gincana com o baú de guardados
Divida a classe em
grupos. Cada grupo será identificado por uma fita, de
diferentes cores, amarrada no pulso.
Os alunos sentam-se em círculo e o Baú de Guardados é colocado no meio
da sala. De olhos vendados, um aluno retira um objeto do baú e tenta adivinhar
o que é, enquanto seu grupo lhe dá “dicas” sem dizer diretamente o que é. Cada
aluno pode fazer até três tentativas. Se o aluno acertar, o objeto é retirado
do baú e o grupo escreve o nome do objeto na lousa. O grupo que acertar o maior
número de objetos e a escrita dos seus nomes será vencedor da gincana.
20
– Jogos com dados, tabuleiro e marcadores (botões)
O tabuleiro e o dado são excelentes materiais, pois propiciam muitos jogos. Ao
desenhar o tabuleiro, você pode criar uma série de situações de escrita
formulando regras de ultrapassagem de obstáculos.
21
– Formação e transformação de frases
Divida a classe em
grupos. Distribua cartelas de palavras para cada grupo. Os
alunos devem organizar frases com as palavras das cartelas e copiá-las no
caderno. Quando todos terminarem de escrever, um grupo faz ditado das frases
para o outro, que vai, agora, copiar as frases mudando a entonação (afirmação
transforma-se em interrogação e vice-versa).
Referência
Bibliográfica
Batituci,
Graça e González, Conceição. A maneira Lúdica de Ensinar 1a
série. Editora Fapi. 2000.
Modelo
de trabalho diversificado para alfabetização. Secretaria da Educação
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. São Paulo, SE / CENP, 1984.
Marinho,
Luiza Fonseca e outros. Coleção Projeto Presente – Língua Portuguesa,
2000.
Pereira,
Rosimere de Souza. No mundo da alfabetização. Editora Fapi. 2001.
Valadares,
Solange e Araújo, Rogéria. Alfabetização Divertida. Editora Fapi. 2002.
Pereira,
Rosimere de Souza. No mundo da alfabetização – 7 anos. Editora Fapi.
2003.
Pinto,
Gerusa Rodrigues e Lima, Regina Célia Villaça. O dia-a-dia do professor
– 1a e 2a séries. Editora Fapi. Sd.
Radespiel,
Maria. Alfabetização sem segredo - Coleção Dó-Ré-Mi. Editora
Iemar.
Radespiel,
Maria. Alfabetização sem segredo - Coleção Trem da alegria. Editora
Iemar