ALUNO(A):
_____________________________________________________________________
DATA:
____ / ____ / ______
SE
CRIANÇA QUER ENSINAR,
SERAFINA
QUER APRENDER.
SE
CRIANÇA QUER APRENDER,
SERAFINA
QUER ENSINAR.
|
|
|
|
|
|
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM O TESTE
1º. Momento: Distribuir a quadrinha (texto) para cada aluno:
* Pedir para que leiam. Ir de carteira em carteira para ouvir a leitura e marcar discretamente no canto da folha:
LF – Lê com fluência, LSF – Lê sem fluência, LS - Lê silabando,
NL- Não lê
* Durante a leitura faça algumas perguntas referentes ao texto como:
Por que Serafina acha que é importante a
criança aprender?
O que você gostaria de aprender com
Serafina?
O que você gostaria de ensinar a
Serafina?
2º. Momento: Seguir os seguintes
comandos:
*Escreva palavras
que rima com
Serafina.
*Pintar de vermelho os espaços entre as palavras do texto;
*Circular a 1ª e a última palavra do texto;
*Contar quantas palavras tem na 1ª linha da quadrinha e escrever o numeral.
*Fazer um X na
silaba mediana da palavra ensinar;
*Grifar uma palavra com três sílabas;
3º momento:
Ditar as seguintes palavras: Serafina, coração, livro e mão.
4º. Momento: Ditar a seguinte frase:
Serafina registra suas atividades diárias.
5º.
Momento: Ler
o texto novamente para os alunos, chamando a atenção para as questões de
interpretação, compreensão e entonação. Aproveite o momento para trabalhar o
sentido das palavras.
*
Escreva estas palavras no quadro: Serafina,
coração, livro e mão, peça para os alunos colocarem em ordem alfabética (No
verso da folha)
6º. Momento: Ao
final do trabalho, faça considerações à professora a partir do trabalho
desenvolvido.
Quanto as atividades de escrita verificar: nível de desenvolvimento que a criança se encontra (silábico,
pré-silábico, alfabético...) frase: espaçamento, a direção formal da escrita, uso
correto das linhas, local adequado para iniciar a escrita na folha, a estrutura
da frase: ( letra maiúscula, parágrafo, pontuação).