Sequência Didática
Bilhete
Novembro
SEQUENCIA DIDÁTICA
– BILHETE
As cartas e bilhetes são gêneros textuais de uso frequente
que geralmente servem para comunicar informações, dar instruções, relembrar
atribuições, solicitar algo, relatar fatos pessoais etc. Por cumprirem uma
variedade de propósitos, podem, sem dúvida, fazer parte do cotidiano da sala de
aula.
A elaboração de um texto vai muito além do seu registro
por escrito – esse é um dos princípios que norteiam essa situação didática. Tal
fato deve ser levado em conta principalmente no início do processo de
alfabetização, quando ainda é muito complicado enfrentar, simultaneamente,
todos os desafios que a produção de um texto coloca: a definição do conteúdo, a
organização da linguagem, a escolha de quais letras e em que sequência, além, é
claro, do próprio ato de grafar, que, para o escritor iniciante, também é
complexo e cansativo. Por isso, a situação de produção oral com destino escrito
– na qual os alunos ditam o texto para o(a) professor(a) – oferece muitas
vantagens quando se trata de enfocar com os alunos as questões relativas à
linguagem que se escreve e às outras aprendizagens concernentes à produção de
um texto.
No caso da escrita de cartas ou bilhetes, para que ocorra
aprendizagem, é necessário garantir que os alunos:
· Tenham um
destinatário real e uma finalidade definida para a escrita da carta/bilhete;
· Conheçam bem o
conteúdo que deverá ser escrito.
É interessante que os alunos, antes de ditarem a carta ou
o bilhete para você, tenham tido a oportunidade de ouvir e discutir textos
desse gênero. Assim terá um modelo, uma referência que os ajudará na construção
do texto.
O que o aluno
poderá aprender com esta sequencia:
*Ampliar as habilidades de interpretação textual;
- Compreender a estrutura do bilhete.
- Leitura.
- Escrita.
1-ATIVIDADE de
leitura
OBJETIVOS
•Ler um texto procurando relacionar aquilo que está sendo
lido em voz alta com as palavras escritas.
•Conhecer a estrutura texto que faz parte do repertório
popular de nossa cultura.
•Escrever um bilhete em um contexto de comunicação real.
PLANEJAMENTO
A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas
carteiras.
Lousa e piloto.
Duração: cerca de 30 minutos.
ENCAMINHAMENTO
· Apresentar o
bilhete em um papel metro, lendo para a turma fazendo questionamentos: que tipo
de texto é este? O que é um bilhete? Quem de vocês já escreveu ou recebeu um?
Para quem você já escreveu?
· Então hoje iremos
analisar este bilhete que esta no papel metro para aprendermos mais sobre o
bilhete. Quem escreveu? Para que ele escreveu? Qual o assunto do bilhete? Como
se despediram?
· Circular no papel
metro as repostas dos alunos com cores diferentes-vermelho para quem mandou.
Verde para quem recebeu e amarelo o assunto principal do bilhete;
· Depois da discursão
e socialização pensar para quem no final da sequencia ira escrever o seu
bilhete;
2-ATIVIDADE:
PRODUÇÃO ORAL COM DESTINO ESCRITO
OBJETIVOS
· Diferenciar a
linguagem escrita da linguagem falada.
· Organizar,
oralmente, um texto em linguagem escrita.
· Participar da
produção coletiva de um texto de relevância social: um
bilhete com os dados dos colegas.
PLANEJAMENTO
A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas
carteiras.
Lousa e piloto.
Duração: cerca de 30 minutos.
Observação: essa
atividade os alunos devem responde o bilhete trabalhado na primeira aula.
ENCAMINHAMENTO
Antes de os alunos começarem o ditado para você,
explique-lhes a necessidade de escreverem o bilhete – para quem/.
Pergunte-lhes quais informações precisam constar desse
bilhete e anote-as num canto da lousa.
Solicite-lhes que pense qual seria o melhor jeito de
começar, e escreva tudo que eles falarem. Por exemplo, alguns podem começar
diretamente:
“O nosso horário é...” ou algo parecido. Você deve discutir
com eles e sugerir adequações, lembrando para quem e para que é o bilhete e
perguntando se não haveria uma forma mais completa de iniciá-lo.
Ao longo da produção, é importante que você releia o que
já foi escrito, aponte incoerências e repetições e sempre dê a eles a
oportunidade de opinar e sugerir.
É fundamental que você, ao modificar o texto, mostre e
explique exatamente o que está fazendo – isso lhes possibilita perceber como a
escrita se relaciona com a fala e, por outro lado, como a linguagem escrita é
diferente da linguagem falada etc.
Depois de terminado, copie num papel e providencie cópias
para que levem o bilhete para casa.
O QUE MAIS FAZER?
É importante que você aproveite todas as situações
possíveis para ler as comunicações que chegam à classe. Assim, ao escreverem
bilhetes e cartas, eles terão referências importantes de como fazer. Assunto
não falta: como cuidar dos livros que são levados para casa, o que não deve
faltar na mochila, informações sobre eventos e reuniões da escola, dicas de
programas de TV, passeios, entre outros. Quanto mais os alunos puderem
participar dessas situações de comunicação, melhor!
Com o tempo, eles mesmos poderão copiar os bilhetes da
lousa, ler sozinhos ou ler para os pais de forma cada vez mais autônoma.
3 atividade leitura
Objetivo: conhecer a estrutura de um bilhete
Passos:
· Organizar a turma
em duplas produtivas;
· Passar a consigna:
Josué precisa dar um recado a sua mãe e deixou um bilhete todo embaralhado
.Vamos ver se vocês conseguem ajudar Josué a organizar?
· Entregar o bilhete
em tiras para ser organizado( neste momento o professor deverar circular pelas
duplas para orientar e intervir;
· Socialização da
atividade;
4 atividade
–leitura
Objetivo: utilizar a estratégia de antecipação e verificação
considerando aquilo que já sabem sobre o sistema de escrita, para localizar
itens pedido;
Encaminhamentos:
· Distribuição do
texto individualmente/ou em duplas;
· Passar a seguinte
consigna: vocês irão ler este texto silenciosamente ou em dupla quantas vezes
for necessário para compreendê-lo, em seguida responderão as questões, voltando
ao texto sempre que for necessário;
· Socialização da
atividade;
5 atividade
–escrita /duplas
Objetivo:
· participar de uma
situação de escrita em duplas ,começando a conhecer alguns procedimentos
relacionados ao ato de escrever.
· Desenvolver alguns
comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever ;
Encaminhamentos:
· consigna :Hoje
vocês ira responder um bilhete que a chapeuzinho escreveu para o lobo.
· Montar as duplas
produtivas;
· Entregar o bilhete
para que faça a leitura compartilhada do bilhete;
· Fazer no quadro
junto com os alunos o planejamento do texto pensando para quem escrever e o
assunto a ser escrito. O planejamento deve estar no quadro para orientar as
duplas na escrita.
· Entregar uma folha
para as duplas para que as mesmas produzam o bilhete. (o professor deve
circular entre as duplas para fazer as intervenções necessárias;
· Socialização da
escrita.
6 atividade
–revisão coletiva
Objetivo:
· Aprender
procedimentos de revisão;
· Compreender a
importância da revisão no aprimoramento da linguagem utilizada, considerando
características do que esta sendo escrito e a melhor compreensão de todos que
lerão o texto;
Encaminhamentos:
· Relembrar a escrita
do bilhete da aula passada;
• Para que observem os problemas de linguagem, é
importante que você passe a limpo o texto, corrigindo os erros de ortografia,
pois de outra forma os alunos ficarão com a atenção direcionada para a escrita
incorreta das palavras. Esse texto pode ser transcrito num cartaz ou no quadro.
· Leia o texto e
explique aos alunos que deverão sugerir alterações para melhorar a linguagem,
para que todos os que lerem possam compreendê-lo e apreciá-lo. Diga também que
não há erros de ortografia, garantindo, desta forma, que se fixem somente nas
questões discursivas.
• Leia cada
parágrafo e deixe que sugiram alterações. Faça aquelas que forem pertinentes
(os problemas mais recorrentes são: repetição de elementos de ligação entre as
orações, repetição excessiva; omissão de partes que comprometem a compreensão
do bilhete; trechos confusos).
· Se você identificou
problemas que os alunos não apontaram, assinale-os e proponha que reflitam
sobre eles, buscando formas de resolvê-los.
· A pontuação,
considerada uma aliada na organização da escrita, é um recurso coesivo que
torna mais fácil a compreensão do texto para o leitor. É interessante que,
nesse momento de revisão, a atenção dos alunos seja direcionada ao uso dos
sinais de pontuação como recursos que orientarão os leitores na compreensão do
texto. Alguns erros comuns que devem ser apontados:
· Não usar letras
maiúsculas depois de ponto ou no início de uma frase.
· Omissão do ponto
final, interrogação ou exclamação.
· Faça assim até o final
do texto.
7 atividade
–escrita de um bilhete para o pai.
Objetivo:
• participar de uma situação de escrita de um bilhete para os pais
,começando a conhecer alguns procedimentos relacionados ao ato de escrever.
• Desenvolver
alguns comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever ;
Encaminhamentos
• consigna :Hoje vocês irão escreve um bilhete para os pais de vocês
.
• Fazer no quadro
junto com os alunos o planejamento do texto pensando para quem escrever e o
assunto a ser escrito. O planejamento deve estar no quadro para orientar as
duplas na escrita.
• Entregar uma
folha para as duplas para que as mesmas produzam o bilhete. (o professor deve
circular entre as duplas para fazer as intervenções necessárias;
• Socialização da
escrita.
8 atividade-revisar
o bilhete.
Obs: usar o mesmo
processo da aula de revisão da atividade-6
9 ATIVIDADE :
PASSAR A LIMPO E ILUSTRAR
Objetivo
•Considerar a importância da apresentação do texto: a
diagramação, a limpeza, o traçado e a legibilidade das letras, para favorecer a
comunicação com o leitor.
Encaminhamento
• Explique aos
alunos que deverão passar a limpo o texto revisado.
• Caminhe pela
classe orientando as parcerias (quem passará o texto a limpo, quem acompanhará,
indicando possíveis incorreções), esclarecendo dúvidas ou observando descuidos
com a qualidade dessa produção, que já é parte do produto final.
• Quando terminar,
oriente-a para reler todo o texto e depois a acompanhe em nova leitura. A
seguir, proponha que inicie as ilustrações do bilhete.