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terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

PROJETO BÁSICO PROETI




Projeto: Quem conta, reconta e se encanta.
Escola: E.E. Monsenhor Alfredo Dohr
Endereço: Rua Jose Maria Botelho 127
Telefone: XXXXXXXXXX
Público alvo: Alunos do 1º ao 6º ano do PROETI
Duração: De agosto a Dezembro de 2014;

Professora responsável:
Nome: Indiara Suliene
Telefone: XXXXXXXXXXXXXX


JUSTIFICATIVA:
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
 Essa arte do contar e recontar história amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens interiores. Narrar uma história será sempre um exercício de renovação da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginário e o desafio de, em todo tempo e em todas as circunstâncias, construir um final da maneira de cada leitor/ouvinte, atuando no desenvolvimento comunicativo devido à sua provocação de oralidade que leva a criança a dialogar com seus colegas ouvintes e a (re) contar a história para seus amigos que não estavam presentes naquele momento, conduzindo à autocrítica reflexiva, improvisação e melhora na forma de recontar e até criar seus textos. Com isso, também é desenvolvida a interação sociocultural da criança ao proporcionar essa relação entre crianças e a criação de laços sociais e formação de gosto pela literatura e artes. A criança recebe influência até em seu desenvolvimento físico-motor, devido à manipulação do corpo e da voz de que faz uso ao ouvir e recontar as histórias.
Em uma sociedade tecnicista como a sociedade atual, o ato de contar e ouvir histórias surge como uma possibilidade libertária de aprendizagem e como uma atividade de suma importância na construção do conhecimento e do desenvolvimento ético e significativo da criança enquanto ser humano, considerando que no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola pretende-se formar cidadãos com autonomia de atitude e pensamentos, respeitando suas características individuais e fornecendo-lhe oportunidades de desenvolver suas próprias capacidades, respeitando seu tempo e seus interesses, fornecendo para isso estímulos variados e adequados para seu estágio de desenvolvimento, bem como conteúdos que permitam a construção do conhecimento e a aquisição de informações, buscando, através desse projeto, trabalhar com diversos suportes textuais e com histórias de seu interesse, repletas de possibilidades pedagógicas.Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante do habito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto.

PROBLEMATIZAÇÃO:
De acordo com o diagnóstico realizado pelos professores, no 1º semestre do ano corrente, a maioria dos alunos das turmas do PROETI demonstraram dificuldades na leitura, interpretação e produção textual. Diagnóstico esse que possibilitou aos professores uma reflexão sobre o problema, levando-os à hipótese de que uma razão das dificuldades de leitura e produção escrita estaria na impossibilidade de acesso aos diversos gêneros textuais e da formação do hábito leitor.

OBJETIVOS
GERAL:
n  Conhecer diversas histórias,desenvolvendo estratégias e recursos necessários para reconta-las. Tornando possível a reescrita de várias histórias, aprimorando o conhecimento sobre a estrutura (diagrama) do texto, compreendendo seu enredo, identificando suportes e gêneros, sabendo, assim, comparar entre outros textos; possibilitando a sistematização e socialização dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto.


 ESPECÍFICOS:
q  Resgatar o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura;
q  Reconhecer o universo escrito e os portadores de escrita, manuseando-os e percebendo suas particularidades e funções;
q  Realizar reescritas e recontos por meio de produção textuais, de forma coerente, crítica e criativa;

AÇÕES METODOLÓGICAS:
Detonação do projeto:

q  Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas; através da contação de histórias selecionadas;

Ações definidas de acordo com o eixo de macro campo:

Arte:
q  Apresentação de obras para releitura, como Romero Britto, Portinari e Anita Malfati;
q  Arte com corpo;
q  Produção artística com uso de recicláveis e reaproveitáveis;
q  Utilização de modelagens, recortes, pinturas, desenhos, colagens e diferentes formas de fazer artístico para criar ou recontar histórias.
q  Elaboração de pequenos cenários e figurinos (com papéis/jornais) para que a criança faça extrapolação do texto lido.
q  Utilização de sucatas para construção de personagens e cenários para contar histórias

Cultura:
q  Produção de brinquedos com recicláveis;
q  Execução de brincadeiras antigas, de tradução oral e sociocultural;
q  Musicalização e produção de parlendas a partir das histórias;


Sustentabilidade e meio ambiente:
q  Práticas de reciclagem e reaproveitamento de lixo;
q  Produção artística com uso de recicláveis e reaproveitáveis;

Recreação:
q  Ludicidade em sala de aula através de jogos, brincadeiras e dinâmicas;
q  Dança com elementos da natureza
q  Expressão corporal;
q  Jogos e dramatizações das histórias;Brincadeiras cantadas;

Teatro:
q  Jogos teatrais
q  Criação de instrumentos
q  Contação de histórias coletiva
q  Maquiagem teatral;
q  Dramatizações;

Psicomotricidade:
q  Jogos relacionais
q  Atividades psicomotoras contextualizadas;

Formação Sociocultural:
q  Atividades de análise conceitual, procedimental e atitudinal diante dos contextos apresentados;
q  Atividades como júris simulados, dramatizações e pantominas.
q  Atividades que envolvam criticidade, valores, formação de hábitos e moral;

Alfabetização e letramento:
q  Apresentação, estudo, interpretação, leituras, escritas, reescritas de histórias;
q  Elaboração de textos, gêneros e suportes de textos coletivos e individuais;
q  Recontos de histórias por alunos;
q  Interpretações orais e escritas de histórias lidas;
q  Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas;
q  Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
q  Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
q  Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
q  Contação de histórias usando fantoches;
q  Escrita e reescrita de histórias com alternâncias de gêneros;
q  Complementação de histórias lacunadas;
q  Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos;
q  Ilustrações de histórias lidas;
q  Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar vivências, vontades, necessidades e sentimentos nas diferentes situações de interação com a linguagem escrita.
q  Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
q  Reconto de histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor.
q  Promoção de teatros, dramatizações.
q  Disposição de um acervo de livros em sala de aula, possibilitando à criança escolha de suas leituras e contato com livros.
q  Reconto de história através de objetos, utilizando-os como personagens.
q  Construção de textos coletivos, lista de palavras.
q  Extrapolação de história dos livros, buscando em seus entremeios, situações que a criança possa vivenciar. Ex: Chapeuzinho Vermelho – Confecção de doces (receitas).
q  Escrita do início, meio e final da história, tendo o professor como escriba.
q  Trabalho com poesias, parlendas, trava-línguas, folhetos, jornais, revistas, Lendas, contos de fadas, fábulas, piadinhas.
q  Convite a vir à escola Contadores de histórias ou uma Vovó de aluno.
q  Teatro de sombra.
q  Declamação de poesias
q  Quebra-poemas.
q  Entrevista com um escritor
q  Painel de poetas.
q  Produção de uma revista de história em quadrinhos
q  Criação de novos finais para a mesma história
q  Criação de uma nova história com mesmos personagens

Matemática:
q  Atividades e jogos matemáticos com material manipulativo, e atividades interligadas ao uso do corpo;
q  Produção de jogos matemáticos;
q  Organização de álbum de figurinhas com a ficha pessoal de cada personagem.
q  Elaboração de jogos com as crianças a partir da história – jogo da memória, trilha, dominó etc.

Cibercultura:
q  Apresentação na Rádio escola dos recontos produzidos;
q  Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
q  Escuta de histórias fonadas;

Música:
q  Paródia de histórias
q  Letras de músicas
q  Bibliografia de compositores famosos
q  Revistas de música
q  Rimas
q  Escolher uma música que combine com o texto lido.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Mês
Oficinas
Julho
Introdução do projeto
Oficina inicial: A festa no céu
Duração: 10 dias

Agosto
Oficina 1: fábrica de histórias
Tema:Confabulando
Duração 15 dias

Oficina2:
Tema: A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho,
Duração: 15 dias
Setembro

Oficina 3: Memórias de família
Tema: A colcha de retalhos
Duração: 15 dias

Oficina 4: Festa da primavera
Tema: A joaninha
Duração: 15 dias
Outubro

Oficina 5: Diversidade dos gêneros
Tema: O carteiro chegou
Duração: 10 dias

Oficina 6: BRINCANDO DE TEATRO
Tema: Bruxas
Duração: 10 dias
Novembro

Oficina 7:  Mundo dos animais
Tema: Viviana a rainha do pijama,
Duração: 15 dias

Oficina 8: Diversidades
Tema: que cor é a minha cor?/ Felpo Filva
Duração: 10 dias
Dezembro
Oficina 9: O Natal das crianças
Tema: Natal
Duração: 10 dias





CULMINÂNCIA:
q  Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
q  Realização do Dia D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com divulgação dos livretos produzidos.

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

A avaliação será de acordo com o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, por meio de observações,preenchimento de ficha individual e relatos escritos organizando portfólios, sendo delegadas as avaliações dos objetivos específicos ao professor abaixo indicado por meio de: 
  • Letramento e alfabetização: Professor regente/ professor específico de Língua Portuguesa;

  • Matemática: Professores regentes / professor específico de matemática;

  • Atividades psicomotoras e motoras / recreação: Professores de Educação física;

  • Arte, sustentabilidade e cibercultura: todos os envolvidos;


“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça que, entre um mistério e um segredo, põe ideias na cabeça.” (Maria Dinorah).