Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

trabalhando fabulas



LEITURA  DA FÁBULA  A CIGARRA   E AS FORMIGAS


Acompanhe a leitura que seu professor fará desta fábula.  Fique bem atento.


A CIGARRA  E AS FORMIGAS



 
Num belo dia de inverno, as formigas estavam tendo o maior trabalho  para secar suas reservas de trigo. Depois  de  uma  chuvarada, os  grãos  tinham ficado completamente molhados. De repente, apa- rece  uma cigarra:

Por favor, formiguinhas, me deem  um pouco de  trigo! Estou  com  uma  fome  danada, acho  que vou morrer.

As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra  os princípios delas, e perguntaram:

Mas por quê?  O que você fez durante o ve- rão?  Por acaso não se lembrou  de guardar  comida para  o inverno?

Para  falar a verdade, não  tive tempo   respondeu a cigarra.   Passei o verão cantando!

— Bom, se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançan- do? disseram as formigas,  e voltaram para  o trabalho  dando  risada.

Moral: Os preguiçosos colhem  o que merecem.

Do livro: Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas

ATIVIDADE 2B: LEITURA  DA FÁBULA  A RAPOSA   E O CORVO


Acompanhe  a leitura que seu  professor fará desta fábula.


A RAPOSA  E O CORVO



 
Um dia, um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando  passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia  na  cabeça, foi para  debaixo  da  árvore, olhou para  cima e disse:








rei dos  pássaros.

Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza  estonteante! Que cores  maravilhosas! Será  que ele  tem  uma  voz suave  para  combinar  com tanta bele- za! Se tiver, não dúvida de que deve ser  proclamado


Ouvindo aquilo o corvo ficou que  era  pura  vaidade. Para  mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro  “Cróóó!”. O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:

Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem.  O que não tem é inteligência!

Moral: cuidado com quem muito elogia.

Do livro: Fábulas de Esopo” Companhia das Letrinhas.

ATIVIDADE 2C: LEITURA  DA FÁBULA  O SAPO E  O BOI


Acompanhe  a leitura que seu  professor fará desta fábula.


O SAPO  E O BOI



 
Há muito, muito tempo existiu um boi imponente. Um dia, o boi estava dando seu passeio da tarde quan- do um pobre  sapo, todo  mal vestido,  olhou para  ele e ficou maravilhado. Cheio de inveja daquele boi que parecia o dono do mundo, o sapo  chamou  os amigos.

Olhem o tamanho do sujeito!  Até que ele é elegante, mas  grande  coisa;  se eu quisesse também era.

Dizendo isso, o sapo  começou a estufar a barri- ga e em pouco  tempo   estava com o dobro do seu tamanho normal.

estou grande  que nem ele?   perguntou aos  outros  sapos.

Não, ainda  está longe! responderam os amigos.

O sapo  se estufou mais  um pouco e repetiu  a pergunta.

Não disseram de novo os  outros  sapos –, e é melhor  você parar  com isso  porque  senão vai acabar se machucando.

Mas era  tanta vontade  do sapo  de imitar o boi que  ele continuou  se estu- fando, estufando, estufando até  estourar.

Moral: Seja sempre você mesmo.

Do livro: Fábulas de Esopo” Companhia das Letrinhas.

ATIVIDADE 3A A CIGARRA   E A FORMIGA


Seu professor lerá uma nova versão  da fábula A cigarra e as formigas”.  Fi- que atento às semelhanças e diferenças entre  as duas  versões.




A CIGARRA E A FORMIGAS


No inverno, as formigas estavam fazendo secar o grão molhado, quan- do uma  cigarra  faminta  lhes  pediu  algo para  comer.  As formigas  lhe dis- seram:

Por que, no verão, não reservaste também o teu alimento? A cigarra respondeu:
Não tinha tempo, pois cantava melodiosamente. E as formigas,  rindo, disseram:
Pois bem, se cantavas no verão, dança agora no inverno.

Moral: “Não se deve negligenciar nenhum  trabalho, para evitar tristeza e perigos.

“Esopo: bulas completas”. Tradução de Neide Smolka. São Paulo, Moderna, 1994





PARTE 1:  Comparando  duas versões  de  uma mesma bula


Seu professor leu duas  versões da fábula A cigarra e as formigas” para sua turma. Converse com seus colegas sobre  as principais diferenças entre  as duas histórias e, com a ajuda  de seu  professor, anote no quadro  ao lado.

Duas  formas  de iniciar a fábula:

versão
versão




Quando a cigarra lhes  pede  comida,  as formiguinhas  respondem:

versão
versão




E a cigarra responde:

versão
versão





ATIVIDADE 3A: RECONTANDO...  A CIGARRA   E AS FORMIGAS




PARTE 2


Acompanhe  novamente a leitura da fábula  A cigarra e as formigas”.  Fique atento, pois você e seus colegas farão um ditado dessa história  ao professor.

Com a ajuda do professor, faça uma lista com os principais acontecimentos da história.  Copie o que vocês  conversaram nestas linhas.



–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––




Depois  de  ouvir a fábula  e listar  os  acontecimentos mais  importantes, é hora  de   vocês  recontarem a história.  Procurem  fazer isso  escolhendo bem  as palavras, de modo que fique bem contada. Vocês não precisam usar as mesmas palavras do texto, mas  podem  utilizar algumas que parecerem interessantes.



ATIVIDADE 3B: PRODÃO ORAL  COM DESTINO  ESCRITO A CIGARRA   E AS FORMIGAS

Vocês vão ditar ao seu  professor a fábula A cigarra e as formigas”. Lembre-se  de que todos  devem  participar,  mas  cada  um deve esperar sua
vez para  complementar o texto.

Quando terminarem, seu professor lerá o que vocês ditaram, para que todos sugiram  as alterações que acharem necessárias.

ATIVIDADE 3C: REVISÃO  DA FÁBULA  A CIGARRA   E AS FORMIGAS


Na aula  passada, vocês  escreveram a  fábula  A  cigarra  e  as formigas”. Nesta  aula, vão reler o que ditaram  para o professor e fazer alterações para me- lhorar o texto.

Na revisão,  é interessante observar:

 Se faltam  partes importantes da história;

 Se muitas  palavras repetidas;

 Se   muitas  expressões ou palavras que  se usam  nas  conversas do dia-a-dia, mas  que não são  tão comuns nos  textos  escritos.

Além disso, vocês podem incluir ou alterar palavras para caracterizar melhor as personagens, para  enfatizar  alguma  passagem etc.



ATIVIDADE 4: ESCRITA DE LISTA  DE PERSONAGENS  DAS FÁBULAS  LIDAS


Nas linhas  abaixo, escreva com seu  colega  a lista  de personagens das  - bulas  que você ouviu até  agora.

Como vocês  estarão trabalhando em duplas, terão  que  conversar sobre  o nome  de qual personagem vão escrever primeiro e quais  as letras necessárias para  escrevê-lo.


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––