Matemática
Eixos
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Capacidades
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Conteúdos
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Habilidades
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Números
e operações – álgebra e funções
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3.4,
3.5 e 3.6
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Registro,
leitura e escrita numérica de quantidades até 1000
·
. Contar
até 100 ou mais de 2 em 2, de 3 em 3, de 5 em 5, de 10 em 10, de 25 em 25, de
50 em 50 e de 100 em 100.
·
.
Agrupamentos e desagrupamentos até 100
·
. Valor
posicional dos números (unidade, dezena, centena e milhar)
·
.
Composição e decomposição de números por parcelas, fatores, ordens e classes
·
.
Agrupamento na base 10
·
. Número
par e impar
·
. Números
ordinais: função, leitura e representação
·
.
Representação escrita por extenso dos numerais
·
. Séries
numéricas em ordem crescente e decrescente
·
- Adição e
subtração de dois ou mais algarismos sem recurso (empréstimo) e sem
reagrupamento.
·
- Adição e
subtração de dois ou mais algarismos com recurso (reserva) e com
reagrupamento.
·
- As
propriedades da adição e da subtração.
·
-
Resolução de situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes
significados da adição e subtração.
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H5,H6,
H7, H8, H9, H10, H15, H17 e H18.
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Espaço e forma
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1.1- 1.2
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· - Noção de direção de sentido: percursos.
· - Descrição de uma posição por meio do uso de expressões de
referência: à frente, à esquerda de, à direita de, atrás de, etc.
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Grandezas e medidas
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2.5, 2.6
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·
- Medidas
de tempo: segundos, minutos, horas, dia, semana, mês, bimestre, semestre,
ano, década.
·
-
Calendário.
·
Tempo:
horas
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Tratamento da informação
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4.1, 4.2
e 4.3
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·
Noções de registro de dados.
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Organização de dados.
·
- Registro de dados em tabelas simples.
·
Leitura e interpretação de dados em listas, tabelas, mapas,
gráficos.
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Data: _____/______/2015
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Rotina
diária: Cabeçalho e fatos relâmpagos.
2- Conte
e registre:
Quadrado: _____ lados ______vértices
Retângulo: _____ lados ______vértices
Triângulo: _____ lados ______vértices
Losango: _____ lados
______vértices
Trapézio: _____ lados ______vértices
Pentágono: _____ lados ______vértices
Hexágono: _____ lados ______vértices
Paralelogramo: _____ lados _____vértices
3- Faça
a soma dos lados das figuras quadriláteras . Resposta:
4+4+4+4+4=20
Quadrilátero
- (Quadri = quatro, látero = lado) Figura geométrica que possui 4 lados–
4-
Some
os lados das figuras que não tem quatro lados. R.: 3+5+6= 14
A
partir das formas planas podemos montar as formas bi ou tridimensionais, sendo
que sua base será sempre uma forma plana.
Arte geométrica
Vamos
montar as formas planas com material concreto, pode ser palitos, canudinhos,
cordão, fica a critério da professora. Faça a exposição dos trabalhos.
Data: _____/______/2015
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Rotina diária: Cabeçalho e fatos
relâmpagos.
Atividade na lousa
LINHAS
E CURVASLigando um ponto ao outro fazemos uma linha reta, com retas podemos fazer várias figuras geométricas como: retângulos, quadrados, triângulos, etc.
As linhas podem ser retas, curvas, onduladas ou mistas. Linhas simples são formadas por linhas retas e curvas. Linhas complexas são formadas por linhas onduladas, quebradas e mistas.
LINHAS RETAS
Quando usamos uma régua, representando um caminho que vai do ponto A até o ponto B.
LINHAS CURVAS
Considerando a figura abaixo, podemos dizer que representamos um caminho que vai do ponto A até o ponto B.
TIPOS DE CURVAS
*Curva aberta simples: É uma curva aberta onde as linhas não se
cruzam.
* Curva aberta não-simples: É uma curva aberta, porém as linhas
se cruzam.
*Curva fechada simples: É uma curva fechada onde as linhas não se
cruzam.
*Curva fechada não-simples: É uma curva fechada onde as linhas se
cruzam.
CURVAS
SIMPLES: as
que não têm cruzamentos.
CURVAS NÃO SIMPLES: as que têm cruzamentos.
AS CURVAS ABERTAS SIMPLES
Abertas sem cruzamentos
ABERTAS NÃO SIMPLES
Abertas com cruzamentos.
FECHADAS SIMPLES:
fechadas sem cruzamento
FECHADAS NÃO SIMPLES:
fechadas com cruzamentos.
CURVAS NÃO SIMPLES: as que têm cruzamentos.
AS CURVAS ABERTAS SIMPLES
Abertas sem cruzamentos
ABERTAS NÃO SIMPLES
Abertas com cruzamentos.
FECHADAS SIMPLES:
fechadas sem cruzamento
FECHADAS NÃO SIMPLES:
fechadas com cruzamentos.
Atividade
prática
Use lã ou cordão e
faça curvas abertas simples e não simples, fechadas simples e não simples.
Atividade na lousa:
1- Observe
a curva:
Podemos afirmar
que:
a)
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b) É
uma curva fechada simples
c) É
uma curva aberta simples
d) É
uma curva fechada simples
2-
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Curva
fechada simples curva aberta simples curva fechada não simples Curva aberta não
simples
Atividade xerografada:
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1- Curva
aberta simples
2- Curva
fechada simples
3- Curva
fechada não simples
4- Curva
aberta não simples
Data: _____/______/2015
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Rotina diária: Cabeçalho e fatos
relâmpagos.
Recorte pág. 117 – livro
Porta Aberta MATEMÁTICA
Observe o percurso
e responda:
1- Que
cor é o carro que está no cruzamento da Rua Cravo com a Rua Amor? Amarelo
2- O
carro azul está em qual cruzamento? Rua
Palma e rua da Felicidade
3- Trace
um percurso onde o carro vermelho passe pela rua Cravo, rua da Paz e chegue
próximo do carro azul na rua Palma.
4- Quantos
quarteirões podem ser visto inteiros nessa imagem? 8
5- Se
um quarteirão tem 4 ruas, quantas ruas terão:
2 quarteirões: 8 3 quarteirões: 12 4
quarteirões: 16 5 quarteirões: 20
6- Quantas
rua podem ser vistas nessa imagem? 8
7- Em
qual rua estão localizadas três casas? Rua
Rosa
8- Faça
uma curva fechada simples em torno do carro azul.
9- Faça
uma curva fechada não simples em torno do carro amarelo.
10- Faça
uma curva aberta simples em torno do carro vermelho.