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domingo, 9 de agosto de 2015

plano de aula - gênero POEMA


II. Dados de Identificação:
Instituição: E.E. Dona Tilosa
Professora:
Turma: 3° ano
Duração: 1 aula diária / 2 horas

Eixo 1: Compreensão e Valorização da Cultura Escrita     
·          Participar das interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo (a) professor (a);
·          Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta e da compreensão;
Eixo 2: Apropriação do Sistema de Escrita         
·         Dominar as relações entre grafemas e fonemas;
·         Reconhecer as unidades fonológicas como silabas, rimas, terminações de palavras etc.;
Eixo3: Leitura             
·          Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;
·          Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
Eixo 4: Produção Escrita
·          - Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
·          Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas;
Eixo 5: Desenvolvimento da Oralidade
·         Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.

Habilidades

Ø -Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação.
Ø -Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
Ø -Interpretar oralmente escrita os textos lidos.e de forma
Ø -Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
Ø -Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
Ø -Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
Ø -Utilizar corretamente as regras ortográficas.





Procedimentos metodológicos
Segunda feira
a)   Cabeçalho – a critério da professora
b)   Chamada
c)   Gênero da semana – Poemas
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
• Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
• Explanação sobre a diferença entre poema e poesia;
• Discussão sobre as características de um poema, comparando com outras
tipologias já conhecidas pelos alunos;
• Promoção de leitura de textos poéticos, discutindo a forma como são
apresentados: distribuição gráfica, diagramação, ressaltando que nem todos
possuem o mesmo número de estrofes ou versos, havendo textos sem separação
de estrofes etc.;
• Manutenção da roda de leitura como atividade permanente, incentivando aos
alunos a lerem poemas e exercitarem a arte de declamar;
d)  Antes da leitura
Explorar as hipóteses sobre o nome do texto: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS
Do que será que vai falar o texto?
Que gênero será?
Você já conhece esse texto?
e)  Durante a leitura
Leitura com entonação, explorando bem as rimas e a fluência;
Leitura do texto – leitura pela professora, pelos alunos com melhor fluência, pelas meninas, pelos meninos, por filas, pela classe toda;
 
 

f)     Após a Leitura

Interpretação Oral
Questões da primeira estrofe:
1) Qual a palavra que nos permite saber quem descobriu que palavra é que nem gente? menino
2) Qual a expressão que nos mostra como era o menino? bem pequenino
3) Qual a palavra que nos diz como ficou o menino ao descobrir que palavra é que nem gente? Contente
4) A palavra “umas” se refere a quem? Palavras
Questões da segunda estrofe:
1) Qual a palavra que nos permite sabe que o menino era bem pequeno? menininho
2) Qual a palavra que nos mostra que o menino se emociona e diz que carinho é filho do amor? gritou
Questões da terceira estrofe:
1) A palavra “algumas”, se refere a quem? palavras
2) Como ficou o menino ao descobrir que algumas palavras são brilho, luz? feliz
3) A palavra “outras”, se refere a que? palavras
Questões da quarta estrofe:
1) A palavra “descobriu”, refere-se a quem? menino
2) O que aconteceu com o menino? dormiu
3) A expressão “o cobriu” refere-se a quem? menino
4) O que você acha que aconteceu com o menino quando dormiu?
Explorando o gênero

POESIA E POEMA / VERSO E PROSA
É comum o uso das palavras poesia e poema como sinônimos, porém nem toda composição versificada contém poesia. Além disso, a poesia não precisa necessariamente do verso para se manifestar; podemos encontrá-la na prosa, e até mesmo em outras manifestações artísticas como a pintura, a música, a dança etc. Isso porque a poesia é transmitida para o leitor através da subjetividade implícita em uma forma de expressão.
As definições de Antônio Soares Amora para poesia e poema, verso e prosa são: Poesia é o estado emotivo e lírico do poeta, no momento da criação do poema; o estado lírico reviverá na alma do leitor se este lograr transformar o poema em poesia.
Poema é a fixação material da poesia; é a decantação formal do estado lírico. São as palavras, os versos e as estrofes que se dizem e que se escrevem e assim fixam e transmitem o estado lírico do poeta. É o encontro da poesia com o leitor.
Verso é, a grosso modo, cada uma das linhas fragmentadas, organizadas em estrofes, que compõem um poema.
CARACTERÍSTICAS DE UM POEMA
Rima – recurso que consiste em usar palavras que terminam de forma parecida, quase sempre no final dos versos;
Aliterações - recurso que consiste na repetição de sons de consoantes iguais ou semelhantes em várias palavras, dando um efeito de eco no texto;
Assonâncias - recurso que consiste na repetição de sons de vogais iguais ou semelhantes em várias palavras, dando um efeito de eco no texto;
Métrica – número de sílabas de cada linha ou verso e que obedece a algumas regras;
Acentuação Tônica - Intervalos entre sílabas fortes e fracas.
g)  Atividades na lousa

a.    Você concorda com o menino que algumas palavras são festa e alegria e outras são sempre tristezas? Por quê?

b.    Você descobriu alguma palavra nova hoje? Qual foi? 

c.    Marque um x na frase que está e acordo com o texto:
B.   ( ) o menino descobriu que palavras é que nem gente.
C.   ( ) o menino ficou triste quando descobriu as palavras.

·         Complete com palavras do texto:
                  i.    Doença e pobreza são sempre.......................................
                ii.    Palhaço e folia são........................................e........................

·         Escreva:
                  i.    Uma palavra alegre:....................................................................
                ii.    Uma palavra triste .......................................................................
               iii.    Uma palavra gostosa:.................................................................

·         Seu nome tem quantas letras? Quantas são vogais e quantas são consoantes.

·         Procure no texto:
                  i.    Três palavras iniciadas por consoantes _____________, _____________ ,_________
                ii.    Três palavras iniciadas por vogais: ______________,______________,____________

·        Escreva o nome do:
O título do texto: ______________________________
      Autores do texto: ______________________________
     Do gênero textual: _____________________________

·        Separe em duas colunas as palavras que iniciam por vogais e consoantes:
menino – gente – amor – luz – então – Jesus – emoção – alegria – natureza – outras
Pinte as palavras que rimam:
BELEZA
VERDADE
DORMIU
LUZ
QUERIDA
GRITOU
PANO
DESCOBRIU
CANÇÃO
MENININHO
TRISTEZA
ENTENDEM
AMOR
ALEGRIA
NATUREZA
MENINO
COBRIU
GENTE
EMOÇÃO
SAUDADE
SONO
COMPREENDEM
CONTENTE
JESUS
PEQUENINO
VIDA
CARINHO
FOLIA
POBREZA
SORRIU






Terça feira
Atividades Permanentes: Escrita da agenda (cabeçalho), Leitura deleite
Procedimentos metodológicos
Leitura com entonação, explorando bem as rimas e a fluência;
Leitura do texto – leitura pela professora, pelos alunos com melhor fluência, pelas meninas, pelos meninos, por filas, pela classe toda;

OU ISTO OU AQUILO
Ou se tem chuva e não se tem sol
Ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
Ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
Quem fica no chão não sobe nos ares!

É uma grande pena que não se possa
Estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
Ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
E vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
Se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
Qual é o melhor: se é isto ou aquilo.
Cecília Meireles,
Ou Isto Ou Aquilo, Editora Nova Fronteira, 1990

Entendendo o texto:
a)   O poema é constituído por _____ estrofes e cada estrofe
tem ____ versos.
b)   Quem é o autor do texto?
c)   Que gênero textual é esse?
d)   Pinte no texto as palavras que rimam.
e)   Qual é o titulo do texto?
f)    No trecho: “Se saio correndo ou fico tranquilo” refere-se: (  ) ao leitor (  ) ao autor  

1-      CAÇA – PALAVRAS:
CHUVA – SOL – ANEL – GRANDE – DOCE – LUVA – DINHEIRO BRINCO – CALÇA – ARES – CHÃO – ISTO – AQUILO – SOBE CORRENDO – ESTUDO
 
 



Retomando assunto
DIVISÃO SILÁBICA
AS PALAVRAS SÃO CLASSIFICADAS DE ACORDO COM O NUMERO DE SÍLABAS QUE AS COMPÕEM, VEJA:
CHAMA-SE MONOSSÍLABA: quando a palavra tem apenas uma sílaba.
EX: sol, ar, pé, mão
CHAMA - SE DISSÍLABA: quando a palavra tem duas sílabas.
EX: nuvem, lua, mala
CHAMA-SE TRISSÍLABA: quando a palavra tem três sílabas.
EX: mochila, caderno, borracha
CHAMA-SE POLISSÍLABA: quando a palavra tem quatro ou mais sílabas.
EX: pirulito, jabuticaba, paralelepípedo
Atividade na lousa
2) Separe e classifique as palavras quanto ao número de sílabas
CHUVA ______________SOL______________________ANEL____________________
GRANDE__________________DOCE_____________________LUVA____________________
DINHEIRO_________________BRINCO____________________CALÇA____________________
ARES_______________________CHÃO______________________ISTO___________________
AQUILO_____________________CORRENDO__________________SOBE__________________
ESTUDO____________________
Quarta feira

Atividades Permanentes: Escrita da agenda (cabeçalho), Leitura deleite

Procedimentos metodológicos

Leitura com entonação, explorando bem as rimas e a fluência;
Leitura do texto – leitura pela professora, pelos alunos com melhor fluência, pelas meninas, pelos meninos, por filas, pela classe toda;

Explorando o gênero:
Passarinho, passarinho

Passarinho, passarinho
Que vives no meu pomar,
Vem amanhã bem cedinho,
Vem amanhã me acordar!

Não te esqueças, passarinho,
De cantar com todo ardor,
Pra despertar o amiguinho
Que por ti tem muito amor.

Mas, escuta, passarinho,
Se eu não quiser acordar,
Bica, bica meu pezinho,
Pra poder me levantar.
(Oliveira Martins)

Entendendo o texto:
1-   Que gênero textual é esse?
2-   Qual é o titulo?
3-   Quem é o autor?
4-   No Trecho: “Pra poder me levantar” o termo destacado refere-se a quem?
5-   De acordo com o texto qual é o local onde vive o passarinho?
6-   Circule as rimas do texto
7-   Separe e classifique as palavras abaixo:

Passarinho
Amanhã
Pomar
Cedinho
Vem
Ardor
Amiguinho
Eu
Pezinho
Levantar