I. Data: 03/02 a 08/02/2015
|
|||||||||||||||
II. Dados de Identificação:
Instituição: E. E. Dona Tilosa
Professor (a): Indiara Suliene
Turma: 3° ano
|
|||||||||||||||
III. Tema:
Volta às aulas
|
|||||||||||||||
IV. Objetivos:
Conhecer os novos
colegas e professores;
Reconhecer a
escola como parte essencial de sua formação pessoal;
Compreender as
mudanças e demonstrar adaptabilidade às mesmas.
Possibilitar a
interação dos alunos com as diversas linguagens.
|
|||||||||||||||
V. Justificativa:
O inicio do ano
letivo é repleto de mudanças e transições, o que remete às crianças grande
receio e dúvidas, a acolhida é o processo para facilitar uma adaptação
favorável e em menor tempo. Como a semana inicial antecede o carnaval
aproveita-se a data para trabalhar o tema de forma criativa e lúdica.
|
|||||||||||||||
VI. Desenvolvimento do tema:
3° feira:
1.
-
Dar boas vindas/ recepção
2.
-
Apresentação do professor
3.
-
Apresentação dos alunos/ Quem sou eu?
4.
–
Dinâmica: As vogais
5.
Atividade:
O BURRICO E OS LIVROS
6.
Arte: Volta às aulas
7.
–
Despedida: Cartão de boas vindas. (9 horas)
As vogais - Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos
Em sala
de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e
inicie o processo de apresentação.
A =
braços abertos
E = braços cruzados à frente I = braço direito levantado O = braços a frente em forma oval U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Apresentação
dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o
grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e
logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos
com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O participante que
for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete
a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar
se o desempenho dos
participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos
participantes na hora de se apresentar.
O BURRICO E OS LIVROS
O pequeno burrico não gostava nem um
pouco de estudar.
Em vez de ir à escola, como seus
companheiros, divertia-se passeando pelo campo.
Um dia teve uma ideia:
__Aprender tudo o que está nos livros é
muito difícil. Se eu comesse todos eles, aprenderia uma porção de coisas e
não precisaria ir à escola...
E, sem pensar duas vezes, começou a
engolir todos os livros sem deixar uma página...
A partir daquele momento, o burrico
sentiu-se sábio e orgulhoso de todo o conhecimento que havia adquirido.
__ Quando chegar à escola, farei uma
apresentação de tudo que aprendi para meus colegas. Eles nem vão acreditar!
Na escola, os colegas esperaram com
atenção seus ensinamentos. Mas, quando o burrico abriu a boca, só conseguiu
soltar um enorme zurro!
Ao ouvi-lo, todos riram do orgulhoso
burrico e o expulsaram da classe.
Depois da vergonha que passou diante de
todos os seus colegas, o burrico compreendeu que, se quisesse aprender, teria
que fazer como seus amigos: estudar bastante. E depois desse dia, nunca mais
faltou à escola.
Tradução de Maria Luísa Lima Paz.
Fábulas favoritas.
São Paulo, Girassol Brasil,2004.
INTERPRETAÇÃO ORAL
1.
Qual é o título do texto?
2.
Que escreveu este texto?
3.
O que o burrico fazia em fez de ir à escola?
4.
O que ele resolveu fazer para aprender as coisas que estavam nos livros?
5.
O que saiu de sua boca na escola, quando todos esperavam os seus
ensinamentos?
6.
O que o burrico aprendeu depois da vergonha que passou?
04/02/2015
Quarta-feira
1.
- Acolhida – chamada –
oração.
2.
– Dinâmica para
interação/socialização. Quais são seus desejos para este ano? (lembrá-los que
seus desejos podem estar em suas mãos). (desenhar a mão e em cada dedo,
escrever um desejo ou árvore registrando em suas folhas.)
- Falando de boas maneiras, filas organizadas etc. - Recreio, como se comportar? - Dar importância à leitura diária desde o 1º dia de aula.
3.
- O acolhimento afetivo é
fundamental.
- Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los. - Dar importância a: brincadeiras, faz de conta, músicas, o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.
4.
Capinhas para colorir
5.
Combinados e regras
6.
Conversa sobre coisas que gosta e não gosta;
7.
Leitura deleite: “O dia em que o monstro foi
à escola”
8.
Analisando situações: A
professora irá explanar situações e as crianças deverão erguer o cartão com o
monstrinho referente à resposta.
9.
Atividade xerografadab
Reflexões
sobre 2014
- Higiene
– Merenda – Recreio
- Matemática ( estudo do calendário...)
explorar e pintar o calendário xerografado mês de fevereiro.
- Matemática Craque na adição apostila minhas 1ª atividades
_ Matemática : Corrida de centauros apostila
minhas 1ª atividades
_ Matemática: QUADRINHOS E
MAIS QUADRINHOS
05/02/2015
Quinta-feira
Dados de Identificação:
Instituição: E. E. Dona Tilosa
Turma: 3° ano
TEMA: Diagnóstico
inicial
CONTEÚDO: Língua portuguesa
OBJETIVOS:
1.
Identificar
capacidades consolidadas pela turma e seu percentual;
2.
Reconhecer
habilidades desenvolvidas pelos alunos;
3.
Perceber conteúdos a
serem retomados;
ATIVIDADES:
1.
Leitura deleite:
2.
Atividade na lousa
Problematizando:
Língua
Portuguesa
A abelhinha curiosa
Zumbina era a abelhinha mais curiosa da colméia. Gostava de voar para
bem longe. Tudo queria ver. Tudo ela queria tocar. Tinha vontade de conhecer
o mundo.
As outras abelhas queixavam-se à rainha:
__ Por que ela não vem trabalhar também?
__ Quem não trabalha não merece comer!
Até que um dia...
Começou a faltar comida na colméia. As abelhas operárias não
encontravam flores de onde tirar o néctar. Voltavam sem nada...
Alguém, então, falou:
__ E a nossa curiosa? Não descobre nada? É só comer, dormir e passear?
Como única resposta, Zumbina pôs-se a dançar. Pelos movimentos de sua
dança, toda colônia entendeu:
__ Eu sei de um lugar, onde há muitas e muitas flores. Fica logo ali.
As operárias saíram na direção indicada. Não foi fácil achar. Ao longo
do caminho, Zumbina havia deixado até mesmo a indicação do cheiro das flores
e do sabor do néctar. À noite foi uma festança na colméia! Todos elogiavam a
curiosidade de Zumbina.
1- Qual o título do texto?
2- Quem era Zumbina?
3- Qual a vontade de Zumbina?
4- O que as outras abelhas queixavam à rainha?
5- O que aconteceu um dia?
6- O que perguntaram à Zumbina?
7- O que Zumbina respondeu?
8- Na frase: “Por que ela não vem trabalhar também?” A quem se
refere a palavra marcada?
9- A palavra marcada na frase: “Fica logo ali.”indica:
( ) modo ( )tempo ( )lugar
10- Forme frases com:
a- Flores- abelha – voava:
b- Comida – gostosa – mamãe:
c- Flor – cheiro – gostoso:
d- Abelhinha – curiosa – longe:
11- Marque o certo:
a- Zumbina era uma abelhinha muito:
( )curiosa ( )bagunceira ( )barulhenta
b- As outras abelhas achavam que:
( )Zumbina era folgada. ( )que Zumbina estava certa.
( )quem não trabalha não merece
comer.
c- Depois que Zumbina encontrou o lugar cheio de flores, a colmeia passou
a:
( )xingar Zumbina por não fazer
nada.
( )elogia a curiosidade de
Zumbina.
( )achar Zumbina muito curiosa.
d- O assunto do texto é:
( )uma abelhinha que é muito
curiosa e encontra muitas flores quando começou a faltar comida na colmeia.
( )uma colmeia muito unida, que
trabalhava para conseguir comida.
( )o néctar das flores que
alimentava as abelhas.
12- Copie do texto:
Monossílabas:_____________________________________
Dissílabas:_______________________________________
Trissílabas:______________________________________
Polissílabas:_____________________________________
Encontro consonantal:_____________________________
Encontro vocálico:________________________________
Dígrafo:__________________________________________
Substantivo próprio:______________________________
Substantivo comum:________________________________
Acento agudo(´):__________________________________
Til (~):__________________________________________
Frase afirmativa: ___________________________________________
Frase negativa: _____________________________________________
Frase exclamativa: __________________________________________
Frase interrogativa:_________________________________________
13- Escreva em ordem alfabética:
Merece-abelhinha-onde-curiosa-festança:
Elogiavam-vontade-conhecer-Zumbina-deixado:
Indicação-curiosidade-fácil-resposta-passar:
Atividades xerografadas
Coisinhas sobre
mim
MINHA PRIMEIRA
SEMANA
|
'SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO. ' (PAULO FREIRE)
Páginas
▼