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domingo, 30 de novembro de 2014

Sequência didática Banner



Sequência didática
·         TEMA escolhido: Gênero textual Banner
·          Apresentação
·         Introdução
·         Eixos
·         Público Alvo: turmas de alfabetização
·         Número de aulas: 5
·         Desenvolvimento
      I.        Apresentaçãoda proposta.
    II.        Mapeamento dos conhecimentos prévios
Inicialmente apresentar alguns banners, discutir o que acham que é, para o que servem e como são.
Você já percebeu quão grande é a diversidade de textos com os quais travamos familiaridade no nosso dia a dia?

Em função disso, novamente estamos diante de um gênero textual bastante propagado pelos veículos de comunicação em massa, tais como jornais impressos, revistas e até pelos jornais divulgados no meio eletrônico. 
No que se refere aforma de escrita, esse se apresenta conciso, claro e objetivo. A presença de uma linguagem não verbal (imagens) atua como uma fonte atrativa. Outro aspecto de total relevância é que o emissor procura estabelecer um contato mais direto com o público-alvo, ao mencionar dados pessoais que possibilitem um contato maior, tais como número de telefone, endereço físico ou eletrônico ou qualquer outro. 
Propor que os alunos escrevam um texto inicial do gênero, mesmo que imperfeito, para saber quais os aspectos desse gênero o professor precisa trabalhar mais.
   III.        Apresentar o gênero escolhido, fazendo circular alguns de seus exemplares pela sala.
  IV.        Ampliar o repertório do aluno, trazendo mais textos do gênero para a sala.
   V.        Organizar e sistematizar o conhecimento sobre o gênero, com estudo detalhado de seus elementos, de sua situação de produção e da forma como esse gênero circula (num jornal ou num livro, por exemplo).
  VI.        Fazer uma produção escrita coletiva com a classe, tendo o professor como escriba, para que todos troquem conhecimentos e passem a dominar melhor o gênero estudado.
 VII.        Fazer uma produção escrita individual.
VIII.        Fazer a revisão e a reescrita da produção individual, melhorando-a.
  IX.        ATIVIDADE 1
o docente pode propor um passeio pela escola ou até mesmo pelos arredores da instituição para que os alunos observem alguns banners presentes nesse espaço. Ele deve instruir os estudantes a observarem o que esses têm em comum e listar os encontrados na escola ou próximo dela. Retornando para a sala de aula, as informações observadas devem ser socializadas. O professor pode orientar a conversa, pedindo que os alunos falem sobre quais os locais em que viram banners, onde eles estavam fixados e para que serviam. O objetivo dessa conversa é perceber qual a função social do banner (divulgar informações) e em que práticas sociais eles são utilizados.   
ATIVIDADE 2
O professor deve levar para a sala um banner. O ideal é que ele consiga um banner real, nas dimensões adequadas.
Modelo:
A partir de um banner como esse, o professor pode fazer perguntas tais como: o que está sendo divulgado por meio dele? Qual a relação entre imagem e texto? Que informações importantes um banner deve trazer? Como deve ser a estrutura de um banner? Qual tipo e tamanho de letra são utilizados? O banner pode ter muito texto? Por meio dessas perguntas, os alunos devem perceber que um banner deve chamar atenção de quem passa por ele, por isso o tamanho da letra das principais informações deve ser grande. Informações acessórias podem estar escritas em letra com um tamanho menor. Os alunos devem também perceber que um banner não tem muito texto já que o objetivo é dar uma informação de forma rápida e que o uso de imagens se dá para chamar a atenção de um possível leitor e auxiliar na transmissão da informação que se pretende passar.
Após essa análise, o professor, com a ajuda dos alunos, produzirá um quadro no qual estejam demarcadas as principais características referentes a esse gênero. Ao elaborar esse banner, o professor deve estar atento ao tamanho da letra e à quantidade de texto escrito, a fim de deixar claro para os alunos como esse gênero deve ser estruturado.  
ATIVIDADE 3
Depois que os alunos já tiverem compreendido a estrutura de um banner, eles estarão aptos a produzirem um texto pertencente a esse gênero. Esse trabalho pode ser realizado em grupo ou individualmente. Para tornar o trabalho significativo, os alunos podem produzir banners relacionados a conteúdos trabalhados em outras disciplinas. Eles podem, por exemplo, produzir banners sobre: plantas estudadas na disciplina de Ciências; sólidos ou figuras geométricas trabalhados na aula de Matemática; algum fato histórico estudado na disciplina História, livros e obras lidas na aula de Língua Portuguesa. Pode-se também divulgar algum evento que esteja acontecendo na escola (festa junina, feira de cultura etc.) ou na cidade que seja de interesse da turma.
O professor pode também pedir que cada grupo realize uma pesquisa sobre algum assunto de interesse coletivo e apresente para a sala o resultado dessa pesquisa por meio de um banner. Pode ser sugerido, por exemplo, que cada grupo pesquise sobre um determinado animal. Essa pesquisa pode ser realizada na biblioteca da escola. Podem ser definidas, coletivamente, as informações constantes no banner (nome de animal, local em que vive, hábitos alimentares, reprodução, etc.). Os grupos devem, então, produzir o banner para contar à turma as informações encontradas. O ideal é que ele seja ilustrado para que os alunos possam perceber a necessidade da relação entre imagem e texto. Os banners produzidos podem ser afixados na sala de aula ou pelos corredores da escola.