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TEMA
escolhido: Gênero textual Banner
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Apresentação
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Introdução
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Eixos
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Público Alvo: turmas de alfabetização
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Número
de aulas: 5
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Desenvolvimento
I.
Apresentaçãoda proposta.
II.
Mapeamento dos conhecimentos prévios
Inicialmente apresentar alguns banners, discutir o que
acham que é, para o que servem e como são.
Você já percebeu quão grande é a diversidade de textos
com os quais travamos familiaridade no nosso dia a dia?
Em função disso, novamente estamos diante de um gênero textual bastante propagado pelos veículos de comunicação em massa, tais como jornais impressos, revistas e até pelos jornais divulgados no meio eletrônico.
Em função disso, novamente estamos diante de um gênero textual bastante propagado pelos veículos de comunicação em massa, tais como jornais impressos, revistas e até pelos jornais divulgados no meio eletrônico.
No que se refere aforma de escrita, esse se
apresenta conciso, claro e objetivo. A presença de uma linguagem não
verbal (imagens) atua como uma fonte atrativa. Outro aspecto de total
relevância é que o emissor procura estabelecer um contato mais direto com o
público-alvo, ao mencionar dados pessoais que possibilitem um contato maior,
tais como número de telefone, endereço físico ou eletrônico ou qualquer
outro.
Propor que os alunos escrevam um texto inicial do gênero,
mesmo que imperfeito, para saber quais os aspectos desse gênero o professor
precisa trabalhar mais.
III.
Apresentar o gênero escolhido, fazendo
circular alguns de seus exemplares pela sala.
IV.
Ampliar o repertório do aluno, trazendo mais
textos do gênero para a sala.
V.
Organizar e sistematizar o conhecimento sobre
o gênero, com estudo detalhado de seus elementos, de sua situação de produção e
da forma como esse gênero circula (num jornal ou num livro, por exemplo).
VI.
Fazer uma produção escrita coletiva com a
classe, tendo o professor como escriba, para que todos troquem conhecimentos e
passem a dominar melhor o gênero estudado.
VII.
Fazer uma produção escrita individual.
VIII.
Fazer a revisão e a reescrita da produção
individual, melhorando-a.
IX.
ATIVIDADE
1
o
docente pode propor um passeio pela escola ou até mesmo pelos arredores da
instituição para que os alunos observem alguns banners presentes nesse espaço.
Ele deve instruir os estudantes a observarem o que esses têm em comum e listar
os encontrados na escola ou próximo dela. Retornando para a sala de aula, as
informações observadas devem ser socializadas. O professor pode orientar a conversa,
pedindo que os alunos falem sobre quais os locais em que viram banners, onde
eles estavam fixados e para que serviam. O objetivo dessa conversa é perceber
qual a função social do banner (divulgar informações) e em que práticas sociais
eles são utilizados.
ATIVIDADE
2
O
professor deve levar para a sala um banner. O ideal é que ele consiga um banner
real, nas dimensões adequadas.
Modelo:
A
partir de um banner como esse, o professor pode fazer perguntas tais como: o
que está sendo divulgado por meio dele? Qual a relação entre imagem e texto?
Que informações importantes um banner deve trazer? Como deve ser a estrutura de
um banner? Qual tipo e tamanho de letra são utilizados? O banner pode ter muito
texto? Por meio dessas perguntas, os alunos devem perceber que um banner deve
chamar atenção de quem passa por ele, por isso o tamanho da letra das
principais informações deve ser grande. Informações acessórias podem estar
escritas em letra com um tamanho menor. Os alunos devem também perceber que um banner
não tem muito texto já que o objetivo é dar uma informação de forma rápida e
que o uso de imagens se dá para chamar a atenção de um possível leitor e
auxiliar na transmissão da informação que se pretende passar.
Após
essa análise, o professor, com a ajuda dos alunos, produzirá um quadro no qual
estejam demarcadas as principais características referentes a esse gênero. Ao
elaborar esse banner, o professor deve estar atento ao tamanho da letra e à
quantidade de texto escrito, a fim de deixar claro para os alunos como esse
gênero deve ser estruturado.
ATIVIDADE
3
Depois
que os alunos já tiverem compreendido a estrutura de um banner, eles estarão
aptos a produzirem um texto pertencente a esse gênero. Esse trabalho pode ser
realizado em grupo ou individualmente. Para tornar o trabalho significativo, os
alunos podem produzir banners relacionados a conteúdos trabalhados em outras
disciplinas. Eles podem, por exemplo, produzir banners sobre: plantas estudadas
na disciplina de Ciências; sólidos ou figuras geométricas trabalhados na aula
de Matemática; algum fato histórico estudado na disciplina História, livros e
obras lidas na aula de Língua Portuguesa. Pode-se também divulgar algum evento
que esteja acontecendo na escola (festa junina, feira de cultura etc.) ou na
cidade que seja de interesse da turma.
O
professor pode também pedir que cada grupo realize uma pesquisa sobre algum
assunto de interesse coletivo e apresente para a sala o resultado dessa
pesquisa por meio de um banner. Pode ser sugerido, por exemplo, que cada grupo
pesquise sobre um determinado animal. Essa pesquisa pode ser realizada na
biblioteca da escola. Podem ser definidas, coletivamente, as informações
constantes no banner (nome de animal, local em que vive, hábitos alimentares,
reprodução, etc.). Os grupos devem, então, produzir o banner para contar à
turma as informações encontradas. O ideal é que ele seja ilustrado para que os
alunos possam perceber a necessidade da relação entre imagem e texto. Os banners
produzidos podem ser afixados na sala de aula ou pelos corredores da escola.