'SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO. ' (PAULO FREIRE)
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domingo, 21 de agosto de 2011
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
ETAPAS DO RECORTE: Educação Infantil
O primeiro contato da criança com o mundo se dá através de seu corpo.
Vitor da Fonseca (1988) comenta que a "PSICOMOTRICIDADE" é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
Vitor da Fonseca (1988) comenta que a "PSICOMOTRICIDADE" é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo.
Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcionalidade, da lateralidade e do ritmo”. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sóciomotoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.
A psicomotricidade educa “o movimento" ao mesmo tempo em que põe em jogo as
funções intelectivas” (Costallat, 1987, p. 1). Na escola, portanto, não podemos deixar de considerar a intrínseca e dialética relação entre ações motoras e ações de cognição.
Assim, percebe-se que torna-se indispensável, na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, um trabalho que leve em consideração estas questões, propondo um planejamento pedagógico em que sejam contempladas atividades em que se busque o desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
A criança, mesmo antes de seu ingresso na escola, já demonstra grande interesse por brincadeiras com papel, sendo amassando-o, rasgando-o, conhecendo-o...
Propõe-se então, o trabalho sistemático com as etapas do recorte, em que as crianças além das habilidades de coordenação viso-motora e coordenação fina, pode desenvolver outras competências relacionadas à criação e ação.
1 – PICADO• picado espontâneoA psicomotricidade educa “o movimento" ao mesmo tempo em que põe em jogo as
funções intelectivas” (Costallat, 1987, p. 1). Na escola, portanto, não podemos deixar de considerar a intrínseca e dialética relação entre ações motoras e ações de cognição.
Assim, percebe-se que torna-se indispensável, na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, um trabalho que leve em consideração estas questões, propondo um planejamento pedagógico em que sejam contempladas atividades em que se busque o desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
A criança, mesmo antes de seu ingresso na escola, já demonstra grande interesse por brincadeiras com papel, sendo amassando-o, rasgando-o, conhecendo-o...
Propõe-se então, o trabalho sistemático com as etapas do recorte, em que as crianças além das habilidades de coordenação viso-motora e coordenação fina, pode desenvolver outras competências relacionadas à criação e ação.
ETAPAS DE RECORTES:
• picado com limite superior
• picado com limite inferior
• picado com limite em um dos lados
• picado com limite dos dois lados
• picado dentro de um quadrado, círculo, retângulo
• picado entre linhas que vão se aproximando
• picado sobre linha vertical, horizontal e em diferentes posições
• picado sobre contorno de figuras geométricas
• picado sobre formas complexas
2- Recorte a dedo
• rasgar papel a dedo espontaneamente
• rasgar papel em pedaços grandes(limite superior marcado, limite inferior marcado, Lugar determinado)
• rasgar papel em pedaços pequenos limite superior marcado, limite inferior marcado, Lugar determinado)
• rasgar papel em tiras
• recortar a dedos linhas desenhadas retas
• recortar a dedos linhas curvas , quebradas e mistas
• recortar a dedos círculos quadrados , triângulos, etc.
• recortar a dedos silhuetas de contornos amplos
3- Recortes com tesoura
• preensão correta da tesoura
• exercícios de cortar sem material algum- abrir e fechar a tesoura
• cortar papel espontaneamente
• corte em franjas ao redor de uma folha de papel
• corte em franjas em tiras de papel- nos extremos
• corte em franjas em tiras de papel – em todo o comprimento
• recorte sobre linhas retas desenhadas ( 8 cm comprimento)
• recorte sobre tiras largas e compridas ( 20 x 4 cm)
• recorte de formas geométricas , em tamanhos grandes
• recorte de formas geométricas , em tamanhos pequenos
• recorte de formas geométricas e desenhos ( linha reta) , graduando dificuldades.
• recorte de círculos- graduação decrescente de tamanhos.
• recorte de linhas curvas
• recorte de densos ( linhas curvas)
• recorte de linhas quebradas
• recorte de desenhos – linhas quebradas
• recorte de linhas mistas
• recorte de desenhos- linhas mistas
4- colagem
• colar pedaços grandes de papéis sobre uma folha de papel
• colar pedaços pequenos de papéis sobre uma folha de papel
• colar pedaços de papéis numa folha com limite superior
• colar pedaços de papéis numa folha com limite inferior
• colar pedaços de papel sobre superfícies geométricas dentro dos limites
• colar pedaços de papel sobre silhuetas de contornos simples
• colar pedaços de papel sobre silhuetas de contornos irregulares de complexidade crescente
• colar barbante sobre desenhos simples
• colar barbante sobre desenhos complexos
• colar aparas de lápis sobre desenhos seguindo os mesmos passos de colagem de papel picado
5- contorno e colorido• cobrir com pontinhos toda a folha de papel
• cobrir com pontinhos folha de papel com limite superior
• cobrir com pontinhos folha de papel com limite inferior
• fazer pontinhos dentro de figuras geométricas
• fazer pontinhos sobre contornos de figuras geométricas
• fazer pontinhos sobre linhas- horizontal, vertical, curva, etc.
• desenhar pequenos círculos numa folha de papel sem limites
• desenhar pequenos círculos numa folha de papel com limites superior
• desenhar pequenos círculos numa folha de papel com limite inferior
• desenhar pequenos círculos dentro de formas geométricas
Fonte:
COSTALLAT, Dalila Molina de. Psicomotricidade: a coordenação viso-motora e dinâmica manual da criança infradotada – método de avaliação e exercitação gradual básica. 7 ed. Rio de Janeiro: Globo, 1987. 184 p.
http://www.colegiosantamaria.com.br/santamaria/aprenda-mais/artigos/ver.asp?artigo_id=9
domingo, 14 de agosto de 2011
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As Crianças Aprendem o que Vivem Se uma criança vive sendo criticada, Aprende a condenar. Se uma criança vive sendo hostilizada, Aprende a lutar. Se uma criança vive sendo ridicularizada, Aprende a ser tímida. Se uma criança vive sendo envergonhada, Aprende a sentir culpa. Se uma criança vive com tolerância, Aprende a ser paciente. Se uma criança vive sendio elogiada, Aprende a apreciar. Se uma criança vive com integridade, Aprende a ser justa. Se uma criança vive em segurança, Aprende a ter fé. Se uma criança vive com aprovação, Aprende a gostar de si mesma. Se uma criança vive com aceitação e amizade, Aprende a encontrar amor no mundo. Autora Dorothy Low Nolte |
Fases do desenvolvimento humano
http://www.insight.pt/
DOS 0 AOS 6 MESES | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Físico | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Processo de fortalecimento gradual dos músculos e do sistema nervoso: os movimentos bruscos e descontrolados iniciais vão dando lugar a um controlo progressivo da cabeça, dos membros e do tronco: • Por volta das 8 semanas é capaz de levantar a cabeça sozinho durante poucos segundos, deitado de barriga para baixo; • Controlo completo da cabeça por volta dos 4 meses: deitado de costas, levanta a cabeça durante vários segundos; deitado de barriga para baixo, começa a elevar-se com apoio das mãos e dos braços e virando a cabeça; • Por volta dos 4 meses o controlo das mãos é mais fino, sendo capaz de segurar num brinquedo; • Entre os 4 e os 6 meses utiliza os membros para se movimentar, rolando para trás e para a frente; apresenta também maior eficácia em alcançar e agarrar o que quer ou a posicionar-se no chão para brincar; • Desenvolve o seu próprio ritmo de alimentação, sono e eliminação; • Desenvolvimento progressivo da visão: • Com 1 mês, é capaz de focar objectos a 90 cm de distância; • Progressivamente será capaz de utilizar os dois olhos para focar um objecto próximo ou afastado, bem como de seguir a deslocação dos objectos ou pessoas; • Entre os 4 e os 6 meses a visão e a coordenação olho-mão encontram-se próximas da do adulto; • Desenvolvimento da função auditiva: • Entre os 2 e os 4 meses, o bebé reage aos sons e às alterações do tom de voz das pessoas que o rodeiam; • Por volta dos 4-6 meses, possui já uma grande sensibilidade às modulações nos tons de voz que ouve; | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Intelectual | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• A aprendizagem faz-se sobretudo através dos sentidos; • Vocaliza espontaneamente, sobretudo quando está em relação: • A partir dos 4 meses, começa a imitar alguns sons que ouve à sua volta; • Por volta do 6º mês, compreende algumas palavras familiares (o nome dele, "mamã", "papá"...), virando a cabeça quando o chamam; | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Social | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Distingue a figura cuidadora das restantes pessoas com quem se relaciona, estabelecendo com ela uma relação privilegiada; • Imita os movimentos, fixa os rostos e sorri (aparecimento do 1º sorriso social por volta das 6 semanas); • Aprecia bastante as situações sociais com outras crianças ou adultos; • Por volta dos 4 meses: capacidade de reconhecimento das pessoas mais próximas, o que influencia a forma como se relaciona com elas, tendo reacções diferenciadas consoante a pessoa com quem interage. É também capaz de distinguir pessoas conhecidas de estranhos, revelando preferência por rostos familiares; | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Emocional | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Manifesta a sua excitação através dos movimentos do corpo, mostrando prazer ao antecipar a alimentação ou o colo; • O choro é a sua principal forma de comunicação, podendo significar estados distintos (sono, fome, desconforto...); • Apresenta medo perante barulhos altos ou inesperados, objectos, situações ou pessoas estranhas, movimentos súbitos e sensação de dor;
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DE 01 AOS 02 ANOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Físico | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Começa a andar, sobe e desce escadas, trepa os móveis, etc. - o equilíbrio é inicialmente bastante instável, uma vez que os músculos das pernas não estão ainda bem fortalecidos. Contudo, a partir dos 16 meses, o bebé já é capaz de caminhar e de se manter de pé em segurança, com movimentos muito mais controlados; • Melhoria da motricidade fina devido à prática - capacidade de segurar um objecto, manipulá-lo, passá-lo de uma mão para a outra e largá-lo deliberadamente. Por volta dos 20 meses, será capaz de transportar objectos na mão enquanto caminha; | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Intelectual | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Maior desenvolvimento da memória, através da repetição das actividades - permite-lhe antecipar os acontecimentos e retomar uma actividade momentaneamente interrompida, à qual dedica um maior tempo de concentração. Da mesma forma, através da sua rotina diária, o bebé desenvolve um entendimento das sequências de acontecimentos que constituem os seus dias e dos seus pais; • Exibe maior curiosidade: gosta de explorar o que o rodeia; • Compreende ordens simples, inicialmente acompanhadas de gestos e, a partir dos 15 meses, sem necessidade de recorrer aos gestos; • Embora possa estar ainda limitada a uma palavra de cada vez, a linguagem do bebé começa a adquirir tons de voz diferentes para transmitir significados diferentes. Progressivamente, irá sendo capaz de combinar palavras soltas em frases de 2 palavras; • É capaz de acompanhar pedidos simples, como por ex. "dá-me a caneca"; • As experiências físicas que vai fazendo ajudam a desenvolver as capacidades cognitivas. Por exemplo, por volta dos 20 meses: • Sabe que um martelo de brincar serve para bater e já o deve utilizar; • Consegue estabelecer a relação entre um carrinho de brincar e o carro da família; • Entre os 20 e os 24 meses é também capaz de brincar ao faz-de-conta (por ex., finge que deita chá de um bule para uma chávena, põe açúcar e bebe - recorda uma sequência de acontecimentos e faz de conta que os realiza como parte de um jogo). A capacidade de fazer este tipo de jogos indica que está a começar a compreender a diferença entre o que é real e o que não é; | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Social | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Aprecia a interacção com adultos que lhe sejam familiares, imitando e copiando os comportamentos que observa; • Maior autonomia: sente satisfação por estar independente dos pais quando inserida num grupo de crianças, necessitando apenas de confirmar ocasionalmente a sua presença e disponibilidade - esta necessidade aumenta em situações novas, surgindo uma maior dependência quando é necessária uma nova adaptação; • As suas interacções com outras crianças são ainda limitadas: as suas brincadeiras decorrem sobretudo em paralelo e não em interacção com elas; • A partir dos 20-24 meses, e à medida que começa a ter maior consciência de si própria, fisica e psicologicamente, começa a alargar os seus sentimentos sobre si própria aos outros - desenvolvimento da empatia (começa a ser capaz de pensar sobre o que os outros sentem); | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Emocional | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Grande reactividade ao ambiente emocional em que vive: mesmo que não o compreenda, apercebe-se dos estados emocionais de quem está próximo dele, sobretudo os pais; • Está a aprender a confiar, pelo que necessita de saber que alguém cuida dela e vai de encontro às suas necessidades; • Desenvolve o sentimento de posse relativamente às suas coisas, sendo difícil partilhá-las; • Embora esteja normalmente bem disposta, exibe por vezes alterações de humor ("birras"); • É bastante sensível à aprovação/desaprovação dos adultos;
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DOS 03 AOS 04 ANOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Físico | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Grande actividade motora: corre, salta, começa a trepar escadas, pode começar a andar de triciclo; grande desejo de experimentar tudo; • Embora ainda não seja capaz de apertar os atacadores, veste-se sozinha razoavelmente bem; • É capaz de comer sozinha com uma colher ou um garfo; • Faz puzzles simples; • Copia figuras geométricas simples; • É cada vez mais independente ao nível da sua higiene; é já capaz de controlar os esfíncteres (sobretudo durante o dia); | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Intelectual | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Compreende a maior parte do que ouve e o seu discurso é compreensível para os adultos; • Utiliza bastante a imaginação: início dos jogos de faz-de-conta e dos jogos de papéis; • Compreende o conceito de "dois"; • Sabe o nome, o sexo e a idade; • Repete sequências de 3 algarismos; • Começa a ter noção das relações de causa-e-efeito: • É bastante curiosa e inquiridora; | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Social | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• É bastante sensível aos sentimentos dos que a rodeiam relativamente a si própria; • Tem dificuldade em cooperar e partilhar; • Preocupa-se em agradar os adultos que lhe são significativos, sendo dependente da sua aprovação e afecto; • Começa a aperceber-se das diferenças no comportamento dos homens e das mulheres; • Começa a interessar-se mais pelos outros e a integrar-se em actividades de grupo com outras crianças; | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Emocional | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• É capaz de se separar da mãe durante curtos períodos de tempo; • Começa a desenvolver alguma independência e auto-confiança; • Pode manifestar medo de estranhos, de animais ou do escuro; • Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda; • Imita os adultos; | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Moral | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Começa a distinguir o certo do errado; • As opiniões dos outros acerca de si própria assumem grande importância para a criança; • Consegue controlar-se de forma mais eficaz e é menos agressiva; • Utiliza ameaças verbais extremas, como por exemplo "Eu mato-te!", sem ter noção das suas implicações;
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:: DOS 05 AOS 06 ANOS | ||
Desenvolvimento Físico | ||
• A preferência manual está estabelecida; • É capaz de se vestir e despir sozinha; • É capaz de assegurar a sua higiene de forma independente; • Pode manifestar dores de estômago ou vómitos quando obrigada a comer comidas de que não gosta; tem preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma maior variedade de alimentos; | ||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• Fala fluentemente, utilizando correctamente o plural, os pronomes e os tempos verbais; • Grande interesse pelas palavras e a linguagem; • Pode gaguejar se estiver muito cansada ou nervosa; • Segue instruções e aceita supervisão; • Conhece as cores, os números, etc.; pode identificar e distinguir euros e cêntimos; • Capacidade para memorizar histórias e repeti-las; • É capaz de agrupar e ordenar objectos tendo em conta o tamanho (do mais pequeno ao maior); • Começa a entender os conceitos de "antes" e "depois", "em cima" e "em baixo", etc., bem como conceitos de tempo: "ontem", "hoje", "amanhã"; | ||
Desenvolvimento Social | ||
• A mãe é ainda o centro do mundo da criança, pelo que poderá recear não a voltar a ver após uma separação; • Copia os adultos; • Brinca com meninos e meninas; • Está mais calma, não sendo tão exigente nas suas relações com os outros; é capaz de brincar apenas com outra criança ou com um grupo de crianças, manifestando preferência pelas crianças do mesmo sexo; • Brinca de forma independente, sem necessitar de uma constante supervisão; • Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e de partilhar; • Conhece as diferenças de sexo; • Aprecia conversar durante as refeições; • Começa a interessar-se por saber de onde vêm os bebés; • Está numa fase de maior conformismo, sendo crítica relativamente aqueles que não apresentam o mesmo comportamento; | ||
Desenvolvimento Emocional | ||
• Pode apresentar alguns medos: do escuro, de cair, de cães ou de dano corporal, embora esta não seja uma fase de grandes medos; • Se estiver cansada, nervosa ou chateada, poderá apresentar alguns dos seguintes comportamentos: roer as unhas, piscar repetidamente os olhos, fungar, chuchar no dedo, etc.; • Preocupa-se em agradar aos adultos; • Maior sensibilidade relativamente às necessidades e sentimentos dos outros; • Envergonha-se facilmente; | ||
Desenvolvimento Moral | ||
• Devido à sua grande preocupação em fazer as coisas bem e em agradar, poderá por vezes mentir ou culpar os outros de comportamentos reprováveis. | ||
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:: DOS 06 AOS 07 ANOS | ||
Desenvolvimento Físico | ||
• Grande vigor e energia; • É um pouco desajeitada a nível motor, o que se deve a uma coordenação ainda não completamente estabelecida; • Poderá sofrer maiores problemas de saúde, como constipações, garganta inflamada, etc., devido à exposição a outras crianças na escola; | ||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• Tem uma noção mais clara das diferenças de sexo, sendo curiosa a este nível: curiosidade pelo corpo do sexo oposto, brincar aos médicos, às casinhas, etc.; • Começa a ter memórias contínuas e mais organizadas; • Desenvolvimento das capacidades de raciocínio; • Passagem de uma aprendizagem através da observação e da experiência para uma aprendizagem através da linguagem e da lógica; • A maioria das crianças aprende a ler e a escrever nesta idade; | ||
Desenvolvimento Social | ||
• Não gosta de ser beijada em público (principalmente os rapazes); • Identifica-se com os adultos fora do seu meio familiar (por ex., o professor); • As relações com os pares são instáveis; é por vezes agressiva com outras crianças; • Quer sempre ganhar nas actividades em que participa, tentando modificar as regras para satisfazer as suas necessidades; | ||
Desenvolvimento Emocional | ||
• Forte identificação com a figura parental do mesmo sexo; • O desenvolvimento de uma maior independência poderá por vezes acarretar sentimentos de insegurança (ambivalência autonomia-dependência); • Tem dificuldade em aceitar críticas, culpa ou castigos; • As alterações bruscas de humor poderão reaparecer, manifestando maior rigidez no seu comportamento e sendo muito exigente e opositora; | ||
Desenvolvimento Moral | ||
• Preocupa-se bastante com o seu próprio comportamento, especialmente quando este afecta a família e os amigos; • Culpa os outros dos seus erros; |
:: DOS 07 AOS 08 ANOS | ||
Desenvolvimento Físico | ||
• A coordenação mão-olho está já bem estabelecida, o que torna as actividades de desenhar e pintar mais atractivas; • Grande actividade motora: a criança brinca até estar completamente exausta; | ||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• Está menos interessada nas questões sexuais; • Está disponível para a aprendizagem. Utiliza um pensamento reflexivo; os pensamentos podem basear-se na lógica; consegue resolver problemas de maior complexidade; Boa capacidade de atenção e concentração; • Gosta de coleccionar objectos e fala acerca dos seus desejos e projectos, textos e desenhos; • Baseia-se mais na realidade. | ||
Desenvolvimento Social | ||
• Participa em actividades organizadas em grupo; • Preocupa-se com as suas reacções e as dos outros. • Poderá por vezes utilizar a agressão como forma de resolver problemas; • Início da divisão de sexos (as meninas brincam com meninas e os meninos com meninos); | ||
Desenvolvimento Emocional | ||
• É mais responsável e independente, preocupando-se em fazer bem as coisas; • Pode por vezes retirar-se ou evitar o contacto com os outros, sobretudo adultos, numa tentativa de construir uma "consciência de si" mais autónoma; | ||
Desenvolvimento Moral | ||
• Pode vivenciar sentimentos de culpa e vergonha; |
:: DOS 08 AOS 09 ANOS | ||
Desenvolvimento Físico | ||
• É muito activa e pode sofrer acidentes frequentes; | ||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• O seu pensamento está mais organizado e lógico; • Preocupa-se em perceber a razão das coisas que a rodeiam; • Sobrestima frequentemente as suas capacidades, com consequente frustração em caso de insucesso; • Procura mais informação acerca da gravidez e do nascimento; pode questionar o papel do pai; | ||
Desenvolvimento Social | ||
• Faz novos amigos com facilidade, preocupando-se em estabelecer relações recíprocas; pode desenvolver uma relação mais próxima com uma criança do mesmo sexo; considera o grupo de amigos importante; • Gosta da escola; • Não se envolve tanto em conversas com a família durante a refeição, prefere comer depressa para iniciar outra actividade; | ||
Desenvolvimento Emocional | ||
• Exige mais amor e compreensão da figura materna; • Tem mais segredos; • Pode ser excessivamente auto-crítica, com tendência para dramatizar as situações em que antecipa dificuldades; • Exibe menos medos e mais razoáveis; • Pode resistir e argumentar contra instruções e pedidos feitos pelos adultos; • Aprecia recompensas imediatas pelo seu comportamento; | ||
Desenvolvimento Moral | ||
• Pode vivenciar sentimentos de culpa e vergonha; |
:: DOS 09 AOS 10 ANOS | ||
Desenvolvimento Físico | ||
• Possui já um bom controlo corporal; está interessada em desenvolver força, capacidades e rapidez; • Desenha com grande detalhe; • As raparigas começam a desenvolver-se mais rapidamente do que os rapazes; | ||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• Manifesta preferência por trabalhos e tarefas mais complexas; • Tem interesses definidos e uma grande curiosidade; procura e memoriza factos; emprega um raciocínio e pensamento abstractos; • As diferenças individuais tornam-se mais marcadas; • Gosta de ler, escrever e de utilizar livros e referências; | ||
Desenvolvimento Social | ||
• Rapazes e raparigas diferem em termos de personalidade, características e interesses; • Grande orientação para o grupo, formado por elementos do mesmo sexo: preferência por actividades de jogo cooperativo e de equipa; • Maior interesse nas relações afectivas e actividades sociais; | ||
Desenvolvimento Emocional | ||
• Pode exibir alguns problemas de comportamento, sobretudo quando não se sente aceite pelos outros; • Está a tornar-se cada vez mais independente e "merecedora" de confiança; | ||
Desenvolvimento Moral | ||
• Tem consciência de justiça; • É altamente competitiva; • Tem ainda dificuldade em assumir os erros mas tem maior capacidade de aceitar as falhas e de se responsabilizar por elas; • Grande percepção do certo e errado; |
:: DOS 10 AOS 11 ANOS | ||
Desenvolvimento Físico | ||
• Competências motoras bem desenvolvidas; | ||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• Está alerta e bastante segura de si; • Gosta de ler; • Tem muitos interesses de curta duração; | ||
Desenvolvimento Social | ||
• É bastante selectiva nas suas relações: pode ter um(a) melhor amigo(a); | ||
Desenvolvimento Emocional | ||
• Preocupa-se com o estilo (roupa, cabelo, etc.); • Gosta de privacidade; • As suas preocupações dizem respeito à escola e aos amigos; | ||
Desenvolvimento Moral | ||
• Tem um forte sentido de justiça e segue um código moral estrito; • Maior preocupação com o que está errado, do que com o que está certo; |
DOS 11 AOS 12 ANOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Físico | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Grande consciência do seu próprio corpo; • As raparigas começam a manifestar características sexuais secundárias; | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Intelectual | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Por vezes desafia o conhecimento dos adultos; • Maior capacidade para utilizar a lógica nos seus argumentos, bem como para aplicar o raciocínio lógico a situações concretas e específicas; • Poderá manifestar interesse em ganhar dinheiro; • Interesse pelo mundo e pela comunidade onde está inserida; | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Social | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• É crítica acerca dos adultos; • Procura ser independente, por vezes de forma pouco razoável; • Grande interesse por equipas e jogos competitivos organizados; | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Emocional | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• A raiva é comum; ressente-se quando lhe dão instruções acerca do que fazer; resiste às rotinas; • É frequentemente "temperamental" (flutuações de humor); dramatiza e exagera as suas próprias posições (por ex. "És a pior mãe do mundo!"); • Experiencia muitos medos e preocupações; | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento Moral | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
• Procura conformar-se à moral do seu grupo de amigos;
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:: DOS 16 AOS 19 ANOS | ||
Desenvolvimento Físico | ||
• A maturação física está completa; as características físicas encontram-se já definidas; | ||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• Grande preocupação acerca do futuro; • Começa a integrar conhecimentos que lhe permitirão tomar decisões acerca do futuro; | ||
Desenvolvimento Social | ||
• As relações com os pais são desde amigáveis a hostis; • Tendência para ter muitos amigos e poucos confidentes; • Pode investir fortemente numa única relação; | ||
Desenvolvimento Emocional | ||
• Preocupa-se com a possibilidade de falhar; • Pode manifestar flutuações de humor, isolamento, impulsividade, "auto-centração"; • Apresenta sentimentos ambivalentes relativamente às questões da dependência/independência; | ||
Desenvolvimento Moral | ||
• Vivencia sentimentos de frustração, raiva, arrependimento e isolamento; • Poderá manifestar desapontamento acerca das discrepâncias entre os valores estabelecidos e os comportamentos manifestos pela família e amigos; |
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