'SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO. ' (PAULO FREIRE)
Seguidores
domingo, 31 de maio de 2015
TIPOS DE TEXTO
1- Textos enumerativos: servem para
manipular dados. Ex. rotulação, menus, catálogos, listas, agenda, quadros e
tabelas, dicionários, textos comerciais.
2- Textos informativos: servem para
informar. Ex. diários de aula, jornais, revistas, murais, notícias, críticas,
convites, bilhetes.
3- Textos literários: servem para
proporcionar prazer. Ex. contos, narrações, história em quadrinhos,
trava-línguas, adivinhações, poemas, canções, parlendas, fábulas, lendas.
4- Textos expositivos: servem para estudar
registro, folhas de controle,definições, relatórios e resenhas, itinerários,
biografias, esquemas.
5- Textos prescritivos: servem para fazer
regulamentos, instruções, receitas, normas de convivência, atas de reunião.
GÊNEROS
DE TEXTOS
• CONTOS DE FADA
• CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO
• CONTOS DE AVENTURA
• FÁBULA
• PROVÉRBIO
• LENDA
• MITO
• HISTÓRIA EM QUADRINHOS
• CRÔNICA
• PARLENDA
• ADIVINHA
• PIADA
• RECEITA
• LISTAS
• NOTÍCIA
• BILHETE
• CARTA
• ANÚNCIO
• PROPAGANDA
• QUADRINHAS
• BULA
• RESENHA
• POESIA
• BIOGRAFIA
• REGRAS
DE INSTRUÇÃO
• TRAVA-LÍNGUA
• LITERATURA DE CORDEL
• LETRA DE MÚSICA
GÊNERO TEXTUAL: AGENDA DE ENDEREÇO
ATIVIDADES DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
- Reconhecer o gênero Agenda;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura,
característica e aspectos Lingüísticos;
- Entender a importância da Agenda no dia a dia;
- pedir aos alunos que levem Agendas de casa (quem
puder), para manuseio da turma.
|
- Explorar as diferenças entre ordem alfabética e
outras formas gráficas (desenhos, números, símbolos, etc.)
- Escrever nomes de alunos que começam
com a letra A - C -G, - Etc.
|
- Você seria capaz de diferenciar Agenda que você
preencheu com as outras que você conheceu?
- Leitura do professor;
- Identificar nomes que começam com a mesma letra;
- Identificar os alunos que moram na mesma rua;
- Alunos que fazem aniversário num determinado
mês;
- Ou procurar número de telefone e endereço de
determinado aluno;
- Etc.
|
- Entregar um modelo em branco da folha acima para
os alunos; cada aluno vai preencher seus dados e passar para os colegas
completarem com os seus;
- Ou cada aluno dita seus dados para o professor
que vai escrever no quadro e os alunos copiam na sua folha.
Escolher 3 nomes da Agenda e fazer
frases destacando as características dos alunos;
- Fazer uma lista dos aniversariantes organizadas
por mês.
- Etc.
|
Introduzir com uma pequena exposição de modelos de
Agendas convidando os alunos
Para conhecê-las.
- Você sabe que material é esse?
- Quem sabe o que é uma Agenda?
- Para que ela serve?
- Quem já utilizou e por quê?
- Tem formatos diferentes? Quais?
- Etc.
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
O nome do Paulo está entre as letras:
A e D
G e O
M e R
R e S
|
Qual é a ordem alfabética correta:
(utilize os nomes da turma)
Lucia - Telma - Marcos - André
Marcos - André - Lucia - Telma
André - Lucia - Marcos - Telma
André - Lucia - Telma - Marcos
|
Que tipo de
texto é esse?
Uma propaganda
Um
catálogo
Uma receita
Uma agenda
|
|
|
GÊNERO
TEXTUAL: BILHETE
1 2
|
|||
|
|||
ATIVIDADES DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
TRABALHAR
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
TRABALHAR
|
LEITURA
TRABALHAR
|
PRODUÇÃO ESCRITA
TRABALHAR /
CONSOLIDAR
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
INTRODUZIR
|
- Reconhecer o gênero Bilhete;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura,
característica e aspectos Lingüísticos;
- Perceber em quais ocasiões e por que utilizamos
o bilhete.
|
- Trabalhar
dificuldades ortográficas;
- Discutir a escrita das palavras do 2º bilhete
(“tô”, “num ta”)
- Catalogar todos os erros encontrados nos
bilhetes pelos alunos e organizar um jogo de Bingo;
- Uso do dicionário;
|
- Leitura feita pelo professor;
- Distribuir cópia dos bilhetes para a turma;
- Leitura individual e coletiva;
-Chamar a atenção para as características do
bilhete como: Destinatário, emissor, assunto, assinatura, data, despedida,
etc.
- Comparar os recursos Lingüísticos utilizados nos
dois bilhetes;
|
- Determinar um assunto e construir bilhetes com a
turma, inicialmente coletivo ditado pelos alunos para a professora escrever
no quadro e posterior cópia pelos alunos mantendo a formatação;
- Em outro momento pedir aos alunos para responder
um dos bilhetes usando não só o conteúdo, mas a forma especifica do bilhete.
|
- Você conhece um bilhete?
- Para que serve?
- Quais as situações que podemos usar escrever
bilhete;
- Para quem escrevemos;
- Qual a intenção da pessoa que escreve um
bilhete?
- No caso do 2º bilhete, você concorda com a
atitude da Ana?
- Etc.
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
Leia
os textos:
Que
tipo de textos são:
Convite
Parlenda
Bilhete
Anuncio
|
Leia
o bilhete 2
O
texto foi escrito para:
Avisar que está com saudades
Fazer um agradecimento
Contar uma piada
Apresentar uma notícia
|
Leia
o bilhete 1
Qual
a finalidade do bilhete
Dar os parabéns
Dar
um recado
Convidar para uma festa
Contar uma piada
|
|
|
GÊNERO
TEXTUAL: CALENDÁRIO
ATIVIDADES DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
- Reconhecer o gênero Calendário;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura, características
gráficas e aspectos Lingüísticos;
- Levar
para sala vários tipos de calendários (parede, mesa, cartão, etc.) para
manuseio dos alunos.
|
- Explorar as diferenças entre ordem alfabética,
numérica e outras formas gráficas (desenhos, números, símbolos etc.)
- Abreviaturas;
- Etc.
|
- Distribuir cópia do calendário para a turma;
- Leitura feita pelo Professor;
- Leitura individual e coletiva;
- Identificar dias da semana;
- Identificar sábados, domingos, feriados e dias
letivos;
- Aniversariantes do mês;
- Observar os números e qual a função deles no
calendário;
-Identificar letras e números;
- Listar quais os dias que caem na segunda, terça,
quarta, etc.
|
- Montar um calendário personalizado com a turma,
destacando datas de aniversários e outras comemorações importantes do mês.
|
Introduzir com uma pequena exposição
de modelos de calendários convidando os alunos
Para conhecê-las.
- O que é um calendário?
- Para que serve?
- Onde podemos encontrá-lo?
-Quais as formas mais comuns de calendário?
-Quem tem hábito de consultá-lo? Por quê?
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
Que tipo de texto é esse?
Notícia
Receita
Jogos
Calendário
|
Qual o objetivo do Calendário?
Marcar horário
Marcar dia, mês e ano
Informações
sobre o tempo
Informações sobre aniversário
|
Observe o calendário. Marque o
primeiro dia da 3ª semana?
16
15
8
22
|
|
|
GÊNERO TEXTUAL : TIRINHAS
|
|
|
ATIVIDADES DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
- Reconhecer o gênero Tirinha;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura,
característica e aspectos Lingüísticos;
- Levar
revistinhas em quadrinhos para manuseio dos alunos.
|
- Explorar as diferenças entre a escrita e outras
formas gráficas (desenhos, números, símbolos, etc.)
|
- Distribuição da cópia da tirinha para a turma;
- Leitura feita pelo Professor;
- Leitura individual e coletiva;
- Identificar efeitos de humor/ironia/inferência
Observar a escrita que segue uma carga
narrativa com ordem cronológica das ações, falas e diálogos;
- Chamar a atenção para o tamanho e o formato da
letra que neste caso tem relação direta com as falas dos personagens. -
Observar as ilustrações e dizeres dos balões para perceber em elas auxilia a
compreensão global do texto;
|
- Reestruturar as falas dos personagens levando em
conta suas expressões faciais.
- Escrever um texto relatando a mentira contada
pelo cascão;
- Determinar um
assunto e construir uma tirinha com aos personagens preferidos pela turma.
- Listar e caracterizar os personagens;
|
- Você
conhece os personagens que aparecem na tirinha? - O que você
sabe
sobre eles?
- Quais são os personagens da tirinha?
- Quais as características de cada um;
- Qual a intenção do autor ao usar expressões
variadas nos personagens.
- Você
achou a tirinha engraçada? Por quê?
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
Leia os
textos:
Que tipo de textos são estes:
Tirinhas
Contos
Receita
Propaganda
|
Leia a tirinha
1
A que o Pai do Cebolinha se referia ao dizer “isto
aqui não é um Boeing”:
Ao Chico Bento
A carroça
A um avião
A placa
|
Leia a tirinha
2
O que indica a expressão no rosto do Cascão:
Está sonhando
Está contando um caso
Está
cantando
Está pensando
|
|
|
GÊNERO
TEXTUAL: POEMA\POESIA
1 2
|
|
||||||
ATIVIDADES DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃOE VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
- Reconhecer o gênero poesia;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura,
característica e aspectos Lingüísticos;
|
- Trabalhar dificuldades ortográficas como
palavras com LH, NH, CH, etc.
- Jogos com palavras cruzadas;
- Memória
auditiva (Ex:
- Ditado interativo (fazendo pausas
diversas, nas quais convidamos os alunos a focalizar e discutir certas
questões ortográficas previamente selecionadas ou levantadas durante a
atividade).
- Identificar rimas e outras unidades fonológicas
|
- Leitura feita pelo professor;
- Distribuir cópia da poesia para a turma;
- Leitura individual e coletiva;
-Chamar a atenção para as características do
poema/ poesia como: rimas, ilustrações, linguagem, etc.
- Identificar as várias formas da poeta tratar a palavra bolhas;
- Chamar a atenção para a importância
da sonoridade dos elementos – sonoros,
sintáticos - semânticos e visuais que são fundamentais para a atribuição de
sentido
|
- Ilustrar as poesias;
- Escolher um tema e construir um
poema com a turma, inicialmente coletivo para a professora escrever no quadro
e posterior cópia pelos alunos mantendo a formatação;
- Em outro momento pedir aos alunos
para construir um poema com tema livre e posterior distribuição da cópia para
os outros alunos.
|
- O que é um poema?
- Onde encontramos poemas?
- Como nos sentimos quando lemos ou escrevemos
poemas;
-O que você acha que o poeta quis dizer?
- O que será o que ele estava pensando quando escreveu?
|
ATIVDADES DE AVALIAÇÃO:
Leia os poema
1 .
‘”A bolha na
mão que trabalha” se refere a:
As marcas da mão do trabalhador
A mão molhada do trabalhador
A uma bolha de água
A bolha na calha
|
Leia
o poema 2.
Porque
o poema tem nome “Caixinha de música”
Pela sonoridade das palavras
Pelo barulho da goteira
Pelo assovio do passarinho
Pelo barulho da campainha
|
Qual
a finalidade dos poemas;
Dar
uma informação
Dar um recado
Despertar
sentimentos e emoções
Vender um produto
|
|
|
OBS:
É bom ressaltar a diferença
entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso
dos dois termos apresenta diferença:
Poesia: Caráter do que
emociona, toca a sensibilidade. Sugere emoções por meio de uma linguagem. Poema: obra em verso em que há
O TEXTUAL: CARTAZ
1 2
|
|
||||
ATIVIDADES
DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
- Reconhecer
o Gênero cartaz;
- Distinguir
de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos Lingüísticos;
- Perceber a
importância desse Gênero e quais as estratégias ele oferece em diversas
situações.
- Levar
vários tipos de cartazes abordando diferentes temas para manuseio e discussão
da turma.
|
- Dominar as relações entre grafema e fonema
como:
Palavras com
SS-
- Identificar tipos
de letras, etc;
- Chamar a atenção para das diferentes formas gráficas de
expressão como Números, desenho, diferentes tipos e tamanhos de letras ,
símbolos, etc.
|
- Leitura
feita pelo professor;
- Distribuir
cópia dos Cartazes para a turma;
- Leitura
individual e coletiva;
-Chamar a
atenção para as características do Cartaz como: imagens, linguagem verbal e
não verbal antecipar o conteúdo do texto.
|
- Determinar
um assunto e construir cartazes coletivos com a turma;
- Divulgação
desses cartazes pela escola;
|
- Você
conhece um Cartaz?
- Para que
serve este tipo de texto?
- Quais as
suas características?
- Onde
podemos encontrar Cartazes?
- Etc.
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
Informar
Divertir
Conscientizar
Ilustrar
|
O assunto do Cartaz 1 é:
Dengue
Febre Amarela
Mosquito
Água
|
Qual o tema do Cartaz 2 é:
Futebol
Vacinação
Recreação
Passeata
|
GÊNERO TEXTUAL: PARLENDA
1 2
|
|||
|
|||
ATIVIDADES
DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
|
|
|
|
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
Informar
Divertir
Conscientizar
Ilustrar
|
O assunto do Cartaz 1 é:
Dengue
Febre Amarela
Mosquito
Água
|
Qual o tema do Cartaz 2 é:
Futebol
Vacinação
Recreação
Passeata
|
|
|
|
GÊNERO
TEXTUAL: TRAVA-LÍNGUA
1 2
|
||||
|
||||
ATIVIDADES
DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
Compreensão e valorização da cultura escrita
|
Apropriação do sistema de escrita
|
Leitura
|
Produção escrita
|
Desenvolvimento da oralidade
|
|
|
|
|
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
Informar
Divertir
Conscientizar
Ilustrar
|
O assunto do Cartaz 1 é:
Dengue
Febre Amarela
Mosquito
Água
|
Qual o tema do Cartaz 2 é:
Futebol
Vacinação
Recreação
Passeata
|
|
|
|
GÊNERO
TEXTUAL: CANTIGAS DE RODA
ATIVIDADES
DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
|
|
|
|
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
Informar
Divertir
Conscientizar
Ilustrar
|
O assunto do Cartaz 1 é:
Dengue
Febre Amarela
Mosquito
Água
|
Qual o tema do Cartaz 2 é:
Futebol
Vacinação
Recreação
Passeata
|
|
|
|
|
ATIVIDADES
DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
- Reconhecer o gênero Fábula;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura,
característica e aspectos Lingüísticos;
-
|
-
Escrever palavras;
-
cruzadinhas com nomes de animais
-
Escrever os sons de cada animal ex: a raposa, o galo,
-
Auto ditado;
-
escrita espontânea;
|
- Leitura feita pelo professor;
- Distribuir cópia da Fábula para a turma;
- Depois,
solicite que leiam o texto, individual
e
silenciosamente.
- Chamar a
atenção dos alunos para as características dos personagens, o título, a forma
como o texto está escrito, a frase que aparece no final do texto,a
organização do texto em frases,em parágrafos, nome do autor;
- Fazer
inferências, localizar informações implícitas e explicitas no texto;
. Identificar as características
de uma fábula: animais personificados; base num fato exemplar;
presença de
uma “moral” da história etc.
- Etc.
|
- fazer
ilustração do texto
- Em dupla e
com a ajuda do professor os alunos vão criar uma fábula que tenha a
seguinte moral: “Quem ri por último, ri melhor”.
Antes de
começar a escrever, devem decidir:
- Que animais
serão personagens;
- Quais são as
características desses animais;
- Onde se
passará a história;
-Quando se
passará a história;
- Qual será o
enredo da história;
- Elaborar
frases sobre os animais.
|
- Vocês conhecem
uma fábula
- Quem é o
autor dessa fábula? Você já leu dele? Qual?
Que animais
aparecem na ilustração?
- Sabem o que
significa matreiro. ? -Por que o galo
é matreiro? O que é
Confraternização?
- Quem ia fazer parte
dela?
- Por que a
raposa quis
pôr-se a fresco, raspou-se. Por quê?
- Etc.
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
A quem se
refere a moral da história: “Contra esperteza, esperteza e meia”.
Ao
Galo
A
Raposa
Ao Lobo
Aos Cães
|
O galo logrou
a Raposa por que:
Tinha respeito por ela
Tinha medo dela
Tinha estima por ela
Tinha despeito dela
|
A Raposa queria que o Galo descesse da
arvore para:
Cumprimentá-lo
Abraçá-lo
Comê-lo
Convidá-lo para uma festa
|
|
|
|
GÊNERO
TEXTUAL: RECEITA
1
2
|
ATIVIDADES
DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
- Identificar o gênero receita, para
serve, onde e por quem é utilizado;
-
Distinguir de outros gêneros pela estrutura, característica e aspectos
Lingüísticos;
|
|
-leitura do
professor, Individual e coletiva;
- Distribua
cópia do texto para os alunos;
- Explorar as
ilustrações do texto para ajudar na compreensão;
- Utilizar
dados disponíveis no texto características específicas como sua diagramação,
presença de quantidades, palavras conhecidas, imagens, para fazer
antecipações e verificá-las.
|
- Reescreva a
receita trocando as palavras: lata, colher, panela, fogo por desenho;
- Circule no texto os
números.
- Pinte os espaços entre as
palavras.
- Crie uma nova
receita seguindo os passos: titulo,
ingredientes ,modo de preparar, rendimento.
- Fazer um cartaz com a
reescrita da receita mudando algumas marcas de ingredientes.
|
-Questionar antes da leitura
qual o portador do texto (jornal, revista, livro) para que serve.
Onde posso encontrar este
tipo de texto.
Criar situações em que os
alunos possam antecipar o seu conteúdo;
-Quais os ingredientes são necessários para se
fazer esta receita;
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
Qual a finalidade desse
tipo de texto:
Controlar o peso
Preparar um
alimento
Comer um brigadeiro
Contar um caso
|
O
texto foi dividido em partes:
Titulo
ingredientes, modo de preparo
Modo de preparo, ingrediente,
titulo
Ingredientes, título, modo de
preparo
Titulo modo de preparo, ingrediente
|
“Ingredientes” se referem a:
Como
fazer a receita
Tipos de alimentos
Quantidades de alimentos
Rendimento da receita
|
|
|
|
GÊNERO
TEXTUAL: HISTORIAS EM QUADRINHO
|
ATIVIDADES DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
- Reconhecer o gênero História em quadrinhos;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura,
característica e aspectos Lingüísticos;
- Levar revistinhas para a sala para manuseio da
turma.
|
- trabalhar
dificuldades ortográficas;
- Catalogar todos os erros encontrados nas histórias
escritas pelos alunos agrupar por categorias e a partir disso preparar
atividades especificas a cada categoria;
|
- Leitura feita pelo professor;
-
Chamar a atenção dos alunos para a leitura das imagens e do texto
verbal, quadro a quadro. É importante que eles percebam a
correspondência entre imagem, seqüência de imagens e texto escrito.
- Chamar a atenção para o tamanho e o
formato da letra que neste caso tem relação direta com as falas dos
personagens. - Observar as ilustrações e dizeres dos balões para perceber em
elas auxilia a compreensão global do texto;
|
- Levar uma história com os balõezinhos em branco
para os alunos visualizarem as cenas e escrever as falas de acordo com as
expressões e ilustrações dos personagens,
- Em outro momento pedir aos alunos para construírem
historinhas livremente criando personagens e falas de acordo com um tema
escolhido.
- Fazer listas de nomes dos personagens da
história atribuindo características a eles.
|
- Por que a
Magali não se virou quando
a Mônica disse:
“Vou dar um susto na Magali!”?
- De que forma
a Mônica pretendia assustar a amiga? Ela conseguiu?
- Qual foi a
reação da Mônica ao perceber que conseguira o que pretendia:
assustar a
Magali?
- No primeiro
momento, qual foi a reação da Magali diante da brincadeira da Mônica?
- Por que a
Magali muda de idéia e acaba agradecendo à amiga?
- Observe o
desenho dos balões dos quadrinhos 1º, 3º e 5º. Há alguma
diferença entre
eles?
- Etc.
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
Porque a
palavra “POU está em letra maiúscula”
Porque fez um barulhão
Porque fez um barulhinho
Porque o nome de alguém
Porque a Magali levou um
susto
|
Qual
a intenção da Monica em relação a Magali?
Dar um presente
Dar um susto
Cumprimentá-la
Abraçá-la
|
Porque
a Monica não conseguiu assustar a Magali?
Porque ela gostou do susto
Porque ela gostou das frutas
Porque ela não gosta da Monica
Porque a Monica é divertida
|
|
|
|
GÊNERO
TEXTUAL: CONVITE
ATIVIDADES
DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
|
|
|
|
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
Informar
Divertir
Conscientizar
Ilustrar
|
O assunto do Cartaz é:
Dengue
Febre Amarela
Mosquito
Água
|
Qual o tema do Cartaz 2 é:
Futebol
Vacinação
Recreação
Passeata
|
|
|
|
|
|
|
|
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
|
|
|
|
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO:
Qual o objetivo do Cartaz 1 é:
Informar
Divertir
Conscientizar
Ilustrar
|
O assunto do Cartaz é:
Dengue
Febre Amarela
Mosquito
Água
|
Qual o tema do Cartaz 2 é:
Futebol
Vacinação
Recreação
Passeata
|
|
|
|
GÊNERO
TEXTUAL: PROPAGANDA
|
|
ATIVIDADES DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
- Reconhecer o gênero Propaganda;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura,
característica e aspectos Lingüísticos;
- Entender porque as Empresas utilizam o recurso
da Propaganda;
|
- Escolher palavras do texto;
- Trabalhar dificuldades ortográficas;
- Jogos de bingo
- Palavras cruzadas
|
- Distribuição cópia da propaganda para a turma;
- Leitura feita pelo Professor;
- Leitura individual e coletiva;
- Identificar todos os recursos utilizados pelo
autor;
- Quais os
objetivos e tipo de Público que se destina cada Propaganda,
Qual delas tem objetivo financeiro e qual tem
objetivo social.
|
- Com a ajuda
do professor construir duas propagandas,
- Criar um
slogan, uma frase curta, que chame a atenção de quem irá ler a propaganda. Use letras diferentes,
coloridas, para chamar a
atenção do
consumidor;
- Crie um
logotipo, um símbolo, uma letra ou grupo de letras que
representam a
empresa ;
- Escreva um
pequeno texto, descrevendo o produto, usando palavras que dêem qualidade a
ele, tentando convencer que ele é muito
bom.
|
- Qual é o produto?
- Para que serve?
- Onde podemos encontrá-lo?
- Quem
produz o produto? Qual é o nome da empresa?
- Qual o recurso que o autor utilizou e se está
coerente com o produto que ele quer vender;
- Qual a intenção do autor ao relacionar a pele do
bebê a um Pele Vermelha?
- Quem são os Peles vermelhas? Etc.
|
ATIVDADES
DE AVALIAÇÃO:
Leia
as Propagandas.
Qual
é o tipo de público se destinam:
Aos consumidores
Aos patrocinadores
Aos fabricantes
Aos concorrentes
|
Qual o argumento mais forte usado no texto 1 para
o fabricante vender o produto?
O nome da pomada
O preço da pomada
A qualidade da pomada
A foto do bebê
|
Qual é o
objetivo da propaganda 2?
Alertar e Informar
Divertir
o público
Contar um fato
Vender um produto
|
|
GÊNERO
TEXTUAL: FICCIONAL
|
ATIVIDADES DE ENSINO:
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
|
- Reconhecer o gênero Propaganda;
- Distinguir de outros gêneros pela estrutura,
característica e aspectos Lingüísticos;
;
|
|
- Leitura feita pelo Professor;
- Leitura individual e coletiva;
- Distribuição cópia do texto para a turma;
|
- discutir com o aluno todas as
possibilidades
de escrita, de organização e
encaminhamento
do texto, que a organização,
a
forma de apresentar os personagens,
o
lugar etc. dependem muito da intenção do
autor do texto.
-
Faça primeiro um rascunho, deixe as idéias fluírem naturalmente.
Depois de pronto, leia o texto observando se
as frases que você escreveu
estão
claras, se apresentam uma seqüência, se não deixou de dar
nenhuma informação que seja importante para a
compreensão da história.
|
- Quem são os
personagens dessa história?
Como eles são?
Onde os
personagens estão? Como é
esse lugar?
Qual deles conhece bem o lugar?
Como você
descobriu isso?
O que os três
estão fazendo nesse lugar?
Por que eles
pararam em frente ao casarão?
Para você, de
quem é a voz que vem do
casarão? Por
que Tomás e Davi se assustaram,
quando ouviram
o terceiro grito?
|
|
ATIVDADES
DE AVALIAÇÃO:
Leia
as Propagandas.
Qual
é o tipo de público se destinam:
Aos
Aos
Aos fabricantes
Aos concorrentes
|
Qual o argumento mais forte usado no texto 1 para
o fabricante vender o produto?
O preço da pomada
A qualidade da pomada
A foto do bebê
|
Qual é o
objetivo da propaganda 2?
Alertar e Informar
Divertir
o público
Contar um fato
Vender um produto
|
|
GÊNERO
TEXTUAL: NOTÍCIA
1
2
|
||||
|
||||
EIXO 1
|
EIXO 2
|
EIXO 3
|
EIXO 4
|
EIXO 5
|
COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
|
LEITURA
|
PRODUÇÃO ESCRITA
|
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
|
|
|
|
|
|
ATIVDADES
DE AVALIAÇÃO:
Leia
as Propagandas.
Qual
é o tipo de público se destinam:
Aos
Aos
Aos fabricantes
Aos concorrentes
|
Qual o argumento mais forte usado no texto 1 para
o fabricante vender o produto?
O preço da pomada
A qualidade da pomada
A foto do bebê
|
Qual é o
objetivo da propaganda 2?
Alertar e Informar
Divertir
o público
Contar um fato
Vender um produto
|
|
Assinar:
Postagens (Atom)