Eixos/dias
|
2ª feira
|
3ª feira
|
4ª feira
|
5ª feira
|
6ª feira
|
Motricidade fina
|
Período livre
Lego
|
Período livre –
livros
|
Período livre –
numerais ou palitinhos
|
Período livre
–quebra cabeças
|
Período livre –
faz de conta
|
Identidade e
autonomia
|
Rodinha:
Rotinas (Calendário; tempo; ajudante; chamada; contagem e músicas)
Oralidade: o
doce
|
Rodinha: Rotinas Oralidade: parlenda: Cadê o toucinho
que tava aqui?
|
Rodinha:
Rotinas (Calendário; tempo; ajudante; chamada; contagem e músicas)
Oralidade: o
doce
|
Rodinha:
Rotinas (Calendário; tempo; ajudante; chamada; contagem e músicas) Oralidade:
parlenda: Cadê o toucinho que tava aqui?
|
Rodinha:
Rotinas (Calendário; tempo; ajudante; chamada; contagem e músicas)
|
Linguagem oral e
escrita –
|
Hora do Conto: lenda do Saci Perere – Interpretação
oral.
|
Reconto com o
livro
Trabalho com a
fichinha.
|
Poema: Os 10
sacizinhos
Trabalhar a
letra S, fonema e grafema.
|
Releitura do
poema
Listar nomes
das crianças e conhecidos que começam igual a SACI. .
|
O que
aprendemos nessa semana?
Sobre que
assuntos falamos?
|
Natureza e
sociedade –
Movimento e
música
|
Hora da novidade: Caixa surpresa com imagens dos
personagens do folclore – Saci, Sereia, Curupira, lobisomem, cuca, mula sem
cabeça.
|
Roda de conversa: Defensores da natureza,
Curupira.
|
Roda de
conversa: Defensores da natureza, boitatá.
|
Roda de
conversa: Seres da noite: Lobisomem, mula sem cabeça, Cuca, bicho Papão, etc.
|
Relembrar
assuntos
|
Oficinas –
Ciranda do Brincar
|
Música
|
Teatro / dança
|
Arte
|
Psicomotricidade
|
Oficina de
rodízio
|
Artes
|
Colorir o saci para
colocar na garrafa.
|
Pintar rolo de papel higiênico
|
Colagem dos
olhos e da língua
|
Complete o Saci
|
Punção no
triângulo
|
Matemática
|
Contando ate 5:
1 sacizinho foi passear, pula, pula e outro vai chamar. Continuar a contagem
até 5 cada um chama outro colega e ambos imitam o saci.
|
Etapas do
recorte: embolar e rasgar com jornal.
|
Contando ate 5:
1 sacizinho foi passear, pula, pula e outro vai chamar. Continuar a contagem
até 5 cada um chama outro colega e ambos imitam o saci.
|
Jogo com dados:
Cada criança lança o dado e retira o número de palitos correspondente ao
lançado no dado.
|
Qual personagem
do folclore você mais gostou?
Criar gráfico na lousa ou cartaz.
|
Psicomotricidade
|
·
Brincadeira folclórica: gato mia
|
• Brincadeira folclórica: O mestre
mandou.
|
• Brincadeira folclórica: amarelinha
|
Cirandas de
roda
|
Brincadeira
folclórica: Corre Cutia
|
Atividades extras
|
Dever de casa
sereia de letras
|
|
Dever de casa
|
|
|
Objetivos:
·
Desenvolver a coordenação fina e grossa;
·
Despertar o gosto por histórias e poesia;
·
Desenvolver a capacidade de escuta e atenção;
·
Estimular o uso da linguagem oral em
situações escolares;
·
Demonstrar habilidade motora grossa.
·
Realizar brincadeiras folclóricas.
SACI
na garrafa – modelo
Parlendas:
Cadê o
toucinho daqui?
O gato comeu
Cadê o gato?
Foi pro mato
Cadê o mato?
O fogo
queimou
Cadê o fogo?
A água
apagou
Cadê a água?
O boi bebeu
Cadê o boi?
Foi puxar
trigo
Cadê o
trigo?
A galinha
comeu
Cadê a
galinha?
Foi botar
ovo
Cadê o ovo?
O padre
chupou
Cadê o
padre?
Foi rezar a
missa
Por onde é o
caminho da Missa?
Por aqui...
por aqui...por aqui
TRAVA
LÍNGUAS
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.
O mestre mandou
Um dos participantes é
encarregado de ser o mestre e ficará a frente dos outros jogadores. Ele dará as
ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das
palavras de ordem: “O mestre mandou” ou “Macaco Simão mandou”.
Arte no rolinho de papel higiênico Boitatá