PLANEJAMENTO
ANUAL 2018
3º
ANO - ENSINO FUNDAMENTAL I
PORTUGUÊS
OBJETIVO
GERAL DE PORTUGUÊS
Ø
Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do
ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com
autonomia.
Ø
Objetivamos na 3ª serie, conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na
escrita, nas suas diversas possibilidades e situações (preparar o educando
para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia).
Ø
Conseguindo: ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.
Ø
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para
a construção coletiva do conhecimento.
Objetivo
Geral
Utilizar
a língua oral e escrita para expressar sentimentos, experiências e ideias,
acolhendo, interpretando, considerando e respeitando os diferentes níveis de
expressão veiculada no sistema de comunicação, escrevendo textos com coesão e
coerência, respeitando o sistema de pontuação e ortografia convencional,
buscando as informações necessárias para
a
compreensão da língua na elaboração e produção de textos (orais e escritos),
considerando características dos gêneros literários, revisando os próprios
textos e valorizando a leitura como fonte de fruição estética, entretenimento
e cultura, e a escrita, como registro da oralidade.
Objetivos
Específicos
Ler,
considerando as estratégias de leitura;
Reconhecer
os diferentes gêneros textuais a partir da organização do texto;
Perceber
diferenças entre a língua oral e a língua escrita;
Estabelecer
as regularidades ortográficas (inferir as regras) e constatar as
irregularidades (ausência de regras)
Inserir
as principais novas regras gramaticais:
|
CONTEUDOS
|
HABILIDADES
|
Ø
Alfabeto
Ø
Produção de textos oral e escrita
Ø
Poesias
Ø
Correspondência
Ø Sinais
de pontuação
Ø
Acentuação
Ø Gênero
do substantivo
Ø Numero
do substantivo
Ø Grau
do substantivo
Ø
Leitura de diferentes textos
Ø
Interpretação oral e escrita
Ø
Ortografia
|
Ø
-Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras
obedecendo a entonação.
Ø
-Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e
coerência.
Ø
-Interpretar oralmente escrita os textos lidos.e de forma
Ø
-Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas
diferentes formas,
Ø
-Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
Ø
-Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades
propostas.
Ø
-Utilizar corretamente o gênero do substantivo
Ø
-Identificar e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e
antônimo dos substantivos
Ø
-Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
Ø
-Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e
circunflexo.
Ø
-Empregar adjetivos de forma correta.
Ø
-Utilizar corretamente pronomes pessoais.
Ø -Utilizar
corretamente as regras ortográficas.
|
TÓPICO
|
COMPETÊNCIA
|
DESCRITORES
|
T1 – Reconhecimento
de convenções do
sistema alfabético.
|
C1 – Identificação de
letras do alfabeto
|
I.
Procedimentos de Leitura
D0 Compreender frases
ou partes que compõem um texto.
D1 Identificar o tema
ou o sentido global de um texto.
D2 Localizar
informações explícitas em um texto.
D3 Inferir informações
implícitas em um texto.
D5 Inferir o sentido
de uma palavra ou expressão.
D10 Distinguir um fato
da opinião relativa a esse fato.
II.
Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
D6 Identificar o
gênero de um texto.
D7 Identificar a
função de textos de diferentes gêneros.
D8 Interpretar texto
que conjuga linguagem verbal e não verbal.
III.
Coerência e coesão no processamento do texto
D11 Reconhecer
relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios etc.
D12 Estabelecer a
relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15 Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para sua continuidade.
IV.
Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D19 Identificar o
conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
D23 Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos.
D21 Reconhecer o
efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
V.
Variação linguística
D13 Identificar marcas
linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
|
T2 – Apropriação do
sistema alfabético.
|
C2 – Uso adequado da
página.
|
|
|
C3 – Reconhecimento da
palavra como
unidade gráfica.
|
|
|
C4 – Aquisição da
consciência fonológica.
|
|
T3 – Usos sociais da
leitura e da escrita
|
C5 – Leitura de
palavras, frases e pequenos textos.
|
|
T4 – Leitura:
compreensão,
análise e avaliação
|
C6 – Implicações do
suporte e do gênero
na compreensão de
textos.
|
|
|
C7 – Localização de
informações explícitas em textos.
|
|
|
C8 – Interpretação de
informações implícitas em textos.
|
|
|
C9 – Coerência e
coesão no processamento
de textos.
|
|
T4 – Leitura:
compreensão,
análise e avaliação
|
C9 – Coerência e
coesão no processamento
de textos.
|
|
|
C10 – Avaliação do
leitor em relação aos textos lidos.
|
|
T5 – Produção escrita
|
C11 – Escrita de
palavras e frases.
|
|
|
C12 – Produção de
textos.
|
MATEMÁTICA
OBJETIVO
GERAL DE MATEMÁTICA
Ø
Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender
o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características
da matemática.
Ø Como:
aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o
desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
|
CONTEUDOS
|
HABILIDADES
|
|
Ø
Construção de figuras geométricas
Ø
Construção de sólidos geométricos
Ø
Números de 0 a 1000
Ø
Números pares e impares
Ø Ordem
crescente e decrescente
Ø Dezena
Ø Dúzia
Ø
Centena
Ø Dobro,
triplo
Ø
Tabuada do 0 ao 5
Ø
Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
Ø
Problemas
Ø 04
operações
Ø
Sistema monetário
Ø Noção
de estatística
Ø
Números ordinais até 30.
Ø
Calendário
|
Ø
-Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
Ø
-Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
Ø
-Ordenar corretamente os números na ordem
Ø
-Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
Ø
-Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
Ø
Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
Ø -Medir
e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
Ø
-Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
Ø
-Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real
e centavos.
Ø
-Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
Ø
-Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano...)
Ø
-Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta
|
|
CIÊNCIAS
OBJETIVO
GERAL DE CIENCIAS
Ø
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte
integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
Ø
Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia
e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
Ø
Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela
ação coletiva.
|
||
CONTEUDOS
|
HABILIDADES
|
|
Ø Astros
Ø Ar
Ø Solo
Ø Água
Ø Lixo
Ø
Reciclagem
Ø
Saneamento básico
Ø
Vegetais
Ø Os
animais
Ø Nosso
corpo
Ø Os
alimentos
Ø
Higiene e saúde
Ø Saúde
e segurança
Ø Nosso
ambiente
Ø
Preservação do meio ambiente
Ø As
plantas
|
Ø -Identificar
os principais astros do Sistema solar.
Ø
-Identificar o Sol como uma estrela.
Ø
-Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
Ø
-Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
Ø
-Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão
presentes em nosso meio ambiente
Ø
Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte
de alimento e remédios.
Ø
-Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação
para manutenção da vida na terra.
Ø
-Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
Ø
-Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação
de nossa vida.
Ø
-Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do
estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
Ø
-Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a
importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
|
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
OBJETIVO
GERAL DE EDUCAÇÃO FISICA
Ø
Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e
estabelecidas como os outros reconhecendo respeitando características físicas
e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais ,
físicas ou sociais .
Ø Adotar
atitudes de respeito mutua dignidade e solidariedade em situação lúdica e
esportiva repudiando qualquer espécie de violência.
|
||
CONTEUDOS
|
HABILIDADES
|
|
Ø
Lateralidade
Ø Jogos
Ø
Brincadeiras dirigidas
Ø
Musicas
Ø Danças
, teatro
|
Ø
Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
Ø
Desenvolver a criatividade, atenção, agilidade, raciocínio lógico,
concentração;
Ø
Desenvolver a imaginação a capacidade de expressão através de gestos,
socialização;
Ø Desenvolver
o Espírito de equipe, colaboração, ritmo.
Ø
Desenvolver a coordenação viso – motora, pontaria, conhecimento linguístico,
equilíbrio, concentração.
Ø
Aumentar a percepção auditiva;
Ø
Desenvolver noções de ataque e defesa, noção de espaço;
Ø
Desenvolver habilidade manual;
Ø
Melhorar o equilíbrio e do tônus muscular, respeito;
|
|
ARTE
OBJETIVO
GERAL DE EDUCAÇAO ARTISTICA
Ø
Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de buscar
pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a
sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.
Ø
Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade
exercitando a discussão , indagando, argumentando, apreciando arte de modo
sensível.
|
||
CONTEUDOS
|
HABILIDADES
|
|
Ø Colar
Ø Pintar
Ø
Desenho livre
Ø
Desenho dirigido
Ø Montar
Ø
Dobraduras - ORIGAMI
Ø
Recortar
Ø
Maquetes
Ø
Dramatização
Ø As
cores: primarias e secundarias
Ø Formas
geométricas
Ø
Pintura
Ø
Tangran
|
Ø
-Desenvolver a coordenação e a criatividade através da expressão do desenho.
Ø –
Fazer uso de curvas, linhas e pontos.
Ø -
Compor estórias e textos partindo de recortes e colagens.
Ø -
Identificar as cores primárias e as misturas que resultam em cores
secundárias.
Ø -
Desenvolver noções fundamentais de dobraduras
Ø -
Expressar-se através da construção de maquetes observando a
proporcionalidade.
Ø -
Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
|
|
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVO
GERAL DE ESTUDOS SOCIAIS (Historia e Geografia)
Ø
Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
Ø
Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos
problemas sociais;
Ø
Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de
realidades diferentes;
Ø
Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu
município, do seu estado e de seu pais como resultantes de um longo processo
de transformação.
Ø
Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e
culturais nas vivencias cotidianas das famílias, da escola e da localidade;
|
CONTEUDOS
|
HABIIDADES
|
|
|||
Ø
Família
Ø Casa
Ø Rua
Ø Bairro
Ø Escola
Ø
Município
Ø Poder
Legislativo, Executivo e Judiciário.
Ø
Orientação
Ø Tempo
Ø Meios
de transporte
Ø Meios
de comunicação
Ø
Transito
Ø
Trabalho
Ø Datas
comemorativas
Ø Zona
rural
Ø Zona
urbana
Ø Reino
da natureza
Ø Relevo
Ø Clima
Ø Rio
Ø
Vegetação
Ø
Indústria
Ø
Comercio
Ø Hinos
|
Ø
Identificar sua família, casa, escola, bairro, rua.
Ø
Distinguir o seu município observando semelhanças e diferenças entre o
compõem a cidade.
Ø
Identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas consequências em
diferentes meios.
Ø
Reconhecer sinais de transito
Ø
Apreciar as datas comemorativas em grupo ou individual.
Ø -Identificar
diferentes tipos de família.
Ø
-Identificar diferentes tipos de moradias
Ø
-Identificar sua rua
Ø
-Identificando seu bairro
Ø
-Identificando sua escola
Ø
-Identificando seu município, suas autoridades,
Ø
-Identificando os pontos cardeais.
Ø -Reconhecer
as estações do ano,
Ø
-Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação
utilizados pelo aluno e por sua família.
Ø
-Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam
utilizar corretamente.
Ø
-Reconhecer a importância do trabalho e das profissões na vida em sociedade,
Ø
Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino (nacional, independência e
bandeira)
Ø Zelar
o espaço em que vive
Ø
Entender o que é descendência e quem é, formando conceitos necessários para a
compreensão das relações sociais, solidariedade e interação;
|
|
|||
Metodologias
Gerais
Pretendemos
alcançar nossos objetivos aplicando os conteúdos listados através de aulas
expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e
extra - classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e
coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação,
criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento
e descoberta trabalhando sempre através de temas, miniprojetos.
Usaremos
para desenvolver nossas aulas recursos diversos como:
•
Cantinho da leitura
• Historinhas
•
Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro
didático • Semáforo
•
Revistas
• Conversa informal
•
Jornais •
Quadro e giz
•
Gibis •
Bingo
•
Brincadeiras
• Materiais concretos
•
Dramatização
• Cartazes
•
Rodinha de conversa •
Livros literários
•
Desenho livre
• TV Dvd
•
Musicas
• Filmes
•
Som •
Jogos
•
Passeio
• Alfabeto móvel
•
Exposição de objetos
• Relógio móvel
•
Fantoches
• Produção de texto
•
Roleta • Colagem
recortes
•
Apresentações
• Teatro
|
Avaliações
Os
alunos serão avaliados
•
Participação
•
Interesse
•
Atividades avaliativas
•
Leitura oral
•
Escrita
A
avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de
ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos
os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de
testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando
os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento
diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala,
participação, interação e organização.
Serão
realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se
que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que
desejamos.
O aluno
será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota
bimestral.
Será
diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual,
visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através
a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas
possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e
reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria
pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
|
||||
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
Ø Os
objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma
globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria
sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e
coletivas.
Ø O
professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p
desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.
Ø O
processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista
utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita
textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.
Ø As
atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas
em seu desenvolvimento do conhecimento.
Ø O
ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para
pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e
estereotipados.
Ø As
atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações
reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de
forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo
utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades
permanentes, sequenciadas, ocasionais e projetos didáticos.
|
RECURSOS
Ø
Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização,
músicas, paródias.
Ø
Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas,
cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø
Produção oral
Ø
Leitura compartilhada
Ø Jogos,
material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário,
alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo,
maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø
Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e
outros)
Ø
Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø
bonecos (partes do corpo )
|
||||
Referência
Bibliográfica
- PCN’s
– Livro
Adotado
- Novo -
Aquarela do Saber (Apoio – Livro da Escola)
- Assim
eu Aprendo (Apoio – Livro da Escola)
-
Revista Nova Escola
-
Revista Guia Prático para professores – Ensino Fundamental I e II
-
Internet – Google
- CBC
|