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domingo, 17 de julho de 2011

Educação Infantil e o faz de conta

A importância do faz de conta.

A criança é um ser em desenvolvimento e é na interação com as pessoas e com os objetos, especialmente os brinquedos e as brincadeiras, que ela vai se estruturando. A atividade de brincar começa desde o seu nascimento. Pela brincadeira, a criança constrói sua experiência com o mundo de forma ativa, vivenciando situações.
A brincadeira é uma atividade que estrutura e impulsiona o desenvolvimento infantil. No mundo da brincadeira, o faz-de-conta se constitui em um importante recurso para a criança expressar suas aprendizagens. Dos 3 aos 7 anos, a brincadeira do faz-de-conta é a que desperta o seu maior interesse. É uma atividade que enriquece a identidade da criança, pois ela passa a viver e experimentar outras formas de ser ao interpretar outros personagens.
A criança, ao brincar, cria e recria seus espaços, seus cenários, dá vida e função aos objetos. Neste ato de brincar, ela interpreta a experiência que vive em seu meio com os seus valores e crenças já incorporados. A criança constrói a sua própria versão sobre os padrões sociais que lhe são transmitidos pelas pessoas com quem convive, e, neste brincar, nesta interação, ressignifica os valores que terão grande contribuição para a sua vida.
Ela começa a desenvolver habilidades para compreender a si e aos outros. Este jogo lúdico influencia muito o desenvolvimento da criança. A linguagem, o pensamento, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, a concentração e a curiosidade são estimulados.
Pais e professores, ao estimularem e oferecerem condições para a criança brincar, devem considerar:
Sempre levar em conta o interesse da criança;
Podemos e devemos participar das brincadeiras quando convidados, especialmente tendo o cuidado de participar com sensibilidade;
Ter habilidade e respeitar a brincadeira e o seu ritmo;
Estimular as brincadeiras oportunizando espaços, facilitando a disposição de brinquedos, dos móveis da casa ou da escola, sugerindo situações facilitadoras;
Participar sempre de forma positiva;
Aproveitar este momento para observar e conhecer melhor as crianças;
Propor atividades que desenvolvam a curiosidade da criança;
Aproveitar os jogos para desenvolver novas competências.
Nessa brincadeira de faz-de-conta, a criança adquiri um novo saber-fazer, sendo incorporado a cada nova experiência de brincar, como participante ativa do seu processo de aprendizagem.