1° período – 2011.
Projeto: O NOME DA GENTE
1)Dados de Identificação:
v Escola: CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “ALEXANDRE BERNARDES PRIMO”
v Professoras responsáveis: Clarete; Indiara; Laura; Leila; Marli Felipe; Roberta e Sidônia.
v Alunos atendidos: 1° período/2011
v Duração: 8 meses
2) Título do Projeto: O NOME DA GENTE
3) Justificativa: Nada é mais pessoal que o nome, é ele que nos identifica, faz com que sejamos reconhecidos, define quem somos, e mesmo que esteja escondido atrás de algum apelido sempre será parte de nós. A força do nome nos acompanha e é a nossa marca. E nesta ligação tão forte faz com que a criança veja sentido em aprendê-lo e inicie assim o desafio da aprendizagem. Tanto do ponto de vista lingüístico quanto gráfico o nome próprio de cada criança é um modelo estável, traz informações sobre forma e valor sonoro convencional das letras assim como quantidade necessária de letras para a escrita, a variedade e a posição das letras em uma escrita convencional. Quando escreve o próprio nome a criança se identifica com ele, o reconhece graficamente e usa-o como fonte de informações para escrever outros nomes ou palavras. O nome tem um sentido especial para a criança, carrega um grande valor afetivo e uma função social. Ao conhecer o nome a criança estabelece sua importância e começa a estruturar sua identidade. A partir do momento em que a criança observa sua foto e interage com o verso relacionado ao seu nome sente-se reconhecida e valorizada em seu meio. Ao perceber o envolvimento dos demais com os trabalhos envolvendo seu nome a criança inicia sua aprendizagem de forma mais prazerosa e criativa. As possibilidades de trabalho que partem do uso do nome são inúmeras e tem papel significativo para a aprendizagem. Enfim a partir do acima descrito justifica-se esse projeto.
4) Objetivos:
Gerais | v Desenvolver a oralidade através dos versos de cada nome; v Desenvolver a percepção de si e do outro. v Conhecer a história do próprio nome v Perceber a importância de cada um na sala de aula; v Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, artísticas, pedagógicas e visomanuais. v Desenvolver as habilidades relativas à idade através da integração dos eixos temáticos da educação infantil: música e movimento, linguagem oral e escrita, matemática, artes, natureza e sociedade; |
Específicos | v Ampliar seu vocabulário. v Discriminar seu nome. v Observar as letras de seu nome e do alfabeto. v Expor acontecimentos e preferências pessoais. v Reconhecer-se como parte integrante de diferentes grupos de convivência. v Expressar suas emoções, sentimentos e conhecimentos por meio dos desenhos, pinturas, modelagens e esculturas. v Apropriar-se dos diferentes elementos da linguagem visual; v Identificar rimas e fonemas através da oralidade dos versos; v Identificar o nome a partir dos versos específicos; v Reconhecer letras Significativas; |
5) DETONADOR: Teatro: Quem roubou a alegria do palhaço
6) METODOLOGIA:
ü CONHECENDO O NOME: Cada criança trará uma foto para exposição em sala de aula para identificação da letra inicial.
ü HISTÓRIA: Quem roubou a alegria do palhaço.
ü CAIXA SURPRESA SEMANAL: Apresentar a cada semana uma caixa surpresa com o nome a ser trabalhado, explorando as letras, o nome, fonemas, grafia, e particularidades da criança pertencente.
ü FICHAS OU CRACHÁS: Apresentar o nome em forma de fichas ou letras móveis para que a criança monte, desmonte e remonte o próprio nome. Questionar a origem do nome (de forma simplificada). Realizar a contagem do número de letras, comparar com outros nomes e discriminar maior ou menor em relação ao número de letras.
ü CARTAZ: Apresentação do cartaz com o verso do nome da criança. A professora fará a leitura expressivamente e trabalhando através da repetição proporcionará a oralidade do verso. Enfocando e explorando o nome, a letra inicial, número de letras e rimas.
ü ARTE: Atividade do projeto com produção artística da letra, explorando fonema, grafia e habilidades artísticas a serem trabalhadas através de pinturas, colagens, coloridos, etc. Cada Versinho terá sua arte ou desenho relacionado.
ü ATIVIDADES RELACIONADAS AOS EIXOS: Concomitantemente ao projeto serão desenvolvidas atividades de expressão corporal, matemática, coordenação motora fina e grossa, movimento, música, linguagem oral e escrita, artes, natureza e sociedade, etc;
Observação: A cada semana o nome de uma criança juntamente com a foto e a letra inicial será exposto na sala de aula (num cartaz) a fim de serem observados durante o trabalho pedagógico, será ainda produzida uma centopéia onde o nome da criança será exposto e ao findar a semana a criança levará a centopéia para casa.
7) AVALIAÇÃO;
Dar-se-á através de:
ü A avaliação será progressiva e continuada partindo de observações e registros pela professora, com apoio e orientação da supervisora pedagógica, do desenvolvimento de habilidades, utilizando sempre a diagnose a fim de reorientar o trabalho e propor novos meios de obtenção dos objetivos.
ü Participação/interesse em sala de aula;
ü Capricho e organização dos trabalhos e produções artísticas
8) CULMINÂNCIA: Exposição das atividades desenvolvidas em sala para a equipe escolar, família e comunidade.
"Uma idéia pode transformar-se em pó ou magia, dependendo do talento que nela tocar" (Willian Bernbach)
“Com as bênçãos de Deus e a união de todos faremos acontecer o melhor”.
Clarete; Indiara; Laura; Leila; Marli Felipe; Roberta e Sidônia.