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domingo, 30 de novembro de 2014

Atividade PNAIC



1- O trabalho com o ensino da matemática
A partir do texto de depoimento da professora Alessandra NacurGauliki cabe ressaltar pontos essenciais do trabalho com a matemática em classe. O Texto procura apresentar a metodologia de ensino através da resolução de problemas como um caminho promissor para trabalhos diferenciados nas aulas de Matemática. Nessa perspectiva, o texto pretende discutir aspectos essenciais dessa metodologia, chamando a atenção dos professores para a necessidade de mudanças teóricas e práticas. Essa perspectiva metodológica da resolução de problemas permite ao estudante a alegria de vencer obstáculos criados por sua curiosidade, vivenciando o “fazer matemática”. Nesse sentido, o problema é o ponto de partida da atividade matemática, e não a definição. No processo de ensinar e de aprender ideias, propriedades e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os estudantes precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las. Cabe ainda ressaltar a importância de se determinar os objetivos a serem alcançados, se as estratégias são essências os objetivos idem, saber onde se quer chegar e como chegar é uma das perspectivas matemáticas mais relevantes.  O texto apresenta uma metodologia sequenciada para o trabalho com a resolução dos problemas, e é fundamental que nós enquanto docentes tenhamos em mente o quão precisamos ensinar partindo de um desafio contextualizado e de uma estratégia metodológica coerente.
Enfim, a partir do texto confirmamos a ideia de que estabelecer objetivos, estratégias, metodologias e possibilidades de trabalhos interacionistas é fundamental para o sucesso do ensino da matemática em classe.
2- Prática pedagógica: A partir da historia “O reino dourado” iniciamos o trabalho com as bases não decimais. A turma foi dividida em grupos de 4 crianças. Cada grupo tinha um aluno como “líder”. A base em questão era a base 3, mas as crianças nãos sabiam em qual base seria a troca, dentro desse contexto proporcionamos uma situação inusitada, quando distribuímos as frutas para a realização da troca, determinamos que cada  criançareceberia quatro frutas, e para um em cada grupo não sobrou frutas, cada líder do grupo  teria que resolver a situação. Como todos receberiam frutas? Quais bases poderiam usar para troca? Se a base for 4 todos poderiam participar da troca? Por quê? Se a base for 2, quantos poderão trocar? Na base 2 sobrarão frutas? Quantas? Quantas frutas são necessárias para realizar a troca na base 5, e quantas faltam para cada criança? Assim fomos propondo questões e situações para que eles discutissem e se organizassem para solucionar os problemas. No fim cada um recebeu 3 frutas e realizamos o agrupamento na base 3.
3- Situações desafiadorassão aquelas que ativam a Zona de Desenvolvimento Proximal, como apontado por Vygotsky, Nesse sentido, situações problemas desafiadoras são aquelas que os alunos têm condições de resolver, no entanto, promovem conflitos e instabilidades, e os instigam na busca de respostas, de modo a utilizar o conhecimento que possuem (desenvolvimento real) e criar estratégias para solucionar o problema, chegando, assim, à maturação (desenvolvimento potencial). Um bom problema deve ser desafiador para o aluno; criativo; contextualizado; interessante; não consistir na aplicação evidente e direta de uma ou mais operações matemáticas; ter um nível adequado de dificuldade. Uma situação problema deve instigar o aluno a resolvê-la. Deve desenvolver o pensamento e desafiar constantemente, pois do contrário ficará desmotivado.
Situações desafiadoras na resolução de problemas: Quando usamos problemas do contexto da criança criando situações que motivem a metacognição chegamos a experiências mais exitosas. Como por exemplo: Trouxemos hoje uma caixa de palitos coloridos, mas houve um acidente e eles se misturaram e agora não temos como saber quantos palitinhos e de que cores cada um receberá, alguém pode me ajudar a organizar? Qual é a maneira mais fácil de distribuir os palitos? Quantos palitos tem nessa caixa?  Temos mais alunos ou palitos?
4- Campo conceitual é um conjunto informal e heterogêneo de problemas, situações, conceitos, relações, estruturas, conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente, entrelaçados durante o processo de aquisição de conhecimento, Campo Conceitual parte do princípio de que as crianças constroem conhecimento à medida que pensam sobre o assunto, vivenciam diferentes situações reais e, sobretudo, quando é capaz de estabelecer relações do conteúdo estudado. Isto é, o sujeito vivencia uma prática educativa instigante, contextualizada e reflexiva.
5- Situações Problema
Objetivo:
·         Resolver problemas por meio da adição ou subtração;
·         Demonstrar habilidades logico matemáticas na resolução de situações concretas;
·         Interpretar dados e informações em gráficos e tabelas;

Características do problema
Nebuloso: nem sempre todas as informações necessárias estão aparentes; por outro lado, pode existir conflito entre as condições estabelecidas pelo problema.

Problematização:A primavera está próxima, vamos montar um painel de primavera, mas precisamos organizar nosso painel, como o espaço é pequeno vamos selecionar alguns animais de jardim para colocar no painel. Quais animais podemos utilizar? (Levantamento de informações: animais que vivem no jardim).
Já com uma lista pré-selecionada vamos eleger quais animais mais votados por classe, cada classe terá um representante para colocar nesse painel. Pesquisar com as demais crianças da escola. (levantamento de dados – tabela e gráfico).
Com o gráfico em mãos, propomos a análise dos dados.

*Sugestões:Qual bichinho mais votado? Qual menos votado? Qual é o total de votos do mais votado? Na nossa classe qual o bichinho mais votado? E qual menos votado? Alguma classe teve o mesmo bichinho como representante? Se sim como faremos para não repetir bichinhos no painel? No total de votos qual é o bichinho com menos votos? E com mais votos?
Vamos organiza-los em ordem crescente. Vamos representar com as barrinhas de Cuisenaire os totais de votos.
Para montar o painel vamos dividir os aninais selecionados em grupos de 4 crianças na classe.

Problema central: Elegemos os bichinhos, dividindo a classe em grupos de 4 formamos 6 grupos. Quantos bichinhos serão necessários para que cada grupo faça 4 bichinhos?
Desenho
Operação
Resposta





Estratégias:
Representar com palitos ou tampinhas os grupos, realizar o agrupamento na base 4 para verificar a quantidade necessária de palitinhos. Usar as barrinhas de Cuisenaire para representar o total encontrado. Verbalizar as estratégias utilizadas pelas crianças para que elas possam julgar e analisar as estratégias mais coerentes.

Nome: Indiara Suliene