Seguidores

domingo, 2 de agosto de 2015

Plano de aula Maternal - Folclore



Eixos/dias
2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira
6ª feira
Motricidade fina
Período livre Lego
Período livre – livros
Período livre – numerais ou palitinhos
Período livre –quebra cabeças  
Período livre – faz de conta
Identidade e autonomia
Rodinha: Rotinas (Calendário; tempo; ajudante; chamada; contagem e músicas)
Oralidade: o doce
Rodinha: Rotinas Oralidade: parlenda: Cadê o toucinho que tava aqui?
Rodinha: Rotinas (Calendário; tempo; ajudante; chamada; contagem e músicas)
Oralidade: o doce
Rodinha: Rotinas (Calendário; tempo; ajudante; chamada; contagem e músicas) Oralidade: parlenda: Cadê o toucinho que tava aqui?
Rodinha: Rotinas (Calendário; tempo; ajudante; chamada; contagem e músicas)
Linguagem oral e escrita –
Hora do Conto: lenda do Saci Perere – Interpretação oral.
Reconto com o livro
Trabalho com a fichinha.
Poema: Os 10 sacizinhos
Trabalhar a letra S, fonema e grafema.
Releitura do poema
Listar nomes das crianças e conhecidos que começam igual a SACI.  .
O que aprendemos nessa semana?
Sobre que assuntos falamos?
Natureza e sociedade –

Movimento e música
Hora da novidade: Caixa surpresa com imagens dos personagens do folclore – Saci, Sereia, Curupira, lobisomem, cuca, mula sem cabeça. 
 Roda de conversa: Defensores da natureza, Curupira.
Roda de conversa: Defensores da natureza, boitatá.
Roda de conversa: Seres da noite: Lobisomem, mula sem cabeça, Cuca, bicho Papão, etc.
Relembrar assuntos
Oficinas – Ciranda do Brincar
Música
Teatro / dança
Arte
Psicomotricidade
Oficina de rodízio
Artes
Colorir o saci para colocar na garrafa.
 Pintar rolo de papel higiênico
Colagem dos olhos e da língua
Complete o Saci
Punção no triângulo
Matemática
Contando ate 5: 1 sacizinho foi passear, pula, pula e outro vai chamar. Continuar a contagem até 5 cada um chama outro colega e ambos imitam o saci.
Etapas do recorte: embolar e rasgar com jornal.
Contando ate 5: 1 sacizinho foi passear, pula, pula e outro vai chamar. Continuar a contagem até 5 cada um chama outro colega e ambos imitam o saci.
Jogo com dados: Cada criança lança o dado e retira o número de palitos correspondente ao lançado no dado.
Qual personagem do folclore você mais gostou?
 Criar gráfico na lousa ou cartaz.
Psicomotricidade
·         Brincadeira folclórica: gato mia

          Brincadeira folclórica: O mestre mandou.
          Brincadeira folclórica: amarelinha
Cirandas de roda
Brincadeira folclórica: Corre Cutia
Atividades extras
Dever de casa
sereia de letras

Dever de casa



Objetivos:

·         Desenvolver a coordenação fina e grossa;
·         Despertar o gosto por histórias e poesia;
·         Desenvolver a capacidade de escuta e atenção;
·         Estimular o uso da linguagem oral em situações escolares;
·         Reconhecer a importância cultural do folclore.
·         Demonstrar habilidade motora grossa.
·         Realizar brincadeiras folclóricas.

SACI na garrafa – modelo 
 
Parlendas:
Cadê o toucinho daqui?
O gato comeu
Cadê o gato?
Foi pro mato
Cadê o mato?
O fogo queimou
Cadê o fogo?
A água apagou
Cadê a água?
O boi bebeu
Cadê o boi?
Foi puxar trigo
Cadê o trigo?
A galinha comeu
Cadê a galinha?
Foi botar ovo
Cadê o ovo?
O padre chupou
Cadê o padre?
Foi rezar a missa
Por onde é o caminho da Missa?
Por aqui... por aqui...por aqui


TRAVA LÍNGUAS
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.

O mestre mandou

Um dos participantes é encarregado de ser o mestre e ficará a frente dos outros jogadores. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou” ou “Macaco Simão mandou”.

Arte no rolinho de papel higiênico Boitatá