Seguidores

domingo, 24 de março de 2013

PLANO DE ENSINO - SIMPLIFICADO








CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS BIMESTRALMENTE


1º BIMESTRE

·             Leitura (incentivo/ gosto pela leitura);
·             Valores humanos e solidariedade;
·             Paz (tema)
·             Semana da saúde;
·             PRO.E.R.D

2º BIMESTRE

  • Miscigenação dos povos;
  • Cidadania/ qualidade de vida;
  • Água/ meio ambiente;
  • Educação viária/ festa juninas;
  • Copa do mundo;
  • PRO.E.R.D.

3º BIMESTRE

  • Folclore (interdisciplinar);
  • Educação fiscal

4º BIMESTRE

  • Festa da primavera;


OBSERVAÇÃO: Conteúdos trabalhados em todos os semestres.

  • Paz;
  • Leitura (poesia, músicas, receitas, etc.)

PASSEIOS PROGRAMADOS ANUAL


  • Trem;













LÍNGUA PORTUGUESA

Tirar conclusões e emitir opinião pessoal oralmente e escrito e redigir de forma compreensiva.

OBJETIVOS GERAIS

  • Expressar-se e comunicar-se através das diferentes linguagens, integrando-se à sociedade e utilizar as fontes de informação para adquirir e construir conhecimento.
  • Em todos os bimestre serão trabalhados:

1.      expressão oral e escrita;
2.      leitura silenciosa e oral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ORALIDADE

Relatar sentimentos, experiências, idéias e opiniões de forma clara e ordenada, utilizando a linguagem com maior nível de formalidade, quando uma situação exigir e mantiver um ponto de vista coerente ao longo de um debate para aprofundar as competências na oralidade.

LEITURA

Ler e interpretar textos diversos para adquirir competência de leito, obtendo informações, recrear-se observar, comparar e compreender.

CONTEÚDOS

Saber
  • Que a conversa é uma troca e tem uma finalidade
  • Que há vários movimentos comunicativos: perguntas, opiniões explicações introduções
Fazer
  • Conclusões de que pro  meio da conversa nos relacionamentos, marcamos nossas diferenças e semelhanças com outras pessoas, transmitimos e recebemos informações.
  • Espontaneamente suas faltas.
  • A manutenção de um ponto de vista ao longo de fala de seus pares.
Ser...
·         Atencioso respeitando e valorizando a fala de seus pares
  • Ouvinte de quem esta falando e intervir no momento adequado
  • Interessado e objetivo ao manifestar sentimentos, experiências idéias e opiniões.
Saber
  • Que as pessoas lêem para aprender, informar-se ou por puro prazer (objetivo da leitura )
  • Que o livro é a extensão da imaginação e da memória.
  • Que o livro foi criado para se passar as futuras gerações as coisas imaginadas e recorda-las por escrito.
Fazer
·         Identificação dos diferentes tipos de livros: Atlas, Dicionário, Enciclopédias, de Ficção, etc.

ESCRITA

·         Produzir textos diversos ampliando a competência para escrita.
·         Utilizar os recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação
·         Manter os tempos verbais adequados para aprimoramento
·         Leitura oral com fluências e entonação adequadas
·         Leitura e interpretação de textos diversos: contos, mitos, lendas, poemas, canções, textos informativos e institucionais e leitura de gráficos, tabelas e mapas.
Ser
  •  Leitor prazeroso, apreciador da leitura de diferentes tipos de textos e autores, valorizando-os.
·          Atencioso, respeitando a leitura de seus pares.
Saber
·         Que toda escrita é dotada de poder comunicativo;
·         Que existem normas gramáticas que devem ser observadas na escrita;
·      Que os substantivos e adjetivos têm classificação própria;
·         Que os substantivos e adjetivos se modificam (gênero, número, grau)
·         Que nos pronomes substituem os nomes;
·         Que os verbos indicam ação, estado e fenômeno da natureza;
·         Que o sujeito de uma oração é quem pratica uma ação;
·         Que os textos possuem características próprias.
Fazer
  • Busca de procedimentos que possam garantir a grafia convencional (normas gramáticas)
  • Produção de vários tipos de textos (narrativos, poéticos, instrução, publicitários, jornalísticos, cartas histórias em quadrinho, textos expositivos) cuidando da coerência e coesão textual.
  •  Planejamento de textos, redigirem rascunhos, relê-los e cuidar da apresentação.
  • A utilização adequada dos substantivos próprios, comuns. Primitivos, derivados e coletivos.

TRANSVERSALIDADE

Ética: Aprender a resolver conflitos por meio de dialogo, a ser solidário, dizer o que pensa ouvir e respeitar seus pais.

Pluralidade cultural: Aprender a conhecer a respeitar as diferenças regionais brasileiras, combatendo os preconceitos, a discriminação e a exclusão social, incentivando a tolerância, o respeito à solidariedade para um bom convívio social.
·         Flexibilização dos substantivos em gênero, número e grau.
·         Utilização dos adjetivos como forma de enriquecimento dos textos
·         Aplicação dos tempos verbais: presente, passado e futuro, adequadamente em frases e textos.
·         Observação das regras gramaticais básicas e mais usuais de concordância verbal e nominal
·         A construção de conceito de sujeito das orações
            Ser
·         Atencioso respeitando e valorizando a produção de textos dos seus pares
·         Cooperativo na reestruturação de textos coletivos
·         Atencioso na organização textual, observando os sinais de pontuação coerência e coesão.
·         Investigativo com a revisão de seu próprio texto, buscando informações adicionais.

COMPREENSÃO DE TEXTO E CONTEXTO DE ACORDO COM OS PROJETOS E TEMAS A SEGUIR

  • Eu;
  • Família;
  • Poemas - relacionados com valores humanos;
  • Qualidade de vida ( alimentação);
  • Escola /amizade e solidariedade;
  • Animais ( respeito aos seres vivos/ cuidados)
  • Meio Ambiente ( cuidados/ preservação/ importância/ reciclagem);
  • E.C.A (trabalho infantil)
  • Trabalhos em grupo
  • Cidadania;



AVALIAÇÃO

  • Observação do relacionamento, postura e entrosamento dos alunos;
  • Observação do empenho dos alunos quanto ao interesse, participação, assiduidade, atenção;
  • Verificação das atividades diárias;
  • Verificação das relações extra - classes, inclusive lição de casa, trabalhos, etc.
  • Verificação das relações de entendimento de texto e contextos variados;
  • Verificação das relações descritas nas estratégias;
  • Auto-avaliação.

Observação: Serão trabalhados com mais ênfase os gêneros.


NO 1º  BIMESTRE

  • Poesia;
  • História;
  • Biografia
  • Canções;
  • Entrevistas;
  • Texto informativo e científico.

NO 2º  BIMESTRE

  • Contos de aventuras;
  • Fábulas;
  • Gráfico e tabelas.

NO 3º  BIMESTRE

  • Lendas;
  • Mitos;
  • Receitas;
  • Bilhetes;
  • H.Q ( História em quadrinhos).

NO 4º  BIMESTRE

  • Anuncio;
  • Propaganda e campanha;
  • Carta
  • Dialogo;
  • Bula de remédio;
  • Texto instrucional;
  • Jornal;
  • Verbetes;
  • Encartes;
  • Diário.



MATEMÁTICA

Saber utilizar as técnicas operatórias e aplica-las dentro das situações problemas.

Objetivos

  • Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do SND.
  • Refletir sobre procedimentos de cálculos que levem a ampliação do significado do numero e das operações, utilizando a calculadora como veiculo de verificação de resultados.
  • Ampliar os procedimentos de cálculos exatos, mental escrito e aproximado.
  • Resolver problemas, considerando os significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações q envolvam números naturais e alguns casos racionais.
  • Utilizar diferentes registros gráficos, desenhos e esquemas.

Conteúdos

Saber
  • Conceituar número e significa-lo em ordem e classes
  • Reconhecer agrupamentos numéricos de ordens e classes

Saber fazer
  • Leitura e escrita de números maiores de 1000
  • Ampliação de suas idéia referentes ao SND  e ampliação das regras referentes ao mesmo
  • A percepção de um numero ela qualidade e valores posicionais
  • Aplicação de propriedades relativas as técnicas operatórias
  • Aplicação dos conceitos de adição, subtração, multiplicação e divisão em diferentes situações-problema.
  • Utilização da calculadora
  • Associação das quatro operações as diferentes situações-problema.
  • Vivenciar processo de resolução utilizando algumas propriedades
  • Utilizar diferentes registros como recurso para expressar idéias, ajudar a descobrir formas de resolução.
  • Distinção de diferentes situações-problema, analisando informações e interpretando dados de maneira organizada.
  • Testar possíveis soluções; elaborar situação problema; utilizar dados (listas, tabelas, gráficos); aplicar dados e informações.
  • Seleção de informações mais adequadas para se chegar a uma tomada de decisão.
  • Estimativa de cálculos
Ser
  • Colaborativo
  • Com seus pares
  • Investigativo para solucionar situações problemas
Saber
  • Nomenclatura de anotação matemática como: (  ); { };  [ ]
  • Ordem de resolução dos cálculos tendo por critério a ordem das anotações

Saber fazer
  • A conclusão de que a ordem de realização das operações influi no resultado
  • Elaboração de hipóteses e comprovação de que na adição e na subtração os parênteses são desnecessários (propriedades associativa) e que na multiplicação e divisão os parênteses são indispensáveis

Ser
  • Atencioso com seus pares, respeitando e ouvindo as diversas hipóteses apresentadas.
  • Argumentativo ao defender suas hipóteses

Concluir o significado de numero racional e de suas representações fracionadas/decimal a partir de seus diferentes usos no contexto social.

Saber
  • O que é numero racional
  • Diferenciar número racional de numero natural apontando característica
  • O que é porcentagem e sua utilização

      Saber fazer
  • Reconhecimento simultâneo de representação decimal e fracionaria
  • Utilização dos tipos de representação de um numero racional
  • Inferir números racionais na forma décima e técnicas convencionais para adição, subtração, multiplicação e divisão e na forma fracionaria as técnicas convencionais para adição e subtração.
  • Aplicação de cálculos de porcentagem simples

 Identificar características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre eles, através de composição e decomposição, simetrias e reduções.
Saber
  • O que são polígonos e caracteriza-los
  • As semelhanças e diferenças entre polígonos
  • Conceituar um ângulo, eixos de simetria etc.
     Saber fazer
  • Análise de semelhanças e diferenças entre polígonos ( números de lado , numero de ângulo e eixo de simetria )
  • Identificação de semelhanças e diferenças entre corpos (esfera, cone, cilíndrico, cubo).
  • Reconhecimento das semelhanças entre poliedros (primas, pirâmides)
  • Manipulação com percepção de qualquer polígono, pode ser composto a partir das figuras triangulares.
  • A construção dos principais sólidos geométricos e identifica-los em objetos de cotidiano
Ser
  • Observador do ambiente, percebendo os elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.
Saber
  • Utilizar procedimentos e instrumentos de medida, selecionando o mais adequado em função da situação – problema  e representar o resultado de medição.
  • Utilizar a terminologia convencional para as unidades mais usuais dos sistemas de medidas.
  • Comparar com estimativas previa e estabelecer relações entre diferentes unidades de medida.
  • Nomenclatura utilizada para as unidades de medidas de acordo com a grandeza.
  • O que é área e perímetro?

Saber fazer

  • Relação dos nomes das unidades de medidas de acordo com a grandeza.( metro para comprimento, etc);
  • Reconhecimento das unidades usuais e comparar grandezas;
  • Leitura e interpretação de dados de medidas usuais.
  • Conversão simples;
  • Cálculos de áreas e perímetros
Ser

  • Atento para perceber a necessidade  de uma unidade de medida, como conversão que facilita a comunicação;

CONTEÚDO

  • História do numero;
  • Sistema de numeração decimal;
  • Adição;
  • Subtração;
  • Multiplicação;
  • Divisão;
  • Problemas e situações- problemas envolvendo as quatro operações;
  • Problemas e situações envolvendo as quatro operações com o sistema monetário brasileiro;
  • Estimativa;
  • Fração;
  • Geometria - Área, Perímetro;
  • Números Racionais
  • Números decimais;
  • Leitura de gráficos;
  • Porcentagem;
  • Medidas.

ESTRATÉGIAS

  • Uso de panfletos;
  • Uso de calculadora;
  • Trabalho em grupo na classe e extra- classe;
  • Gráficos;
  • Tangram ;
  • Jogos e desafios;
  • Sólidos geométricos.


AVALIAÇÃO

  • Observação do relacionamento, postura e entrosamento dos alunos;
  • Observação do empenho dos alunos quanto ao interesse, participação, assiduidade e atenção;
  • Na avaliação dos alunos será considerada cada manifestação de raciocínio diante dos resultados que ele apresentar para resolver uma dada situação;
  • Verificação de atividades diárias;
  • Auto - avaliação.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Noção de espaço em que vivem, notar que faz parte de uma sociedade diversificada, que deve ser valorizada em todas as suas manifestações.

Objetivos específicos

·         Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços
·         Organizar repertórios históricos culturais que lhes permitiam localizar acontecimentos numa municipalidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado.
·         Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
·         Reconhecer mudanças e permanecias nas vivencias humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades ou distantes no tempo ou no espaço.
·         Questionar sua realidade, identificando alguns dos seus problemas, e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação políticas institucionais e organização coletiva da sociedade civil.
·         Utilizar método de pesquisa e de produção de texto de conteúdo histórico, aprender a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros.
·         Valorizar o patrimônio sócio cultural e respeitar a diversidade, reconhecimento-a como um elemento de fortalecimento da democracia.
·         Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção de território, paisagem e do lugar.
·         Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações sócias culturais, é conquistas decorrentes de conflitos e acordos que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos, dentro de suas possibilidades, empenhar se em democratizá-las.
·         Conhecer e saber utilizar os procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificado suas relações, problemas e contradições.
História
Conteúdos

Saber
·        Os costumes de diferentes regiões brasileiras
·        Situar movimento de população existente no Brasil atual e no passado
·        os movimentos que levam um grupo de pessoas a abandonar suas regiões de origem.
·        As diferenças e semelhanças entre grupos étnicos e sociais
Saber fazer
  • Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial.
  • Analise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerado s pela disputas de terras no presente, no passado e numa dimensão futura.
  • Analise de documentos de diferentes naturezas
  • Organização de alguns histórico-culturais
  • Formulações de explicações para algumas questões do presente e do passado
  • Utilização de métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico
  • Busca de informações em diferentes tipos de fontes
  • Composição de informações do objeto de estudo
  • Manejo de diferentes formas de informações
  • Comparação de informação e de perspectivas diferentes sobre o mesmo acontecimento, fato ou tema histórico.
  • Caracterização do espaço urbano local e suas relações com outras localidades urbanas e rurais
  • Formulação de hipóteses q questões a respeito dos temas estudados
  • Elaboração de sínteses históricas, relacionando os momentos, significativos da historia local, regional e mundial.
  • Utilização de diferentes fontes de informações para leituras criticas.
Ser
·        Critico quanto a sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas soluções.
·        Praticante de leitura cartográfica
  • Valoroso com o patrimônio sócio cultural, respeitando a diversidade, conhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como elemento de fortalecimento da democracia.
  • Valoroso com as ações coletivas que  recuperam na melhoria das condições de vida
  • Respeitoso com o modo de vida de diferentes grupos sociais, através do conhecimento de suas manifestações culturais, econômicas, sociais e políticas.
  • Valoroso com a diversidade de fontes de busca e organizações de informações
  • Usuário das informações obtidas para justificar as suas idéias e ter flexibilidade para reconsiderá-las mediante fatos e provas.

HISTÓRIA

CONTEÚDO:

1º BIMESTRE

  • Os primeiros povos da América;
  • Os índios até a chegada dos europeus;
  • Cultura indígena;
  • A conquista portuguesa dos primeiros contatos com os índios do Brasil: a busca por lucros e a chegada dos primeiros portugueses.

2º BIMESTRE

OBS: A partir desse bimestre os alunos desenvolverão um trabalho com atividades sobre a miscigenação dos povos e a temática “História e cultura Afro- Brasileira” fará parte deste processo que culminará em um portifolio ou livro.

  • Índios;
  • Índios e colonizadores do Brasil;
  • Origem dos escravos negros;
  • A vida e o trabalho nos engenhos;
  • Copa do mundo.

3º BIMESTRE

  • Atividades econômicas no interior;
  • Os caminhos do sertão;
  • A mineração e as cidades;
  • Mineração, trabalho e trabalhadores;
  • O governo de Portugal se transfere para o Brasil;
  • O Brasil se torna um país independente.

4º BIMESTRE

  • Café;
  • Imigrantes;
  • República;
  • Indústria;
  • Economia e trabalho de 1960 até os dias atuais.

Geografia
Objetivos
  •  Reconhecer no lugar no qual se encontra inserido as relações existentes entre o mundo urbano e rural, bem como as relações que sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugares e regiões, focando tanto presente como o passado.
  • Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
  • Reconhecer o papel das tecnologias das informações, das comunicações e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade.
  • Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas.
  • Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, observando a necessidade de indicações de direção, distancia orientação para garantir a legibilidade da informação.
  • Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da observação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida.

Conteúdos

Saber
  • O que é mundo rural e mundo urbano
  • O que é comunidade
  • O que é paisagem
  • O que é tecnologia da informação, dos transportes e da comunicação.
  • O que é linguagem cartográfica
  • O que é preservação e conservação do meio ambiente

     Saber fazer
  • Caracterização e comparação das paisagens urbanas e rurais de diferentes regiões no Brasil, considerando os aspectos de especialização do trabalho, a interdependência entre as cidades e o campo, os elementos biofísicos da natureza, os limites e as possibilidades de recursos naturais.
  • Levantamento, seleção e organização das informações a partir das fontes variadas, como fotografias, mapas, noticias de jornal, filmes, entrevistas, obras literárias, musicas etc.
  • Organização de pesquisas e representações de conceitos adquiridos em obras individuais e coletivas: textos, exposições, desenhos, dramatização, seminários etc.
  • Leitura e compreensão das informações expressam em linguagem cartográfica e em outras formas de representação do espaço, como fotografias aéreas, plantas, maquetes, entre outras.

Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras
Representação em linguagem cartográfica das características das paisagens estudadas por meio de diferentes tipos de mapas, observando a necessidade de indicar a direção, a distancia, a proporção para garantir a legibilidade das informações.
A valorização do uso refletivo da técnica e da tecnologia em prol da reabilitação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida.

 Ser
  • Reconhecido a importância do trabalho
  • Tolerante e respeitoso aos modos de vida de outras coletivas distantes no tempo e no espaço.
  • Capaz de discernir benefícios e prejuízos causados pelos conhecimentos técnicos e tecnológicos
  • Critico quanto a sua realidade, identificando problemas pertinentes a ela.
  • Consciente da necessidade da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida.

GEOGRAFIA

1º BIMESTRE

  • Paisagem natural;
  • Modificando o espaço;
  • Sistema solar;
  • Relação Homem X Natureza
  • Extração de vegetais / reflorestamento;
  • Minérios;
  • Extrativismo animal;
  • Mapas.
2º BIMESTRE

  • Agricultura no Brasil;
  • Terra- cuidados;
  • Criação de animais;
  • Continentes e oceanos;
  • Mapas (estados e capitais).
3º BIMESTRE

  • A indústria;
  • América do sul;
  • Mapas (regiões).
Aspectos a serem estudados em cada região:
  • Culturais;
  • Físicos, que influenciam na vida das pessoas que moram naquela região;
  • Econômicos;
  • Movimento de população.

4º BIMESTRE

  • Música ( “O rio” Chitãozinho e chororó )
  • A indústria e o meio ambiente;
  • Poluição;
  • Relevo;
  • Hidrografia;
  • Clima;
  • Vegetação.
CIÊNCIAS

Noção do espaço em que vive e as relações que inferem ou não na sua vida diária, assim como conhecem a utilização da ciência pela humanidade.

Objetivos específicos

  • Reconhecer que as estações do ano (verão, outono, inverno primavera ) correspondem a uma divisão do ano com base em eventos astronômicos (orientação da terra em relação ao sol ao longo da sua órbita ), relacionar as estações do ano com eventos climáticos
  • Saber que o corpo realiza uma serie de funções para se manter vivi e saudável.
  • Conhecer os efeitos das drogas ( remédios, álcool, fumo, etc. ) no organismo humano
  • Reconhecer a identificar algumas praticas de higiene para observar a saúde física, mental visando ainda a boa convivência social.
  • Reconhecer as etapas de tratamentos da água e a importância das estações de tratamento da água e esgoto
  • Identificar os diferentes grupos de animais e suas características
  • Conceituar e identificar os principais recursos naturais, reconhecendo sua importância para a vida do homem.
  • Identificar o papel dos seres vivos na cadeia alimentar.
  • Reconhecer os diferentes tipos de animais quanto à espécie e alimentação
  • Reconhecer as partes de uma planta, suas necessidades para germinação e suas utilidades.
  • Identificar as fases da vida humana e as ocorridas em cada uma delas.
  • Reconhecer que os sistemas funcionam em conjunto.
  • Identificar o que é eletricidade, onde estão presentes as cargas elétricas, como podemos obtê-las e como é formada a corrente elétrica.
  • Reconhecer a importância do meio ambiente
  • Perceber a relação: Meio ambiente X  Seres vivos

Objetivos gerais

  • No conjunto dos momentos: compreender, localizar, objetivar um pensamento que leve do conhecimento cientifico ao conhecimento escolar.

Conteúdo

Saber
·        O suposto conceito de origem do universo: “o Big-Bang”
·        As diferença e semelhanças entre os elementos do sistema planetário.
·        O lugar que a terra ocupa, as diferenças que possui em relação aos demais planetas do sistema e suas características próprias.
·        Concluir e conceituar o Espaço Infinito o que faz parte dele.
·        Sobre a origem da terra e de outros planetas que resultaram do “Big-Bang”
·        Identificar através de princípios ou conceitos aos Astros, O sistema Planetário, a terra e seu Satélite natural.

Saber fazer
·        Pelo processo de observação, a convecção de uma representação do sistema solar, os astros planetários no infinito que é o universo.
  • Localização do planeta terra: pequeno ponto que gira ao redor do sol, estrela de quinta grandeza, juntamente com outros planetas de seu sistema.

Ser
  • Observador atendo da importância do sol em nossos planetas e em nossas vidas.
  • Pesquisador em desenvolvimento dos assuntos referentes ao universo
  • Reconhecer e nomear as partes e nomear as partes liquida e sólidas da terra
  • Salientar a importância da água para a vida em nosso planeta, fator determinante para organização das sociedades e para a diversidade ambiental.
  • Compreender o limite do homem para a preservação da natureza caracterizar os diferentes habitantes da terra
  • Reconhecer e conceituar: vulcões, terremotos e maremotos.
  • Entender alguns fenômenos da natureza como: “El Nino” “Chuvas Ácidas “etc.

Saber
  • Que a terra é formada por componentes sólidos e líquidos
  • Caracterizar estes componentes formadores do planeta e saber identifica-los
  • As formas de uso da água pelos seres vivos no planeta
  • O que é Meio Ambiente e suas características
  • O que é Habitat e caracteriza-los
  • O que é vulcão, maremoto e terremoto e como são formados.
  • O que são fenômenos da natureza e nomeá-los

Saber fazer
·        A diferenciação com identificação das partes sólidas e liquidas da terra sendo capaz de representá-las de desenhos os objetivos plásticos representativos.

Ser
  • Um individuo que cultive o habito de pesquisa possuindo ainda espírito de colaboração com seus pares e valorização da ciência
  • Verificar o papel das relações dos seres vivis da natureza, tendo como meta a sua proteção e  preservação

    Saber
  • O que é cadeia alimentar
  • Nomear alguns seres vivos que fazem parte de uma cadeia alimentar caracterizando-os
  • As diferentes formas de associação de organismo vivos

Saber fazer
·        Reprodução de um esquema de cadeia alimentar

·        Relacionamento dos seres vivos com suas necessidades de sobrevivência no planeta

Ser
  • Cuidadoso com o espaço em que habita
  • Participativo como cidadão nas questões de preservação do meio ambiente
  • Um individuo que valorize a vida em nosso planeta.

CONTEÚDO 1º BIMESTRE

Higiene pessoal e geral;
  • Sistema solar;
  • Harmonia da natureza;
  • Equilíbrio ambiental;
  • Florestas tropicais e temperadas.

CONTEÚDO 2º BIMESTRE

A energia e o ambiente;
  • Eletricidade;
  • Energia solar.

CONTEÚDO 3º BIMESTRE

  • O ser humano;
  • Corpo humano;
  • Os alimentos.

CONTEÚDO 4º BIMESTRE

  •  Desmatamento;
  • Queimadas;
  • Efeito estufa;
  • Camada de ozônio;
  • Coleta seletiva;
  • Saneamento básico.

ESTRATÉGIAS

  • Leitura de livros didáticos e para didáticos;
  • Pesquisas individuais e em grupo;
  • Textos informativos;
  • Seminários em grupos;
  • Cartazes;
  • Desenhos.
  • Excursões;
  • Fitas de vídeos informativas;
  • Discussões e relatos;
  • Observações de mapas do corpo humano;;
  • Mural informativo;
  • Campanha de reciclagem;
  • Respostas às questões.
AVALIAÇÃO:
  • Oral e escrita;
  • Diária e contínua;
  • Participação e interesse do aluno;
  • Verificação dos trabalhos de pesquisa e cartazes;
  • Verificação das atividades diárias em classe e de casa.