CONTEÚDOS
A SEREM TRABALHADOS BIMESTRALMENTE
1º BIMESTRE
·
Leitura (incentivo/ gosto pela leitura);
·
Valores humanos e solidariedade;
·
Paz (tema)
·
Semana da saúde;
·
PRO.E.R.D
2º BIMESTRE
- Miscigenação dos povos;
- Cidadania/ qualidade de vida;
- Água/ meio ambiente;
- Educação viária/ festa juninas;
- Copa do mundo;
- PRO.E.R.D.
3º BIMESTRE
- Folclore (interdisciplinar);
- Educação fiscal
4º BIMESTRE
- Festa da primavera;
OBSERVAÇÃO: Conteúdos
trabalhados em todos os semestres.
- Paz;
- Leitura (poesia, músicas, receitas, etc.)
PASSEIOS PROGRAMADOS ANUAL
- Trem;
LÍNGUA PORTUGUESA
Tirar conclusões
e emitir opinião pessoal oralmente e escrito e redigir de forma compreensiva.
OBJETIVOS GERAIS
- Expressar-se e comunicar-se através das diferentes linguagens, integrando-se à sociedade e utilizar as fontes de informação para adquirir e construir conhecimento.
- Em todos os bimestre serão trabalhados:
1.
expressão oral e escrita;
2.
leitura silenciosa e oral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ORALIDADE
Relatar
sentimentos, experiências, idéias e opiniões de forma clara e ordenada,
utilizando a linguagem com maior nível de formalidade, quando uma situação
exigir e mantiver um ponto de vista coerente ao longo de um debate para
aprofundar as competências na oralidade.
LEITURA
Ler e
interpretar textos diversos para adquirir competência de leito, obtendo
informações, recrear-se observar, comparar e compreender.
CONTEÚDOS
Saber
- Que a conversa é uma troca e tem uma finalidade
- Que há vários movimentos comunicativos: perguntas, opiniões explicações introduções
Fazer
- Conclusões de que pro meio da conversa nos relacionamentos, marcamos nossas diferenças e semelhanças com outras pessoas, transmitimos e recebemos informações.
- Espontaneamente suas faltas.
- A manutenção de um ponto de vista ao longo de fala de seus pares.
Ser...
·
Atencioso respeitando e valorizando a fala de
seus pares
- Ouvinte de quem esta falando e intervir no momento adequado
- Interessado e objetivo ao manifestar sentimentos, experiências idéias e opiniões.
Saber
- Que as pessoas lêem para aprender, informar-se ou por puro prazer (objetivo da leitura )
- Que o livro é a extensão da imaginação e da memória.
- Que o livro foi criado para se passar as futuras gerações as coisas imaginadas e recorda-las por escrito.
Fazer
·
Identificação dos diferentes tipos de livros:
Atlas, Dicionário, Enciclopédias, de Ficção, etc.
ESCRITA
·
Produzir textos diversos ampliando a competência
para escrita.
·
Utilizar os recursos coesivos oferecidos pelo
sistema de pontuação
·
Manter os tempos verbais adequados para
aprimoramento
·
Leitura oral com fluências e entonação adequadas
·
Leitura e interpretação de textos diversos:
contos, mitos, lendas, poemas, canções, textos informativos e institucionais e
leitura de gráficos, tabelas e mapas.
Ser
- Leitor prazeroso, apreciador da leitura de diferentes tipos de textos e autores, valorizando-os.
·
Atencioso, respeitando a leitura de seus
pares.
Saber
·
Que toda escrita é dotada de poder comunicativo;
·
Que existem normas gramáticas que devem ser
observadas na escrita;
·
Que os
substantivos e adjetivos têm classificação própria;
·
Que os substantivos e adjetivos se modificam
(gênero, número, grau)
·
Que nos pronomes substituem os nomes;
·
Que os verbos indicam ação, estado e fenômeno da
natureza;
·
Que o sujeito de uma oração é quem pratica uma
ação;
·
Que os textos possuem características próprias.
Fazer
- Busca de procedimentos que possam garantir a grafia convencional (normas gramáticas)
- Produção de vários tipos de textos (narrativos, poéticos, instrução, publicitários, jornalísticos, cartas histórias em quadrinho, textos expositivos) cuidando da coerência e coesão textual.
- Planejamento de textos, redigirem rascunhos, relê-los e cuidar da apresentação.
- A utilização adequada dos substantivos próprios, comuns. Primitivos, derivados e coletivos.
TRANSVERSALIDADE
Ética: Aprender a resolver
conflitos por meio de dialogo, a ser solidário, dizer o que pensa ouvir e
respeitar seus pais.
Pluralidade cultural: Aprender
a conhecer a respeitar as diferenças regionais brasileiras, combatendo os
preconceitos, a discriminação e a exclusão social, incentivando a tolerância, o
respeito à solidariedade para um bom convívio social.
·
Flexibilização dos substantivos em gênero,
número e grau.
·
Utilização dos adjetivos como forma de
enriquecimento dos textos
·
Aplicação dos tempos verbais: presente, passado
e futuro, adequadamente em frases e textos.
·
Observação das regras gramaticais básicas e mais
usuais de concordância verbal e nominal
·
A construção de conceito de sujeito das orações
Ser
·
Atencioso respeitando e valorizando a produção
de textos dos seus pares
·
Cooperativo na reestruturação de textos
coletivos
·
Atencioso na organização textual, observando os
sinais de pontuação coerência e coesão.
·
Investigativo com a revisão de seu próprio
texto, buscando informações adicionais.
COMPREENSÃO DE
TEXTO E CONTEXTO DE ACORDO COM OS PROJETOS E TEMAS A SEGUIR
- Eu;
- Família;
- Poemas - relacionados com valores humanos;
- Qualidade de vida ( alimentação);
- Escola /amizade e solidariedade;
- Animais ( respeito aos seres vivos/ cuidados)
- Meio Ambiente ( cuidados/ preservação/ importância/ reciclagem);
- E.C.A (trabalho infantil)
- Trabalhos em grupo
- Cidadania;
AVALIAÇÃO
- Observação do relacionamento, postura e entrosamento dos alunos;
- Observação do empenho dos alunos quanto ao interesse, participação, assiduidade, atenção;
- Verificação das atividades diárias;
- Verificação das relações extra - classes, inclusive lição de casa, trabalhos, etc.
- Verificação das relações de entendimento de texto e contextos variados;
- Verificação das relações descritas nas estratégias;
- Auto-avaliação.
Observação: Serão trabalhados com mais ênfase os gêneros.
NO 1º BIMESTRE
- Poesia;
- História;
- Biografia
- Canções;
- Entrevistas;
- Texto informativo e científico.
NO 2º BIMESTRE
- Contos de aventuras;
- Fábulas;
- Gráfico e tabelas.
NO 3º BIMESTRE
- Lendas;
- Mitos;
- Receitas;
- Bilhetes;
- H.Q ( História em quadrinhos).
NO 4º BIMESTRE
- Anuncio;
- Propaganda e campanha;
- Carta
- Dialogo;
- Bula de remédio;
- Texto instrucional;
- Jornal;
- Verbetes;
- Encartes;
- Diário.
MATEMÁTICA
Saber utilizar as técnicas
operatórias e aplica-las dentro das situações problemas.
Objetivos
- Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do SND.
- Refletir sobre procedimentos de cálculos que levem a ampliação do significado do numero e das operações, utilizando a calculadora como veiculo de verificação de resultados.
- Ampliar os procedimentos de cálculos exatos, mental escrito e aproximado.
- Resolver problemas, considerando os significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações q envolvam números naturais e alguns casos racionais.
- Utilizar diferentes registros gráficos, desenhos e esquemas.
Conteúdos
Saber
- Conceituar número e significa-lo em ordem e classes
- Reconhecer agrupamentos numéricos de ordens e classes
Saber fazer
- Leitura e escrita de números maiores de 1000
- Ampliação de suas idéia referentes ao SND e ampliação das regras referentes ao mesmo
- A percepção de um numero ela qualidade e valores posicionais
- Aplicação de propriedades relativas as técnicas operatórias
- Aplicação dos conceitos de adição, subtração, multiplicação e divisão em diferentes situações-problema.
- Utilização da calculadora
- Associação das quatro operações as diferentes situações-problema.
- Vivenciar processo de resolução utilizando algumas propriedades
- Utilizar diferentes registros como recurso para expressar idéias, ajudar a descobrir formas de resolução.
- Distinção de diferentes situações-problema, analisando informações e interpretando dados de maneira organizada.
- Testar possíveis soluções; elaborar situação problema; utilizar dados (listas, tabelas, gráficos); aplicar dados e informações.
- Seleção de informações mais adequadas para se chegar a uma tomada de decisão.
- Estimativa de cálculos
Ser
- Colaborativo
- Com seus pares
- Investigativo para solucionar situações problemas
Saber
- Nomenclatura de anotação matemática como: ( ); { }; [ ]
- Ordem de resolução dos cálculos tendo por critério a ordem das anotações
Saber fazer
- A conclusão de que a ordem de realização das operações influi no resultado
- Elaboração de hipóteses e comprovação de que na adição e na subtração os parênteses são desnecessários (propriedades associativa) e que na multiplicação e divisão os parênteses são indispensáveis
Ser
- Atencioso com seus pares, respeitando e ouvindo as diversas hipóteses apresentadas.
- Argumentativo ao defender suas hipóteses
Concluir o significado de numero racional e de suas representações
fracionadas/decimal a partir de seus diferentes usos no contexto social.
Saber
- O que é numero racional
- Diferenciar número racional de numero natural apontando característica
- O que é porcentagem e sua utilização
Saber fazer
- Reconhecimento simultâneo de representação decimal e fracionaria
- Utilização dos tipos de representação de um numero racional
- Inferir números racionais na forma décima e técnicas convencionais para adição, subtração, multiplicação e divisão e na forma fracionaria as técnicas convencionais para adição e subtração.
- Aplicação de cálculos de porcentagem simples
Identificar características das
figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre eles, através de
composição e decomposição, simetrias e reduções.
Saber
- O que são polígonos e caracteriza-los
- As semelhanças e diferenças entre polígonos
- Conceituar um ângulo, eixos de simetria etc.
Saber fazer
- Análise de semelhanças e diferenças entre polígonos ( números de lado , numero de ângulo e eixo de simetria )
- Identificação de semelhanças e diferenças entre corpos (esfera, cone, cilíndrico, cubo).
- Reconhecimento das semelhanças entre poliedros (primas, pirâmides)
- Manipulação com percepção de qualquer polígono, pode ser composto a partir das figuras triangulares.
- A construção dos principais sólidos geométricos e identifica-los em objetos de cotidiano
Ser
- Observador do ambiente, percebendo os elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.
Saber
- Utilizar procedimentos e instrumentos de medida, selecionando o mais adequado em função da situação – problema e representar o resultado de medição.
- Utilizar a terminologia convencional para as unidades mais usuais dos sistemas de medidas.
- Comparar com estimativas previa e estabelecer relações entre diferentes unidades de medida.
- Nomenclatura utilizada para as unidades de medidas de acordo com a grandeza.
- O que é área e perímetro?
Saber fazer
- Relação dos nomes das unidades de medidas de acordo com a grandeza.( metro para comprimento, etc);
- Reconhecimento das unidades usuais e comparar grandezas;
- Leitura e interpretação de dados de medidas usuais.
- Conversão simples;
- Cálculos de áreas e perímetros
Ser
- Atento para perceber a necessidade de uma unidade de medida, como conversão que facilita a comunicação;
CONTEÚDO
- História do numero;
- Sistema de numeração decimal;
- Adição;
- Subtração;
- Multiplicação;
- Divisão;
- Problemas e situações- problemas envolvendo as quatro operações;
- Problemas e situações envolvendo as quatro operações com o sistema monetário brasileiro;
- Estimativa;
- Fração;
- Geometria - Área, Perímetro;
- Números Racionais
- Números decimais;
- Leitura de gráficos;
- Porcentagem;
- Medidas.
ESTRATÉGIAS
- Uso de panfletos;
- Uso de calculadora;
- Trabalho em grupo na classe e extra- classe;
- Gráficos;
- Tangram ;
- Jogos e desafios;
- Sólidos geométricos.
AVALIAÇÃO
- Observação do relacionamento, postura e entrosamento dos alunos;
- Observação do empenho dos alunos quanto ao interesse, participação, assiduidade e atenção;
- Na avaliação dos alunos será considerada cada manifestação de raciocínio diante dos resultados que ele apresentar para resolver uma dada situação;
- Verificação de atividades diárias;
- Auto - avaliação.
HISTÓRIA E
GEOGRAFIA
Noção de espaço em que vivem,
notar que faz parte de uma sociedade diversificada, que deve ser valorizada em
todas as suas manifestações.
Objetivos específicos
·
Identificar o próprio grupo de convívio e as
relações que estabelecem com outros tempos e espaços
·
Organizar repertórios históricos culturais que
lhes permitiam localizar acontecimentos numa municipalidade de tempo, de modo a
formular explicações para algumas questões do presente e do passado.
·
Conhecer e respeitar o modo de vida de
diferentes grupos sociais, em diversos tempos espaços, em suas manifestações
culturais, econômicas, políticas, reconhecendo semelhanças e diferenças entre
eles.
·
Reconhecer mudanças e permanecias nas vivencias
humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades ou distantes no
tempo ou no espaço.
·
Questionar sua realidade, identificando alguns dos
seus problemas, e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções,
reconhecendo formas de atuação políticas institucionais e organização coletiva
da sociedade civil.
·
Utilizar método de pesquisa e de produção de
texto de conteúdo histórico, aprender a ler diferentes registros escritos,
iconográficos, sonoros.
·
Valorizar o patrimônio sócio cultural e
respeitar a diversidade, reconhecimento-a como um elemento de fortalecimento da
democracia.
·
Conhecer a organização do espaço geográfico e o
funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o
papel das sociedades em sua construção e na produção de território, paisagem e
do lugar.
·
Compreender que as melhorias nas condições de
vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as
transformações sócias culturais, é conquistas decorrentes de conflitos e
acordos que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos, dentro de suas
possibilidades, empenhar se em democratizá-las.
·
Conhecer e saber utilizar os procedimentos de
pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o
lugar, seus processos de construção, identificado suas relações, problemas e
contradições.
História
Conteúdos
Saber
·
Os costumes de diferentes regiões brasileiras
·
Situar movimento de população existente no
Brasil atual e no passado
·
os movimentos que levam um grupo de pessoas a
abandonar suas regiões de origem.
·
As diferenças e semelhanças entre grupos étnicos
e sociais
Saber fazer
- Identificação da questão indígena no permanente confronto cultural e territorial.
- Analise das zonas pioneiras do Brasil e dos conflitos gerado s pela disputas de terras no presente, no passado e numa dimensão futura.
- Analise de documentos de diferentes naturezas
- Organização de alguns histórico-culturais
- Formulações de explicações para algumas questões do presente e do passado
- Utilização de métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico
- Busca de informações em diferentes tipos de fontes
- Composição de informações do objeto de estudo
- Manejo de diferentes formas de informações
- Comparação de informação e de perspectivas diferentes sobre o mesmo acontecimento, fato ou tema histórico.
- Caracterização do espaço urbano local e suas relações com outras localidades urbanas e rurais
- Formulação de hipóteses q questões a respeito dos temas estudados
- Elaboração de sínteses históricas, relacionando os momentos, significativos da historia local, regional e mundial.
- Utilização de diferentes fontes de informações para leituras criticas.
Ser
·
Critico quanto a sua realidade, identificando
alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas soluções.
·
Praticante de leitura cartográfica
- Valoroso com o patrimônio sócio cultural, respeitando a diversidade, conhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como elemento de fortalecimento da democracia.
- Valoroso com as ações coletivas que recuperam na melhoria das condições de vida
- Respeitoso com o modo de vida de diferentes grupos sociais, através do conhecimento de suas manifestações culturais, econômicas, sociais e políticas.
- Valoroso com a diversidade de fontes de busca e organizações de informações
- Usuário das informações obtidas para justificar as suas idéias e ter flexibilidade para reconsiderá-las mediante fatos e provas.
HISTÓRIA
CONTEÚDO:
1º BIMESTRE
- Os primeiros povos da América;
- Os índios até a chegada dos europeus;
- Cultura indígena;
- A conquista portuguesa dos primeiros contatos com os índios do Brasil: a busca por lucros e a chegada dos primeiros portugueses.
2º BIMESTRE
OBS: A partir desse bimestre os alunos desenvolverão um trabalho com
atividades sobre a miscigenação dos povos e a temática “História e cultura
Afro- Brasileira” fará parte deste processo que culminará em um portifolio ou
livro.
- Índios;
- Índios e colonizadores do Brasil;
- Origem dos escravos negros;
- A vida e o trabalho nos engenhos;
- Copa do mundo.
3º BIMESTRE
- Atividades econômicas no interior;
- Os caminhos do sertão;
- A mineração e as cidades;
- Mineração, trabalho e trabalhadores;
- O governo de Portugal se transfere para o Brasil;
- O Brasil se torna um país independente.
4º BIMESTRE
- Café;
- Imigrantes;
- República;
- Indústria;
- Economia e trabalho de 1960 até os dias atuais.
Geografia
Objetivos
- Reconhecer no lugar no qual se encontra inserido as relações existentes entre o mundo urbano e rural, bem como as relações que sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugares e regiões, focando tanto presente como o passado.
- Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
- Reconhecer o papel das tecnologias das informações, das comunicações e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade.
- Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas.
- Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, observando a necessidade de indicações de direção, distancia orientação para garantir a legibilidade da informação.
- Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da observação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida.
Conteúdos
Saber
- O que é mundo rural e mundo urbano
- O que é comunidade
- O que é paisagem
- O que é tecnologia da informação, dos transportes e da comunicação.
- O que é linguagem cartográfica
- O que é preservação e conservação do meio ambiente
Saber fazer
- Caracterização e comparação das paisagens urbanas e rurais de diferentes regiões no Brasil, considerando os aspectos de especialização do trabalho, a interdependência entre as cidades e o campo, os elementos biofísicos da natureza, os limites e as possibilidades de recursos naturais.
- Levantamento, seleção e organização das informações a partir das fontes variadas, como fotografias, mapas, noticias de jornal, filmes, entrevistas, obras literárias, musicas etc.
- Organização de pesquisas e representações de conceitos adquiridos em obras individuais e coletivas: textos, exposições, desenhos, dramatização, seminários etc.
- Leitura e compreensão das informações expressam em linguagem cartográfica e em outras formas de representação do espaço, como fotografias aéreas, plantas, maquetes, entre outras.
Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da
natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras
Representação em linguagem cartográfica das
características das paisagens estudadas por meio de diferentes tipos de mapas,
observando a necessidade de indicar a direção, a distancia, a proporção para
garantir a legibilidade das informações.
A valorização do uso refletivo da técnica e da
tecnologia em prol da reabilitação e conservação do meio ambiente e da
manutenção da qualidade de vida.
Ser
- Reconhecido a importância do trabalho
- Tolerante e respeitoso aos modos de vida de outras coletivas distantes no tempo e no espaço.
- Capaz de discernir benefícios e prejuízos causados pelos conhecimentos técnicos e tecnológicos
- Critico quanto a sua realidade, identificando problemas pertinentes a ela.
- Consciente da necessidade da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida.
GEOGRAFIA
1º BIMESTRE
- Paisagem natural;
- Modificando o espaço;
- Sistema solar;
- Relação Homem X Natureza
- Extração de vegetais / reflorestamento;
- Minérios;
- Extrativismo animal;
- Mapas.
2º BIMESTRE
- Agricultura no Brasil;
- Terra- cuidados;
- Criação de animais;
- Continentes e oceanos;
- Mapas (estados e capitais).
3º BIMESTRE
- A indústria;
- América do sul;
- Mapas (regiões).
Aspectos a serem
estudados em cada região:
- Culturais;
- Físicos, que influenciam na vida das pessoas que moram naquela região;
- Econômicos;
- Movimento de população.
4º BIMESTRE
- Música ( “O rio” Chitãozinho e chororó )
- A indústria e o meio ambiente;
- Poluição;
- Relevo;
- Hidrografia;
- Clima;
- Vegetação.
CIÊNCIAS
Noção do espaço
em que vive e as relações que inferem ou não na sua vida diária, assim como
conhecem a utilização da ciência pela humanidade.
Objetivos específicos
- Reconhecer que as estações do ano (verão, outono, inverno primavera ) correspondem a uma divisão do ano com base em eventos astronômicos (orientação da terra em relação ao sol ao longo da sua órbita ), relacionar as estações do ano com eventos climáticos
- Saber que o corpo realiza uma serie de funções para se manter vivi e saudável.
- Conhecer os efeitos das drogas ( remédios, álcool, fumo, etc. ) no organismo humano
- Reconhecer a identificar algumas praticas de higiene para observar a saúde física, mental visando ainda a boa convivência social.
- Reconhecer as etapas de tratamentos da água e a importância das estações de tratamento da água e esgoto
- Identificar os diferentes grupos de animais e suas características
- Conceituar e identificar os principais recursos naturais, reconhecendo sua importância para a vida do homem.
- Identificar o papel dos seres vivos na cadeia alimentar.
- Reconhecer os diferentes tipos de animais quanto à espécie e alimentação
- Reconhecer as partes de uma planta, suas necessidades para germinação e suas utilidades.
- Identificar as fases da vida humana e as ocorridas em cada uma delas.
- Reconhecer que os sistemas funcionam em conjunto.
- Identificar o que é eletricidade, onde estão presentes as cargas elétricas, como podemos obtê-las e como é formada a corrente elétrica.
- Reconhecer a importância do meio ambiente
- Perceber a relação: Meio ambiente X Seres vivos
Objetivos gerais
- No conjunto dos momentos: compreender, localizar, objetivar um pensamento que leve do conhecimento cientifico ao conhecimento escolar.
Conteúdo
Saber
·
O suposto conceito de origem do universo: “o
Big-Bang”
·
As diferença e semelhanças entre os elementos do
sistema planetário.
·
O lugar que a terra ocupa, as diferenças que
possui em relação aos demais planetas do sistema e suas características
próprias.
·
Concluir e conceituar o Espaço Infinito o que
faz parte dele.
·
Sobre a origem da terra e de outros planetas que
resultaram do “Big-Bang”
·
Identificar através de princípios ou conceitos
aos Astros, O sistema Planetário, a terra e seu Satélite natural.
Saber fazer
·
Pelo processo de observação, a convecção de uma
representação do sistema solar, os astros planetários no infinito que é o
universo.
- Localização do planeta terra: pequeno ponto que gira ao redor do sol, estrela de quinta grandeza, juntamente com outros planetas de seu sistema.
Ser
- Observador atendo da importância do sol em nossos planetas e em nossas vidas.
- Pesquisador em desenvolvimento dos assuntos referentes ao universo
- Reconhecer e nomear as partes e nomear as partes liquida e sólidas da terra
- Salientar a importância da água para a vida em nosso planeta, fator determinante para organização das sociedades e para a diversidade ambiental.
- Compreender o limite do homem para a preservação da natureza caracterizar os diferentes habitantes da terra
- Reconhecer e conceituar: vulcões, terremotos e maremotos.
- Entender alguns fenômenos da natureza como: “El Nino” “Chuvas Ácidas “etc.
Saber
- Que a terra é formada por componentes sólidos e líquidos
- Caracterizar estes componentes formadores do planeta e saber identifica-los
- As formas de uso da água pelos seres vivos no planeta
- O que é Meio Ambiente e suas características
- O que é Habitat e caracteriza-los
- O que é vulcão, maremoto e terremoto e como são formados.
- O que são fenômenos da natureza e nomeá-los
Saber fazer
·
A diferenciação com identificação das partes
sólidas e liquidas da terra sendo capaz de representá-las de desenhos os
objetivos plásticos representativos.
Ser
- Um individuo que cultive o habito de pesquisa possuindo ainda espírito de colaboração com seus pares e valorização da ciência
- Verificar o papel das relações dos seres vivis da natureza, tendo como meta a sua proteção e preservação
Saber
- O que é cadeia alimentar
- Nomear alguns seres vivos que fazem parte de uma cadeia alimentar caracterizando-os
- As diferentes formas de associação de organismo vivos
Saber fazer
·
Reprodução de um esquema de cadeia alimentar
·
Relacionamento dos seres vivos com suas
necessidades de sobrevivência no planeta
Ser
- Cuidadoso com o espaço em que habita
- Participativo como cidadão nas questões de preservação do meio ambiente
- Um individuo que valorize a vida em nosso planeta.
CONTEÚDO 1º BIMESTRE
Higiene pessoal e geral;
- Sistema solar;
- Harmonia da natureza;
- Equilíbrio ambiental;
- Florestas tropicais e temperadas.
CONTEÚDO 2º BIMESTRE
A energia e o ambiente;
- Eletricidade;
- Energia solar.
CONTEÚDO 3º BIMESTRE
- O ser humano;
- Corpo humano;
- Os alimentos.
CONTEÚDO 4º BIMESTRE
- Desmatamento;
- Queimadas;
- Efeito estufa;
- Camada de ozônio;
- Coleta seletiva;
- Saneamento básico.
ESTRATÉGIAS
- Leitura de livros didáticos e para didáticos;
- Pesquisas individuais e em grupo;
- Textos informativos;
- Seminários em grupos;
- Cartazes;
- Desenhos.
- Excursões;
- Fitas de vídeos informativas;
- Discussões e relatos;
- Observações de mapas do corpo humano;;
- Mural informativo;
- Campanha de reciclagem;
- Respostas às questões.
AVALIAÇÃO:
- Oral e escrita;
- Diária e contínua;
- Participação e interesse do aluno;
- Verificação dos trabalhos de pesquisa e cartazes;
- Verificação das atividades diárias em classe e de casa.