Seguidores

sábado, 27 de janeiro de 2018

Plano de aula inicio de ano

I. Data: 03/02 a 08/02/2015
II. Dados de Identificação:
Instituição: E. E. Dona Tilosa
Professor (a): Indiara Suliene
Turma: 3° ano
III. Tema:
Volta às aulas
IV. Objetivos:
Conhecer os novos colegas e professores;
Reconhecer a escola como parte essencial de sua formação pessoal;
Compreender as mudanças e demonstrar adaptabilidade às mesmas.
Possibilitar a interação dos alunos com as diversas linguagens. 
V. Justificativa:
O inicio do ano letivo é repleto de mudanças e transições, o que remete às crianças grande receio e dúvidas, a acolhida é o processo para facilitar uma adaptação favorável e em menor tempo. Como a semana inicial antecede o carnaval aproveita-se a data para trabalhar o tema de forma criativa e lúdica.
VI. Desenvolvimento do tema:
3° feira:
1.                  - Dar boas vindas/ recepção
2.                  - Apresentação do professor
3.                  - Apresentação dos alunos/ Quem sou eu?
4.                  – Dinâmica: As vogais
5.                  Atividade: O BURRICO E OS LIVROS
6.                  Arte: Volta às aulas
7.                  – Despedida: Cartão de boas vindas. (9 horas)

As vogais - Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos
Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhg2D8_znPpoyHlHp1EzIJELf0D64sEVBhj7BPx47hhOp-F_HhmxOQwYFNS0hZY7Xh6l9UHng9pGARbGIyBz7gTB1tWC4VBra9vnLxXBbecAx3NtHMp2kJMcwp-W1GaEwW3AjBUJvV0yIk/s1600/ccbonecas34by3.pnghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhg2D8_znPpoyHlHp1EzIJELf0D64sEVBhj7BPx47hhOp-F_HhmxOQwYFNS0hZY7Xh6l9UHng9pGARbGIyBz7gTB1tWC4VBra9vnLxXBbecAx3NtHMp2kJMcwp-W1GaEwW3AjBUJvV0yIk/s1600/ccbonecas34by3.pnghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhg2D8_znPpoyHlHp1EzIJELf0D64sEVBhj7BPx47hhOp-F_HhmxOQwYFNS0hZY7Xh6l9UHng9pGARbGIyBz7gTB1tWC4VBra9vnLxXBbecAx3NtHMp2kJMcwp-W1GaEwW3AjBUJvV0yIk/s1600/ccbonecas34by3.png
O BURRICO E OS LIVROS
     O pequeno burrico não gostava nem um pouco de estudar.
     Em vez de ir à escola, como seus companheiros, divertia-se passeando pelo campo.
     Um dia teve uma ideia:
     __Aprender tudo o que está nos livros é muito difícil. Se eu comesse todos eles, aprenderia uma porção de coisas e não precisaria ir à escola...
     E, sem pensar duas vezes, começou a engolir todos os livros sem deixar uma página...
     A partir daquele momento, o burrico sentiu-se sábio e orgulhoso de todo o conhecimento que havia adquirido.
     __ Quando chegar à escola, farei uma apresentação de tudo que aprendi para meus colegas. Eles nem vão acreditar!
     Na escola, os colegas esperaram com atenção seus ensinamentos. Mas, quando o burrico abriu a boca, só conseguiu soltar um enorme zurro!
     Ao ouvi-lo, todos riram do orgulhoso burrico e o expulsaram da classe.
     Depois da vergonha que passou diante de todos os seus colegas, o burrico compreendeu que, se quisesse aprender, teria que fazer como seus amigos: estudar bastante. E depois desse dia, nunca mais faltou à escola.

Tradução de Maria Luísa Lima Paz. Fábulas favoritas.
Caixa de texto:  São Paulo, Girassol Brasil,2004.
http://desenhoparacolorir.net/wp-content/uploads/burro-para-colorir-2-7-animais.gif






INTERPRETAÇÃO ORAL
1. Qual é o título do texto?
2. Que escreveu este texto?
3. O que o burrico fazia em fez de ir à escola?
4. O que ele resolveu fazer para aprender as coisas que estavam nos livros?
5. O que saiu de sua boca na escola, quando todos esperavam os seus ensinamentos?
6. O que o burrico aprendeu depois da vergonha que passou?





https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEOKoNSusAOv-poSZMjuRv96FAbUvoT3h3UcyljVNNNcFO-FK8XrTA94TfsFdu5MVI0aAPCfrxsCoYyA4MLdZIzMeRlgJuhrGRoF-a6908iC4Oc49DHSXmEsODUnfMGQOagdyjjEZOCtog/s1600/desenho+volta+as+aulas+imprimir.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRV5qS2NlMz4z6X-r_CPnS6zJSDGcxJ6EFL80RUkFAN67_lpzgPbeY2KZc7ILu2TyhNE0JOxktR5eg_pytF7DAsZDUIFKsX_ACUNJ2-xApRaSutKHY9cyAblCoZK7vU3wsaIHX0wmOHS1C/s320/58.jpg



04/02/2015                                                  Quarta-feira
1.     - Acolhida – chamada – oração.
2.   
http://1.bp.blogspot.com/-CyFDcsM7YVA/TouECndoUZI/AAAAAAAANV0/8btOEe_hfaA/s1600/imagesCAHQNWYE.jpg
 
Dinâmica para interação/socialização. Quais são seus desejos para este ano? (lembrá-los que seus desejos podem estar em suas mãos). (desenhar a mão e em cada dedo, escrever um desejo ou árvore registrando em suas folhas.)
- Falando de boas maneiras, filas organizadas etc.
- Recreio, como se comportar?
- Dar importância à leitura diária desde o 1º dia de aula.
3.    - O acolhimento afetivo é fundamental.
- Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los.
- Dar importância a: brincadeiras, faz de conta, músicas, o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.
4.    Capinhas para colorir
5.    Combinados e regras
6.     Conversa sobre coisas que gosta e não gosta;
7.     Leitura deleite: “O dia em que o monstro foi à escola”  
8.    Analisando situações: A professora irá explanar situações e as crianças deverão erguer o cartão com o monstrinho referente à resposta.
9.             Atividade xerografadab
Reflexões sobre 2014
- Higiene – Merenda – Recreio
- Matemática ( estudo do calendário...) explorar e pintar o calendário xerografado mês de fevereiro.
- Matemática  Craque na adição apostila minhas 1ª atividades
_ Matemática :  Corrida de centauros   apostila minhas 1ª atividades
_ Matemática:  QUADRINHOS  E  MAIS  QUADRINHOS



05/02/2015                                                  Quinta-feira
Dados de Identificação:
Instituição: E. E. Dona Tilosa
Turma: 3° ano
TEMA: Diagnóstico inicial
CONTEÚDO: Língua portuguesa
                    OBJETIVOS:
1.             Identificar capacidades consolidadas pela turma e seu percentual;
2.            Reconhecer habilidades desenvolvidas pelos alunos;
3.            Perceber conteúdos a serem retomados;
 

ATIVIDADES:
1.             Leitura deleite:
2.            Atividade na lousa
Problematizando:
1-    O circo de Rodrigo dá 12 cenouras para os 3 ursos dançarinos, como forma de recompensa. Quantas cenouras ele dá aos ursos por dia?
2-   E por semana?
3-   Cada um dos 2 cavalos saltadores consome 22 cenouras. Qual é o total necessário para alimentar os cavalos?
4-   Cada um dos 4 leões do circo comem 35 bifes por dia. Qual o total de bifes para alimentar os leões no dia?
5-   Érica comprou uma bicicleta por R$223,00. Teve um desconto no preço à vista de R$43,00. Quanto pagou pela bicicleta?
6-   No intervalo da aula, Marcelo foi lanchar e comprou um sanduíche por R$2,50 e um refrigerante por R$1,50. Quanto ele gastou?
7-   Marcelo pagou sua conta com uma nota de R$10,00. Quanto recebeu de troco?
8-   Marcos e Pedro comeram um sanduíche cada um e beberam dois refrigerantes. Quanto gastaram?
9-   Joana comprou um sanduíche, um refrigerante, uma pipoca e um pirulito. Quanto gastou?
Pipoca: R$1,20          sanduíche: R$2,50   refrigerante: R$1,50 pirulito: R$0,50
10- Joana deu R$10,00 para pagar a conta, quanto recebeu de troco?



Língua Portuguesa
                                         A abelhinha curiosa
Zumbina era a abelhinha mais curiosa da colméia. Gostava de voar para bem longe. Tudo queria ver. Tudo ela queria tocar. Tinha vontade de conhecer o mundo.
As outras abelhas queixavam-se à rainha:
__ Por que ela não vem trabalhar também?
__ Quem não trabalha não merece comer!
Até que um dia...
Começou a faltar comida na colméia. As abelhas operárias não encontravam flores de onde tirar o néctar. Voltavam sem nada...
Alguém, então, falou:
__ E a nossa curiosa? Não descobre nada? É só comer, dormir e passear?
Como única resposta, Zumbina pôs-se a dançar. Pelos movimentos de sua dança, toda colônia entendeu:
__ Eu sei de um lugar, onde há muitas e muitas flores. Fica logo ali.
As operárias saíram na direção indicada. Não foi fácil achar. Ao longo do caminho, Zumbina havia deixado até mesmo a indicação do cheiro das flores e do sabor do néctar. À noite foi uma festança na colméia! Todos elogiavam a curiosidade de Zumbina.

1-    Qual o título do texto?
2-   Quem era Zumbina?
3-   Qual a vontade de Zumbina?
4-   O que as outras abelhas queixavam à rainha?
5-   O que aconteceu um dia?
6-   O que perguntaram à Zumbina?
7-   O que Zumbina respondeu?
8-   Na frase: “Por que ela não vem trabalhar também?” A quem se refere a palavra marcada?
9-   A palavra marcada na frase: “Fica logo ali.”indica:
(  ) modo                   (  )tempo                   (  )lugar                    
10- Forme frases com:
a-    Flores- abelha – voava:
b-   Comida – gostosa – mamãe:
c-    Flor – cheiro – gostoso:
d-   Abelhinha – curiosa – longe:

11-  Marque o certo:
a-    Zumbina era uma abelhinha muito:
(  )curiosa                 ( )bagunceira                        (  )barulhenta
b-   As outras abelhas achavam que:
(  )Zumbina era folgada.                (  )que Zumbina estava certa.
(  )quem não trabalha não merece comer.
c-    Depois que Zumbina encontrou o lugar cheio de flores, a colmeia passou a:
(  )xingar Zumbina por não fazer nada.
(  )elogia a curiosidade de Zumbina.
(  )achar Zumbina muito curiosa.
d-   O assunto do texto é:
(  )uma abelhinha que é muito curiosa e encontra muitas flores quando começou a faltar comida na colmeia.
(  )uma colmeia muito unida, que trabalhava para conseguir comida.
(  )o néctar das flores que alimentava as abelhas.

12- Copie do texto:
Monossílabas:_____________________________________
Dissílabas:_______________________________________
Trissílabas:______________________________________
Polissílabas:_____________________________________
Encontro consonantal:_____________________________
Encontro vocálico:________________________________
Dígrafo:__________________________________________
Substantivo próprio:______________________________
Substantivo comum:________________________________
Acento agudo(´):__________________________________
Til (~):__________________________________________
Frase afirmativa: ___________________________________________
Frase negativa: _____________________________________________
Frase exclamativa: __________________________________________
Frase interrogativa:_________________________________________
13- Escreva em ordem alfabética:
Merece-abelhinha-onde-curiosa-festança:
Elogiavam-vontade-conhecer-Zumbina-deixado:
Indicação-curiosidade-fácil-resposta-passar:
Atividades xerografadas

http://www.supercoloring.com/wp-content/main/2010_07/elementary-student-coloring-page.jpgCoisinhas  sobre  mim
MINHA  PRIMEIRA  SEMANA


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhg2D8_znPpoyHlHp1EzIJELf0D64sEVBhj7BPx47hhOp-F_HhmxOQwYFNS0hZY7Xh6l9UHng9pGARbGIyBz7gTB1tWC4VBra9vnLxXBbecAx3NtHMp2kJMcwp-W1GaEwW3AjBUJvV0yIk/s1600/ccbonecas34by3.pnghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhg2D8_znPpoyHlHp1EzIJELf0D64sEVBhj7BPx47hhOp-F_HhmxOQwYFNS0hZY7Xh6l9UHng9pGARbGIyBz7gTB1tWC4VBra9vnLxXBbecAx3NtHMp2kJMcwp-W1GaEwW3AjBUJvV0yIk/s1600/ccbonecas34by3.pnghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhg2D8_znPpoyHlHp1EzIJELf0D64sEVBhj7BPx47hhOp-F_HhmxOQwYFNS0hZY7Xh6l9UHng9pGARbGIyBz7gTB1tWC4VBra9vnLxXBbecAx3NtHMp2kJMcwp-W1GaEwW3AjBUJvV0yIk/s1600/ccbonecas34by3.png
LÍNGUA PORTUGUESA