O primeiro contato da criança com o mundo se dá através de seu corpo.
Vitor da Fonseca (1988) comenta que a "PSICOMOTRICIDADE" é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
Vitor da Fonseca (1988) comenta que a "PSICOMOTRICIDADE" é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo.
Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcionalidade, da lateralidade e do ritmo”. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sóciomotoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.
A psicomotricidade educa “o movimento" ao mesmo tempo em que põe em jogo as
funções intelectivas” (Costallat, 1987, p. 1). Na escola, portanto, não podemos deixar de considerar a intrínseca e dialética relação entre ações motoras e ações de cognição.
Assim, percebe-se que torna-se indispensável, na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, um trabalho que leve em consideração estas questões, propondo um planejamento pedagógico em que sejam contempladas atividades em que se busque o desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
A criança, mesmo antes de seu ingresso na escola, já demonstra grande interesse por brincadeiras com papel, sendo amassando-o, rasgando-o, conhecendo-o...
Propõe-se então, o trabalho sistemático com as etapas do recorte, em que as crianças além das habilidades de coordenação viso-motora e coordenação fina, pode desenvolver outras competências relacionadas à criação e ação.
1 – PICADO• picado espontâneoA psicomotricidade educa “o movimento" ao mesmo tempo em que põe em jogo as
funções intelectivas” (Costallat, 1987, p. 1). Na escola, portanto, não podemos deixar de considerar a intrínseca e dialética relação entre ações motoras e ações de cognição.
Assim, percebe-se que torna-se indispensável, na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, um trabalho que leve em consideração estas questões, propondo um planejamento pedagógico em que sejam contempladas atividades em que se busque o desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
A criança, mesmo antes de seu ingresso na escola, já demonstra grande interesse por brincadeiras com papel, sendo amassando-o, rasgando-o, conhecendo-o...
Propõe-se então, o trabalho sistemático com as etapas do recorte, em que as crianças além das habilidades de coordenação viso-motora e coordenação fina, pode desenvolver outras competências relacionadas à criação e ação.
ETAPAS DE RECORTES:
• picado com limite superior
• picado com limite inferior
• picado com limite em um dos lados
• picado com limite dos dois lados
• picado dentro de um quadrado, círculo, retângulo
• picado entre linhas que vão se aproximando
• picado sobre linha vertical, horizontal e em diferentes posições
• picado sobre contorno de figuras geométricas
• picado sobre formas complexas
2- Recorte a dedo
• rasgar papel a dedo espontaneamente
• rasgar papel em pedaços grandes(limite superior marcado, limite inferior marcado, Lugar determinado)
• rasgar papel em pedaços pequenos limite superior marcado, limite inferior marcado, Lugar determinado)
• rasgar papel em tiras
• recortar a dedos linhas desenhadas retas
• recortar a dedos linhas curvas , quebradas e mistas
• recortar a dedos círculos quadrados , triângulos, etc.
• recortar a dedos silhuetas de contornos amplos
3- Recortes com tesoura
• preensão correta da tesoura
• exercícios de cortar sem material algum- abrir e fechar a tesoura
• cortar papel espontaneamente
• corte em franjas ao redor de uma folha de papel
• corte em franjas em tiras de papel- nos extremos
• corte em franjas em tiras de papel – em todo o comprimento
• recorte sobre linhas retas desenhadas ( 8 cm comprimento)
• recorte sobre tiras largas e compridas ( 20 x 4 cm)
• recorte de formas geométricas , em tamanhos grandes
• recorte de formas geométricas , em tamanhos pequenos
• recorte de formas geométricas e desenhos ( linha reta) , graduando dificuldades.
• recorte de círculos- graduação decrescente de tamanhos.
• recorte de linhas curvas
• recorte de densos ( linhas curvas)
• recorte de linhas quebradas
• recorte de desenhos – linhas quebradas
• recorte de linhas mistas
• recorte de desenhos- linhas mistas
4- colagem
• colar pedaços grandes de papéis sobre uma folha de papel
• colar pedaços pequenos de papéis sobre uma folha de papel
• colar pedaços de papéis numa folha com limite superior
• colar pedaços de papéis numa folha com limite inferior
• colar pedaços de papel sobre superfícies geométricas dentro dos limites
• colar pedaços de papel sobre silhuetas de contornos simples
• colar pedaços de papel sobre silhuetas de contornos irregulares de complexidade crescente
• colar barbante sobre desenhos simples
• colar barbante sobre desenhos complexos
• colar aparas de lápis sobre desenhos seguindo os mesmos passos de colagem de papel picado
5- contorno e colorido• cobrir com pontinhos toda a folha de papel
• cobrir com pontinhos folha de papel com limite superior
• cobrir com pontinhos folha de papel com limite inferior
• fazer pontinhos dentro de figuras geométricas
• fazer pontinhos sobre contornos de figuras geométricas
• fazer pontinhos sobre linhas- horizontal, vertical, curva, etc.
• desenhar pequenos círculos numa folha de papel sem limites
• desenhar pequenos círculos numa folha de papel com limites superior
• desenhar pequenos círculos numa folha de papel com limite inferior
• desenhar pequenos círculos dentro de formas geométricas
Fonte:
COSTALLAT, Dalila Molina de. Psicomotricidade: a coordenação viso-motora e dinâmica manual da criança infradotada – método de avaliação e exercitação gradual básica. 7 ed. Rio de Janeiro: Globo, 1987. 184 p.
http://www.colegiosantamaria.com.br/santamaria/aprenda-mais/artigos/ver.asp?artigo_id=9