Matemática dos quebra-cabeças
Organizado por: Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz - Coordenadoras doMathema – www.mathema.com.br
Conteúdos abordados: Geometria
Objetivos: Visualização e reconhecimento de figuras, análise de suas características,composição e decomposição de figuras, observação de movimentos que mantêmcaracterísticas das figuras, percepção de posição, distâncias, enriquecimento dovocabulário geométrico e a organização do espaço
Preparação da aula: Você vai precisar de quebra cabeças comuns para os alunosexplorarem e de quebra cabeças elaborados por você conforme indicado na reportagem.As crianças de modo geral sentem fascínio por quebra-cabeças. São atraídas pela belezadas cores, pela variedade das peças, pelo desafio de conseguir montar o que o quebra-cabeças propõe e pela dinâmica inerente à manipulação das peças. Só por essacuriosidade natural dos alunos por esse tipo de material, já seria aconselhável queusássemos quebra-cabeças nas aulas de Matemática, no entanto eles também sãoimportantes por permitirem o desenvolvimento de habilidades espaciais e geométricas.
Uma seqüência didática:1ª etapa: Inicie com aqueles quebra-cabeças que são vendidos como brinquedos. Paraos alunos menores, entre três e quatro anos, é interessante que no início os quebra-cabeças tenham poucas peças, que vão aumentando conforme as crianças ganhamfacilidade na montagem.
2ª etapa: É possível criar quebra-cabeças especialmente para desenvolver habilidadesgeométricas. • Para isso você pode fazer quadrados em cartolina colorida, recortar os quadrados de modos diferentes, colocá-los em envelopes e dar para os alunos que, em duplas ouindividualmente, tentam montar o quadrado. • Para alunos iniciantes é interessante que seja dado o quadrado como base. A tarefa dos alunos é identificar onde vai ser colocada cada parte do quadrado. O ideal é que otamanho dos lados fique entre 10 e 15 centímetros.
3ª etapa: Para ver outras possibilidades clique e leia o artigo Quebra-cabeças da RevistaAprender ou o livro Figuras e Formas indicados ao final dessa sugestão de aula.
Para saber mais: • Smole, Diniz & Cândido. Figuras e formas, coleção Matemática de 0 a 6 vol. 3, Editora Artmed • Revista Aprender – Ano 1 - Nº 02 – Setembro/Outubro de 2000. Curitiba, Editora Hoper