RETIRADO DA REVISTA GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES:
Dinâmicas de apresentação
Essas atividades e brincadeiras são ótimas maneiras de se quebrar o gelo entre os alunos e entre a criança e o professor.
MATERNAL I e II
Atividades em sala:
★ Recepção das crianças com fantoches e colocação dos crachás com os seus
respectivos nomes
★ Exploração dos instrumentos musicais de percussão e recepção com músicas de “Boas-Vindas” citando o nome de cada um
Atividades na quadra:
★ Bolinha de sabão
★ Brincadeiras com bola explorando todo o espaço e os brinquedos da quadra (boliche, dominó gigante, palitos gigante, etc )
Atividades no pátio:
★ Pula- pula
★ Brincadeiras de roda
★ Brincadeira no tanque de areia
★ Exploração dos brinquedos do pátio
(escorregador, balanço, trepa- trepa, etc)LOCOMOTIVA HUMANA
ObejetivoAtenção, percepção, memória, integração.
Participantes
20
Recursos
Fita ou CD com trechos de músicas em diferentes ritmos, aparelho de som.30 min
Tempo
30 min
Instruções
- As pessoas caminham pela sala durante aproximadamente 5 minutos relembrando o nome dos demais participantes e observando uma qualidade presente em cada um deles.
- O facilitador coloca uma fita com diversos trechos de músicas.
- Um dos participantes inicia a dinâmica identificado como locomotiva e sai pela sala dizendo o nome e a qualidade de uma das pessoas do grupo, no ritmo da música.
- Aquele que foi chamado prende-se à cintura da locomotiva e chama outro participante, destacando sua qualidade ( sem sair do ritmo da música que estiver tocando no momento ).
- Este processo deve ser repetido até que o trem esteja formado por todos os integrantes do grupo.
ANJO DA GUARDA
ObjetivosIntegração, sociabilização, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação, descontração
Participantes
Indefinido
Recursos
Filipetas com nomes dos participantes, canetas, caixa ou similar.
Tempo
Indefinido
Instruções
- O Facilitador escreve os nomes dos participantes em uma filipeta e os deposita numa caixa.
- Cada participante sorteia um papel (como em um amigo secreto).
- Orientar o grupo que ninguém poderá retirar seu próprio nome. Se isso acontecer, refazer o sorteio.
- Cada participante será o anjo daquele que sorteou e, portanto, também terá seu anjo.
- Os nomes não devem ser revelados até o término do jogo.
- O papel de cada anjo é de aproximar-se, dar atenção e integrar-se com a pessoa sorteada, de forma sutil, sem que esta perceba imediatamente quem é seu anjo.
- A caixa deve ser colocada em local apropriado para que, durante o evento, os anjos se comuniquem por bilhetes. O sigilo deve ser mantido.
- Ao final, cada um tenta adivinhar quem é o seu anjo.