Seguidores

domingo, 29 de janeiro de 2012

MÉTODO PARA ALFABETIZAÇÃO

A FLORESTA ENCANTADA
ADAPTADO
OS MORADORES DA FLORESTA

ATCHIM

Assim é a Floresta Encantada, um lugar onde mora um anão que se chama Atchim. Ele é muito simpático e adora cuidar das flores.
Todas as manhãs sai para cumprimentá-las. Mas o perfume delas causa alergia nesse nosso amiguinho, e por isso ele vive fazendo Aaaaaatchim!
Você descobriu por que esse é o nominho dele?

Meu nariz começou a coçar,
Enchi o pulmão de ar.
Abra a boca bem aberta
Para o meu nome falar:
Aaaaaaaaaaatchim!!!

(Obs: Introduzir também o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra A (boca bem aberta) e também trabalhar os sons da letra a  ( a, ã).


EMA EFIGÊNIA.

Atchim tem uma amiga que vive cheia de cuidados com os espirros dele. Ela se chama Efigênia, e é uma ema muito charmosa.
Todas as vezes que escuta Atchim espirrando, Efigênia estica o pescoço, vira para cá, dá meia volta, procura o lugar de onde vem o som e, com o olhar preocupado, logo diz: “Êeeeeeee, já saiu cheirando flores novamente!


Penas brancas bem tratadas,
Branquinhas como algodão,
São macias e gostosas
Basta passar a mão.
Veja se é ou não é ...é, é, é, é,é...

(Obs: introduzir também o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra E (comentar como fica a boca, um pouco fechada) e também trabalhar os sons da letra e ( som fechado  (e) e som aberto (é)).


ÍNDIA IPOJUCA

Também na Floresta Encantada mora uma índia muito sapeca, alegre e faceira. Ela adora preparar surpresas para todos os moradores da tribo. Seu nome é Ipojuca.
Certo dia, ela resolveu colher uma porção de flores e montar um enorme ramalhete para dar de presente a Iracema, sua mãe. Ela estava completando 35 anos. Só que, de tão entusiasmada que estava Ipojuca nem percebeu que tinha começado a colher as flores de estimação do anão Atchim.
E no momento em que cortava mais uma florzinha, ela ouviu: “Atchim”! Somente depois desse susto é que Ipojuca percebeu que nosso amiguinho a olhava com uma carinha muito triste.
Ipojuca então se levanta, põe as mãozinhas nas faces e com o olhar de sapeca diz: “iiiiiiiiiiii...”
Mas Atchim é muito bondoso e acaba perdoando a distração de Ipojuca.

Tenho um jeitinho sapeca,
Gosto de me divertir.
Para dizer o meu nome
Você precisa sorrir: Iiiiiiii...

(Obs: Introduzir o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra I, (comentar como fica a boca, (sorriso forçado).


OVELHA OLÍVIA

Bem pertinho do jardim de Atchim, estava a ovelha Olívia. Ela é bastante calminha e fofinha. Até parece um pedacinho de nuvem branca.
Olívia se deliciava com a grama verdinha, quando viu Ipojuca passando, toda feliz, com o  enorme ramalhete de flores. Os braços da índia eram até pequenos para tantas flores.
Nesse instante, correndo velozmente, sem olhar para onde ia, aparece a ema Efigênia, bem na direção de Ipojuca.
Olívia nem teve tempo de avisar.
De repente “bum”...Flores voando para tudo quanto é lugar, Efigênia caída para cá e Ipojuca caída para lá. Olívia, com peninha das duas, olhava e dizia:

Ó ó ó ó ó ...
Sou calminha e fofinha
Gosto da grama do jardim,
Para dizer o meu nome
Faça a boca igual a minha
E diga de uma vez só: ó ó ó ó ó...

(Obs: Introduzir o método das boquinhas.  Mostrar o cartaz da letra o, (comentar como fica a boca, parecendo um “o” mesmo).

URSO ULISSES

Numa tarde ensolarada, Atchim convida Efigênia, Ipojuca e Olívia para fazerem um piquenique e provarem um doce que ele havia preparado com mel.
Mas eles se esqueceram de convidar Ulisses, um urso que adora doce feito com mel.
Enquanto estavam bem animados e distraídos, saboreando as delícias que haviam levado para o piquenique, nem perceberam Ulisses se aproximando, de mansinho, pronto para dar um belo susto em todos.
Ele estava zangado porque seus amiguinhos não o haviam convidado.
De repente, Ulisses dá um pulo sobre a tolha cheia de guloseimas e grita:
Uuuuuuuuuuuuuuuuu...

Atchim, Efigênia, Ipojuca e Olívia ficam assustados e sem nada poder falar.

Mas que urso mais danado!!!
---Sou forte e comilão,
Gosto muito de assustar!
Faça um biquinho charmoso
Para o meu nome falar: U, u, u, u...

Após o susto e depois que todos se desculparam com Ulisses por aquele esquecimento, puderam brincar, cantar e dançar comemorando o encontro.

(Obs:Introduzir o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra U. Comentar como fica a boca ( biquinho).

ATENÇÃO: No dia seguinte após a apresentação dos cinco moradores da Floresta Encantada, recordar com as crianças tudo o que aconteceu. Colar os personagens no painel ou parede da sala.
Destacar então o fonema de cada figura-fonema. Em seguida trabalhar com as atividades envolvendo as cinco vogais.
É importante sentir que a maioria dos seus alunos está dominando corretamente todos os sons das vogais.
Somente depois de executadas todas as etapas de fixação é que a professora deverá introduzir os encontros de vogais: recordando desde o início da história e acrescentando:

O sol, porém, já ia embora,
Era hora de descansar.
E, antes de ir pra casa,
Todos quiseram se abraçar:
Professora!!  Não se esqueça dos abraços carinhosos... Repita os mesmos passos da vovó Violeta com os moradores.

(Melodia: pirulito que bate-bate)

“Eles são cinco amiguinhos
E se querem muito bem!
Eles fazem o sonzinho
Sem ajuda de ninguém!”

Lembre-se:
Trabalhar os encontros de vogais primeiro somente com as figuras-fonemas e, depois, com os fonemas propriamente ditos.
Em seguida, fixar os encontros de vogais.
Não esqueça que nos primeiros passos da alfabetização, referimo-nos ao fonema com a palavra “som”.
À medida que as crianças evoluem, utilizam-se as palavras fonemas e letra.

PERSONAGENS TAPETE MÁGICO.

Céu azul, um sol bem gostoso aquece o clima na Floresta. Os passarinhos brincam de pega-pega no ar. Todos os personagens que estão na Floresta Encantada passeiam nesse gostoso sol de verão.
Mas, o que é aquilo no céu? É um pássaro? É um avião? Não... Parece um... Tapete Voador!!! Um tapete mágico!
“Viva! Estão chegando visitantes para brincar com a gente”, gritam todos que olhavam para o céu.
O tapete vem descendo de mansinho, suavemente, devagarinho... todos muito atentos de olho no tapete. Quem será que chegou no tapete?





BONECA BELOCA (LETRA B)

O tapete pára e uma boneca escorrega do tapete e cai no chão. Seu nome é Beloca, uma boneca muito simpática que fala, anda, abraça e dá beijo. Ipojuca corre para pegá-la e percebe que ela está um pouco estragada devido à queda. Olívia também chega perto e vê que os olhos de Beloca estavam arregalados, os cabelos despenteados, a bochecha inchada e vermelha e só conseguia falar: /b/ (obs: introduzir método das boquinhas. Mostrar o cartaz com a letra b.)

A Beloca, coitada
Está toda estragada,
Porque caiu do tapete
Sua bochecha ficou inchada: /b/

ATENÇÃO: Introduzir os abraços carinhosos: BA – BE – BI – BO – BU – BÃO.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: barco, batata, bala, baleia, balão, Beto, Beloca, babá, bebê, bico, boi, bicudo, baú, bode, cabo, boca, bucha, bueiro, bujão, bobo, bobão, babão. (fazer a leitura coletiva).

DUNGA (LETRA D)

Outro personagem que chegou a Floresta Encantada no tapete mágico foi o anãozinho Dunga. Ele é o primo do Atchim. Dunga é muito alegre e tem um jeitinho todo especial para se comunicar com as pessoas. Ele não fala, e por isso sua linguagem é igual à forma de falar das pessoas surdas e mudas. Dunga se comunica com a linguagem dos dedos.
Atchim corre ao encontro do primo para abraçá-lo e lhe dar boas vindas. Dunga está tão feliz por poder passar uns tempos na Floresta Encantada se divertindo com todos principalmente com Atchim. Ele estava com muita saudade de seu primo e quando os dois se abraçaram, Atchim sentiu as batidas do coração de Dunga. Por isso ele teve certeza de que o primo estava muito contente.
Como é bom abraçar as pessoas de quem a gente gosta...
Dunga se esforça para falar a Atchim que gosta dele, mas só consegue fazer um barulhinho: /d/ (Obs:introduzir o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra /d/).
Atchim entende e diz: “Eu também gosto muito de você, Dunga!”

Palavras não consigo pronunciar
Mas disso não sinto medo,
Pois mesmo sem poder falar
Eu uso a linguagem dos dedos: /d/ (fazer o som da letra D)

ATENÇÃO: Introduzir os abraços carinhosos: DA – DE – DI – DO – DU – DÃO.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: dado, dedo, dói, dedão, Dunga, Adão, dia, idade, Ada, medo, pomada, moeda, diferença, idoso, delegado, doce, cabide, dominó, domingo, Eduardo, Dudu, diretora, ditado, doente, doze, dez, durex, (fazer a leitura coletiva).

COELHO CANHOTO  (LETRAS: /C/  /QU/ FONEMA /k/

E agora? Quem descerá do tapete mágico?
Olhe lá que bonitinho! De mochilinha nas costas, um tênis bacana, dois dentinhos para fora e orelhas de... coelho!
Atchim logo o apresenta:

“Este aqui, meus amigos,
É o coelho Canhoto:
Ele escreve com a mão esquerda
E é um excelente garoto!”

Canhoto acena para todos com a mão esquerda, lógico! Dunga vai em direção do coelho e tenta falar seu nome, mas como ele não fala, de sua garganta sai um ruído assim: Cá – Cá – Cá. Pronto! Todo mundo gostou do apelido que Dunga deu ao coelho Canhoto. Então em coro gritaram: “Seja bem vindo Cacá!” (Obs: Introduzir método das boquinhas. Mostrar o cartaz do fonema /k/ e as letras /c/ /qu/)


Sou o coelho Canhoto
Que chegou para ficar.
Ganhei um apelido do Dunga:
Podem me chamar de Cacá.

ATENÇÃO: O nome da letra é –cê-  mas seu som (fonema) é /k/. Fonema surdo, sem vibrar as cordas vocais. Introduzir os abraços carinhosos: CA – QUE – QUI – CO – CU – CÃO.
Explique que essa família é “diferente”, pois tem 4 “filhos” biológicos e 2 adotados, que fazem o mesmo som, mas são aparentemente um pouco diferentes, pois se escrevem com as letras /QU/. O grafema /QU/ é um dígrafo e sempre vai ser escrito com o apoio da vogal U, portanto as crianças devem reconhecê-lo como dígrafo, isto é, duas letras que fazem um único som. As duas outras /CE/ /CI/, fugiram para outra família  com o som /S/, que será trabalhada posteriormente, junto com a família da letra /s/. As crianças aceitam e entendem tratar-se de uma família diferente, passando a fixar o que qui como sílabas integrantes dessa família.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: cacau, coco, capa, cadeado, cueca, cão, comida, macaco, cama, copo, cocada, cópia, cuidado, Cacá, cuco.
Moleque, quieto, líquido, quiabo, caqui, pequeno, leque, periquito, queimada, quilo, queda, queijo, quibe, bosque, maquiagem. (fazer a leitura coletiva).
(PODE-SE TRABALHAR SOMENTE AS SÍLABAS CA CO CU E POSTERIORMENTE VOLTAR E TRABALHAR QUE QUI, OU ENTÃO TRABALHA-SE A FAMILIA COMO FOI EXPLICADA PARA OS ALUNOS, ISTO É,  ATIVIDADES ENVOLVENDO AS SÍLABAS: CA, QUE, QUI, CO, CU, CÃO.)

FADA FELICIDADE (LETRA F)

Olhe só, quem está saindo do tapete mágico! Ela parece até que flutua, de tão suave que é! Atchim a conduz pela mão. Ela tem o brilho das estrelas no olhar, seu rosto é iluminado por um sorriso de alegria, de seus cabelos saem estrelas douradas. Ela inteirinha é a imagem da bondade. É mesmo uma fofura!
Atchim diz: “Meus amigos, um presente do país da fantasia para vocês. É com muita alegria que apresento a todos a Fada Felicidade!”
“Oh, uma fada! Que emoção!” diz Olívia.
“Ih, se eu contar ninguém vai acreditar!” diz Ipojuca.
Foi um agito geral. Todos queriam ver a fada Felicidade fazendo um encanto.
Então, para alegria de todos, Felicidade ergueu sua varinha mágica e falou:

Sou a fada Felicidade
Ouça o que vou falar:
Quero ver só alegria
Em todos que eu vou soprar: /f/ (fazer o som da letra /f/)

A fada mirou sua varinha mágica e envolveu a todos num encanto de alegria. (Obs: Introduzir o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra /f)

ATENÇÃO: Introduzir os abraços carinhosos: FA – FE – FI – FO – FU – FÃO.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: fada, faca, bife, fita, fubá, fã, afiado, afobado, Fábio, fé, face, foice, fome, fivela, bafo, Fabiana,foca, fofoca, fala, feia, fila, foto, sofá, café, cafuné, (fazer a leitura coletiva).
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro, cada aluno pode escolher uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre  o fonema (som) da sílaba trabalhada.)

GATO GODOFREDO (LETRA /G/ /GU/).
Veja!
Alguém mais está saindo do meio do tapete mágico. Parece  um rabo de raposa. Ah, é um rabo de gato! Uma pata, outra pata, ele sai assim de costas e dá logo para se ver que um gato que usa botas.
Atchim vai ajudá-lo, pois ele está ainda meio tonto. E ao dar um abraço apertado... pronto! Godofredo engasgou-se com uma espinha de peixe que ele estava comendo!
Atchim fica assustado! “O que foi isso, Godô?” Mas Godofredo não consegue falar, e de sua garganta só sai um /g/.

O seu nome é Godofredo,
Seu apelido é Godô,
Mas agora engasgado
Ele só consegue fazer: /g/  (Introduzir método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra /g/).

ATENÇÃO: O nome da letra é –gê-  mas seu som (fonema) é /G/. (dorso da língua se levanta). Fonema sonoro, com vibração das cordas vocais. Introduzir os abraços carinhosos: GA – GUE – GUI – GO – GU – GÃO.
Explique que essa família é “diferente”, pois para ficar com o mesmo fonema (som), antes de /e/ e de /i/, a letra /u/ acompanha o /g/ formando um dígrafo /gu/ (duas letras, um único som). As duas outras /GE/ /GI/, fugiram para outra família com o som /J/, que será trabalhada posteriormente, junto com a família da letra /J/. As crianças aceitam e entendem tratar-se de uma família diferente, passando a fixar o gue gui como sílabas integrantes dessa família.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: galo, formiga, galope, goiaba, goiabada, fogão, gaiola, amigão, gaivota, vagão, gato, gago, gota, Guga, Gustavo, gol, goleiro, gavião, régua, água, égua, garfo, guaraná, agulha, garota, língua, Gabriel, mágoa, guloso, gaveta, galera, Gabriela, bigode, lago, fogo, colega.
Caranguejo, sangue, guerreiro, mangueira, Guilherme, foguete, Miguel, fogueira, laguinho, ninguém, guerra, amiguinho, águia, coleguinha, pessegueiro. (fazer a leitura coletiva).
(SUGERE-SE TRABALHAR A FAMILIA COMO FOI EXPLICADA PARA OS ALUNOS, ISTO É,  ATIVIDADES ENVOLVENDO AS SÍLABAS: GA, GUE, GUI, GO, GU, GÃO.)
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro, peça para alguns alunos escolherem uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre  o fonema (som) e o grafema da sílaba trabalhada.)

PERSONAGENS NAVE ESPACIAL.

É noite na Floresta Encantada. As estrelas brilham intensamente no céu. Todos os visitantes e moradores desse maravilhoso lugar resolveram fazer uma festa e comemorar esse encontro gostoso entre eles. Reuniram-se, então, no jardim maravilhoso do anão Atchim. A Fada Felicidade usou sua varinha mágica e fez aparecer uma mesa toda enfeitada, cheia de comida e bebida para todos.
Foi nesse clima de amizade e união que uma surpresa agradável aconteceu. Vinda do céu, do meio das estrelas, surge uma nave espacial dourada, cheia de luzes coloridas uma nave também encantada.

NICANOR (LETRA N)

Sabe de quem é essa nave? É a nave do Nicanor. Um rapaz muito educado, que sempre traz visitantes para a Floresta Encantada.
A nave vai descendo de mansinho bem no meio do jardim, fazendo um barulhinho assim: /n/
Depois que ela pousa, uma porta se abre bem no meio da nave, e vai descendo devagarinho e deixando aparecer a figura simpática do Nicanor que, após a porta estar totalmente abaixada, sorri para os participantes da festa e diz: “Boa noite , meus amigos. Nicanor a seu dispor!” Todos falam boa noite e batem palmas. Vamos aplaudir o Nicanor?

Chegou a nave encantada,
Pilotada por Nicanor,
Quando pousa no jardim
Faz um barulhinho assim: /n/ (introduzir o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra /n/.)

ATENÇÃO: Introduzir os abraços carinhosos: NA – NE – NI – NO – NU – NÃO.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: banana, anão, pena, aluno, Neide, nota, boné, piano, não, menina, noite, tucano, bonita, sino, navio, neto, nove, nuvem, nabo, nome, novelo, natureza, ninho, Ana, Silvana, Liliana, Luana. (fazer a leitura coletiva).
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro, cada aluno pode escolher uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre o fonema (som) da sílaba trabalhada.)

JACARÉ JANJÃO (LETRA J)

Nicanor traz um por um, os visitantes que estão lá dentro da nave e os apresenta aos amigos da Floresta Encantada.
Olhe só quem esta vindo com ele, parece que é... um jacaré!!! Ele usa tênis e boné, tem um sorriso bem grande, encantador e cheio de dentes. É todo verdinho. Sabe que é até um jacaré bonitinho?!
Godofredo vai, em nome do grupo, dar as boas-vindas ao jacaré e diz: “seja bem-vindo a nossa festa. Meu nome é Godofredo, mas pode me chamar de Godô. E o seu nome, qual é?
O visitante responde: “Sou Janjão, o jacaré!”

Se quer o meu nome dizer,
Faça um sorriso que encanta,
Mostre bem os seus dentes
E sinta vibrar a garganta: Janjão.(introduzir método das boquinhas. Mostrar cartaz da letra /J/)

ATENÇÃO: O nome da letra é –jota-  mas seu som (fonema) é /J/. (mostre os lábios em bico, língua recuada, som sonoro, com vibração das cordas vocais). Introduzir a família silábica: JA – JE – GE – JI - GI – JO – JU - JÃO.
Explique que essa família do /j/ é muito numerosa, tem muitos “filhos” e “adotou” os filhos que fugiram de outra família, como vimos anteriormente. Assim, ganhou mais 2 filhos, que são as sílabas – GE – GI -, que embora escritas com outra letra, fazem o mesmo som, por isso são da mesma família /J/.
Se alguma criança perguntar como saber quando usamos uma ou outra letra, isto é, /J/ ou –GE – GI – informe que não há uma regra definida e, que a memorização (decorar a grafia – ortografia) auxiliará nesse trabalho. Portanto, há necessidade de sempre estarmos em contato com materiais de leitura, como gibis, livros, revistas, jornais etc.
É interessante citar para as crianças que as palavras derivadas, isto é, que tem radical comum, vão manter a mesma ortografia. Exemplo: gelo, geladeira, gelinho, gelado, etc, jeito, jeitoso, ajeitado, etc,. ginásio, ginasial, etc., Japão, japonesa, japonês, etc.
 Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: jarra, jaula, japonês, jaqueta, jacaré, janela, jabuti, jaca, jogo, jogador, jovem, Jotalhão, jumento, jiló, jabuticaba, jardim, jaguatirica, jambo, jangada, javali, jibóia, joaninha, joelho, jujuba, juiz,  Júlia, Juliana.
Gemada, gelo, geladeira, gema, gêmeos, general, Geraldo, Gilson, gesso, girafa, girasso., genviva, gigante, ginástica, ginásio, mágico,  (fazer a leitura coletiva).
(SUGERE-SE TRABALHAR A FAMILIA COMO FOI EXPLICADA PARA OS ALUNOS, ISTO É, ATIVIDADES ENVOLVENDO AS SÍLABAS: JA, JE, GE, JI, GI, JO, JU, JÃO.)
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro peça para alguns alunos escolherem uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre  o fonema (som) e o grafema da sílaba trabalhada.)

LEÃO LEÔNCIO (LETRA L)

Mas, o que é isso? Uma figura importante está saindo da nave! É ele, o rei dos animais. Ele é legal, sensacional, fenomenal. É Leôncio, um leão bem moderninho que usa um macacão e um bonezinho.
Ele sai todo contente, com seu andar imponente de rei da floresta. E quer aproveitar essa festa para conhecer todos que estão ali.
Muito gentilmente, Olívia vai com ele se encontrar e diz: “Seja bem-vindo, majestade à nossa Floresta Encantada. Como é mesmo o seu nome?”
Leôncio olha para Olívia e responde:

Se meu nome quer saber
Ouça o que vou explicar:
Encosta a língua no céu da boca
Para então poder falar: Leôncio /L/ (introduzir o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra /L/).

ATENÇÃO: Introduzir os abraços carinhosos: LA – LE – LI – LO – LU – LÃO.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: lua, lobo, bala, melão, limão, cola, ele, ela, maluco, vale, leão, lã, mala, sacola, bule, salada, selo, laranja, lápis, lágrima, Laura, literatura, loja, limonada, lâmpada, luz, letra, lixo, galo, cavalo, bola, borboleta, panela, lição, laço, Luana. (fazer a leitura coletiva).
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro, cada aluno pode escolher uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre o fonema (som) da sílaba trabalhada.)

MACACA MILA (LETRA M)

Nossa, que correria! Alguém está aprontando dentro da nave do Nicanor. De repente pula da nave com molas nas patas uma macaca fazendo muitas travessuras. Leôncio fica de cara amarrada e Dunga, coitadinho, que pena! Mostra o dedinho machucado e inchado. Que grande confusão!

Veja agora minha gente
A bagunça da macaca!
Ela pula, ela mexe,
Ela faz mil macacadas.

Apertou os botões da nave,
Pegou o boné do rei leão,
Mordeu o dedo do Dunga
E levou um safanão!

Ela é a macaca Mila
Que esperta,
Que sapeca,
Que moleca bagunceira.

E depois de tudo isso, ainda ficou chateada: fechou a boquinha com zíper e não falou mais nada! /M/ Magoei! (introduzir método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra /M/)

ATENÇÃO: Introduzir os abraços carinhosos: MA – ME – MI – MO – MU – MÃO.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: mamão, mapa, Mimi, meia, amor, uma, mão, ema, mimo, mãe, mamãe, meio, maio,  macaco, mala, mola, mula, moeda, cama, mato, mico, moto, melado, Marcelo, Mercedes, martelo, mercado, Micaela, morte, medo, múmia, moda. (fazer a leitura coletiva).
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro, cada aluno pode escolher uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre o fonema (som) da sílaba trabalhada.)

PINÓQUIO (LETRA P)

Pessoal, olhe só, mais um visitante está saindo da nave encantada de Nicanor! Mas, espere... há algo se mexendo, uma mãozinha diferente! Não parece mão de gente! É uma mãozinha de ... madeira. Agora sai a cabeça. Nossa , que narigão! Ele é pontudo e fininho. Vocês descobriram o mistério?!
Ah! É o Pinóquio! Veja só! O danadinho saiu ainda meio cansado, carregando um aquário eu tem dentro um peixinho (ou será uma peixinha?)
Olívia vai ao encontro de Pinóquio e diz:
“oh, parece que seu peixinho está muito assustado!”
“É isso mesmo Olívia. Cléo, a minha peixinha, está assustada porque nunca tinha viajado numa nave encantada, mas não se preocupe logo ela ficará bem.”
Olívia olha para dentro do aquário e vê Cléo, de olhinho arregalado, fazendo /p/:

Minha voz foi logo embora
Porque fiquei muito assustada,
O barulhinho que faço agora
É de boca bloqueada. /p/ (introduzir o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra /P/.)


ATENÇÃO: Introduzir os abraços carinhosos: PA – PE – PI – PO – PU – PÃO.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: pato, peteca, pia, papai, pena, piano, capa, copo, mapa, pêssego, pipoca, panela, sopa, pista, pipa, pau, pé, pão, pião, papo, Pedro, Paulo, Perla, pirulito, perdão, pavão, páscoa, pomba, pente, Paraná, punho, patins, pulo, computador. (fazer a leitura coletiva).
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro, cada aluno pode escolher uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre o fonema (som) da sílaba trabalhada.)

PERSONAGENS TREM DA ALEGRIA.

Na Floresta encantada chegam muitos visitantes, todos os dias, no Trem da Alegria.
Hoje é dia de festa, porque o trem está chegando à Floresta com uma turma muito animada.
Todos que estavam na Floresta foram para a estação esperar o trem chegar com bandeirinhas, bexigas, apitos e flores para receber os visitantes.
Em meio a toda a folia, o trem vai parando, soltando estrelinhas pela chaminé e fazendo piuí, piuí... Ele pára, e na porta do 1º vagão aparece alguém, quem será? Vamos conhecê-la?

VOVÓ VIOLETA (LETRA V)

Quando o trem pára na estação surge na porta uma velhinha muito simpática, mas com um arzinho meio cansado.
É a vovó Violeta, que, pegando sua malinha cheia de agulhas e lãs para fazer tricô, dirige-se ao maquinista e reclama: “Por causa do ventinho da janela, que não consigo fechar, meu ouvido ficou esquisito e não pára de incomodar: Há um barulhinho dentro dele que me deixou irritada, e enquanto ele não cessar, não vou ficar sossegada. Ouço esse v... o tempo todo! Será que ele vai parar ou vai continuar?”

Ela é a vovozinha
Com um barulho no ouvidinho
Pra saber como ele é
sinta o vento no dedinho: /v/ (introduzir método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra /v/

ATENÇÃO: Introduzir os abraços carinhosos: VA – VE – VI – VO – VU – VÃO.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: vaca, veado, vida, pavão, viúva, couve, pavio, Viviane, vovó, avô, Ivo, povo, Eva, uva, ovo, ave, violão, vila, vela, vale, vaga, violino, violão, veneno, vassoura, vacina, vazio, veloz, voz, vulcão, vôlei, Vanessa, Vanda, Vânia, vitória, vômito. (fazer a leitura coletiva).
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro, cada aluno pode escolher uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre o fonema (som) da sílaba trabalhada.). A professora também poderá introduzir noções de pontuação, uso do parágrafo e letra maiúscula no início da frase.

RAINHA ROSEBELA (LETRA R (inicial) e RR ( meio da palavra))

Mas... espere um pouco! Vejo que mais alguém está saindo do trem da alegria! E parece alguém que está nervosa. É uma mulher, pela mão já deu para ver. Nossa, ela está com uma coroa de ouro com pedras preciosas! Deve ser uma princesa... Vamos ver quem é?
Ah! É a rainha Rosebela! E ela está muito brava porque o trem da alegria se atrasou e ela queria chegar logo em seu Castelo real, que fica na Floresta Encantada.
A rainha Rosebela continua irritada, mas apesar dessa cara de má, ela não é malvada, tem um coração de ouro. Quando ela desce do trem e vê todos olhando para ela com um sorriso e dando-lhes  boas vindas, ela não resiste, relaxa e acaba até dando uma risada. Aliás, uma risada real, digna de uma rainha. Veja que risada engraçada: /R/

Sou uma rainha legal,
Meu nome é Rosebela,
Faço cara de má, mas sou boazinha
E tenho uma risada real:/R/ (introduzir método das boquinhas. Mostrar cartaz da letra /R/.)

ATENÇÃO: Introduzir os abraços carinhosos: RA – RE – RI – RO – RU – RÃO.
Pedir para as crianças falarem palavras que iniciem com essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: ralo, rato, rádio, rã, roubo, Rita, rabo, recado, réu, Rui, rua, rede, remédio, rodela, romã, roupa, Renata, roxo, régua, rio, rei, rico, roda, raça, rosa, remo. (fazer a leitura coletiva).
Pode-se também introduzir o dígrafo /RR/ porque tem o mesmo som.
A letra /R/ quando está entre vogais, e tem o som da garganta, deve ser escrita com 2 rr. Explique que esse som também pode aparecer no meio da palavra, entre vogais, mas, para tanto, deve ser um dígrafo, ou seja, duas letras que fazem o mesmo som e tem uma só boquinha. No caso, dois R. /rr/.
Ressalte que não importam as vogais, e que não precisam se as mesmas, antes e depois dos /rr/.
Você pode reforçar que nunca podemos escrever uma palavra iniciada com /rr/.
SUGESTÕES: correio, arroz, marrom, carroça, carruagem, marreta, marreco, murro, terra, ferro, barro, catarro, carro, arreio, arrepio, serrote, errado, escorregador, cachorro, carrinho, torrada, torre, terreno, macarrão, barriga, corrida, jarro, gorro, berro, barraca, beterraba, burro. (fazer leitura coletiva).
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro, cada aluno pode escolher uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre o fonema (som) da sílaba trabalhada.). A professora também poderá introduzir noções de pontuação, uso do parágrafo e letra maiúscula no início da frase.

SEREIA SERENA (LETRA S)

Mais alguém irá descer do trem de alegria, e todos param para ver quem vai agora aparecer...
Silêncio na Floresta Encantada...
Lentamente, suavemente, serenamente, aparece na porta a figura simpática da sereia Serena.
Que olhos lindos, que cabelos macios e brilhantes, que voz suave e delicada e que sorriso sincero!
Serena acena para todos, que maravilhados com sua beleza, sorriem para ela com aquele mesmo olhar de ternura que ela dirige a eles. Ela é como todas as sereias das histórias encantadas: possui o poder de hipnotizar as pessoas, acalmá-las e fazê-las se sentir tranqüilas, assim como estão os visitantes e moradores da floresta nesse momento.
Sabe como é a magia que Serena faz para que as pessoas fiquem assim? Ela sorri mostrando os dentes brancos e lindos, a lingüinha bem encostadinha nos dentinhos de baixo e faz esse barulhinho: /s/
Pronto! Todos ficam calminhos!

É a sereia Serena
Simpática, suave e bela,
Se quer fazer a magia
Faça assim igual a ela: /s/ (introduzir o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra /s/)

ATENÇÃO: O nome da letra é –esse-  mas seu som (fonema) é /S/. (mostre os lábios em sorriso, língua encostada nos dentes inferiores, sopro surdo, sem vibrar as cordas vocais, sentindo com os dedos o “ventinho” que sai da boca). Introduzir a família silábica: SA – SE – CE – SI - CI – SO – SU - SÃO.
Explique que essa família do /s/ é muito numerosa, tem muitos “filhos” e “adotou” os filhos que fugiram de outra família. Assim, ganhou mais 2 filhos, que são as sílabas – CE – CI -, que embora escritas com outra letra, fazem o mesmo som, por isso são da mesma família /S/.
Recorde com as crianças a família do CA – QUE- QUI – CO – CU, que adotou o “que – qui” porque as filhas CE – CI  fugiram. Pois como eram “metidas”, não queriam fazer o som da garganta e sim um soprinho, como a família do /S/. Caso alguma criança fale alguma palavra com 2 ss, diz que será trabalhado mais tarde.
Se alguma criança perguntar como saber quando usamos uma ou outra letra, isto é, /S/ ou –CE – CI – informe que não há uma regra definida e, que a memorização (decorar a grafia – ortografia) auxiliará nesse trabalho. Portanto, há necessidade de sempre estarmos em contato com materiais de leitura, como gibis, livros, revistas, jornais etc.
 Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: sabiá, sapo, sabido, saúde, salada, sino, semana, selo, sala, saudade, suco, são, sopa, suado, sede, soma, sábado, soda, sacada, sopapo, sabão, saia, Simone, Samanta, céu, cidade, Célio, bacia, cebola, cinema, cesta, cereja, cigarro, cinzeiro, cenoura, cego, cigarra, cimento, doce, tecido, macio,  (fazer a leitura coletiva).
(SUGERE-SE TRABALHAR A FAMILIA COMO FOI EXPLICADA PARA OS ALUNOS, ISTO É, ATIVIDADES ENVOLVENDO AS SÍLABAS: SA, SE, CE, SI, CI, SO, SU, SÃO.)
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro peça para alguns alunos escolherem uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre  o fonema (som) e o grafema da sílaba trabalhada.). A professora também poderá introduzir noções de pontuação, uso do parágrafo e letra maiúscula no início da frase.


TATURANA TOTONHA (LETRA T)

Gente olhe só, mais um visitante está saindo do trem da alegria. É alguém bem cabeludo, pois só vejo pelos por todo lado. Você consegue ouvir esse tum-tum de música barulhenta? Veja, de walkman nos ouvidos, óculos escuros, malinha de viagem e cabelo com um corte radical!
Só podia ser ela, a maluquinha da Totonha, uma taturana bem moderninha que gosta de ouvir umas músicas bacanas.
Ela gosta de dançar, cantar e ouvir um rock da pesada. Não fala em outra coisa, não pensa em mais nada.
Ela vem chegando perto dos outros visitantes e todos se contagiam com a sua melodia chocante. Eu não falei que nessa floresta existe festa todo dia?

Ela gosta de música barulhenta,
Para cantar e dançar.
Quando Totonha se apresenta,
Faz um som de arrebentar: /T/ (introduzir método das boquinhas. Mostrar cartaz da letra /T/)

ATENÇÃO: Introduzir os abraços carinhosos: TA – TE – TI – TO – TU – TÃO.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: tatu, botão, batata, data, time, tapete, bata, Talita, pote, Totó, sapato, mato, latão, leite, teto, tia, toca, touca, tucano tubarão, tomada, testa, taco taça, telha, tipo, tosse, tomate, telefone, teia. (fazer a leitura coletiva).
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro, cada aluno pode escolher uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre o fonema (som) da sílaba trabalhada.). A professora também poderá introduzir noções de pontuação, uso do parágrafo e letra maiúscula no início da frase.
XERXES (LETRAS /X/ /CH/)

Agora saindo do trem da alegria, um senhor já bem velhinho, de cabelos brancos, um pouquinho careca, de óculos redondinhos e um andar bem miudinho. Vocês querem conhecê-lo? Vovó Violeta o apresenta:

“Ele é um amigo querido
E também muito importante,
Xerxes é seu nome
Quero que todos conheçam
Este maravilhoso amigo!”

“Muito prazer” gritam os personagens que estão na estação.
Xerxes desceu do trem com um pacote de presente nas mãos. Ele queria fazer uma surpresa para vovó Violeta e disse: “ Esperei descer do trem para entregar este presentinho, que é simples, mas é dado com muito carinho.”
Vovó Violeta abre o pacote com o presente e vê que é um... xale. Que xale lindo o amigo Xerxes deu para vovó Violeta!
Mas que peninha do Xerxes! Por causa da idade avançada, perdeu todos os dentes e agora tem que usar dentadura, que em sua boca fica meio folgada. E cada vez que tem de pronunciar seu nome, ele aperta os dentes, deixa o ar passar por eles e fala: “Xerxes”. É por isso que ele fala pouco e quase não ri!

Quando vai dizer seu nome,
O amigo é uma figura,
Aperta bem os dentinhos,
Para não perder a dentadura: Xerxes (introduzir o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra /x/ 

ATENÇÃO: Essa é uma família diferente, pois possui duas formas de escrever o mesmo som. Nela temos a letra /x/ e também as letras /ch/. O /ch/ é um dígrafo, isto é, duas letras que fazem um único som e uma única boquinha. Essa família pode ser escrita assim: XA – XE – XI – XO – XU – XÃO. CHA – CHE – CHI – CHO – CHU – CHÃO.
Você deve explicar que só saberemos se as palavras são escritas com /x/ ou /ch/ á medida que as lermos e escrevermos muito. Portanto, devemos estar atentos todas as vezes que lermos ou escrevermos palavras grafadas com /x/ ou /ch/, pois é através da memória visual e o uso contínuo da leitura que iremos gravá-las.
Você deve explicar às crianças que palavras derivadas são palavras “filhas” da original, radical. As derivadas vão manter o mesmo modo de escrita, o que favorece a memorização.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: xale, abacaxi, peixe, lixo, luxo, Xuxa, Xênia, baixo, caixa, caixão, caixote, mexido, bexiga, ameixa, roxo, faxina, faxineira, xadrez, puxar, mexer, rouxinol, xícara, xampu.
Chave, chaveiro, cachoeira, bicho, recheio, China, chinês, chocolate, chácara, chinelo, chuva, chuvisco, chuveiro, chuchu, cachorro, chapéu, cheiro, chocalho, chaleira, chulé, Chico, chão, choro, chorão, chicote. (fazer a leitura coletiva).
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro, cada aluno pode escolher uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre o fonema (som) da sílaba trabalhada.). A professora também poderá introduzir noções de pontuação, uso do parágrafo e letra maiúscula no início da frase.

ZANGÃO ZANGADO (LETRA Z)

Todos estavam conversando na estação, mas faltava sair do trem da alegria o último tripulante. De repente, um barulho assustador fez com que os visitantes e moradores da floresta ficassem em silêncio e dirigiram o olhar na direção do último vagão. Era um barulho assim: /z/.
A sereia Serena falou: “ Nossa, que som esquisito! Que barulho é esse , Vovó Violeta?”
Violeta responde: “Não se assustem, meus amigos. É um barulho forte, mas não traz perigo. É apenas o bater das asas de um zangão, que é muito bacana. Ele está meio nervoso porque tem asas grandes e, como o vagão do trem é pequeno, um pouquinho apertado, o zangão ficou com as asas um tantinho amassadas.”
Serena sorri e diz: ”Então diga a ele para sair e assim poderemos ver suas asas.”
Violeta fala: “Aí que está o problema. Zangão, cujo o nome é Zangado, não quer sair com asas amassadas e por isso está chateado!”
A fada Felicidade ergue sua varinha mágica e diz: “Pode deixar comigo, darei um jeito na situação. Farei um encanto para arrumar as asas do nosso amigo zangão.” A fada faz /f/ e o barulho pára lá dentro do trem.
Surge então na porta do trem o zangão Zangado, com as asas desamassadas e bonitas. Os personagens da floresta gritam: “Viva o zangão, viva o Zangado!”
Zangado, meio encabulado, sorri e diz:

Fiquei meio chateado
Com as asas amassadas
E quando fico nervoso
Faço um barulho horroroso: /z/ (introduzir o método das boquinhas. Mostrar o cartaz da letra /z/)

ATENÇÃO: Introduzir os abraços carinhosos: ZA – ZE – ZI – ZO – ZU – ZÃO.
Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: azia, zebu, amizade, vazio, dúzia, azul, Zuza, zoada, azeite, azeitona, cozinha, cozido, zunido, gozado, batizado, azedo buzina, Luíza, zebra, zabumba, zinco, zangado, zagueiro, zonzo, zorra, zumbi, Zeca, Zilma. (fazer a leitura coletiva).
As crianças poderão falar algumas palavras escritas com /s/, mas com som de /z/.
A professora poderá explicar que quando a letra /s/ está entre duas vogais, ela terá som de /z/.  Exemplos: casa, mesa, casamento, televisão, rosa, peso, tesoura, lapiseira, usina, caseiro, visita, sobremesa, gostoso, corajoso, casado, casaco, raposa, camiseta, música, parafuso, gasolina, vaso, liso.
OBSERVAÇÃO: Depois de escrever e ler as palavras no quadro, cada aluno pode escolher uma palavra que foi escrita no quadro e formar uma frase oralmente. A professora então deve transcrevê-la no quadro, pedindo ajuda aos alunos. (esta atividade é oral, e a professora deve estar atenta verificando a participação de todos e enfatizando sempre o fonema (som) da sílaba trabalhada.). A professora também poderá introduzir noções de pontuação, uso do parágrafo e letra maiúscula no início da frase.


QUINQUINHA (REVISÃO: QUA – QUE – QUI - QUO)

Nos bosques e castelos da Floresta Encantada, onde estão hospedados os visitantes e onde já viviam aqueles que moravam lá, corre a notícia de que haverá uma grande festa na casa da DONA QUINQUINHA, que é vizinha do anão Atchim.
Todos foram convidados. A Quinquinha está há mais de um mês preparando os doces e salgados da festa. E vai ter quindim, queijadinha, pão de queijo, requeijão e os famosos queijos fresquinhos que são a especialidade dela.
Atchim é o único que não sabe da festa, porque será uma festa surpresa.
A macaca Mila, sapeca como ela só, na véspera da festa não deu sossego para a vovó. De meia em meia hora perguntava: “Que horas são?” E a vovó, já irritada, respondia: “Pergunte ao coelho Canhoto!”
A macaca estava assim, ansiosa para ir à festa, porque não via a hora de comer bastante queijo e quindim, os seus prediletos!
Amanheceu, o dia estava maravilhoso, o céu bem azul, um calorzinho gostoso, pelo ar o canto de passarinhos e o perfume de flores completavam o cenário para a festa de aniversário.
Às três horas da tarde, já na casa de Quinquinha, todos os personagens, em silêncio, aguardavam a chegada de Atchim, que recebera um bilhete misterioso dizendo que ele estava convocado para uma reunião urgente.
Atchim, meio nervoso, bateu à porta da casa e Quinquinha foi abrí-la. Quando ele viu toda aquela gente, com chapéu de aniversário, apito, língua de sogra, cantando “Parabéns a você!”, ele ficou muito emocionado.
Vamos  cantar “parabéns” para o Atchim?
Com o coração a palpitar e os olhos marejados de emoção, o anão Atchim nem conseguia falar. Com muito custo saiu um “muito obrigado, meus amigos!”
A Quinquinha ficou realizada! Que bom poder fazer um amigo feliz!

“Sou vizinha de Atchim,
Faço queijo, quindim e queijadinha,
Que Ulisses adora comer,
Sou artista cozinha!
O meu nome é
“Quinquinha.”

Em nome de Atchim e de todos os outros personagens, Ulisses foi cumprimentar Quinquinha por esse belo gesto.
Aliás, Ulisses vive “grudado” em Quinquinha porque é fã das coisas gostosas que ela faz. No momento em que Ulisses foi abraçar Quinquinha, ele estava justamente comendo um pedaço de queijo. E como é feio falar de boca cheia, ele nada falou, só abraçou.
Quinquinha foi abraçar os moradores, com Ulisses “sempre grudado nela” e comendo um pedaço de queijo. Começou, então, abraçando Olívia: /QUO/, depois Ipojuca: /QUI/, em seguida Efigênia: /QUE/ e...
Veja só o que aconteceu: quando Quinquinha e Ulisses abraçaram o Atchim, Ulisses já estava de boca vazia, já havia engolido o pedaço de queijo e o som mágico que se ouviu foi /QUA/
Todos os convidados adoraram esse som e começaram a repetir quá, quá, quá... Daí para frente caíram na risada: quá quá quá quá quá quá...
Foi uma risada geral!

ATENÇÃO: Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: quatro, quarto, aquário, quarta-feira, quadro, quarenta, quadril, qualidade, aquarela, esquadro, quati, parque, pequeno, aquoso, caqui, quadra, quartel, quadrinhos, raquete, leque, coqueiro, mosquito, queijo, mosquito, quiabo, maquiagem, bosque, quibe. (Fazer leitura coletiva).
HISTÓRIA DA LETRA H

Era uma vez a letra H, ela estava muito triste porque todas as letras tinham um sonzinho. Ela pensava que não era importante.
Quando ela se juntava com as vogais era o som das vogais que aparecia ela ficava sempre muda.
Ela decidiu que além de acompanhar as vogais, ela queria ajudar , fazer mais do que isso.
Então um dia ela resolveu caminhar pelo mundo encantado das letras, para ver se ela conseguia encontrar alguma que a fizesse ter um som diferenciado.
A letra C se propôs a juntar com ela, e ela ficou tão feliz, achando que iria ter um sonzinho diferenciado, foi falando os sonzinhos CHA, CHE, CHI, CHO E CHU, mas aí, quanta decepção, ela acabou percebendo que ficou com o som do X. Ficou dias tristes, mas não desistiu da sua caminhada. Ela pensou “mas será que se eu juntar com outras palavrinhas eu não terei um som diferente?”
De repente passou em sua frente, a letra L que acabou decidindo ajudar a amiga e foi uma surpresa quando de repente ela percebeu que o sonzinho que ela formou com a outra letra nenhuma outra tinha, pois havia ficado LH (fazer o sonzinho do LH sem as vogais ) depois fazer o som com as vogais LHA, LHE, LHI, LHO e LHU e então a letra H ficou tão feliz, que resolveu continuar sua caminhada e verificar se seria possível ela formar som com outra letrinha. Foi em meio a uma grande festa no reino das letras, onde todas estavam super felizes é que a letra H ficou amiga da letra N e contou o que havia acontecido e que ela estava a procura de uma nova ajudante. A letra N resolveu ajudá-la e ver se ela também conseguiria fazer com que a letra H ganhasse um novo som e não é que deu certo? (fazer o sonzinho do NH sem as vogais ) depois fazer o som com as vogais NHA, NHE, NHI, NHO e NHU a partir deste dia a letra H ficou muito feliz porque ela havia feito uma grande amizade com as letras CH, LH, NH.

ATENÇÃO: Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: humano, homem, Helena, história, Hugo, humor, hote, hospital, hálito, hora, horta, hiena, humanidade, hélice, hábito, higiene, helicóptero.
CH: chuva, chuchu, mochila, cheque, chave, Chico, chave, chupeta, chinelo, colchão, cachorro, chapéu.
LH: coelho, galho, telha, rolha, agulha, folha, bilhete, ilha, alho, ovelha, milho, ramalhete, abelhudo, abelha,  repolho.
NH: galinha, banho, ninho, sonho, caminhão, caminho, lenha, aranha, dinheiro, vinho, cozinha, desenhista, pinheiro, sapinho, nenhuma.
Trabalhar atividades com /H/ e logo em seguida com /CH/ depois com /LH/ e em seguida /NH/.


HISTÓRIA DOS TRAPEZISTAS DO CIRCO

Era uma vez um circo, o dono do circo era um palhaço, o nome dele era palhaço C. A estréia do circo, em Salvador, seria no Domingo e já era Sábado e os trapezistas estavam em greve. O palhaço C ficou muito preocupado com isto.
            Ele tinha 5 (cinco) filhos que tinham apelidos estranhos, que eram Ça, Ce, Ci, Ço e Çu.
            Então ele resolveu ensinar aos seus filhos a trabalhar nos trapézios, que é uma coisa muito perigosa. As crianças tiveram medo, então o palhaço disse a eles que daria um jeito, e ele colocou cordas nos trapézios. É claro que não foi a primeira vez que eles treinaram, mas a estréia era no outro dia e eles tiveram que treinar muito.
            Na hora da estréia só duas crianças aprenderam bem, e puderam tirar as cordinhas, as outras crianças tiveram que trabalhar amarradas.
            Quando acabaram o pai falou para eles: “Ça, Ço e Çu, vocês não aprenderam bem e vão ter dois castigos: os nomes de vocês não podem começar palavras e vocês vão ter sempre essas cordinhas amarradas na cintura.

Versinho:
Ce e ci são dois irmãos ,
Irmãozinhos diferentes,
Eles não usam cedilha,
E  enganam a muita gente.

ATENÇÃO: Pedir para as crianças falarem palavras que tenham essas sílabas. Escrever as palavras no quadro.
SUGESTÕES: balança, lenço, oração, calça, beiçudo, onça, açúcar, coração, poço, louça, carroça, maçã, palhaço, laço, pescoço, braço, cabeça.
CE – CI: capacete, foice, cidade, tecido, vacina, doce, felicidade, cedo, cigano, Cecília, Aparecido, morcego, cereja, cigarra, Ciça, caçarola, maçã, cegonha, polícia.
Trabalhar atividades com as sílabas: ÇA – CE – CI – ÇO – ÇU – ÇÃO. Em seguida poderá também incluir atividades com a letra /s/.