ESCOLA_______________________________________________________
ALUNO(A):
__________________________________________ 1º ANO __ PROFª.:______________
AVALIAÇÃO DE
PORTUGUÊS
COPA DO MUNDO NO BRASIL
1. DITADO DE UMA
LISTA DE PALAVRAS
A PROFESSORA DO 1º ANO ESCREVEU COM SEUS ALUNOS UMA LISTA DE
NOMES DE ALGUNS PAÍSES QUE JOGARÃO NA COPA DO MUNDO 2014:
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________
2. ESCRITA DE UMA
PARLENDA
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
3. LEITURA DE UM
TRECHO DA MÚSICA “ORA BOLAS”
OLHA AQUELA BOLA
A BOLA PULA BEM NO PÉ
NO PÉ DO MENINO
QUEM É ESSE MENINO?
ESSE MENINO É MEU
VIZINHO...
ONDE ELE MORA?
MORA LÁ NAQUELA
CASA...
4.LEITURA E ESCRITA
POR QUE O TATU-BOLA
PARA A MASCOTE DA COPA 2014?
• O TATU-BOLA MOSTRA AO MUNDO A BELEZA DA NATUREZA
BRASILEIRA
• O TATU-BOLA É UMA ESPÉCIE 100% BRASILEIRA E SÓ EXISTE EM
NOSSO PAÍS E É UMA DAS RARAS ESPÉCIES QUE TEM A HABILIDADE DE SE TRANSFORMAR EM
BOLA.
• O TATU-BOLA ESTÁ BASTANTE AMEAÇADO PELA CAÇA E PELA PERDA
DE HABITAT E A SOCIEDADE PRECISA SE ENVOLVER NA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL
DO PAÍS.
• O TATU-BOLA ASSUME O POSTO DE MASCOTE, POIS TEM NO NOME A
PROTAGONISTA DO MAIOR ESPETÁCULO ESPORTIVO DO MUNDO: A BOLA.
CITE DOIS MOTIVOS
PARA O TATU-BOLA SER ESCOLHIDO PARA SER A MASCOTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL.
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
Como aplicar a prova:
1.
FAZER O DITADO DAS PALAVRAS:
ARGENTINA
ITÁLIA
ESPANHA
BRASIL
2.
RECITAR A PARLENDA E DEPOIS OS ALUNOS ESCREVEM SOZINHOS:
LÁ
VAI A BOLA GIRAR NA RODA
PASSA
ADIANTE SEM DEMORA
E SE
NO FIM
DESTA
CANÇÃO
VOCÊ
ESTIVER
COM A
BOLA NA MÃO
DEPRESSA
PULE FORA.
3. PEDIR PARA OS ALUNOS MARCAREM AS PALAVRAS:
RODA, DEMORA, BOLA, FIM, MÃO
4. PEÇA PARA OS ALUNOS LEREM O TEXTO INFORMATIVO SOZINHOS E
RESPONDEREM À PERGUNTA.