SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA HISTÓRIA:
Só um Minutinho
Tema: Só um Minutinho – Ana Maria Machado
Tempo: 6 dias
Objetivos:
-
Despertar e estimular o gosto em ouvir histórias.
-
Compreender o gênero textual a que o livro se refere: Conto;
-
Vivenciar estratégias de leitura que ajudem o
aluno a avaliar o texto lido, defendendo oralmente suas opiniões;
-
Entender a moral de cada história;
-
Ilustrar as histórias contadas:
-
Escrever bilhetes para os personagens das
histórias;
-
Recortar,colar e montar o esqueleto;
-
Realizar cálculosatividades matemáticas
envolvendo o sistema de numeração;
-
Contar, compor, decompor numerais;
-
Organizar as ideias de um bilhete;
-
Identificar informações explicitas da história;
-
Identificar diferentes gêneros textuais e sua
finalidade;
-
Perceber que o nosso corpo é sustentado por
ossos.
Conteúdos:
-
Literatura Infantil: Conto
-
Produção de texto
-
Ilustração, recorte, pintura e colagem.
-
Interpretação oral e escrita
-
Numerais
-
Corpo Humano;
-
Morte
Avaliação:
A avaliação será de acordo com o interesse, a
participação e o desempenho do aluno nas atividades propostas.
1º dia:
Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em
função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização.
- Fazer a exploração oral da capa do livro;

- Falar da ilustração, do suporte (livro), do
gênero (história), do autor etc.
De que vocês acham que esta história vai tratar?
Quem serão os personagens? É uma história infantil, por quê?
- Em seguida, dizer aos alunos que devem prestar
muita atenção na história que será contada, porque depois serão realizadas
atividades práticas;
-Contar a história: "Só um minutinho";
-Os
alunos deverão recontar a história; oralmente e depois reeescrevê-la no caderno
de textos;
2º dia:
-Os
alunos farão a ilustração de cada minutinho da história.
-Participar da atividade grupal, jogo dos
dados;com a finalidade de construir
compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações
explícitas e implícitas, produzindo inferências;
JOGO DO DADO
Objetivo: possibilitar aos alunos
identificar informações explícitas de uma história por meio de um jogo de
dados.
Desenvolvimento:
- Dividir
a turma em cinco grupos;
- Cada grupo deverá jogar o dado e localizar
entre as fichas a resposta correspondente ao número sorteado. A equipe que
conseguir acertar, ganha o ponto (dados
numerados de 1 a 10 – o aluno joga o dado até sair um número novo, pois
não vale número repetido). Ex.: se aluno tirar o número 1, terá que localizar a
ficha correspondente à tarefa realizada pela Vovó no primeiro minutinho
solicitado ao Sr. Esqueleto: casa varrida.
Material necessário:
Fichas grandes:
casa varrida,
bules de chá,
pilhas de tortilhas,
frutas para uma salada,
queijos derretidos,
panelas de comida,
pinhatas cheias de balas,
pratos de comida,
netos lindos,
Senhor Esqueleto.
-
Realizar as atividades que serão escritas no
quadro.
1) No
bolo de Vovó Carocha havia muitas velas não é mesmo? Precisou até de um sopro
que nem furacão para apagar tantas velas.
Desenhe o
bolo do aniversário da Vovó Carocha.
2) A
festa de aniversário da Vovó Carocha ficou uma beleza, principalmente com as
pinhatas decorando o ambiente. Seus netinhos não viam a hora de quebrá-las e a
chuva de balas colorir e adoçar ainda mais a festa. Conte as balas de 2 em 2 de
40 até 100.
3) As quatro frutas que a Vovó picou de tão
grandes deram muitos pedaços para a salada de frutas. Desenhe as frutas.
3º dia:
- Agrupar os alunos conforme o dia anterior.
- Montar o esqueleto.

Realizar atividade com a finalidade de trabalhar
a produção de inferência de forma lúdica.
Desenvolvimento:
-
Manter a organização da turma em cinco grupos
-
Cada grupo deverá jogar o dado e responder à
pergunta correspondente ao número sorteado (perguntas numeradas de 1 a 6). Se a
resposta estiver correta, a equipe recebe um ponto. As equipes adversárias,
juntamente com a professora, deverão avaliar a resposta e decidir se a equipe
jogadora ganha o ponto.
Material
necessário:
Fichas
numeradas de 1 a 6 contendo as perguntas a serem respondidas.
1) Por que o
Sr. Esqueleto queria que a Vovó Carocha fosse embora com ele?
2) Por que
Vovó Carocha pedia sempre mais um minutinho para o Sr. Esqueleto?
3) Para qual
lugar o Sr. Esqueleto queria levar a Vovó?
4) Por que o
Sr. Esqueleto estava perdendo a paciência com a Vovó Carocha?
5) Quem era
o Sr. Esqueleto?
6) Por
que o Sr. Esqueleto decidiu não levar a Vovó Carocha embora?
- Os alunos deverão através de atividade lúdica,identificar
as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do
gênero e da contextualização do texto.
Objetivo: possibilitar aos alunos a
identificação de alguns gêneros textuais (bilhete, receita e convite),
associando-os as suas respectivas finalidades e funções.
Desenvolvimento:
- Manter a organização da turma em cinco grupos;
- Cada grupo deverá jogar o dado numerado de 1 a
6. Em seguida, deverá localizar o gênero sorteado numa caixa, de acordo com o
número correspondente à lista. Em seguida, deverá dizer qual a finalidade e
função dele.
- Essa atividade vale dois pontos: um para a
localização do gênero e outro para a resposta correta da função e finalidade.
Material necessário:
- Cartaz contendo a lista
dos gêneros textuais numerados de 1 a 6:
1) bilhete,
2) convite,
3) receita,
4) bilhete,
5) convite
6) receita.
- Caixa ou baú contendo
diferentes gêneros textuais incluindo os listados acima.
Esta atividade vale dois
pontos: 1 para localização do gênero e 1 para a reposta correta em relação à
função e finalidade.
4º dia: Escrever segundo o princípio alfabético e as
regras ortográficas.
Objetivo: Propiciar a escrita de
palavras de padrões silábicos variados
Desenvolvimento:
- Manter a organização da turma em cinco grupos;
- Cada equipe deverá jogar o dado numerado de 1 a
6. Em seguida, deverá escrever a palavra que completa a frase sorteada
correspondente ao número sorteado.
Material necessário:
Fichas grandes contendo as frases a seguir,
numeradas de 1 a 6:
1) Vovó fez 2 bules de chá de...
2) Para varrer a casa vovó
usou...
3) Para fazer as tortilhas
vovó gastou 3 quilos de...
4) As frutas que vovó fatiou
eram...
5) O esqueleto queria que a
vovó...
6) O esqueleto chegou à casa da vovó pela... (parte do dia)
- Ganha o
ponto a equipe que conseguir escrever corretamente a palavra.
Realizar as atividades baixo que serão escritas
no quadro.
1)Vamos
ajudar o Senhor Esqueleto contando quantas tarefas a Vovó Carocha terá que fa
zer antes de ir embora com ele? Escreva em forma
de lista no caderno.
zer antes de ir embora com ele? Escreva em forma
de lista no caderno.
2)O Senhor Esqueleto está ficando nervoso!
Ajude ele a escrever os numerais de 200 até 300.
![]() |
3)Essa Vovó Carocha é mesmo uma espertalhona, não é
mesmo? Só inventa o que fazer para
retardar sua ida com o esqueleto. Conte os números de 5 em 5 de 100 até 300.
5º dia:
-
Retomar a história oralmente;
-
Pedir que cada criança desenhe a parte que mais
gostou;
-
Realizar atividade grupal;com o objetivo de
propiciar a escrita de palavras de padrões silábicos variados
Desenvolvimento:
- Manter a organização da turma em cinco grupos;
- Cada grupo deverá jogar o dado. Em seguida,
deverá escrever a palavra que responde o que foi solicitado nas fichas
numeradas de 1 a 6, de acordo com o número sorteado. Ex.: número sorteado 2,
ficha – nome do animal que um dos netinhos carrega. R= Gato ou gatinho
- Ganha o ponto o grupo que conseguir escrever
corretamente.
- Os grupos poderão consultar a ilustração da p.
22.
Material necessário:
Fichas grandes numeradas:
1) cor do
cabelo do neto que carrega o bebê
2) nome do
animal que um dos netinhos carrega
3) cor do
vestido daquela que está de mãos dadas com a menina de blusa amarela e calça
marrom
4) cor da
blusa da menina que está conversando com a vovó
5) nome do
objeto que o Sr. Esqueleto usa na cabeça
6) Nome do
objeto que o Sr. Esqueleto usa no braço esquerdo.
Realizar atividades com a finalidade de:
-
Compreender a categorização gráfica e funcional
das letras
-
Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra
-
Dispor, ordenar e organizar um texto de acordo
com as convenções gráficas apropriadas.
Objetivo:
- Trabalhar a ordem alfabética utilizando o
gênero textual lista
- Propiciar a organização textual do gênero
bilhete
-
Identificar letras do alfabeto
Desenvolvimento:
Manter a organização da
turma em cinco grupos. Joga-se o dado e o grupo terá que realizar a tarefa
sorteada de acordo com o número do dado.
Material
necessário:
- Cartaz
contendo as tarefas a serem realizadas:
1) Solicitar que produzam uma lista em ordem
alfabética das tarefas realizadas pela Vovó Carocha (utilizar as fichas da
atividade 2 de 1 a 7)
2)
Remontar o bilhete escrito pelo Sr. Esqueleto;
3) Passar
uma frase do texto da história para letra cursiva;
4) Achar
uma palavra com a letra “Q”;
5) Achar
no texto 3 palavras que tenham “Ç”
;
6) Achar
no texto 3 palavras que tenham “C”;
- Bilhete
fatiado em frases (usar letras grandes)
OBS:As atividades propostas para o trabalho com
regularidades e irregularidades ortográficas devem ser planejadas de acordo com
a necessidade da turma.
6º dia:
-Trabalhar
a reescrita do bilhete e ou da história, solicitando que os alunos criem um
final diferente. Com isso a professora estará estimulando os alunos a
escreverem os seus próprios bilhetes.
1) O Senhor Esqueleto não esperava participar da
festa de aniversário da Vovó, se assustou com o convite que ficou confuso. Escreva um novo bilhete para vovó dizendo-lhe
que no próximo ano, trará outros amigos para festa que estava uma belezura.
![]() |
|
-
Visitar o Laboratório de Ciências para observar o
esqueleto, perceber que o nosso corpo é sustentado por ossos e então iniciar o
trabalho sobre o corpo humano.
OBS:Se a professora ainda não trabalhou estes
gêneros com a turma, deverá iniciar este trabalho com atividades de introdução,
a fim de familiarizá-los com os mesmos. Em seguida, deverá trabalhar atividades
de ensino sistemático e consolidação.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
LIVRO: SÓ UM MINUTINHO


