SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA HISTÓRIA:
Só um Minutinho
Tema: Só um Minutinho – Ana Maria Machado
Tempo: 6 dias
Objetivos:
-
Despertar e estimular o gosto em ouvir histórias.
-
Compreender o gênero textual a que o livro se refere: Conto;
-
Vivenciar estratégias de leitura que ajudem o
aluno a avaliar o texto lido, defendendo oralmente suas opiniões;
-
Entender a moral de cada história;
-
Ilustrar as histórias contadas:
-
Escrever bilhetes para os personagens das
histórias;
-
Recortar,colar e montar o esqueleto;
-
Realizar cálculosatividades matemáticas
envolvendo o sistema de numeração;
-
Contar, compor, decompor numerais;
-
Organizar as ideias de um bilhete;
-
Identificar informações explicitas da história;
-
Identificar diferentes gêneros textuais e sua
finalidade;
-
Perceber que o nosso corpo é sustentado por
ossos.
Conteúdos:
-
Literatura Infantil: Conto
-
Produção de texto
-
Ilustração, recorte, pintura e colagem.
-
Interpretação oral e escrita
-
Numerais
-
Corpo Humano;
-
Morte
Avaliação:
A avaliação será de acordo com o interesse, a
participação e o desempenho do aluno nas atividades propostas.
1º dia:
Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em
função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização.
- Fazer a exploração oral da capa do livro;
- Falar da ilustração, do suporte (livro), do
gênero (história), do autor etc.
De que vocês acham que esta história vai tratar?
Quem serão os personagens? É uma história infantil, por quê?
- Em seguida, dizer aos alunos que devem prestar
muita atenção na história que será contada, porque depois serão realizadas
atividades práticas;
-Contar a história: "Só um minutinho";
-Os
alunos deverão recontar a história; oralmente e depois reeescrevê-la no caderno
de textos;
2º dia:
-Os
alunos farão a ilustração de cada minutinho da história.
-Participar da atividade grupal, jogo dos
dados;com a finalidade de construir
compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações
explícitas e implícitas, produzindo inferências;
JOGO DO DADO
Objetivo: possibilitar aos alunos
identificar informações explícitas de uma história por meio de um jogo de
dados.
Desenvolvimento:
- Dividir
a turma em cinco grupos;
- Cada grupo deverá jogar o dado e localizar
entre as fichas a resposta correspondente ao número sorteado. A equipe que
conseguir acertar, ganha o ponto (dados
numerados de 1 a 10 – o aluno joga o dado até sair um número novo, pois
não vale número repetido). Ex.: se aluno tirar o número 1, terá que localizar a
ficha correspondente à tarefa realizada pela Vovó no primeiro minutinho
solicitado ao Sr. Esqueleto: casa varrida.
Material necessário:
Fichas grandes:
casa varrida,
bules de chá,
pilhas de tortilhas,
frutas para uma salada,
queijos derretidos,
panelas de comida,
pinhatas cheias de balas,
pratos de comida,
netos lindos,
Senhor Esqueleto.
-
Realizar as atividades que serão escritas no
quadro.
1) No
bolo de Vovó Carocha havia muitas velas não é mesmo? Precisou até de um sopro
que nem furacão para apagar tantas velas.
Desenhe o
bolo do aniversário da Vovó Carocha.
2) A
festa de aniversário da Vovó Carocha ficou uma beleza, principalmente com as
pinhatas decorando o ambiente. Seus netinhos não viam a hora de quebrá-las e a
chuva de balas colorir e adoçar ainda mais a festa. Conte as balas de 2 em 2 de
40 até 100.
3) As quatro frutas que a Vovó picou de tão
grandes deram muitos pedaços para a salada de frutas. Desenhe as frutas.
3º dia:
- Agrupar os alunos conforme o dia anterior.
- Montar o esqueleto.
Realizar atividade com a finalidade de trabalhar
a produção de inferência de forma lúdica.
Desenvolvimento:
-
Manter a organização da turma em cinco grupos
-
Cada grupo deverá jogar o dado e responder à
pergunta correspondente ao número sorteado (perguntas numeradas de 1 a 6). Se a
resposta estiver correta, a equipe recebe um ponto. As equipes adversárias,
juntamente com a professora, deverão avaliar a resposta e decidir se a equipe
jogadora ganha o ponto.
Material
necessário:
Fichas
numeradas de 1 a 6 contendo as perguntas a serem respondidas.
1) Por que o
Sr. Esqueleto queria que a Vovó Carocha fosse embora com ele?
2) Por que
Vovó Carocha pedia sempre mais um minutinho para o Sr. Esqueleto?
3) Para qual
lugar o Sr. Esqueleto queria levar a Vovó?
4) Por que o
Sr. Esqueleto estava perdendo a paciência com a Vovó Carocha?
5) Quem era
o Sr. Esqueleto?
6) Por
que o Sr. Esqueleto decidiu não levar a Vovó Carocha embora?
- Os alunos deverão através de atividade lúdica,identificar
as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do
gênero e da contextualização do texto.
Objetivo: possibilitar aos alunos a
identificação de alguns gêneros textuais (bilhete, receita e convite),
associando-os as suas respectivas finalidades e funções.
Desenvolvimento:
- Manter a organização da turma em cinco grupos;
- Cada grupo deverá jogar o dado numerado de 1 a
6. Em seguida, deverá localizar o gênero sorteado numa caixa, de acordo com o
número correspondente à lista. Em seguida, deverá dizer qual a finalidade e
função dele.
- Essa atividade vale dois pontos: um para a
localização do gênero e outro para a resposta correta da função e finalidade.
Material necessário:
- Cartaz contendo a lista
dos gêneros textuais numerados de 1 a 6:
1) bilhete,
2) convite,
3) receita,
4) bilhete,
5) convite
6) receita.
- Caixa ou baú contendo
diferentes gêneros textuais incluindo os listados acima.
Esta atividade vale dois
pontos: 1 para localização do gênero e 1 para a reposta correta em relação à
função e finalidade.
4º dia: Escrever segundo o princípio alfabético e as
regras ortográficas.
Objetivo: Propiciar a escrita de
palavras de padrões silábicos variados
Desenvolvimento:
- Manter a organização da turma em cinco grupos;
- Cada equipe deverá jogar o dado numerado de 1 a
6. Em seguida, deverá escrever a palavra que completa a frase sorteada
correspondente ao número sorteado.
Material necessário:
Fichas grandes contendo as frases a seguir,
numeradas de 1 a 6:
1) Vovó fez 2 bules de chá de...
2) Para varrer a casa vovó
usou...
3) Para fazer as tortilhas
vovó gastou 3 quilos de...
4) As frutas que vovó fatiou
eram...
5) O esqueleto queria que a
vovó...
6) O esqueleto chegou à casa da vovó pela... (parte do dia)
- Ganha o
ponto a equipe que conseguir escrever corretamente a palavra.
Realizar as atividades baixo que serão escritas
no quadro.
1)Vamos
ajudar o Senhor Esqueleto contando quantas tarefas a Vovó Carocha terá que fazer antes de ir embora com ele? Escreva em forma
de lista no caderno.
2)O Senhor Esqueleto está ficando nervoso!
Ajude ele a escrever os numerais de 200 até 300.
3)Essa Vovó Carocha é mesmo uma espertalhona, não é
mesmo? Só inventa o que fazer para
retardar sua ida com o esqueleto. Conte os números de 5 em 5 de 100 até 300.
5º dia:
-
Retomar a história oralmente;
-
Pedir que cada criança desenhe a parte que mais
gostou;
-
Realizar atividade grupal;com o objetivo de
propiciar a escrita de palavras de padrões silábicos variados
Desenvolvimento:
- Manter a organização da turma em cinco grupos;
- Cada grupo deverá jogar o dado. Em seguida,
deverá escrever a palavra que responde o que foi solicitado nas fichas
numeradas de 1 a 6, de acordo com o número sorteado. Ex.: número sorteado 2,
ficha – nome do animal que um dos netinhos carrega. R= Gato ou gatinho
- Ganha o ponto o grupo que conseguir escrever
corretamente.
- Os grupos poderão consultar a ilustração da p.
22.
Material necessário:
Fichas grandes numeradas:
1) cor do
cabelo do neto que carrega o bebê
2) nome do
animal que um dos netinhos carrega
3) cor do
vestido daquela que está de mãos dadas com a menina de blusa amarela e calça
marrom
4) cor da
blusa da menina que está conversando com a vovó
5) nome do
objeto que o Sr. Esqueleto usa na cabeça
6) Nome do
objeto que o Sr. Esqueleto usa no braço esquerdo.
Realizar atividades com a finalidade de:
-
Compreender a categorização gráfica e funcional
das letras
-
Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra
-
Dispor, ordenar e organizar um texto de acordo
com as convenções gráficas apropriadas.
Objetivo:
- Trabalhar a ordem alfabética utilizando o
gênero textual lista
- Propiciar a organização textual do gênero
bilhete
-
Identificar letras do alfabeto
Desenvolvimento:
Manter a organização da
turma em cinco grupos. Joga-se o dado e o grupo terá que realizar a tarefa
sorteada de acordo com o número do dado.
Material
necessário:
- Cartaz
contendo as tarefas a serem realizadas:
1) Solicitar que produzam uma lista em ordem
alfabética das tarefas realizadas pela Vovó Carocha (utilizar as fichas da
atividade 2 de 1 a 7)
2)
Remontar o bilhete escrito pelo Sr. Esqueleto;
3) Passar
uma frase do texto da história para letra cursiva;
4) Achar
uma palavra com a letra “Q”;
5) Achar
no texto 3 palavras que tenham “Ç”
;
6) Achar
no texto 3 palavras que tenham “C”;
- Bilhete
fatiado em frases (usar letras grandes)
OBS:As atividades propostas para o trabalho com
regularidades e irregularidades ortográficas devem ser planejadas de acordo com
a necessidade da turma.
6º dia:
-Trabalhar
a reescrita do bilhete e ou da história, solicitando que os alunos criem um
final diferente. Com isso a professora estará estimulando os alunos a
escreverem os seus próprios bilhetes.
1) O Senhor Esqueleto não esperava participar da
festa de aniversário da Vovó, se assustou com o convite que ficou confuso. Escreva um novo bilhete para vovó dizendo-lhe
que no próximo ano, trará outros amigos para festa que estava uma belezura.
|
|
-
Visitar o Laboratório de Ciências para observar o
esqueleto, perceber que o nosso corpo é sustentado por ossos e então iniciar o
trabalho sobre o corpo humano.
OBS:Se a professora ainda não trabalhou estes
gêneros com a turma, deverá iniciar este trabalho com atividades de introdução,
a fim de familiarizá-los com os mesmos. Em seguida, deverá trabalhar atividades
de ensino sistemático e consolidação.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
LIVRO: SÓ UM MINUTINHO