Seguidores

domingo, 17 de agosto de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA Dez Sacizinhos



SEQUÊNCIA DIDÁTICA 

Livro:
Dez Sacizinhos
(Tatiana Belinky)







APRESENTAÇÃO

Público Alvo: Alunos do 1º E.M. doutor Jacinto Campos

Tempo previsto: 2 dias

Eixos: Leitura e Oralidade / Números e Operações

Direitos de Aprendizagem:
-Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor e crianças;
-Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
-Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram em suas diferentes funções: indicador da quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade);
-Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
-Desenvolver competências de comunicação, inteiração e criatividade.
-Reconhecer Mito do Folclore Brasileiro através de histórias, brincadeiras e atividades lúdicas e criativas.
-Desenvolver habilidades de escuta através das histórias, despertando o gosto pela leitura.
- observar e identificar o personagem como um dos mitos do nosso Folclore.


- Desenvolver:
·         Linguagem oral, a interpretação e a produção de texto através do reconto e da ilustração.
·         Rimas, sonoridade, sílabas.
·         Contagem, a sequencia numérica, a adição e subtração através de cenas da história de maneira prazerosa e criativa.


Procedimentos metodológicos.


Introdução :Este livro não conta a história de um saci, mas, de dez sacizinhos.
Mostrar o livro, capa, falar sobre a autora: Tatiana Belinky foi uma escritora que nasceu em um país longe daqui, na Rússia mas, aos 10 anos de idade veio morar no Brasil. Tatiana escreveu mais de 200 livros e sempre gostou muito de escrever para crianças. Ela morreu bem velhinha aos 94 anos de idade.

1- Antes da leitura: (Antecipação) 

- sobre o que vocês acham que a história falará?
- como será este personagem?
- o que ele faz? 
- será que eles são diferentes uns dos outros?

2- Durante a leitura:
- Leitura do livro
• Apresentar o livro para as crianças:
-Quem conhece um Saci? Quem sabe o que é um saci?




3- Após a leitura (Visualização)
- como eram os personagens da história?
- o que eles fazia?
- o que aconteceu com eles?
- você gostou do final da história?
- alguém já conhecia esse personagem? Como ele é? O que ele?
- De que a história fala?
Quantos eram os sacizinhos?
O que aconteceu com eles?
Como eles sumiam?
O que aconteceu no final da história?
Qual a parte da história você mais gostou?

• Reconto da história: com participação dos alunos (ir mostrando as ilustrações do livro e deixar que as crianças contem com suas palavras o que se lembram da história)

• Ilustração: Desenhe a parte da história que você mais gostou.

• Receita pra pegar Saci: O único jeito de capturar essa criatura é com garrafa de vidro, rolha, peneira e tinta vermelha. Quando um saci está para aparecer, ouve-se um assobio misterioso e longo. Ele se aproxima geralmente no meio de um rodamoinho. É necessário jogar a peneira sobre ele e colocar a garrafa sob a peneira, para o Saci entrar dentro dela. Daí é só tampar o recipiente com a rolha e marcar nela uma cruz com a tinta vermelha. Mas é preciso cuidado para não deixá-lo escapar, ou ele tentará se vingar de você...


PORTUGUÊS
1. Trabalhando palavras do texto ( trabalhar com palavras mais fáceis para as crianças – mostrar fichas coma as palavras e as crianças deverão identificá-las através da leitura, registrar no caderno)
S A C I          D E Z            B I S C O I T O             F O G O



2. Listas outras palavras que comecem como as palavras escritas acima: (deixar que as crianças falem- registrar no quadro e no caderno)
SACI
DEZ
BISCOITO
FOGO

4. Identificando rimas;
Algumas palavras rimam, quer dizer, terminam com o mesmo som. Que palavras terminam com iguais?
Falar a palavras para as crianças tentarem identificar
Listar no quadro para crianças registrarem nos cadernos.


MATEMÁTICA

1- Numerais ( oral)
• .São quantos sacizinhos?
• Quantos iam saindo de cada vez?
• Quantos ficaram?

2- Escrita dos numerais de 1 a 10.
Numerais e nomes com letra cursiva (registro no caderno)

3- Probleminhas:
a) Eram 2 sacizinhos, 2 chegaram para o almoço.
Quantos ficaram?
b) Eram 3 sacizinhos na fila, chegou mais 1. Quantos ficaram?
c) Eram 5 sacizinhos, 3 saíram para passear. Quantos ficaram?
d) Eram 4 sacizinhos, 3 saíram para viajar. Quantos ficaram?







4- Jogo lúdico
Jogo: contagem de 1 a 10 e os dez sacizinhos
Objetivos
  • Perceber que a Matemática também está presente nas histórias.
  • Realizar a sequência numérica de 1 a 10.
  • Aprimorar a ideia de subtração a partir do conto.
Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Escrita de numeração até 10.
Estratégias e recursos da aula
JOGO DO SACI NA GARRAFA
Dividir a turma em grupos. Cada criança receberá uma cartela com 10 sacizinhos. Cada jogador deverá jogar o dado e colocar na garrafa o número de saci retirado. Vence aquele grupo que todos colocarem todos os sacis na garrafa.