SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Livro: Dez Sacizinhos
(Tatiana Belinky)
APRESENTAÇÃO
Público Alvo: Alunos do 1º E.M. doutor Jacinto Campos
Tempo previsto: 2
dias
Eixos: Leitura e Oralidade / Números e Operações
Eixos: Leitura e Oralidade / Números e Operações
Direitos de Aprendizagem:
-Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos
textos a serem lidos pelo professor e crianças;
-Participar de interações orais em sala de aula, questionando,
sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
-Identificar números nos diferentes contextos em que se
encontram em suas diferentes funções: indicador da quantidade de elementos de
uma coleção discreta (cardinalidade);
-Associar a denominação do número a sua respectiva representação
simbólica;
-Desenvolver competências de comunicação, inteiração e
criatividade.
-Reconhecer Mito do Folclore Brasileiro através de histórias, brincadeiras e atividades lúdicas e criativas.
-Desenvolver habilidades de escuta através das histórias, despertando o gosto pela leitura.
-Reconhecer Mito do Folclore Brasileiro através de histórias, brincadeiras e atividades lúdicas e criativas.
-Desenvolver habilidades de escuta através das histórias, despertando o gosto pela leitura.
- observar e identificar o personagem como um dos mitos do nosso
Folclore.
- Desenvolver:
·
Linguagem oral, a interpretação e a produção de texto através do
reconto e da ilustração.
·
Rimas, sonoridade, sílabas.
·
Contagem, a sequencia numérica, a adição e subtração através de
cenas da história de maneira prazerosa e criativa.
Procedimentos metodológicos.
Introdução :Este livro não conta a história de um saci, mas, de dez
sacizinhos.
Mostrar o livro, capa, falar sobre a autora: Tatiana Belinky foi uma escritora que nasceu em um país longe daqui, na Rússia mas, aos 10 anos de idade veio morar no Brasil. Tatiana escreveu mais de 200 livros e sempre gostou muito de escrever para crianças. Ela morreu bem velhinha aos 94 anos de idade.
Mostrar o livro, capa, falar sobre a autora: Tatiana Belinky foi uma escritora que nasceu em um país longe daqui, na Rússia mas, aos 10 anos de idade veio morar no Brasil. Tatiana escreveu mais de 200 livros e sempre gostou muito de escrever para crianças. Ela morreu bem velhinha aos 94 anos de idade.
1- Antes da leitura:
(Antecipação)
- sobre o que vocês acham que a história falará?
- como será este personagem?
- o que ele faz?
- o que ele faz?
- será que eles são
diferentes uns dos outros?
2- Durante a leitura:
- Leitura do livro
• Apresentar o livro
para as crianças:
-Quem conhece um Saci? Quem sabe o que é um saci?
-Quem conhece um Saci? Quem sabe o que é um saci?
3- Após a leitura
(Visualização)
- como eram os personagens da história?
- o que eles fazia?
- o que aconteceu com eles?
- você gostou do final da história?
- como eram os personagens da história?
- o que eles fazia?
- o que aconteceu com eles?
- você gostou do final da história?
- alguém já conhecia
esse personagem? Como ele é? O que ele?
- De que a história
fala?
Quantos eram os sacizinhos?
O que aconteceu com eles?
Como eles sumiam?
O que aconteceu no final da história?
Qual a parte da história você mais gostou?
Quantos eram os sacizinhos?
O que aconteceu com eles?
Como eles sumiam?
O que aconteceu no final da história?
Qual a parte da história você mais gostou?
• Reconto da história:
com participação dos alunos (ir mostrando as ilustrações do livro e deixar que
as crianças contem com suas palavras o que se lembram da história)
• Ilustração: Desenhe
a parte da história que você mais gostou.
• Receita pra pegar Saci: O único jeito de capturar essa criatura é com
garrafa de vidro, rolha, peneira e tinta vermelha. Quando um saci está para
aparecer, ouve-se um assobio misterioso e longo. Ele se aproxima geralmente no
meio de um rodamoinho. É necessário jogar a peneira sobre ele e colocar a
garrafa sob a peneira, para o Saci entrar dentro dela. Daí é só tampar o
recipiente com a rolha e marcar nela uma cruz com a tinta vermelha. Mas é
preciso cuidado para não deixá-lo escapar, ou ele tentará se vingar de você...
PORTUGUÊS
1. Trabalhando
palavras do texto ( trabalhar com palavras mais fáceis para as crianças –
mostrar fichas coma as palavras e as crianças deverão identificá-las através da
leitura, registrar no caderno)
S A C I D E Z B I S C O I T O F O G O
2. Listas outras palavras
que comecem como as palavras escritas acima: (deixar que as crianças falem-
registrar no quadro e no caderno)
SACI
DEZ
BISCOITO
FOGO
DEZ
BISCOITO
FOGO
4. Identificando rimas;
Algumas palavras
rimam, quer dizer, terminam com o mesmo som. Que palavras terminam com iguais?
Falar a palavras para
as crianças tentarem identificar
Listar no quadro para crianças registrarem nos cadernos.
Listar no quadro para crianças registrarem nos cadernos.
MATEMÁTICA
1- Numerais ( oral)
• .São quantos sacizinhos?
• Quantos iam saindo de cada vez?
• Quantos ficaram?
• .São quantos sacizinhos?
• Quantos iam saindo de cada vez?
• Quantos ficaram?
2- Escrita dos numerais de 1 a 10.
Numerais e nomes com letra cursiva (registro no caderno)
Numerais e nomes com letra cursiva (registro no caderno)
3- Probleminhas:
a) Eram 2 sacizinhos,
2 chegaram para o almoço.
Quantos ficaram?
Quantos ficaram?
b) Eram 3 sacizinhos
na fila, chegou mais 1. Quantos ficaram?
c) Eram 5 sacizinhos, 3
saíram para passear. Quantos ficaram?
d) Eram 4 sacizinhos,
3 saíram para viajar. Quantos ficaram?
4- Jogo lúdico
Jogo:
contagem de 1 a 10 e
os dez
sacizinhos
Objetivos
- Perceber que a Matemática também está presente nas histórias.
- Realizar a sequência numérica de 1 a 10.
- Aprimorar a ideia de subtração a partir do conto.
Duração
das atividades
50 min.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Escrita de numeração até 10.
Estratégias
e recursos da aula
JOGO DO SACI NA
GARRAFA
Dividir a turma em grupos. Cada criança
receberá uma cartela com 10 sacizinhos. Cada jogador deverá jogar o dado e
colocar na garrafa o número de saci retirado. Vence aquele grupo que todos
colocarem todos os sacis na garrafa.