JORNAL
Você sabe ler um jornal?
Às vezes usamos um jornal para fazer pesquisas e trabalhos e nem sabemos como manuseá-lo, como encontrar notícias.
Existem jornais de diversos tipos, mas todos eles têm formas parecidas: páginas soltas, encaixadas umas às outras. É preciso manuseá-los com cuidado para não desmonta-los.
- Escolha um jornal publicado na cidade onde você mora e aprenda a conhecê-lo melhor:
ANÚNCIO
- Recorte e cole aqui um anúncio:
- Agora, avalie e dê sua opinião sobre o anúncio que você escolheu.
- Que produto está sendo anunciado? ____________________________
_______________________________________________________________
- Que palavras são importantes para chamar a atenção sobre o produto?___________________________________________________
_______________________________________________________________
- Você compraria esse produto? Por quê? _________________________
_______________________________________________________________
- O anúncio é confiável? Por quê? _______________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
- Imagine que você precisa fazer o anúncio de um produto.
CD
|
COMPUTADOR
|
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
|
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
|
CHARGE
- Recorte, de revistas e/ou jornais, uma charge e cole-a no espaço abaixo.
- Agora, observe a charge e interprete o que ela quer dizer.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
PROPAGANDA
- Observe a propaganda abaixo e responda ao que se pede.
- Qual é o produto anunciado? __________________________________
- Qual é o nome do produto? ___________________________________
- Qual é o público-alvo do anúncio? ______________________________
- Qual é o slogan da propaganda? _______________________________
- Qual veículo de comunicação está sendo usado para a divulgação desse produto? __________________________________________________
OUTDOOR
- Observe o modelo abaixo e, depois, crie um produto para anunciar no seu outdoor.
- Meu outdoor.
NARRAÇÃO: INTERPRETAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
- Vamos entender a história em quadrinhos.
Ozzi passava todo o dia ___________________________________________ .
Seu horário em frente à televisão era _________________________________
______________________________________________________________ .
De tanto ver televisão, Ozzi _________________________________________
______________________________________________________________ .
- Como é o seu dia?
Organize e escreva a sua história.
- O que você e Ozzi fazem de comum?
______________________________________________________________ .
______________________________________________________________ .
______________________________________________________________ .
______________________________________________________________ .
NARRAÇÃO: SELEÇÃO DE ARGUMENTO
- Invente uma história usando algumas das expressões abaixo. Não se esqueça de dar um título para ela.
NARRAÇÃO: INTERPRETAÇÃO DE FOTO
- Observe a foto. Imagine e escreva o que você faria se tivesse uma moto. Dê um título para sua narrativa.
CARTA: CRIAÇÃO A PARTIR DE UM TEXTO
- Leia com atenção.
A curiosidade premiada
- Vamos escrever uma carta para Glorinha?
Escolha uma das perguntas que ela fez e escreva uma carta respondendo.
- Preencha o envelope.
BILHETE
- Por que será que o menino não foi à aula? Crie o bilhete que o menino está entregando à professora..
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
- Edu recebeu o seguinte bilhete:
- Se você fosse o Edu, o que você escreveria para responder o bilhete de Marcelo?
CARTÃO
- Leia o cartão.
Ter o hábito de enviar cartões às pessoas amigas ou parentes, em ocasiões especiais ou festas comemorativas é um gesto delicado, apreciado por todos.
Um cartão deve conter:
- o nome da pessoa para quem será enviado(a);
- uma mensagem;
- o nome de quem envia;
- data.
ANTENADO NO CARTÃO
- O cartão está sendo enviado para comemorar qual data?
( ) Ano Novo ( ) Aniversário ( ) Natal
- Retire do cartão a informação que justifica sua resposta acima.
- Quem está enviando o cartão?
- Para quem ela está escrevendo o cartão?
- Quando o cartão foi escrito?
- Todas as palavras são sinônimas de reinar, exceto:
( ) ganhar ( ) governar
ANALISANDO UMA CONTA DE ÁGUA
- Observe a conta de água e responda às perguntas da página seguinte.
- Essa é uma conta recente?
- Em que parte dela você tem essa informação?
- Pela lista de consumo de água dessa casa nos últimos meses, o consumo é regular ou não?
- Qual foi o mês em que se gastou mais água (média diária - m3)?
- Se essa conta de água for paga no dia 30/01/2008, de quanto será a multa? Onde você obtém a informação para fazer esse cálculo?
_____________________________________________________________
CONHECENDO UMA RECEITA
- Escolha uma receita de sua preferência e relacione abaixo os ingredientes necessários e o modo de fazê-la. Não se esqueça de ilustrá-la.
Modo de fazer
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________ | |
Receita de _____________________
______________________________
Ingredientes ___________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
______________________________
|
BULA DE REMÉDIO
- Você já leu a bula de um remédio?
SENSIL Laboratório Superfarma Indústria Brasileira |
Gotas pediátricas: frasco com 10ml. Composição: cada 20 gotas contém 5 mg cloridrato de metroclopronudo. Informações ao paciente:
Indicações:
Contra-indicações:
Efeitos colaterais:
Posologia:
Farmacêutico responsável: Arnaldo S. da Mata |
ANTENADO NO TEXTO
- Por que os remédios têm bula?
- O que está sentindo o paciente que toma o remédio descrito no texto da bula? _____________________________________________________
- Quais são os efeitos colaterais que podem surgir para quem ingere esse remédio? __________________________________________________
- Por que a recomendação "Mantenha o produto fora do alcance das crianças", se o remédio é para crianças?
- Se você tomar o remédio SENSIL, qual seria a dose?
- Procure, no dicionário, o significado das palavras de acordo com o sentido do texto:
- Pediátrico: _________________________________________________
- Frasco: ___________________________________________________
- Composição: _______________________________________________
- Colateral: __________________________________________________
- Posologia: _________________________________________________
- Paciente: __________________________________________________
- Por que é importante conhecer o nome do farmacêutico responsável?
_____________________________________________________________
CONVITE
Num convite não pode faltar:
- o nome do destinatário (pessoa para quem será enviado);
- a mensagem;
- o remetente (o nome de quem envia);
- o local, a data e a hora da festa.
- Leia a seguir o convite de uma aluna do 2º ano.
- Agora é sua vez. Faça de conta que você e seus colegas resolveram apresentar uma peça de teatro para familiares ou responsáveis.
Faça um convite comunicando-lhes o evento. Para fazer o convite pese:
- Quem está sendo convidado?
- Qual é o motivo do convite?
- Quem está sendo convidado?
- Qual o local da apresentação?
- Qual é a data? E o horário?
- Agora, retire o que se pede do convite:
- Que está sendo convidado? ___________________________________
- Quando será realizada a festa? ________________________________
- Onde será realizada a festa? __________________________________
- Quem enviou o convite que você leu? ___________________________
- Qual o horário da festa? ______________________________________
RECEITA MÉDICA
- Juliano esteve adoentado e teve que ir ao médico.
- Responda:
- Qual é o nome do paciente? _____________________________
- Qual é o nome do médico? ______________________________
- Você já tomou algum desses medicamentos? ________________
- Você já teve febre? ____________________________________
- Que medicamento usou para combatê-la? ____________________________________________________
- Quando fica doente, você faz repouso? _____________________
- Escreva o nome do xarope receitado pelo médico. ____________________________________________________
VISITA AO MÉDICO
- Cole abaixo uma receita médica, sua de qualquer época.
- Escreva experiências que possa ter tido sobre quando você ficou doente (sintomas, dores, repouso, dieta, internação, etc).