NÍVEL DE ESCRITA
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CARACTERIZAÇÃO
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EXEMPLOS:
§ BRIGADEIRO
§ PIPOCA
§ SUCO
§ BIS
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P
R
É
S
I
L
Á
B
I
C
A
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Grafismo Primitivo
(Garatujas)
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Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A
utilização de grafias convencionais é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar
escritas.
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Escrita sem controle de quantidade
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A criança escreve ocupando toda a largura da
folha ou do espaço destinado à escrita.
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A R M S MO H A O R U I L N
A M T O X A M H N TS K H U
M H O T I P E R T C L P M N
A T R O C D G P E S IP U T
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Escrita Unigráfica
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A criança utiliza somente uma letra para representar a
palavra.
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A
L
F
C
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Escrita
Fixa
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A mesma série de letras numa mesma ordem serve
para diferenciar nomes.
Predomínio de grafias convencionais. (Muitas
vezes utilizam as letras do nome)
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A L N I
A L N I
A L N I
A L N I
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Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
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Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras
letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
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S A M T
A M T
A M T S A
S A T
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Quantidade constante
Repertório variável
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Quantidade constante para todas as escritas.
Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda
a ordem das letras.
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HRUM
ASGK
ONBJ
CFTV
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Quantidade variável
Repertório variado
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Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar
uma escrita de outra.
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R A M Q N
A B E A M F
G E P F A
O S D L
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Quantidade e repertório variáveis.
Presença de valor Sonoro início e/ou fim.
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Variedade na quantidade e no repertório de
letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som
inicial e/ou final.
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I M S A B R O
I B R N S A
U R M T O
I N B O X I X
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SILÁBICA
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Sem valor
sonoro:
a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o
valor sonoro correspondente
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R O M T
B U D
A S
R
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Iniciando
uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e
começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
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I T M O
P Q A
R O
G I
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Com valor
sonoro:
a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que
correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes
consoantes e vogais.
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I A E O – B H D O
I O A – P O K
U O – S C
I
S – B I
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SILÁBICA
ALFABÉTICA
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A criança, ora escreve uma letra para
representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais
visível nas sílabas complexas.
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B I H D R O
P I P O K
S U K O
B I Z
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ALFABÉTICA
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A criança
já compreende o sistema de escrita
faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas
sílabas complexas.
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BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS
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'SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA,QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO. ' (PAULO FREIRE)