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sábado, 20 de julho de 2013

TABELA ELABORADA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DOS ALUNOS.



          
 NÍVEL DE ESCRITA

                              
                          CARACTERIZAÇÃO
   EXEMPLOS:
§ BRIGADEIRO
§ PIPOCA
§ SUCO
§ BIS









P
R
É


S
I
L
Á
B
I
C
A
  Grafismo Primitivo
    (Garatujas)
       
Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas.
Escrita sem controle de quantidade
A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado à escrita.
A R M S MO H A O R U I L N 
A M T O X A M H N TS K H U
M H O T I P E R T C L P M N 
A T R O C D G P E S IP U T
Escrita Unigráfica

A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
A
L
F
C
  Escrita Fixa
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
Predomínio de grafias convencionais. (Muitas vezes utilizam as letras do nome)
A L N I
A L N I
A L N I
A L N I
      
Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
S A M T
A M T
A M T S A
S A T
  
Quantidade constante
Repertório variável

Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
HRUM
ASGK
ONBJ
CFTV
        
Quantidade variável
Repertório variado
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
R A M Q N
A B E A M F
G E P F A
O S D L
Quantidade e repertório variáveis.
Presença de valor Sonoro início e/ou fim.
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
I M S A B R O
I B R N S A
U R M T O
I N B O X I X

      


              SILÁBICA
                 
Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente
R O M T
B U D
A S
R
Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.

I T M O
P Q A
R O
G I
Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.
I A E O – B H D O
I O A – P O K
U O – S C
I S – B I
               
      SILÁBICA
    ALFABÉTICA
A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
B I H D R O
P I P O K
S U K O
B I Z

       ALFABÉTICA
 A criança já compreende o sistema de  escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas.
BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS