Contar
a história os três porquinhos (pode usar fantoches)
Outras atividades que podem
ser desenvolvidas: texto coletivo –
quebra cabeça – dobraduras (figuras geométricas) etc.
Jogo
do Lobão:
Cada grupo receberá um lobo
(banguela) de E.V. A. e 30 dentes brancos. Um aluno joga o dado (numerado de 1
a 6). O número que sair na face superior do dado corresponderá à quantidade de
dentes que deverão ser colocados no lobo. Vence o grupo que no final de três
rodadas conseguir mais dentes para o seu lobo.
A cada rodada, os grupos
deverão registrar na tabela os dentes comprados e a soma dos que já tinham com
o que compraram.
Quantos
dentes?
Primeira rodada
|
||
O
lobo já tinha
|
Colocou
|
Ficou
|
...........+.........=..........
|
||
Segunda rodada
|
||
O
lobo já tinha
|
Colocou
|
Ficou
|
...........+.........=..........
|
||
Terceira rodada
|
||
O lobo já tinha
|
Colocou
|
Ficou
|
...........+.........=..........
|
Jogo
do lobo guloso:
Cada grupo recebe um lobo e
20 porquinhos (fichas) Na sua vez um componente do grupo joga os dois dados: um com as cores do grupo (amarelo, azul, laranja, rosa, verde, e vermelho) e outro com números de 1 a 6. A cor que sair no dado indicará de que grupo será
subtraído a quantidade de porquinhos que está indicada no dado numérico. Por exemplo: um componente do grupo rosa joga
o dado e tira 4 e vermelho. Ele deverá tirar 4 porquinhos do grupo vermelho. Se
jogar e sair a sua cor o grupo passa a vez.
No final do jogo, cada grupo
deverá calcular quantos porquinhos perdeu para os outros grupos (o lobo comeu)
e quantos conseguiu tirar dos outros grupos para alimentar o seu lobo. Ganha o
jogo o grupo que perder menos dos seus porquinhos e conseguir tirar mais
porquinhos dos outros grupos.
*Serão 3 rodadas e deverão
fazer o registro nas tabelas :
Quantos
porquinhos?
Primeira rodada
|
||
O
grupo já tinha
|
O
lobo comeu
|
Sobraram
|
...........-.........=..........
|
||
Segunda rodada
|
||
O
grupo já tinha
|
O
lobo comeu
|
Sobraram
|
...........-.........=..........
|
||
Terceira rodada
|
||
O
grupo já tinha
|
O
lobo comeu
|
Sobraram
|
...........-
.........=..........
|
Fazer tabela ou
gráfico para representar as duas atividades realizadas e compará-las: