Justificativa: a
Copa do Mundo é um evento de caráter internacional, que costuma atingir
diretamente o público dos países participantes de uma forma como nenhum outro
evento faz. Este ano, teremos a Copa em nosso país e nada melhor que um evento
dessa magnitude para explorar curiosidades e ensinar conceitos e valores, já
que os alunos estarão atentos à tudo o que se refere a este evento. Além disso,
o tema dá a oportunidade da realização de um trabalho bem completo, que pode
ser realizado por todas as turmas da escola.
Objetivos:
- Desenvolver estratégias de leitura;
- Refletir sobre a escrita;
- Perceber a necessidade das regras em convívio social;
- Reconhecer a importância do gênero notícia, notando seu caráter informativo;
- Ampliar conhecimentos culturais;
- Compreender melhor as regras do futebol;
- Notar valores humanos referentes ao evento, de modo a compreender que é preciso respeitar os demais, manter a união e ter atitudes bem intencionadas durante os jogos;
- Desenvolver habilidades e competências ligadas à pesquisa;
- Aprimorar o raciocínio lógico matemático por meio de situações propostas pelo professor, que englobem números ligados ao tema.
Duração
do projeto:
QUATRO MESES.
Desenvolvimento:
O projeto terá início com uma conversa
informal, na qual cada professor explorará os conhecimentos prévios dos alunos
no que se refere à Copa do Mundo. Será explicado à classe que nos próximos
meses os alunos serão responsáveis por investigar aspectos da Copa do Mundo, de
acordo com temas pré-estabelecidos pelo professor, para melhor compreender
fatos e conceitos ligados ao evento.
Como é um projeto longo, poderá haver
algumas alterações durante os meses em que será trabalhado, mas os temas
escolhidos para cada mês serão fixos:
Mês
|
Tema
|
Junho
|
Túnel do tempo
|
Agosto
|
Especialista em futebol
|
Setembro
|
Galeria da fama
|
Outubro
|
Aquecendo...
|
Os alunos receberão os temas previamente, porém
eles serão explorados conforme tabela de meses acima apresentada.
Serão separadas caixas/ pastas em cada classe, destinadas a notícias sobre a Copa.
Durante todo o projeto os alunos poderão trazer notícias, que serão
classificadas pela turma dentro dos temas oferecidos e enriquecerão as
investigações.
Na escola, haverá um espaço destinado a
um mural da Copa. Esse espaço conterá informações de acordo com os temas de
cada mês e os responsáveis por preencher o mural com descobertas serão as
turmas, pré-determinadas em reuniões. Até o final do projeto, todas as turmas
já terão participado.
Caberá às professoras das séries fazerem
a opção dos temas. A série responsável montará, até o final do mês de vigência
do tema, o seu painel informativo e ficará também responsável por prováveis
cartazes ou informativos referentes ao seu tema, embora todas as turmas estudem
o mesmo tema no mesmo mês, respeitando ainda os conteúdos a serem trabalhados
em cada série.
Além
das atividades que englobam as disciplinas escolares, ainda serão
trabalhados valores como a união, o respeito, a solidariedade e outros valores
que podem ser salientados num evento como a Copa do Mundo.
Estratégias:
1 – Introdução do tema por
meio de conversa com a classe.
2 – Montagem de caixas/
pastas com os temas a serem trabalhados em todos os meses do projeto, com o
intuito de perceber a importância da coleta de informações na aprendizagem.
3 – Trabalho com atividades
diversificadas, trazendo ao aluno maior repertório dentro do tema estudado.
4. – Intervenções durante as
atividades, individuais e coletivas, auxiliando o aluno a compreender conteúdo
almejado.
5 – Uso do tema “Copa do
Mundo” durante atividades propostas em aula.
6 – Discussões em classe
sobre a importância do “fair play” e de atitudes saudáveis por parte dos
torcedores.
7 – Uso de álbum pedagógico
de figurinhas, como recurso de organização e coleta de dados, montado durante
os meses do projeto, de acordo com os temas.
7 – Elaboração e montagem
coletiva de painel na escola, com tema específico, destinado à classe, a ser
atribuído em reunião de professores.
Avaliação:
A avaliação será constante e contínua
durante as atividades propostas, com base em registros e observação do
professor. O projeto será documentado em forma de portfólio, mostrando os
conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizagem.
Produto
Final:
Cada classe terá, ao final do projeto,
um álbum de figurinhas pedagógico, trazendo informações de todos os meses
trabalhados.
Segue, na ordem:
1 – Capa a ser usada no portfólio
do aluno ou em pasta de atividades referentes ao projeto.
2 – Capa de álbum pedagógico
e primeiras páginas do álbum, com o tema “Túnel do Tempo” ( observação: as
figurinhas serão disponibilizadas na edição de fevereiro da Revista Digital )
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||